O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado.
Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona poderá trazer vantagens competitivas para o seu supermercado. Sem falar que ainda poderá ajudar pessoas e pequenas empresas a aumentar a renda em momentos de crise.
A seguir, vamos te contar tudo sobre o marketing de rede e como ele pode ser utilizado para melhorar os resultados do seu supermercado virtual. Vem com a gente e confira!
O que é o marketing de rede?
Antes de mostrarmos como aplicar o marketing de rede no supermercado, é importante que você entenda como esse modelo de negócio funciona. Ele tem como objetivo a criação de uma rede de vendedores/revendedores, que são capacitados para efetuar as vendas. A cada venda efetuada, todas as peças dessa rede recebem por isso.
Portanto, no marketing de rede o produtor ou fabricante de um determinado produto vende diretamente para o revendedor e esse será o responsável por vender para o consumidor final. Quando a venda é realizada, o produtor recebe uma comissão por isso. Como a ideia é criar uma rede, então o recrutamento de novos vendedores é incentivado.
Alguns exemplos de empresas de sucesso que trabalham com esse modelo de negócio são: Amway, Herbalife, Jequiti, Hinode, Mary Kay e Boulevard.
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Marketing de rede x pirâmide
Vale a pena ressaltar que o marketing de rede não é pirâmide, que inclusive é ilegal no país. À primeira vista, diferenciar os dois pode parecer um pouco difícil, entretanto, se você observar os detalhes com cuidado, vai ver que eles são bem diferentes. Confira as principais diferenças:
- No marketing de rede há a venda de um produto real, sendo que a comissão e a remuneração de toda a rede é proveniente da venda desses itens. Já na pirâmide, a principal fonte de renda vem do recrutamento de novos membros;
- Não há a necessidade de compra de nenhum produto para entrar na rede;
- Os produtos vendidos são capazes de resolver problemas reais e podem ser vendidos em diferentes localidades;
- Quanto maior o esforço, maior a remuneração, ou seja, não há promessas de dinheiro fácil.
Portanto, antes de entrar em uma rede ou de recrutar vendedores para o seu marketing de rede, é preciso ficar atento a isso. Principalmente porque, como falamos anteriormente, pirâmide é ilegal no Brasil, e a sua empresa pode ser fechado e processada por seguir esse modelo de negócios.
Principais benefícios do marketing de rede
O marketing de rede oferece inúmeras vantagens para quem decide ingressar nesse ramo. Confira a seguir quais são as principais vantagens desse modelo de negócios:
- Autonomia: os vendedores possuem liberdade para decidir quantas horas eles dedicarão do seu dia para as vendas. Sempre lembrando que os ganhos são proporcionais aos esforços;
- Suporte: o mercado de vendas diretas já é bastante consolidado no país e possui muitas empresas renomadas. Assim, vender produtos dessas empresas através da estrutura do marketing multinível tem as suas vantagens, já que os produtos são de qualidade, os consumidores já conhecem e confiam nelas, sem falar que há compromisso com os revendedores;
- Ganhos escaláveis: cada novo revendedor pode criar a sua própria rede de vendas e, cada novo membro, pode criar a sua rede e assim por diante. Portanto, com o aumento da rede é possível escalar os ganhos. É importante mencionar que algumas empresas limitam os ganhos dos líderes após um determinado número de redes. Desta forma, os ganhos continuam baseados nas vendas, mas evitam que o recrutamento se torne uma fonte de renda.
Apesar disso, é importante deixar claro que o retorno não é imediato, pelo contrário, pode demorar até 5 anos para aparecer. Afinal, você vai levar algum tempo para criar a sua rede de vendedores. Sem falar que o custo inicial também pode ser alto, já que é preciso preparar catálogos, ou mesmo adquirir algum kit de vendas para começar a trabalhar.
Entretanto, isso não é motivo para desistir, pelo contrário, quanto antes você começar, melhor. Sem falar que você pode sair na frente da concorrência de conseguir se destacar e ser visto como uma empresa pioneira naquele meio, o que aumenta consideravelmente a confiança que os clientes terão na sua marca.
Marketing de rede e o supermercado virtual
O e-commerce aumentou muito durante a pandemia, com milhares de pessoas fazendo as suas primeiras compras online durante os períodos de confinamento. O sucesso foi tão grande que mesmo depois das lojas retornarem às suas atividades normais, as compras online até mesmo cresceram.
Por isso, se você quiser se destacar ou aumentar as suas vendas, é fundamental encontrar novos modelos de negócios e novas formas de conquistar mais clientes. E, o marketing de rede é uma dessas ferramentas para o seu supermercado.
Assim, você pode recrutar vendedores que criarão as suas próprias estratégias de vendas e terão o seu perfil de público-alvo. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para alcançar pessoas que talvez não se interessam pelo seu supermercado, pelo menos em um primeiro momento.
E, na era do supermercado virtual, todo o processo de compras fica mais fácil, já que o revendedor, já nem precisa mais ir na loja para preparar o pedido do cliente. Podendo fazer o pedido online e aguardar que os itens solicitados sejam entregues. Desta forma, depois o revendedor precisará apenas preparar os produtos adquiridos pelo cliente e enviá-los.
Pronto para montar o seu marketing de rede na era do supermercado virtual? Se quiser conferir outras dicas de como melhorar a gestão do seu supermercado e encantar os clientes, basta acessar o nosso blog.
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