Por Nayara Santos em 11.08.2023

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra de algum produto.

Entretanto, existem formas para se destacar e aumentar as vendas no final do ano. A seguir falaremos brevemente das principais. Confira!

Como aumentar as vendas do supermercado no final do ano

É sempre importante implementar estratégias para aumentar as vendas do supermercado, entretanto, no final do ano isso se torna ainda mais importante. Afinal, serão muitas empresas do mesmo ramo tentando atrair a atenção do cliente e, você precisará encontrar formas de se destacar.

Algumas mudanças simples na sua rotina administrativa e estratégias de marketing podem trazer resultados incríveis e aumentar o seu faturamento. Veja quais são elas.

1. Ouça o seu cliente

Ouvir os clientes é crucial para aumentar as vendas no final do ano. Os consumidores sabem o que desejam e esperam dos supermercados durante essa época. Disponibilizar canais de comunicação eficazes é essencial para permitir que os clientes expressem suas opiniões e sugestões. 

No entanto, o verdadeiro valor está em ouvir atentamente e compreender esses feedbacks. Analisar os insights fornecidos pelos clientes possibilita ajustes estratégicos que podem impulsionar as vendas. Sem falar que, reconhecer e agir com base no feedback dos clientes demonstra compromisso com a melhoria contínua e constrói confiança. 

Isso resulta em clientes mais satisfeitos e fiéis, influenciando positivamente suas decisões de compra. Durante o período de vendas no final do ano, os supermercados não devem apenas oferecer produtos de qualidade, mas também criar um ambiente de comunicação aberta.

As empresas que ouvem os clientes e respondem às suas sugestões têm mais chances de proporcionar experiências de compra excepcionais, atendendo às expectativas dos consumidores e, consequentemente, aumentando as vendas de forma significativa. 

2. Prepare promoções irresistíveis

Preparar promoções irresistíveis pode até parecer uma dica sem importância, afinal, todo o varejo faz isso, entretanto, nem sempre da maneira certa. Em um mercado competitivo, clientes procuram por ofertas que equilibrem preços acessíveis e qualidade dos produtos, tornando as promoções uma abordagem atrativa e que nunca sai de moda

Promoções bem projetadas podem aumentar o movimento nas lojas. Além disso, o senso de urgência gerado por ofertas limitadas no tempo motiva as pessoas a visitarem os supermercados. Entretanto, para criar promoções eficazes é preciso ter uma boa estratégia. Oferecer descontos excessivos pode comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Sem falar que, não é porque um produto está em promoção que ele é atrativo para o consumidor. Pelo contrário, o ideal é que você identifique quais são os itens mais procurados e aqueles que te dão maior lucro, e escolha quais serão oferecidos por menores preços.


Vale lembrar também que as promoções não se limitam apenas a preços reduzidos, mas podem incluir brindes, pacotes de produtos complementares e recompensas. A personalização com base em dados de compras e preferências do consumidor deixa essa estratégia ainda mais eficaz.

3. Negocie com fornecedores

A relevância de negociar com os fornecedores para impulsionar as vendas de Natal em supermercados é indiscutível. Como falamos anteriormente, uma das ações que podem ser feitas no final do ano é oferecer promoções atrativas. E, para isso, é essencial adquirir produtos a preços vantajosos, o que torna a negociação com fornecedores um aspecto crucial do processo. 

A antecipação nesse contexto é fundamental, uma vez que a agilidade na negociação garante a obtenção dos melhores preços e condições, permitindo ao supermercado criar ofertas realmente competitivas. Além disso, o final de ano é um momento de alta demanda para todo o varejo, ou seja, outros supermercados estarão fazendo exatamente a mesma coisa.

Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência, é preciso antecipar as negociações com os fornecedores. Lembrando que a negociação não se trata apenas de obter preços mais baixos, mas também melhores condições de entrega e pagamento. Sem falar que ainda te ajuda a construir relacionamentos sólidos e duradouros com os fornecedores

Por último, mas não menos importante, a antecipação na negociação proporciona tempo para planejamento e preparação. Permitindo que o supermercado ajuste sua estratégia de marketing, alinhe seus estoques e organize suas operações de forma eficiente.

4. Movimente produtos no estoque

Realizar um inventário regular do estoque é uma prática fundamental para manter a eficiência operacional do supermercado, especialmente no final de ano. Essa tarefa não apenas ajuda a manter o controle sobre os produtos disponíveis, mas também oferece uma oportunidade única para identificar e lidar com os itens parados que estão ocupando espaço.

Itens parados no estoque podem se tornar um entrave ao sucesso das vendas, uma vez que ocupam espaço valioso que poderia ser utilizado para produtos mais procurados e interessantes para os clientes. Entretanto, eles também podem representar prejuízo, ainda mais se vencerem sem nem sequer serem exibidos nas prateleiras da loja.

Vender itens parados a preços menores não deve ser visto como uma perda, mas sim como uma oportunidade de recuperar parte do investimento e gerar fluxo de caixa. Além disso, essa prática também pode atrair clientes em busca de pechinchas, o que pode resultar em vendas adicionais de outros produtos. A gestão inteligente de estoque envolve tomar decisões corajosas e estratégicas para otimizar os recursos da empresa.

5. Renove o layout do supermercado

A modificação do layout do supermercado para incorporar decorações de Natal e Ano Novo é fundamental para acomodar a decoração natalina, sem prejudicar a experiência de compras do cliente. Afinal, você não vai querer ninguém tropeçando e derrubando a decoração, não é mesmo?

Além disso, um ambiente bem decorado e um layout que crie um roteiro, guiando o consumidor, pode incentivá-los a explorar diferentes corredores e se deparar com uma variedade mais ampla de produtos. O resultado é a inclusão de novos produtos no carrinho de compras, aumento do ticket-médio do cliente e das vendas.

A modificação do layout também pode criar uma sensação de descoberta, tornando a experiência de compra mais envolvente. Ao introduzir elementos decorativos em pontos estratégicos, o supermercado pode incentivar os clientes a explorar cada seção, em vez de simplesmente buscar itens específicos. Isso não só amplia as oportunidades de vendas cruzadas, mas também prolonga o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento.

6. Crie um programa de fidelidade

Desenvolver um programa de fidelidade que recompense os clientes por suas compras, é algo essencial para todo supermercado. Mas, se você ainda não possui um desses programas, então chegou o momento de criar o seu, principalmente porque ele pode te ajudar a aumentar o movimento da loja e a vender mais no final de ano.

Esse programa oferece aos clientes benefícios tangíveis toda vez que fazem uma compra na sua loja, ou seja, você estará criando uma sensação de valor agregado a cada transação. A promessa de recompensas, descontos, brindes ou acumulação de pontos faz com que os clientes se sintam valorizados e motivados a escolher sua loja em detrimento da concorrência. 

Ainda, eles sabem que, ao voltar, estão não apenas adquirindo produtos, mas também obtendo vantagens que só o seu programa de fidelidade oferece. Portanto, o impacto positivo de um programa de fidelidade vai além das vantagens imediatas. Já que ele possibilita que você estabeleça uma relação de confiança e lealdade com os consumidores. 

7. Melhore a experiência do cliente

Aprimorar a experiência do cliente é um investimento estratégico que pode gerar retornos significativos em termos de fidelização e crescimento do negócio. Isso fica ainda mais evidente quando estamos falando de épocas de alta demanda, como o final de ano.

Ao conseguir oferecer uma experiência de compra única não apenas cativa os clientes, mas também estabelece uma conexão emocional que os incentiva a retornar à sua loja de forma consistente. E isso pode ser feito de diferentes formas, tais como:

  • Garantindo uma boa iluminação na loja;
  • Um bom atendimento ao cliente;
  • Decoração que seja visualmente bonita;
  • Prateleiras organizadas;
  • Bom estacionamento;
  • Fácil acesso à loja, dentre outros.

Para isso, procure preparar uma abordagem centrada no cliente que pode se estender para além do ambiente físico. Investir em canais de atendimento eficazes, como atendimento telefônico, chat online e mídias sociais, permite que os clientes se sintam ouvidos e apoiados. Respostas rápidas e soluções eficientes para problemas ou dúvidas podem melhorar a percepção geral da sua loja.

A lembrança de uma experiência positiva permanece com os clientes ao longo do tempo. Eles não apenas voltarão à sua loja, mas também serão mais propensos a recomendá-la a amigos e familiares. O boca a boca positivo é um dos meios mais eficazes de marketing e pode impulsionar o crescimento orgânico do seu negócio e melhorar a experiência do cliente é fundamental para isso.

8. Invista na decoração do supermercado

Investir na decoração do supermercado durante o período de final de ano é uma estratégia que vai além de simplesmente criar um ambiente festivo. Como falamos no tópico anterior, ela desempenha um papel fundamental ao mergulhar os clientes em um clima de celebração, incentivando-os a explorar ofertas especiais e produtos sazonais. 

Ainda, vale a pena dizer que a decoração não é apenas um componente visual, mas sim um fator emocional que pode impulsionar as vendas de maneira significativa. Isso porque, ao entrar no supermercado decorado com temas natalinos e de Ano Novo, suas emoções são ativadas. Ou seja, eles se lembrarão de festas, amigos e familiares.

Além disso, os corredores enfeitados e as exibições temáticas não apenas criam uma atmosfera convidativa, mas também comunicam que a sua loja está totalmente preparada para atender às necessidades deles durante essa temporada especial.

E tudo isso sem falar que a decoração também pode ser usada estrategicamente para realçar certos produtos. A disposição de itens festivos próximos a decorações temáticas pode atrair a atenção dos clientes, incentivando-os a adicioná-los ao carrinho de compras.

9. Tenha uma rádio personalizada

Por último, mas longe de ser uma ação menos importante, temos a rádio personalizada. Essa é uma ferramenta que todo gestor do setor supermercadista deveria ter, e não apenas durante o final de ano. 

Ter música ambiente ajuda a melhorar a experiência do cliente, além de contribuir para o fortalecimento da marca e a conexão entre ela e os clientes. Além disso, uma rádio personalizada não é apenas um fundo sonoro; ela é um componente ativo na criação de um ambiente de compras diferenciado. 

Quando falamos de datas festivas, é fundamental que as músicas escolhidas estejam alinhadas a data. Desta forma, você consegue transmitir um sentimento de celebração que se une perfeitamente às festividades do período.

Além disso, a possibilidade de reforçar a marca através da seleção musical é uma oportunidade valiosa que você não pode perder. A escolha das músicas deve ser alinhada com os valores e a personalidade da marca, comunicando uma imagem coesa e fortalecendo a identidade do supermercado.

A rádio personalizada também permite criar um ambiente onde os clientes se identificam. A escolha das músicas pode refletir os gostos e interesses do público-alvo, tornando a experiência de compra mais personalizada e envolvente. Quando os clientes se sentem à vontade no ambiente da loja, é mais provável que passem mais tempo explorando e fazendo compras.

Além disso, uma rádio personalizada pode ser uma ferramenta poderosa para direcionar o comportamento dos clientes. A seleção musical pode ser adaptada para diferentes momentos do dia ou para realçar produtos específicos, incentivando a compra e aumentando o valor do carrinho.

Não perca mais tempo e escolha quais dessas ações combinam mais com o seu supermercado. Quer mais detalhes para escolher? Então é só clicar aqui e fazer o download do nosso e-book.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Tecnologia para supermercados: no que é possível investir?

A velocidade na troca e recebimento de informações, a necessidade de se diferenciar e outras características do mercado varejista fazem com que a tecnologia para supermercados seja indispensável. Para vender mais e se destacar em meio à concorrência, os negócios desse segmento precisam de agilidade e entrega de valor. Caso contrário, fica difícil fidelizar os…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Anúncio de supermercado: veja como potencializar suas ofertas

Fazer anúncios de supermercado é uma forma de manter o cliente sempre interessado nas novidades e nas ofertas. Afinal de contas, é através dos anúncios que os clientes decidem ir ou não à loja física, ou fazer as compras pelo site ou aplicativo. Assim, é fundamental manter anúncios em diferentes mídias, bem como reservar uma…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Dia do Consumidor no supermercado: 10 dicas para se preparar e vender mais

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.  Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

18 Textos prontos para divulgar as ofertas de supermercado, confira

Fazer ofertas no supermercado é importante porque você consegue atrair novos clientes para a sua loja, aumentar o movimento e as vendas. Além disso, quando o cliente sabe que você faz boas ofertas, ele estará sempre de olho para conferir as novidades. Entretanto, ter bons preços pode não ser suficiente para conseguir ter resultados melhores.…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos