Por Nayara Santos em 03.05.2021

Cartão próprio de supermercado: impulsione suas vendas

Por Nayara Santos em 03.05.2021

O cartão próprio de supermercado tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta para aumentar as vendas. Isso porque, quando os clientes possuem um desses cartões, eles têm acesso a diversos benefícios e, consequentemente, gastam mais.

Por isso, se você ainda não conhece o cartão próprio de supermercado ou ainda não pensou em oferecê-lo para os seus clientes, então você está no lugar certo! Neste artigo vamos te contar mais como essa estratégia pode contribuir para o aumento dos lucros do seu negócio e ainda dar algumas dicas de como implementá-la. Boa leitura!

Por que devo oferecer esse cartão próprio para os meus clientes?

O cartão próprio de supermercado é um cartão de crédito que permite ao cliente ter acesso a crédito e diversos benefícios exclusivos, muitos deles ligados à sua marca. Esse cartão pode ser administrado pelo próprio supermercado ou ser feito em parceria com bancos ou administradoras de cartão de crédito. 

Ao facilitar o acesso dos clientes ao crédito, o supermercado consegue aumentar as vendas e atrair mais clientes. Com isso, a expectativa é que haja uma maior fidelidade dos clientes e um aumento no ticket médio da loja.

Em uma pesquisa realizada pela administradora de cartões DMCard, quando um supermercado (ou outras lojas do varejo) oferecem um cartão próprio, cerca de 55% dos clientes que optam por essa forma de pagamento gastam em média 16% mais do que os clientes que utilizam outras formas de pagamento. Além disso, as visitas à loja aumentaram cerca de 33%.

Como impulsionar as vendas através do cartão

Para conseguir obter bons resultados através do cartão próprio de supermercado você precisará seguir alguns passos. A seguir falaremos deles em mais detalhes.

Atenda aos requisitos legais

Esses cartões podem ser oferecidos por supermercados de diferentes portes, desde que a empresa cumpra as exigências legais para isso, que são:

  • Não ter pendências jurídicas em nenhum cartório;
  • Ter cadastro na Junta Comercial do Estado em que possui a loja;
  • Comprovar a saúde financeira do seu negócio;
  • Disponibilizar estrutura física para que os clientes possam pedir a análise de crédito.

Caso fique na dúvida de como deve proceder, entre em contato com o seu banco, procure administradoras de cartão ou mesmo um escritório de contabilidade para obter mais informações. Além disso, também é importante comparar diferentes opções e ver qual delas poderá ser mais vantajosa.

Private label, co-branded ou bandeirado

Você poderá oferecer um cartão próprio para supermercado que seja private label, co-branded ou bandeirado. A principal diferença entre eles está na forma como o cartão é administrado, entretanto, essa não é a única. Para saber qual deles será capaz de atender às suas necessidades é importante conhecê-las:

  • Private label: esse é o cartão de crédito da loja, emitido pelo próprio supermercado, sem vínculo com as bandeiras de cartão. Ele é aceito apenas no supermercado e o principal objetivo é aumentar as vendas, já que ele oferece diversos benefícios aos clientes;
  • Co-branded: apesar de ser emitido pelo supermercado ele possui uma bandeira, como Mastercard, Visa, Elo, dentre outras. Com esse tipo de cartão, o cliente ainda tem acesso às vantagens oferecidas pelo private label, com a vantagem de que pode ser utilizado em outros estabelecimentos.
  • Bandeirado: são os cartões vinculados e administrados pelas bandeiras de cartão de crédito. A administradora fará a intermediação entre o cliente e o supermercado. Além disso, também cabe à administradora definir as regras de utilização do cartão. Outra característica desse cartão é que eles são aceitos em qualquer estabelecimento.

Assim, para manter o cliente vinculado ao supermercado, provavelmente os cartões com maior vantagem sejam o private label ou o co-branded. Vale a pena mencionar também que você poderá oferecer diferentes opções para o cliente, cada um com diferentes vantagens ou mesmo dependendo do limite do cartão de crédito.

Defina quais benefícios serão oferecidos aos clientes

Para que o cartão próprio de supermercado seja atraente para os clientes, é importante planejar quais serão os benefícios oferecidos. Assim, você ativa nos consumidores a sensação de que quanto mais eles comprarem, mais benefícios eles terão, e essa é a receita perfeita para a fidelização de clientes.

Dentre os benefícios que podem ser oferecidos, podemos citar:

  • 40 dias para pagamento das compras;
  • Descontos e vantagens em lojas parceiras;
  • Descontos em cinemas e teatros;
  • Parcelamento da fatura;
  • Fatura digital;
  • Acúmulo de pontos que podem ser trocados por descontos ou recompensas;
  • Programa acelerador de pontos (em que o cliente paga um valor mensal ou mesmo um adicional de 1% do valor da fatura e que dê direito ao dobro ou a mais pontos);
  • Cartões adicionais;
  • Anuidade mais barata ou mesmo isenção da taxa a partir de determinado valor de compra;
  • Delivery grátis a partir de determinado valor em compra;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Acúmulo de milhas;
  • Seguros (viagem, pessoal, automóvel, residência).

Como você deve ter percebido, você pode oferecer muitas vantagens aos seus clientes para convencê-los de que ter um cartão próprio de supermercado é um bom negócio. Além disso, é possível oferecer diferentes tipos de cartões com diferentes vantagens e deixar o cliente escolher qual é o melhor para ele.

Ofereça o cartão próprio de supermercado aos clientes

Para que a estratégia do cartão próprio de supermercado funcione é preciso que os clientes estejam cientes das vantagens que eles podem ter. Portanto, capriche na divulgação do cartão.

Para isso você poderá utilizar o perfil do supermercado nas redes sociais, fazer parceria com as lojas do varejo que sejam parceiras, anunciar na rádio personalizada do supermercado, ter promotores disponíveis no supermercado para que os clientes tirem dúvidas e para fazer avaliação de crédito e no encarte de supermercado.

O importante nesta etapa é escolher o canal que melhor converse com o seu cliente. Além disso, adotar diferentes formas de divulgação poderá ser um diferencial, assim você garante que vai conseguir atingir diferentes públicos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

21 Textos prontos para hortifrúti de supermercado, confira

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV). Acredite, se…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Qualidade no atendimento em supermercados: 8 regras do bom atendimento!

Toda pessoa quer ser bem recebida em um ambiente dedicado ao consumo. Se a experiência for agradável durante a visita, é muito provável que as chances de compra aumentem. Lembre-se disso para investir cada vez mais em práticas que garantam a qualidade no atendimento em supermercados. Clientes satisfeitos com essa etapa do relacionamento não hesitarão…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos