Por Nayara Santos em 08.11.2022

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no futuro.

Ninguém pode negar que abrir um novo varejo tende a ser algo empolgante. Contudo, na intenção de que os planos deem certo, é preciso que o público compareça a ele e forme um grupo de clientes fiéis, que retornarão sempre. Por isso, é importante contar com as dicas para inauguração de supermercado certas e, a fim de impulsioná-lo.

Neste artigo falaremos mais sobre a importância da inauguração para o supermercado, e ainda separamos algumas dicas que podem ser colocadas facilmente em prática para você começar o seu supermercado com o pé direito e contar com os melhores resultados possíveis. Boa leitura!

A importância da inauguração de um supermercado

Antes de falarmos sobre como tornar a inauguração do seu supermercado um momento único para sua empresa, é preciso entender a importância que esse momento tem. Essa é uma ocasião que vai transmitir a primeira imagem do negócio e por isso, tem grande influência nos resultados e no futuro do empreendimento.

A inauguração consiste na oportunidade ideal para promover campanhas inteligentes e estratégicas para atrair, conquistar e fidelizar os clientes. Uma inauguração de sucesso tem a capacidade de impulsionar as vendas de forma consistente, estabelecendo um ótimo posicionamento da marca no mercado.

Sem falar que esse é o momento de mostrar para os consumidores que tipo de ambiente de compras ele encontrará, como será o atendimento oferecido na sua loja e qual é o diferencial da sua marca com relação à concorrência. Claro que melhorias e mudanças acontecerão ao longo do tempo, afinal, qualquer empresa precisa se preocupar com as tendências e novidades do mercado, mas a sua marca não pode perder a identidade.

Pense da seguinte forma: a inauguração é como se fosse um cartão de visitas que você está entregando para os consumidores. Se a primeira impressão for boa, você já sai na frente e ficará na memória de quem for até a sua loja durante a inauguração.

10 dicas para fazer bonito na inauguração do supermercado

Planejar a inauguração do supermercado é indispensável para evitar gastos desnecessários e criar campanhas eficientes. Contudo, como esse é o primeiro contato dos consumidores com a sua marca, é preciso considerar algumas estratégias e ações para aumentar as chances de sucesso. Confira dicas incríveis para a inauguração do supermercado!

1. Tenha uma estratégia para divulgação da inauguração do supermercado

O boca a boca é uma metodologia famosa e capaz de levar um novo negócio ao público. Entretanto, como essa é a inauguração da loja e, se você não possuir outras, será também o primeiro contato com a sua marca. Portanto, você não pode deixar a divulgação apenas no boca a boca.

Afinal, essa estratégia nem sempre é suficiente na hora de conduzir os clientes certos até você, nesse caso, é necessário investir também em outras formas de comunicação. Para acertar na divulgação a abordagem deve acontecer em diversos canais e de uma forma agradável.

Atualmente não tem como ficar fora da internet, por isso, uma das principais formas de divulgação que você deve considerar é o marketing digital. Além disso, ter um perfil nas redes sociais também é algo que poderá atrair mais consumidores para o seu supermercado, e não apenas durante a inauguração.


Outras formas de fazer a divulgação é com anúncios no jornal do bairro, outdoors em pontos estratégicos que tenham grande circulação de pessoas, e também com parcerias com outras empresas do varejo.

2. Saiba quem será o seu cliente

A nossa próxima dica para a inauguração do supermercado é saber quem será o seu cliente. Geralmente o público-alvo do supermercado é bastante amplo, mas se a sua ideia for de se especializar em algum nicho, então esse “detalhe” pode fazer toda a diferença na hora de atrair clientes e mostrar o seu diferencial.

Lembre-se também que, quando você consegue direcionar os seus esforços para um grupo específico de pessoas, as chances de sucesso aumentam significativamente. Por isso, na hora de planejar a divulgação da inauguração do supermercado você precisa:

  • Selecionar e segmentar o público-alvo: o público-alvo no supermercado pode ser bastante diverso. Por isso, o ideal é criar campanhas focadas em diferentes grupos. Assim, você consegue conversar melhor com cada um deles;
  • Construa diferentes personas: as personas consegue direcionar o seu esforço e otimizar a comunicação com os consumidores, aumentando as chances de ter bons leads;
  • Conheça as dores dos clientes: os consumidores buscam soluções para os seus problemas. Sem conhecer quais são as dores dos clientes, você não conseguirá resolvê-las.

Com essas informações em mãos, ficará mais simples criar estratégias que espalhem a notícia de que um novo negócio está atuando. Caso elas sejam usadas corretamente, ou seja, por meio de boas estratégias de marketing, é possível que elas atraiam os indivíduos certos até você desde o princípio.

3. Preparar a equipe para a inauguração

Quando o público chegar até você, é imprescindível que ele seja bem atendido. Sem falar que, em um supermercado, o consumidor tem contato com poucos funcionários durante a sua visita. Por isso, é preciso treinar os colaboradores para que proporcionem aos clientes um atendimento agradável, personalizado e de qualidade. 

Acostume-os à ideia de usar a linguagem perfeita (definida após o passo acima ser seguido) e, assim, conquistar os consumidores de primeira. Apostar em carisma e em focar toda a abordagem na experiência do cliente também é fundamental.

Aqui vale um dia importante, essa é a primeira vez que o seu supermercado estará funcionando efetivamente. Por isso, é natural que algum imprevisto surja, basta perguntar para quem já inaugurou empresas. Entretanto, mais importante do que ter tudo funcionando perfeitamente, é a capacidade que você e os seus funcionários terão para lidar com os problemas.

Desespero, gritaria e falta de organização não são desculpas e devem ser evitados ao máximo. Manter a cordialidade, a atenção e o foco em entender a dor do cliente é o que vai tornar a inauguração do seu supermercado um sucesso.

4. Prepare o ambiente para receber os seus convidados

Chegou o momento de olhar para a ambientação do supermercado para a inauguração. Como já falamos anteriormente, a primeira impressão é a que fica. Por isso, é preciso caprichar para que ela seja a melhor possível e você fique marcado na memória do consumidor como algo positivo.

É neste momento que cada detalhe conta e poderá fazer toda a diferença. Por isso, antes de abrir as portas do supermercado certifique-se de que:

Lembre-se que esses fatores influenciam não apenas a forma como o consumidor vê a sua empresa, mas também pode influenciar o trabalho dos funcionários. Ao viver esse primeiro momento com qualidade, é certo que os clientes desejarão voltar para saber mais sobre o espaço.

Atualmente muitos supermercados estão apostando no marketing sensorial para criar um ambiente de compras agradável. Para conhecer todos os detalhes dessa estratégia, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

5. Apresentar ofertas exclusivas à inauguração

Mesmo que não seja considerada a melhor forma de fidelizar clientes, as promoções são excelentes formas de atraí-los. Ofereça descontos e deixe claro que eles só estarão disponíveis na inauguração. Dessa forma, é provável que um volume considerável de pessoas vá até o supermercado.

Alinhando essa dica com as dadas acima, as chances de fidelização se tornam maiores. Afinal, além de contar com uma boa e exclusiva oferta, o comprador se verá em um ambiente agradável, ambientado de forma adequada e com um excelente atendimento.

O uso de playlists personalizadas para colocá-lo no clima da novidade também é uma excelente técnica que chama atenção e estimula os sentidos do cliente, influenciando significativamente na decisão de compra.

6. Realizar ações sociais

As questões sociais estão sempre em foco nos dias atuais, por isso, envolver em questões relacionadas à sociedade é uma boa alternativa para contribuir e causar um impacto positivo.

Esses tipos de ações aproximam o público de você. Além de inspirá-lo a exercer empatia com o próximo, você posiciona sua marca de forma a contribuir com a comunidade. É claro que essa não deve ser uma ação única. Para não passar a mensagem errada, é preciso manter a constância.

Contudo, pensando em um primeiro momento, essa é uma boa ideia na hora de construir um relacionamento com os interessados em seus serviços e uma boa concepção de imagem entre as dicas para inauguração de supermercado. É possível que você ganhe destaque e aumente sua visibilidade ao apostar nela.

7. Usar as redes sociais

As redes sociais são ferramentas eficientes para promover uma marca. Por elas, é possível fazer campanhas que alcançam um grande número de pessoas, com baixo custo e tempo. Além disso, a maioria das pessoas, de todas as idades, estão frequentemente utilizando a internet.

Alguns dias antes, é interessante buscar o máximo de engajamento com possíveis compradores. Essa é uma excelente sugestão entre as dicas para inauguração de supermercado, pois permite que seu público tenha uma prévia das funcionalidades do estabelecimento e se interesse em saber mais.

Siga indivíduos que se encaixem nas necessidades do negócio, interaja com outras páginas, grave stories divertidos e mostre-se presente! Grande parte das pessoas passam bastante tempo conectadas. Por que não aproveitar esse fato ao seu favor?

8. Apostar no marketing de influência

É provável que você já tenha ouvido falar dos influencers. Eles são personalidades que representam o público local, levando sugestões e novidades a fim de inspirá-lo. Contar com esses influenciadores pode ser uma boa ideia!

Os influenciadores se comunicam na linguagem do público e muitas vezes são um exemplo. Com muitos seguidores, são pessoas com notoriedade suficiente para contribuir com o marketing no negócio. Entre em contato com os nomes de maior destaque da região e negocie.

Explique todo sobre o supermercado aos envolvidos e combine a melhor abordagem. Dessa forma, você aumentará a visibilidade de seu varejo e, consequentemente, começará em vantagem! Não se esqueça de adotar essa sugestão em alinhamento às outras dicas para inauguração de supermercado.

9. Faça um benchmarking

Você já ouviu falar sobre essa estratégia? Ela é capaz de gerar excelentes resultados no primeiro ciclo de vendas da marca e promove vantagem competitiva a você. Para aplicá-la, é preciso analisar a concorrência.

Entenda o que estão fazendo, de que maneira o fazem e quem atingem. Em seguida, descubra quais pontos de sua atuação ainda estão em falta. É uma maneira de identificar boas práticas para implementar no negócio, eliminando falhas e erros.

Ao trazer ao público soluções que ele não tem em mãos, você certamente sairá à frente da concorrência. Contudo, não use o benchmarking apenas no sentido de tentar ultrapassar seus concorrentes. Confira, também, as atitudes que funcionam e inspire-se nelas na hora de criar a melhor experiência possível aos seus clientes.

10. Aposte na música ambiente

A nossa última dica para acertar na inauguração do supermercado é apostar na música ambiente. Falamos brevemente sobre a música anteriormente, mas, como essa é uma ferramenta que pode transformar o seu negócio, decidi trazer mais detalhes.

A música é uma das ações do marketing sensorial e, quando bem escolhida, ela te ajuda a encantar e conquistar os clientes de uma vez por todas. Isso porque, a música ajuda a criar uma espécie de conexão entre o consumidor e a sua marca, como se percebe que vocês têm gostos em comum.

Esse tipo de relação é cada vez mais importante no varejo. Primeiro, porque o brasileiro valoriza muito a experiência de compras, e a música ajuda a deixar o ambiente mais agradável e até mesmo acolhedor. Segundo, os consumidores cada vez mais estão em busca de marcas que tenham os mesmo gostos, posicionamento e valores que eles, e a música pode ser um caminho para criar uma conexão.

Se quiser saber mais como acertar na escolha da música e deixar o ambiente de compras do seu supermercado incrível desde a inauguração, confira o nosso guia Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Exemplos de textos para inauguração do supermercado

O texto para inauguração é uma ferramenta de publicidade importante, pois apresenta com uma linguagem simples e objetiva, informações sobre a marca, sua história e destaques. Essa apresentação é essencial para chamar a atenção do público.

Funciona como um cartão de visitas e serve para despertar o interesse dos clientes para a inauguração do supermercado, onde eles poderão encontrar condições exclusivas e diferenciais sobre a concorrência.

Para fazer um texto de inauguração de qualidade você precisa focar em uma narrativa objetiva e instigante, que provoque a curiosidade do leitor com informações relevantes e realistas.

O conteúdo deve ser direcionado por informações estratégicas sobre o público-alvo e objetivos da gestão. Esses fatores vão determinar, inclusive, o tipo de linguagem adequada e se é melhor utilizar uma abordagem mais criativa ou institucional.

De qualquer modo, o objetivo principal é ser convidativo e desenvolver conteúdos relevantes para divulgar estrategicamente nos canais de comunicação, criando uma identidade e linguagem para a marca.

Para ajudar, veja 15 exemplos de textos para inauguração de supermercado!

  1. “O supermercado (nome da sua loja) tem a honra de convidar você e sua família para a inauguração da sua nova loja. Venha conhecer um espaço agradável e com excelentes condições e preços!”
  2. “Grande inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Venha e traga a sua família para conhecer e aproveitar condições incríveis e grandes promoções!”
  3. “inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Você e sua família estão convidados para conhecer a nova loja. Um espaço agradável e que oferece tudo que você precisa em grandes promoções!”
  4. “É com imenso prazer que convidamos você para a inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Venha prestigiar um novo conceito em supermercado!”
  5. “Você e toda sua família estão convidados para a grande inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Aproveite as condições e preços imperdíveis para diversos produtos!’
  6. “Inauguração do novo supermercado (nome da sua loja)! É com grande honra que convidamos você para participar de um novo conceito em supermercados, com um espaço agradável, confortável e excelentes preços. Venha conferir!”
  7. “É com grande satisfação que convidamos para a grande inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Venha conhecer a nova loja e promoções especiais!”
  8. “O supermercado (nome da sua loja) deseja que você e sua família façam parte da grande inauguração da nova loja! Venha comemorar e aproveitar para conferir promoções especiais!”
  9. “Inauguração nova loja do supermercado (nome da sua loja)! Pensando em atender melhor, com segurança e conforto, temos a honra de convidar para conhecer um novo conceito de supermercado e aproveitar ofertas especiais!”
  10. “Você é nosso convidado especial para a grande inauguração do supermercado (nome da sua loja), venha e traga sua família para conferir um novo espaço e condições imperdíveis!”
  11. “Inaugurar uma nova loja é sempre um momento de alegria, por isso, convidamos você para a grande inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Venha e traga sua família!”
  12. “(dia da semana) de grande inauguração! Venha conferir a nova loja do supermercado (nome da sua loja) e confira promoções especiais!
  13. “O supermercado (nome da sua loja) convida você para a inauguração da nova loja em (nome da cidade e bairro). Venha participar desse momento de alegria e conferir ofertas especiais!”
  14. “Grande evento de inauguração! Você é nosso convidado especial para celebrar a nova loja do supermercado (nome da sua loja), venha conhecer um ambiente agradável e com preços incríveis!”
  15. “Atenção! Grande inauguração do supermercado (nome da sua loja)! Você pode conferir as melhores promoções em um ambiente completo, seguro e confortável!”

Como não errar na escolha dos textos para inauguração do supermercado

Um texto de inauguração deve ser acompanhado de estratégias de marketing, como o logotipo e informações sobre a data e o local. Aproveite a oportunidade e divulgue em todas as formas de comunicação, como redes sociais, e-mails e outros meios digitais.

Tome cuidado para não fazer um texto muito longo e carregado de informações, isso acaba tornando a leitura cansativa. Priorize uma linguagem simples e de acordo com o público que você deseja atrair para o estabelecimento.

Para evitar frustrações, o texto para inauguração precisa ser realista e fornecer as informações que os clientes vão encontrar na loja, entretanto, é fundamental dar destaque aos pontos mais relevantes do supermercado.

Assim, alinhado com outras estratégias de marketing, a inauguração do supermercado será um sucesso, com grandes resultados e vai contribuir para causar uma boa impressão e fidelizar os clientes.

As dicas para inauguração de supermercado deste conteúdo abrangem diversos pontos de contato e relacionamento com o cliente. Afinal, ele é o grande protagonista de seu varejo e deve ser tratado como tal.

Ao colocá-las em prática, não se esqueça de conferir o que funciona e o que não é adequado ao negócio e adapte as estratégias! Dessa forma, você começará com o pé direito!

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