Por Nayara Santos em 27.07.2023

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Com as ofertas do Dia Nacional dos Supermercados podem ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede importantes datas do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal.

Isso aumenta ainda mais a sua importância, já que pode ser encarada como uma espécie de aquecimento para as datas que são as campeãs de venda. Ou seja, você terá a oportunidade de desencalhar produtos do estoque, abrindo espaço para os itens que serão comprados. 

Ao mesmo tempo, esse também acaba sendo o momento de verificar como está o atendimento do supermercado, como anda a organização das prateleiras e se a divulgação utilizada tem sido suficiente. Lembre-se que falhas ou oportunidades de melhoria poderão ser percebidas, permitindo que você ainda tenha tempo para melhorá-las para as datas que estão por vir.

Por isso, para te ajudar com essa tarefa de se preparar para as ofertas do Dia Nacional do Supermercado, trazemos algumas ideias para que você possa se inspirar. Boa leitura!

Prepare as ofertas para o Dia Nacional dos Supermercado

1. Ofertas sob medida para o seu supermercado

Por mais que a sua marca tenha um público-alvo específico é natural que ela acabe se relacionado com pessoas que nem sempre se encaixam nesse perfil. Isso pode ser ainda mais evidente se você possuir mais de um supermercado. Por exemplo, o público que frequenta uma loja em um bairro A, pode ser diferente (mesmo que seja pouco) do público que frequenta a loja no bairro B.

Dito isso, é evidente que para atrair os clientes certos para cada uma das unidades, você poderá fazer campanhas exclusivas para cada uma delas. Assim, é possível focar nos produtos que mais vendem e preparar preços irresistíveis para os clientes. 

Para saber quais são esses produtos, basta fazer uma análise nos relatórios gerenciais de cada uma das lojas e descobrir quais são os itens que os clientes mais compram. Ainda, separar os produtos em categorias e investir em cross merchandising podem ser estratégias bastante interessantes para ter melhores resultados.

2. Ofertas relâmpago para o Dia Nacional dos Supermercados

Outra dica infalível para aumentar as vendas no Dia Nacional dos Supermercados é criar ofertas relâmpago. Isso acontece porque ao anunciar que um determinado produto está com uma oferta relâmpago, que dura algumas horas, um único dia, ou apenas algumas unidades, você cria urgência no cliente.

Assim, o cliente acredita que essa será a única oportunidade de conseguir comprar aquele produto por um bom preço. Esse tipo de oferta é muito comum na seção de eletrônicos dos supermercados. Os gestores utilizam a rádio personalizada ou um locutor para anunciar o produto e falam que há apenas 10 unidades disponíveis. Quando os clientes que estão na loja ouvem isso, as chances deles aproveitarem a oportunidade é bastante grande.

Vale a pena ressaltar que, para ser realmente atrativa, o desconto no valor total do produto deve ser significativo. Claro que não precisa sacrificar a sua margem de lucro ou comprometer a saúde financeira para isso. Saiba tudo sobre a precificação de produtos aqui.

No caso das ofertas do Dia Nacional dos Supermercados, escolha alguns itens que sejam interessantes para os clientes e anuncie o preço ou a porcentagem de desconto que serão praticados apenas nesta data. Isso atrai muitos clientes para o supermercado, pode acreditar!

3. Turbine o programa de fidelidade do supermercado

A próxima ideia para você se inspirar a criar ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados envolve o programa de fidelidade. Essa é uma forma de premiar aqueles clientes que confiam na sua marca e preferem comprar na sua loja do que na concorrência.

Neste caso, o ideal é criar ofertas exclusivas para os clientes que fazem parte do programa. Ainda, ao invés de ofertas, você poderá oferecer o dobro de pontos para os clientes que fizerem as compras no dia 12 de Novembro.

Utilizando desse tipo de campanha, você ainda poderá incentivar outros clientes a entrarem para o programa. Mas, para isso funcionar, é preciso deixar claro que algumas ofertas são exclusivas para esses clientes, bem como os pontos em dobro para descontos futuros.

4. Ofereça entrega gratuita

Com o aumento da procura de supermercado que possuem e-commerce, oferecer o serviço de delivery de forma gratuita para os clientes que fizerem compras pelo site na semana em que o Dia Nacional dos Supermercados é celebrado pode ser uma excelente forma de aumentar as suas vendas nessa plataforma.

Vale a pena mencionar que ao efetuar compras online, o cliente tende a escolher a loja que oferece frete gratuito. Assim, mesmo que os seus preços não sejam menores do que os da concorrência, se você for capaz de oferecer melhores condições de entrega, há grandes chances do cliente escolher o seu supermercado.

Precisamos mencionar também, que ao estimular compras online, você também pode aumentar o movimento na sua loja física. Para isso você tem duas alternativas de ações. A primeira delas consiste em oferecer ao consumidor a possibilidade de retirar o pedido na loja, sem custo de frete. 


A segunda forma é oferecendo cupons de descontos ou vale brindes que o consumidor pode utilizar apenas nas lojas físicas. Ou seja, além de comprar online você ainda incentiva que ele vá até uma das unidades do supermercado para utilizar o cupom ou retirar o brinde.

Não importa qual das opções você irá utilizar, o mais importante é que ao ir até uma loja física o consumidor conseguirá perceber o tipo de ambiente que o supermercado oferece para as compras e se sentir motivado a fazer as compras pessoalmente.

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5. Ofereça descontos progressivos

Uma opção eficaz para atrair a atenção dos consumidores no Dia Nacional dos Supermercados é fazer ofertas com descontos progressivos. Com essa tática você incentiva o aumento do valor da compra e do ticket médio dos clientes.

As ofertas com descontos progressivos podem ser realizadas de diversas maneiras. Uma opção é estabelecer diferentes níveis de desconto com base no valor total da compra. Por exemplo, oferecer 10% de desconto para compras acima de um determinado valor, 15% de desconto para compras acima de outro valor, e assim por diante. 

Outra alternativa é oferecer descontos progressivos na compra de produtos específicos. Assim, se você colocou sorvete em promoção, o cliente pode ter 5% de desconto na compra de um item, 10% na compra de dois e 15% na compra de três ou mais itens.

Como já mencionamos anteriormente, o mais importante na hora de fazer esse tipo de oferta é a escolha dos produtos que estarão com desconto. Itens que são populares ou têm maior procura no seu supermercado são boas opções. Além disso, pode ser interessante selecionar produtos complementares ou de maior margem de lucro, incentivando os clientes a realizarem compras adicionais.

6. Faça ofertas exclusivas para os clientes membros do clube de vantagens

Você já deve saber que os clientes fidelizados são essenciais para o sucesso do seu negócio. Afinal, eles já estão familiarizados com o supermercado, sabem dos benefícios de se relacionar com a sua marca e preferem a sua loja na hora de fazer as compras. Então, que tal aproveitar o Dia Nacional do Supermercado para estreitar ainda mais os laços entre a sua empresa e os seus clientes?

Por isso, a nossa próxima dica de oferta para essa data é justamente preparar ofertas exclusivas para os clientes membros do clube de vantagens. Isso porque, ao oferecer benefícios exclusivos aos clientes, você cria a sensação de que eles são privilegiados sempre que se relacionam com a marca

Essa abordagem cria uma experiência positiva de compra e incentiva os membros a aproveitarem as promoções durante esse período especial. Sem falar que, quando os clientes que não são membros do clube perceberem os benefícios que eles estão deixando de aproveitar, provavelmente irão se cadastrar também.

Desta forma, você conhecerá melhor o perfil dos clientes que se relacionam com a sua marca, e poderá preparar ações que sejam ainda mais assertivas. Está esperando o quê? Prepare as ofertas para o seu clube de vantagens e saia na frente da concorrência!

Divulgação das ofertas, o segredo do sucesso

Você conheceu algumas dicas de ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados para se inspirar e criar as suas campanhas. Entretanto, sem uma boa divulgação, não há campanha de sucesso. Afinal de contas, se as pessoas não souberem das ofertas, elas não irão à sua loja. Por isso, a seguir falaremos um pouco sobre como acertar na hora de fazer a divulgação das ofertas do seu supermercado.

Diversifique a sua estratégia de divulgação, focando no digital

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher as formas de divulgação das suas ofertas. Mas, assim como em investimentos financeiros, você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, o melhor a fazer é preparar uma estratégia que consiga alcançar o maior número de clientes possível.

Desta forma, você consegue também alcançar um público mais variado, o que é fundamental para os supermercados. Afinal, alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal todos precisam.

Dentre as principais formas de divulgação estão os jornais e encartes de ofertas, cartazes de supermercado, marketing digital, redes sociais e até mesmo a rádio indoor personalizada

Se você ainda não marca presença na internet, então precisamos mudar isso agora! Com tudo cada vez mais digital, é preciso acompanhar as mudanças e se adequar para não perder clientes. 

Por isso, a nossa dica aqui é criar pelo menos um perfil para o seu supermercado em uma das redes sociais. Nele, você pode divulgar as ofertas do Dia dos Supermercados, dar dicas de cuidados com a casa, de como manter uma alimentação saudável, receitas, dentre outros. Inclusive, essa é uma forma de divulgar as ofertas de uma forma mais natural.

O mais importante é manter uma boa frequência de postagens, afinal, são elas que te ajudarão a trazer autoridade para a sua marca, bem como a conquistar a confiança dos clientes. E, nada de ficar fazendo postagens apenas com ofertas, isso afasta os consumidores.

Garanta uma boa comunicação com os clientes da loja

O segredo do sucesso para qualquer empresa do varejo é manter uma boa comunicação com os seus clientes. Eles precisam saber o que o seu supermercado tem para oferecer que a concorrência não tem, e quais os benefícios que ele terá ao se relacionar com a sua marca.

Claro que caprichar na divulgação em diferentes mídias e manter um bom posicionamento nas redes sociais é importante. Mas, você não pode se esquecer de que 70% das decisões de compras são tomadas quando o consumidor está na loja. Portanto, conseguir se comunicar com ele neste momento poderá trazer inúmeras vantagens, inclusive no Dia Nacional dos Supermercados. 

Neste caso você deve garantir que os cartazes estão colocados, que as informações estejam corretas e o mesmo é válido para as etiquetas de preços. Entretanto, você também tem uma ferramenta poderosíssima para isso, que é a sua rádio indoor personalizada. Como falamos anteriormente, ela te ajudará na divulgação das ofertas, mas também pode te auxiliar a divulgar novidades do supermercado, benefícios, características da sua marca, dentre outros.

Além disso, a simples escolha da trilha sonora adequada para o seu supermercado já é uma forma de comunicação. Afinal, a música consegue se comunicar de forma universal e transmitir ao consumidor a mensagem da sua marca, reforçando a identidade dela.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

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