Por Nayara Santos em 13.10.2021

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente.

Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para esse processo. Mais do que isso, esquecem que a logística envolve não apenas a armazenagem de produtos, mas também a distribuição de itens para os clientes nas prateleiras e até mesmo para os compradores do supermercado. 

Por isso, se você é desses gestores que nunca olharam para a logística como uma importante aliada no aumento das vendas e redução de custos operacionais do supermercado, chegou o momento de mudar isso. Neste artigo vamos falar sobre as diferenças entre a logística convencional e a logística integrada, quais as vantagens que a logística pode trazer para o supermercado e ainda daremos algumas dicas do que você precisa fazer para ter uma boa logística para supermercados.

Você não vai querer ficar de fora e perder essa grande oportunidade de impulsionar o seu negócio, não é mesmo? Boa leitura!

Logística convencional x Logística integrada para supermercados

A logística convencional tem o seu principal foco na movimentação e no armazenamento de produtos. Ou seja, não importava a forma como ele chegava ao supermercado ou como ele ia parar nas prateleiras. Entretanto, os varejistas começaram a perceber que a logística é muito mais do que isso, sendo também um elemento estratégico para o sucesso do supermercado.

A partir daí nasceu o conceito de logística integrada. Ela envolve toda a cadeia de vendas, ou seja, desde a origem do produto até chegar na casa dos clientes. Além disso, essa logística também conhece e entende que existem diferentes processos por trás desse caminho que os produtos fazem. Desta forma, não apenas a logística passou a ser vista como um importante aliado no aumento das vendas e redução de custos, como também os profissionais envolvidos nela.

Por isso, uma boa logística para supermercados também envolve:

  • Conseguir bons parceiros comerciais;
  • Reduzir custos com a compra de produtos e o frete;
  • Ter um bom relacionamento com os fornecedores;
  • Ser capaz de oferecer qualidade para os clientes;
  • Eficiência no controle de estoque do supermercado.

Dito isso, é evidente que os compradores do supermercado e estoquistas também desempenham um papel essencial na logística integrada. A seguir, trataremos sobre as principais vantagens para os supermercados que investem em logística. Confira

Vantagens da logística para supermercado

Maior eficiência

Quando você possui uma logística no supermercado, diversos processos são melhor planejados. Por exemplo, você consegue planejar como será feito o recebimento de produtos no supermercado, como eles devem ser armazenados, como é a entrada e saída do estoque, dentre outros.


Ao fazer o planejamento desses processos você será capaz de entender o processo como um todo, e poderá antecipar problemas e criar estratégias para preveni-los ou como lidar com eles caso ocorram. Ou seja, tudo que você consegue planejar, poderá ser melhor executado, deixando os processos mais eficientes.

Maior controle de processos

O planejamento da logística no supermercado que falamos no item anterior, contribui para que os processos sejam melhor controlados. Esse controle pode ser feito através de indicadores, metas, planilhas, relatórios de trabalho e de quebra de protocolo. Assim, é possível mensurar as falhas, entender porque elas acontecem e buscar a melhoria contínua dos processos do seu supermercado. 

Da mesma forma, com tudo planejado e um processo bem estabelecido, o treinamento de novos funcionários é facilitado. Afinal de contas, você terá uma espécie de manual a ser seguido por todos os funcionários. Garantindo que o trabalho será feito sempre da mesma forma.

Menores custos

Para conseguir manter a logística para o supermercado funcionando bem você terá gastos com materiais, equipamentos e recursos humanos. Além desses gastos, imprevistos podem acontecer, aumentando os custos operacionais e refletindo no preço dos produtos nas prateleiras.

Por isso, ter uma logística bem planejada reduz esses custos. Isso porque você consegue programar quando a mercadoria será entregue, evitando horas extras. Da mesma forma, se você sabe exatamente onde cada produto deverá ser armazenado no estoque, não há perda de tempo para encontrar o local adequado para cada item.

Ainda, os erros humanos também são reduzidos, evitando prejuízos por mau manuseio de mercadorias, lentidão no processo de cadastro de produtos e disponibilização dos itens para serem expostos no ponto de venda.

Melhor estrutura organizacional

A melhoria da estrutura organizacional do supermercado é uma consequência de todas as vantagens mencionadas anteriormente. Isso porque, com todos os processos bem organizados, os funcionários conseguem ser mais produtivos. 

Por exemplo, com um estoque bem organizado, você terá um limite mínimo de mercadoria estipulado. Isso permitirá que os compradores saibam com antecedência quando um item deverá ser comprado, dando maior margem de negociação com os fornecedores e permitindo melhores condições de entrega. Coisas que provavelmente não seriam possíveis se fosse preciso comprar itens com urgência.

Maior credibilidade

Um supermercado que possui uma logística integrada funcionando bem também consegue ter uma maior credibilidade no mercado. Os clientes saberão que nunca vai faltar nada na sua loja e, sem dúvida alguma, vão lembrar de você na próxima compra. Além disso, os fornecedores também sabem que o seu supermercado é confiável, dando margem para melhores condições de pagamentos e entregas.

Aumento nas vendas

Por último, mas não menos importante, a logística para supermercado também contribui para o aumento nas vendas da sua loja. Isso porque, com maior credibilidade no mercado, você conseguirá ganhar a confiança do cliente. Quando o cliente sabe que pode confiar na sua marca, ele tende a voltar e manter o relacionamento com você.

Para mais dicas de como conseguir aumentar as vendas no supermercado, confira o nosso e-book 5 estratégias certeiras para aumentar as vendas do supermercado.

Como ter uma boa logística no supermercado

Todas as vantagens mencionadas anteriormente são tentadoras para fazer a logística para supermercados funcionar, certo? Entretanto, é preciso ficar atento a diversos pontos para garantir que o processo seja realmente efetivo. A seguir falaremos ao que você deverá ficar atento.

Conheça as necessidades de armazenamento

Os supermercados operam com uma grande quantidade e uma grande diversidade de produtos. Por isso, para conseguir planejar a logística é preciso conhecer as necessidades de armazenamento para cada um dos produtos vendidos. Em seguida, é preciso analisar se você será capaz de cumprir com essas exigências.

Por exemplo, se o supermercado não dispor de um local adequado para manter as carnes congeladas ou refrigeradas, é melhor não ter um açougue. Caso contrário você corre o risco de vender produtos de baixa qualidade para os seus clientes.

Esse conhecimento também será importante para programar o serviço de delivery e a entrega das compras feitas pelo seu e-commerce. Afinal de contas, é preciso entregar os produtos em perfeitas condições para os clientes.

Alinhe a comunicação entre os setores

Como falamos anteriormente, a logística para supermercado envolve diferentes setores administrativos e cargos. Para que ela funcione bem é preciso que a comunicação interna da sua empresa seja bem feita.

Ou seja, os compradores e os estoquistas devem se comunicar constantemente e definir volume mínimo do estoque para todos os produtos. Isso deve ser feito com base no tempo que o fornecedor leva para entregar os produtos e de acordo com o volume de vendas daquele item.

Além disso, itens parados no estoque também devem ser vendidos. Por isso, estoquistas, gestores e setor de marketing devem determinar qual é a melhor forma de fazer isso. Bem como as promoções, fazer ofertas de itens com baixos níveis no estoque é correr um risco desnecessário. Afinal de contas, o cliente vai se frustrar se for a sua loja e não encontrar o item ofertado.

Tenha metas e indicadores

Da mesma forma que ocorre com as vendas, estabelecer metas e indicadores é fundamental para acompanhar o desempenho da logística no supermercado. Isso porque essa é uma forma de saber como está o processo, se os clientes estão satisfeitos e se há a necessidade de melhorias. Claro que esses indicadores e metas devem ser estabelecidos individualmente não apenas para cada supermercado, mas para cada loja, caso você tenha mais de uma. 

O primeiro passo para estabelecer metas é entender como funciona cada etapa do processo de logística. Identificar problemas que ocorrem com frequência pode ser uma boa forma de começar. Por exemplo, vamos supor que você tenha muitas perdas por má manipulação de produtos, tais como embalagens amassadas. Se essas embalagens forem para as prateleiras, pode ser que os clientes não queiram comprá-las. Por isso, é preciso identificar o que está acontecendo.

O primeiro passo será identificar porque as latas estão ficando amassadas. Para isso, você pode responder a algumas perguntas, no nosso exemplo você poderia se perguntar:

  • O fornecedor está transportando os produtos de maneira correta? 
  • Como é feito o recebimento desses produtos no seu supermercado? 
  • As caixas são levadas para o armazenamento uma a uma por funcionários ou é feito através de empilhadeira? 
  • Qual é o cuidado que os funcionários têm durante o transporte? 
  • Como é feita a saída de estoque desses itens e a reposição nas prateleiras?
  • São sempre os mesmos produtos que estão com a embalagem amassada?
  • Quem é o funcionário responsável pela manipulação dos produtos?

Desta forma você será capaz de entender onde está o problema. Pode ser que os produtos já estejam chegando no seu supermercado com a embalagem danificada. Neste caso, você deverá conversar com os compradores e com os fornecedores a respeito. Ou então o problema pode ser um funcionário pouco cuidadoso no transporte para o estoque ou durante a reposição. Um treinamento ou a compra de equipamentos que auxiliem no transporte dessas mercadorias dentro do supermercado pode resolver. Para saber mais sobre o treinamento de funcionários, confira o nosso e-book Operador de caixa de supermercado: conheça o treinamento ideal.

Foque no controle de estoque

Não tem como ter uma boa logística para supermercado se você não tiver um bom controle de estoque no supermercado. Isso porque, sem o devido controle, o risco de faltar produtos nas prateleiras ou mesmo ter prejuízos por vencimento é enorme. 

Por isso, é preciso fazer inventários do estoque regularmente, bem como estipular um processo para registro de entrada e saída de produtos. Tudo deve ser registrado e conferido.

Aqui vale uma dica importantíssima para facilitar a rotina do controle de estoque. Você poderá utilizar o coletor de dados para dar entrada em mercadorias assim que elas forem entregues no supermercado. Ainda, invista em um software de gerenciamento, como um ERP, que permita a integração com o caixa do supermercado. Desta forma, é possível controlar a quantidade de itens disponíveis no estoque e mantê-los sempre atualizados. 

Mais importante ainda, é a organização dos itens dentro do estoque. O ideal é que você deixe aqueles produtos mais antigos, que chegaram antes, na frente, para serem enviados para o ponto de venda primeiro. Com essa medida simples você já consegue reduzir consideravelmente a possibilidade de ter prejuízos por vencimento.

Revise o processo de logística no supermercado periodicamente

Vale a pena mencionar que conforme o seu negócio cresce e muda a revisão dos processos é extremamente necessária. Isso porque as necessidades do supermercado também vão mudando. Se antes o problema era com as embalagens amassadas, no futuro o problema pode ser a falta de espaço para armazenamento de mercadorias e a necessidade de ampliar a área de estoque.

Por isso, os processos devem ser revisados constantemente para que você seja capaz de se adequar às mudanças. Além disso, quando novas tecnologias passam a fazer parte da rotina do supermercado, treinamento de funcionários com foco no aprendizado de como lidar com elas se faz necessário. 

Neste artigo você conheceu as vantagens da logística para supermercado, e como implementar uma boa logística no seu negócio. Se quiser conferir outras dicas para fazer uma boa gestão do supermercado ou fidelizar os clientes, acesse o nosso blog agora mesmo e confira os nossos outros artigos.

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