Por Nayara Santos em 29.03.2022

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

Por Nayara Santos em 29.03.2022

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado.

Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona poderá trazer vantagens competitivas para o seu supermercado. Sem falar que ainda poderá ajudar pessoas e pequenas empresas a aumentar a renda em momentos de crise. 

A seguir, vamos te contar tudo sobre o marketing de rede e como ele pode ser utilizado para melhorar os resultados do seu supermercado virtual. Vem com a gente e confira!

O que é o marketing de rede?

Antes de mostrarmos como aplicar o marketing de rede no supermercado, é importante que você entenda como esse modelo de negócio funciona. Ele tem como objetivo a criação de uma rede de vendedores/revendedores, que são capacitados para efetuar as vendas. A cada venda efetuada, todas as peças dessa rede recebem por isso.

Portanto, no marketing de rede o produtor ou fabricante de um determinado produto vende diretamente para o revendedor e esse será o responsável por vender para o consumidor final. Quando a venda é realizada, o produtor recebe uma comissão por isso. Como a ideia é criar uma rede, então o recrutamento de novos vendedores é incentivado.

Alguns exemplos de empresas de sucesso que trabalham com esse modelo de negócio são: Amway, Herbalife, Jequiti, Hinode, Mary Kay e Boulevard.


Você conhece outras estratégias de marketing que podem ser aplicadas ao seu supermercado para melhorar as suas vendas e fidelizar os seus clientes? Então faça o download gratuito do nosso guia Marketing para supermercado: ações essenciais para o seu negócio.

Marketing de rede x pirâmide

Vale a pena ressaltar que o marketing de rede não é pirâmide, que inclusive é ilegal no país. À primeira vista, diferenciar os dois pode parecer um pouco difícil, entretanto, se você observar os detalhes com cuidado, vai ver que eles são bem diferentes. Confira as principais diferenças:

  • No marketing de rede há a venda de um produto real, sendo que a comissão e a remuneração de toda a rede é proveniente da venda desses itens. Já na pirâmide, a principal fonte de renda vem do recrutamento de novos membros;
  • Não há a necessidade de compra de nenhum produto para entrar na rede;
  • Os produtos vendidos são capazes de resolver problemas reais e podem ser vendidos em diferentes localidades;
  • Quanto maior o esforço, maior a remuneração, ou seja, não há promessas de dinheiro fácil.

Portanto, antes de entrar em uma rede ou de recrutar vendedores para o seu marketing de rede, é preciso ficar atento a isso. Principalmente porque, como falamos anteriormente, pirâmide é ilegal no Brasil, e a sua empresa pode ser fechado e processada por seguir esse modelo de negócios.

Principais benefícios do marketing de rede

O marketing de rede oferece inúmeras vantagens para quem decide ingressar nesse ramo. Confira a seguir quais são as principais vantagens desse modelo de negócios:

  • Autonomia: os vendedores possuem liberdade para decidir quantas horas eles dedicarão do seu dia para as vendas. Sempre lembrando que os ganhos são proporcionais aos esforços;
  • Suporte: o mercado de vendas diretas já é bastante consolidado no país e possui muitas empresas renomadas. Assim, vender produtos dessas empresas através da estrutura do marketing multinível tem as suas vantagens, já que os produtos são de qualidade, os consumidores já conhecem e confiam nelas, sem falar que há compromisso com os revendedores;
  • Ganhos escaláveis: cada novo revendedor pode criar a sua própria rede de vendas e, cada novo membro, pode criar a sua rede e assim por diante. Portanto, com o aumento da rede é possível escalar os ganhos. É importante mencionar que algumas empresas limitam os ganhos dos líderes após um determinado número de redes. Desta forma, os ganhos continuam baseados nas vendas, mas evitam que o recrutamento se torne uma fonte de renda.

Apesar disso, é importante deixar claro que o retorno não é imediato, pelo contrário, pode demorar até 5 anos para aparecer. Afinal, você vai levar algum tempo para criar a sua rede de vendedores. Sem falar que o custo inicial também pode ser alto, já que é preciso preparar catálogos, ou mesmo adquirir algum kit de vendas para começar a trabalhar.

Entretanto, isso não é motivo para desistir, pelo contrário, quanto antes você começar, melhor. Sem falar que você pode sair na frente da concorrência de conseguir se destacar e ser visto como uma empresa pioneira naquele meio, o que aumenta consideravelmente a confiança que os clientes terão na sua marca.

Marketing de rede e o supermercado virtual

O e-commerce aumentou muito durante a pandemia, com milhares de pessoas fazendo as suas primeiras compras online durante os períodos de confinamento. O sucesso foi tão grande que mesmo depois das lojas retornarem às suas atividades normais, as compras online até mesmo cresceram.

Por isso, se você quiser se destacar ou aumentar as suas vendas, é fundamental encontrar novos modelos de negócios e novas formas de conquistar mais clientes. E, o marketing de rede é uma dessas ferramentas para o seu supermercado.

Assim, você pode recrutar vendedores que criarão as suas próprias estratégias de vendas e terão o seu perfil de público-alvo. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para alcançar pessoas que talvez não se interessam pelo seu supermercado, pelo menos em um primeiro momento.

E, na era do supermercado virtual, todo o processo de compras fica mais fácil, já que o revendedor, já nem precisa mais ir na loja para preparar o pedido do cliente. Podendo fazer o pedido online e aguardar que os itens solicitados sejam entregues. Desta forma, depois o revendedor precisará apenas preparar os produtos adquiridos pelo cliente e enviá-los.

Pronto para montar o seu marketing de rede na era do supermercado virtual? Se quiser conferir outras dicas de como melhorar a gestão do seu supermercado e encantar os clientes, basta acessar o nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

21 Textos prontos para hortifrúti de supermercado, confira

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Tabloide de supermercado: aprenda a fazer em 6 passos

Preparar um tabloide de supermercado pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes para a sua marca. Além disso, essa é uma estratégia bastante versátil, já que ela pode ser utilizada em diferentes momentos, como semanalmente para divulgar as ofertas do supermercado, bem como para divulgar os produtos sazonais que estão em…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal.  Por isso, muitos…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Cartão próprio de supermercado: impulsione suas vendas

O cartão próprio de supermercado tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta para aumentar as vendas. Isso porque, quando os clientes possuem um desses cartões, eles têm acesso a diversos benefícios e, consequentemente, gastam mais. Por isso, se você ainda não conhece o cartão próprio de supermercado ou ainda não pensou em oferecê-lo…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos