Por Nayara Santos em 27.07.2023

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

Por Nayara Santos em 27.07.2023

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal. 

Por isso, muitos clientes economizam o ano todo para poder aproveitar esse momento e conseguir levar para casa mais produtos pagando menos. Sem falar que, do ponto de vista do supermercado, esse pode ser o momento ideal para atrair mais clientes para a sua loja, sejam eles novos ou clientes que já conhecem a sua marca. 

Entretanto, muitos gestores do setor supermercadista ainda acreditam que não vale a pena investir na Cyber Monday. E, se você é um deles, esse artigo é para você! A seguir vamos te contar mais sobre o que é a Cyber Monday e como utilizar essa data no supermercado para aumentar as vendas. Confira!

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday, ou segunda-feira cibernética, ocorre na próxima segunda-feira, depois da Black Friday. Criada em 2005 nos Estados Unidos, desde então a data vem movimentando o varejo no mundo todo, sendo praticamente uma forma de prolongar a Black Friday, que é celebrado depois do feriado de Thanksgiving nos Estados Unidos.

Diferentemente do que ocorre com a Black Friday, em que qualquer produto pode ser anúncios com bons descontos, na Cyber Monday as promoções estão focadas em produtos no ramo de tecnologia e games. Entretanto, muitos varejistas que possuem e-commerce aproveitam a data para fazer ofertas nas vendas online. Ou seja, não há desculpas ou motivos para você ficar de fora da Cyber Monday. Conheça as vantagens a seguir.

Vantagens de apostar na Cyber Monday no supermercado

Conheça a seguir as principais vantagens de investir em promoções para esse período. Você não vai querer ser passado para trás pela concorrência, não é mesmo?

1. Mais cliente conhecerão a sua loja

Fazendo as escolhas de produtos certos, que sejam mais atrativos para o cliente, e fazendo ofertas que realmente sejam interessantes, você terá maiores chances de atrair os clientes para a sua loja. Claro que isso também vai depender da forma como você faz a divulgação das promoções da Cyber Monday no supermercado. Se quiser saber mais sobre como melhorar a divulgação da sua loja, confira o nosso e-book gratuito Ofertas para supermercado: Inove na divulgação.

Lembre-se que atrair clientes para a sua loja custa caro (até cinco vezes mais do que fidelizar aqueles já existentes). Por isso, não perca essa oportunidade de atrair mais clientes através de promoções atrativas. A seguir falaremos mais sobre como fidelizar esses clientes.

2. Fidelização de clientes

Sempre que você consegue atrair mais clientes para o supermercado, você tem nas mãos uma chance de ouro. Afinal de contas, isso significa que você terá a oportunidade de incluir outras ações no supermercado que tenham foco na fidelização do cliente.


Por isso, a Cyber Monday no supermercado deve ser planejada não apenas para aumentar as vendas, mas também para fidelizar esses clientes. Neste caso, ter funcionários bem treinados e cordiais, manter a loja organizada, permitir que o cliente compre sem grandes problemas, oferecer um ambiente de compras agradável serão essenciais.

Técnicas do marketing sensorial, como ter uma rádio personalizada reproduz músicas agradáveis para os clientes é uma excelente alternativa de melhorar a experiência de compras e aumentar as vendas o ano todo.

Ainda, se você possui um programa de fidelidade, essa também pode ser uma data ideal para aumentar a adesão a ele. Isso porque, você pode dar pontos extras para os clientes que fazem parte do programa se eles fizerem a compra na Cyber Monday. Nas vendas pelo site, não se esqueça de oferecer essa possibilidade para os clientes que ainda não fazem parte do programa.

3. Ampliação do atendimento online

Como falamos anteriormente, apenas no início da Cyber Monday foi tido como base a venda de produtos do segmento de tecnologia e games, mas isso mudou ao longo dos anos. Por isso, esse pode ser o momento ideal para você lançar o e-commerce do supermercado

Ainda, se a sua loja virtual for nova e ainda não estiver atraindo muitos clientes, essa é uma oportunidade de aumentar a divulgação das ofertas, que estarão disponíveis apenas pela compra na loja virtual. Assim, é possível turbinar as vendas online e ainda divulgar o novo canal que o cliente terá para se relacionar com a sua marca.

4. Aumento das vendas

Não há dúvidas que o aumento das vendas é uma das vantagens de apostar na Cyber Monday no supermercado. Entretanto, para conseguir fazer isso, é preciso ficar atento a diversos detalhes, tais como divulgação das ofertas, produtos com preços competitivos e próximos aos da concorrência, frete gratuito para compras online, divulgação das ofertas e facilidade para pagamento. 

Todos esses fatores podem influenciar a decisão do cliente. Lembre-se que todos os concorrentes também estarão fazendo promoções arrebatadoras, portanto, detalhes e vantagens que o seu supermercado oferecer pode ser um diferencial na hora do cliente escolher onde fazer a compra. Por exemplo, mesmo que o seu produto seja um pouco mais caro que o da concorrência, se o frete for grátis há mais chances do cliente preferir a sua loja para comprar.

5. Movimentação do estoque

Essa é uma das datas que possibilitam uma grande movimentação do estoque, podendo, até mesmo, ser encarada como uma oportunidade para se livrar de itens parados. Por isso, antes de iniciar as compras para a Cyber Monday no supermercado, faça um inventário do estoque e verifique quais os produtos que estão encalhados e que você poderá vender. 

Dito isso, você será capaz de usar essa data do varejo para abrir espaço no estoque, já que provavelmente precisará de um espaço extra para armazenar os produtos que serão vendidos no Natal. Claro que ter um bom controle de estoque é fundamental no supermercado. Entretanto, se você ainda não possui uma rotina de verificação do estoque, esse pode ser um excelente momento para se iniciar essa rotina.

6. Aumento do ticket-médio

Outro bom motivo para você investir na Cyber Monday nos supermercados é o fato dessa data te ajudar a aumentar o ticket-médio dos clientes. Afinal, se você conseguir impulsionar as vendas e maximizar o valor adquirido por cada cliente, você terá um bom lucro.

 Existem diversas ações que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo e, assim, garantir um crescimento sustentável do negócio. Algumas delas são:

  • Fazer promoções realmente atrativas;
  • Planejar a exposição de produtos com base no cross merchandising;
  • Dar benefícios exclusivos para os clientes membros do programa de fidelidade;
  • Oferecer uma experiência de compras diferenciada;
  • Fazer parcerias com outras empresas para oferecer benefícios aos clientes.

Vale a pena dizer que a estratégia que será adotada dependerá da resposta que os seus clientes têm às ações que você já realizou. Por exemplo, em alguns supermercados, pode ser que os consumidores respondem melhor a ofertas, enquanto em outros os brindes funcionam bem.

Por isso, é fundamental conhecer bem os seus clientes, entender o comportamento de compras dele e o que eles esperam do seu supermercado. Desta forma, você conseguirá se destacar da concorrência e atrair mais consumidores e ainda aumentar o ticket-médio.

7. Oportunidade de alcançar o público online

Já mencionamos anteriormente que um dos motivos para investir na Cyber Monday é a possibilidade de ampliar o atendimento online. Entretanto, marcar presença na internet é muito mais do que ter uma loja virtual. Muito pelo contrário, é fundamental que você conheça outras estratégias de marketing digital para conseguir fazer o supermercado se destacar.

A Cyber Monday oferece exatamente isso, uma oportunidade única para os varejistas alcançarem o público online e expandirem sua presença no ambiente digital. Isso porque, é muito comum que os consumidores façam pesquisas online sobre a empresa que eles irão se relacionar e os produtos que eles desejam. Por mais que não pareça, essa realidade também é válida para os supermercados.

Sem mencionar que a Cyber Monday é uma data desenhada para o comércio online. Portanto, se você quiser impulsionar as suas vendas, você deve:

  • Preparar campanhas de marketing direcionadas para a internet, como fazendo anúncios utilizando o Google Ads e as redes sociais;
  • Fortalecer a presença nas redes sociais, com a criação de conteúdo relevante e atrativo, incentivar a interação dos seguidores e demonstrar o comprometimento da marca com o atendimento ao cliente;
  • E-mail marketing, com mensagens personalizadas e oferecendo promoções exclusivas para os clientes cadastrados para receber a newsletter do supermercado;
  • Fazer parcerias estratégias com outras marcas e marketplaces.

Quer aproveitar a Cyber Monday mas ainda fica perdido na hora de planejar a sua estratégia de vendas online? Então não perca mais tempo e confira o nosso e-book gratuito Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

8. Aumentar a competitividade do seu supermercado

Em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental que os supermercados busquem constantemente maneiras de se destacar e atrair mais clientes. E as datas comemorativas do varejo são essenciais para isso. 

Nesses momentos, a competitividade costuma ser ainda mais, com todo o varejo disputando a atenção do consumidor. Por isso, é essencial manter o seu supermercado relevante no cenário em que ele se encontra e garantir o crescimento contínuo das vendas. Se esse não for um motivo para você apostar na Cyber Monday para aumentar as vendas e fidelizar clientes, nós não sabemos o que é. 

Para tornar o seu supermercado mais competitivo, você precisa ser capaz de oferecer aquilo que o cliente busca nesse tipo de empresa. Ou seja, bons preços, produtos de qualidade, bom atendimento e um ambiente de compras agradável. Todos esses pontos, quando combinados, farão com que o consumidor prefira o seu estabelecimento.

Além disso, tornar uma empresa mais competitiva também significa melhorar os processos do supermercado, reduzindo o tempo necessário para realizá-los e aumentando a precisão com que isso é feito. E, sem dúvida alguma, para alcançar esse nível de excelência é preciso investir em tecnologia.

Sim, provavelmente você já tem um software de gerenciamento de estoque e de caixa. Mas será que eles são os únicos que podem te ajudar? Não! Por exemplo, muitos supermercados possuem música ambiente na loja, mas como é a escolha das músicas que compõem essa trilha sonora? Manual? Depende do humor de quem está no controle da seleção naquele dia?

Se você está fazendo isso, além de perder tempo, ainda pode estar comprometendo as vendas do supermercado. Isso porque, a música tem um grande poder de influenciar os consumidores e, consequentemente, as compras. Confira o nosso guia Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio! para saber mais.

E, se você quiser ter mais tempo livre para cuidar de outros aspectos essenciais para o sucesso do seu supermercado, solicite um teste gratuito. Você irá se surpreender! Confira a seguir como fazer isso.

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