A precificação de produtos em um supermercado é uma importante tarefa dos gestores desse setor. Isso porque, é através dela que você será capaz de tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo. Afinal de contas, cada vez mais os consumidores estão recorrendo à pesquisa de preço antes de irem às compras.
Mesmo assim, ainda é muito comum se deparar com gestores que não sabem como fazer a precificação corretamente. Essa tarefa pode ser mais fácil do que parece, desde que você conheça os tipos de precificação e o que levar em consideração na hora de executá-la. Por isso, preparamos esse texto. Boa leitura!
Por que a precificação no supermercado é importante?
Em muitos casos, os gestores de supermercado fazem a precificação de modo aleatório, sem considerar todos os aspectos importantes que envolvem esse processo. Fazer isso terá um impacto negativo no seu negócio, já que há a possibilidade de os clientes pagarem mais por um produto, o que resulta em perder clientes ou mesmo que a sua marca seja conhecida pelos altos preços.
Outra possibilidade quando a precificação não é bem pensada, é cobrar menos do que o valor do produto, ou mesmo ter uma margem de lucro pequena. Neste caso, você estará comprometendo diretamente a saúde financeira da sua empresa.
Dito isso, fica evidente a importância de fazer a precificação no supermercado de forma correta. Esse processo deve ser encarado como uma decisão estratégica e deve ter como base os princípios de economia, marketing e economia que a sua empresa possui. Lembrando sempre que o objetivo final é garantir que a sua empresa tenha lucro.
A precificação deverá considerar também o custo de produção, no caso dos supermercados, todos os gastos necessários para que você seja capaz de vender aquele produto. Isso significa que os custos vão além do valor pago para o fornecedor, sendo que os salários dos seus funcionários, impostos, custos de manutenção do supermercado devem ser considerados.
Ainda, na hora de precificar um produto é preciso calcular o valor agregado a ele. Muitas empresas entregam mais do que produtos, mas também uma experiência de compra para o cliente. Portanto, esse valor também deve ser considerado na hora de precificar os produtos.
Como ajustar a precificação com o seu público
Outro ponto fundamental na precificação no supermercado é ser capaz de ajustar o valor dos produtos com o seu público-alvo. Afinal de contas, de nada adianta saber como precificar se o seu público não vai pagar o preço estipulado. Ou mesmo, você cobrar um valor menor por um produto que os seus clientes pagariam mais.
Para ficar mais fácil de entender, vamos imaginar que você seja dono de um restaurante em uma região nobre da cidade. Nele você vende pratos sofisticados e ainda proporciona um ambiente bastante refinado aos seus clientes.
Se os pratos forem muito baratos você até pode conseguir um público novo sazonalmente. Entretanto, isso poderá fazer com que o seu público desconfie da qualidade dos produtos que serão utilizados na preparação dos pratos. Por outro lado, se você optar por colocar os preços no menu muito acima do que eles seriam vendidos em outros estabelecimentos, você acabará espantando os clientes.
No supermercado acontece a mesma coisa. Por isso, os preços devem ser compatíveis com o que é oferecido aos seus clientes. Isso vai desde as características físicas da sua loja, ao status que a sua marca oferece aos clientes, bem como os diferenciais que você oferece.
Tipos de precificação
Antes de elaborar a sua estratégia de precificação de produtos é importante saber que existem diferentes tipos. Além disso, é fundamental que o valor estipulado seja sustentável, ou seja, corresponda aos objetivos que você tem, atenda ao seu público-alvo e esteja em acordo com a sua marca. A precificação pode ter como base:
- Custo: uma determinada porcentagem será somada ao custo total do produto. Apesar de ser uma estratégia simplificada, em alguns casos a determinação do custo total pode ser difícil quando ela envolve a mão de obra e inclusão de valor agregado;
- Concorrência: os preços são estipulados com base no valor praticado pela concorrência. Apesar de facilitar a precificação, essa estratégia pode ser mais difícil de ser seguida por pequenos supermercados. Já que as grandes lojas conseguem preços melhores com os fornecedores e, portanto, podem vender produtos mais baratos;
- Demanda: neste caso o valor do produto é determinado pelo quanto os clientes estão dispostos a pagar por ele. Neste caso, não apenas o custo total do produto deve ser considerado, mas também a reputação da sua marca e a qualidade do atendimento oferecido. Quando a precificação é feita por demanda, o cliente geralmente está disposto a pagar um pouco mais pela boa experiência de compra que ele tem.
Como fazer a precificação no supermercado
Depois de conhecer quais são os tipos de precificação no supermercado, vamos falar do que deve ser analisado no momento de determinar o valor de venda de cada produto.
1. Conheça os custos
O primeiro passo para fazer a precificação no supermercado é conhecer todos os custos envolvidos na venda do produto. Lembre-se que esse custo vai além do valor pago pelo produto, mas também inclui os custos operacionais (despesas com eletricidade, água, salário de funcionários, anuidades ou mensalidades de softwares, dentre outros) e tributários.
É importante lembrar que o valor de um produto deve cobrir o valor que você gastou para vendê-lo. Portanto, manter um bom controle financeiro do seu negócio é essencial nessa etapa.
2. Entenda o seu regime tributário
Todas as empresas devem pagar impostos no país. Entretanto, dependendo do valor de faturamento anual, a base de cálculo e as alíquotas de tributação podem variar. Existem diferentes tipos de regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado.
Entender como cada um desses regimes funciona, quais os impostos que devem ser pagos, quando eles são pagos e ainda conhecer os benefícios fiscais de cada um é fundamental. Com essas informações em mãos fica bem mais fácil fazer um bom planejamento financeiro para a sua empresa.
3. Defina a margem de lucro
Por margem de lucro entende-se o valor que sobra para a empresa após a venda do produto e o pagamento do custo desse produto. É importantíssimo ter em mente que o valor ideal do produto seja capaz de cobrir todas essas despesas e ainda trazer lucro.
Apesar disso, é muito comum que em alguns casos o gestor opte por ter uma margem de lucro menor, mas consiga vender a mercadoria. Por exemplo, com produtos que estejam próximo da data do vencimento, ou mesmo quando há uma grande quantidade de algum item no estoque.
4. Avalie a concorrência
O próximo passo na precificação no supermercado é fazer a avaliação dos preços praticados pela concorrência. Vale lembrar que supermercados maiores geralmente compram uma maior quantidade de produtos e, portanto, conseguem preços menores com os fornecedores. Por isso, pode ser que nem sempre você consiga oferecer produtos com os mesmos valores. Entretanto, essa pode ser uma boa estratégia na hora de fazer promoções pontuais.
De qualquer forma, se você for capaz de agregar valor aos produtos, proporcionando uma melhor experiência de compra ao seu cliente, provavelmente ele vai preferir comprar com você do que na concorrência.
5. Avalie a demanda
Saber avaliar a demanda de cada produto também irá auxiliar na precificação no supermercado. Isso porque, produtos mais procurados e que tenham um volume de venda maior, podem ter uma margem de lucro um pouco menor. Isso porque, o grande volume de vendas pode compensar a baixa margem.
6. Tenha um ponto de equilíbrio
Todos os negócios possuem um ponto de equilíbrio, ou seja, um valor mínimo que as vendas precisam atingir para que pague todas as despesas. No ponto de equilíbrio o gestor fica no zero a zero, ou seja, não há perda financeira e nem lucro. Conhecer qual é esse ponto é importantíssimo para saber onde é possível oferecer uma menor margem de lucro, ou fazer uma promoção para movimentar o estoque.
7. Faça avaliações periódicas
As avaliações periódicas são fundamentais para que você seja capaz de fazer ajustes quando necessário. Por exemplo, você não precisa esperar fechar o trimestre para avaliar como está o fluxo de caixa, essa avaliação pode ser feita semanalmente. Isso possibilita que pequenas intervenções sejam feitas, ficando assim, mais fácil de corrigir problemas.
Além disso, faça análises mais profundas e detalhadas, como é o caso da análise SWOT. Ela permitirá que você encontre pontos que podem ser melhorados e os seus pontos fortes. Auxiliando não apenas na precificação de produtos, mas na gestão administrativa do supermercado e no planejamento de estratégias de marketing.
Precificação nas datas sazonais
As datas sazonais são excelentes períodos para aumentar as vendas e atrair mais clientes para o seu supermercado. Para que essa estratégia dê certo, é importante que você saiba precificar corretamente os produtos durante esses períodos. Veja como fazer essa precificação:
- Defina a margem de lucro: estabeleça com base no valor pago pelo produto, no seu público-alvo, e nos custos operacionais;
- Fique de olho no mercado: as datas sazonais são importantes para todo o varejo, portanto, o seu concorrente também quer aumentar as vendas e atrair mais clientes. Por isso, fique de olho na concorrência e pratique preços competitivos sem comprometer a sua margem de lucro;
- Assuma a sua posição no mercado: nem sempre será possível bater os preços da concorrência. Como muito clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por uma melhor experiência de compra, ofereça a eles mais do que produtos;
- Invista na decoração: organizar e preparar a loja para receber os seus clientes nas datas sazonais também é importantíssimo. A decoração ajuda o cliente a entrar no clima e, até mesmo, gastar mais comprando por impulso;
- Faça promoções por tempo limitado: quando você faz esse tipo de promoção você cria a sensação de urgência no seu cliente. Isso significa que ele vai comprar mais porque quer aproveitar os bons preços que não estarão mais disponíveis amanhã.
Avanços da tecnologia na precificação no supermercado
O controle de processos, incluindo a precificação no supermercado, pode (e deve) ser facilitado através do uso da tecnologia. Existem inúmeros softwares de automação no mercado que foram feitos com o intuito de simplificar e facilitar as tarefas do dia a dia.
Sem o uso da tecnologia, você terá de fazer todo o controle de estoque, entrada e saída de mercadoria, controle financeiro e precificação sozinho. Não estamos dizendo que essa seja uma tarefa impossível, entretanto, sem o auxílio da tecnologia você passará horas preocupado com essas tarefas, sem tempo para pensar estrategicamente em melhorar o seu negócio.
As principais vantagens de se utilizar a tecnologia para fazer a precificação no supermercado são:
- Segurança de dados: os sistemas de automação fazem backup diariamente e permitem fácil compartilhamento com outras pessoas evitando que os dados sejam perdidos caso ocorra algum problema. Imagine perder a caderneta de anotações da sua entrada e saída de caixas;
- Reduz erros humanos: os sistemas conseguem fazer todos os cálculos de impostos e custos automaticamente, evitando erros por falta de atenção ou esquecimento;
- Sugestão de precificação: os sistemas de automação voltados para supermercado são capazes de sugerir o preço dos produtos com base nos seus custos operacionais, caberá a você aceitá-los ou não, dependendo da estratégia adotada;
- Etiqueta eletrônica: ele permite a geração de etiquetas eletrônicas, com todas as informações necessárias para que você mantenha o bom funcionamento dos processos do seu supermercado.
Na hora de escolher o melhor sistema de automação para o seu supermercado, é importante testar o produto e conhecer as vantagens e desvantagens que ele oferece. Assim você garante que ele será realmente capaz de atender a todas as suas necessidades.
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