Por Nayara Santos em 13.12.2022

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira.

Esse conhecimento pode fazer toda a diferença nos resultados do seu supermercado, afinal, qual empreendedor não gosta de lucrar mais? E, do ponto de vista do cliente, é sempre bom ir ao supermercado e não precisar andar pela loja toda para encontrar aquilo que procura.

Existem diversas ferramentas e técnicas que os donos de supermercados podem utilizar para fazer a exposição de produtos de forma inteligente e que turbine os seus resultados. Lembre-se que oferecer os produtos aos clientes é muito mais do que apenas colocá-los nas prateleiras. 

Mas, se você não sabe nem por onde começar, ou mesmo vem se deparando com dificuldade neste campo, não tem problema. Fizemos esse artigo com as principais dicas para você não errar. Vamos lá?

Por que fazer uma boa exposição de produtos é importante?

Antes de mais nada, é importante que você entenda a importância de fazer uma boa exposição de produtos. Para ficar fácil de entender daremos um exemplo. 

No primeiro cenário, você vai fazer compras e se depara com um supermercado bem arejado, com espaço para circulação, com iluminação adequada, uma música agradável e prateleiras bem organizadas. Já no segundo cenário, você se depara com corredores apertados, que dificultam a circulação, prateleiras vazias ou mal organizadas que dificultam você encontrar o que procura e corredores escuros.

E então, em qual desses dois lugares você ia preferir fazer as suas compras? E em qual deles você passaria maior tempo? Ainda, qual deles você voltaria para comprar novamente? 

Provavelmente no primeiro cenário, certo? Com esse exemplo fica fácil de perceber que diversos fatores podem interferir na experiência de compra do cliente, incluindo a forma como os produtos são expostos. Diante disso, fica claro que é muito importante acertar na exposição dos itens na sua loja se você quiser agradar os clientes e aumentar as vendas.

Como fazer uma boa exposição de produtos no supermercado

Para conseguir uma boa exposição de produtos no supermercado, é importante focar na experiência de compra que o cliente terá. Se a experiência for boa, o cliente passará mais tempo na sua loja, aumentando o ticket médio, e ainda fará uma boa propaganda do seu negócio para as pessoas conhecidas. Vamos às dicas práticas.

1. Tenha um plano de organização

Não tem outra forma de conseguir expor os produtos de forma eficaz sem planejamento. Por isso, a nossa primeira dica é justamente que você prepare um plano de organização. Assim, você criará uma espécie de roteiro para o cliente seguir enquanto ele estiver na loja.

No planejamento você deve definir uma série de pontos, tais como:

  • Quais serão os setores do supermercado;
  • Quanto espaço qual setor terá na loja;
  • Qual a ordem em que os setores serão colocados;
  • Quantidade de itens nas prateleiras (empilhamento, espaço que será ocupado na prateleira);
  • Separação conforme sabor ou aroma, marca, tamanho da embalagem;
  • Como as promoções serão destacadas e posicionadas nas prateleiras e na loja;
  • Como os produtos mais procurados devem ser posicionados e se eles ficarão distantes da entrada da loja ou não;
  • Como destacar os produtos com maior retorno podem ser deixados em evidência;
  • Qual será o layout da frente de caixa;
  • Quais itens devem ser posicionados próximos um do outro porque são geralmente comprados juntos.

Muitas dessas informações podem ser obtidas com a análise dos relatórios de vendas. Por exemplo, você poderá entender quais os produtos que os seus clientes compram sempre junto. Ou mesmo quais os itens que possuem maior saída em determinados dias da semana ou períodos do mês.


Assim, você saberá não apenas como fazer a exposição de produtos, mas também te ajudará no planejamento de promoções.

2. Níveis das prateleiras

Outra dica importante para a exposição de produtos no supermercado são os níveis das prateleiras. Geralmente, os produtos com maior margem de lucro devem ser posicionados na altura dos olhos, sendo esse posicionamento o mais importante, já que é o local que o cliente vê primeiro quando entra em um corredor.

Situação semelhante ocorre com a prateleira que fica na linha da cintura, que é o segundo ponto para onde o cliente olha. Por isso, exponha produtos e marcas de também possuam uma boa margem de lucro e sejam bastante procurados pelos consumidores.

Já a prateleira acima da cabeça é pouco visualizada, podendo ser utilizada para produtos de menor interesse pelo cliente. Já abaixo da linha da cintura, é geralmente utilizada pelos produtos com maior procura, seja pelo preço ou por serem itens essenciais, mas que possuem uma margem de lucro menor. E a última prateleira, que fica praticamente na linha do chão, é mais utilizada para produtos pesados.

Outro ponto fundamental neste quesito, é lembrar que as crianças também são clientes em potencial. Por isso, os setores com produtos destinados para esse público devem ser pensados de forma que os itens com maior retorno fiquem na linha dos olhos delas. Vale lembrar que a marca precisa ficar virada para frente, independente do nível de prateleira que ele esteja.

3. Tenha um bom layout

Como você deve ter percebido na nossa primeira dica de exposição de produtos no supermercado, ter um bom layout na sua loja pode fazer toda a diferença. Isso porque, o layout te ajuda a organizar o supermercado de forma a proporcionar um bom visual e facilitar a compra do cliente.

O ideal é que essa organização obedeça determinadas categorias e quantas subcategorias forem necessárias. Desta forma, se o cliente estiver procurando um determinado tipo de arroz, ele conseguirá encontrar facilmente. 

As categorias são os setores do supermercado, que geralmente são hortifrúti, laticínios, higiene pessoal, limpeza, bebidas, açougue, enlatados e cereais. As subcategorias podem ser pensadas para dividir os produtos por marca, itens mais procurados, aromas, cores, sabores, tamanhos, dentre outros. 

Essa divisão por setores é muito fácil de ser pensada em supermercados maiores, mas pode ser um desafio para os mercadinhos de bairro. Neste caso, o ideal é que você também faça essa subdivisão, mesmo que precise colocar algumas categorias de produtos juntos. Lembrando sempre que produtos de higiene pessoal e de limpeza não devem ser expostos com produtos alimentícios.

4. Se comunique com o cliente

Tanto a falta quanto o excesso de comunicação podem atrapalhar a experiência do cliente. Portanto, foque em oferecer as informações necessárias para que o cliente encontre o que procura na sua loja. 

Dentre as informações que não podem faltar estão o preço dos produtos, identificar adequadamente as promoções e as condições para que elas ocorram. No caso do setor de padaria, deixe claro quando os produtos foram produzidos para que o cliente decida se vale a pena ou não levar o pão, ou o bolo que ele se interessou. E não se esqueça de identificar as seções de forma clara.

Outra dica importante é tomar cuidado com o tamanho das sinalizações e placas que serão utilizadas na comunicação. Lembre-se de que elas devem ser chamativas, mas sem prejudicar a visualização dos produtos e nem a circulação de pessoas pelos corredores do supermercado.

Não sabe como criar as ofertas certas para turbinar as vendas da sua loja? Então confira o nosso guia completo Como criar ofertas para supermercado: 20 exemplos para se inspirar.

5. Fique atento a iluminação

A iluminação do supermercado pode ser a sua melhor amiga quando bem trabalhada, entretanto, se você errar, ela também pode se tornar a sua pior inimiga. Isso porque, uma boa iluminação é essencial para que o cliente seja capaz de ver as características do produto que ele está comprando. 

Portanto, escolha uma iluminação que seja clara e que traga um certo conforto visual. Corredores escuros, apertados, em que o cliente mal consegue ver os itens estão destinados ao esquecimento.

Além disso, a iluminação também pode ser uma ótima ferramenta na hora de destacar produtos que são mais interessantes para você. Isso porque ela pode ser utilizada para direcionar o olhar do cliente para determinados locais, convidando-o a experimentar uma nova marca, fazer degustação, destacar uma promoção, dentre outros.

Por isso, nesta dica de exposição de produtos no supermercado faça uma vistoria pela loja, veja se existem lâmpadas queimadas, ou piscando e troque-as imediatamente. Caso perceba que a iluminação em algum corredor está deixando a desejar, então pode ser necessário fazer mudanças no layout, rever a instalação elétrica ou trocar as lâmpadas por outras mais potentes.

6. Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas e as demandas sazonais são grandes oportunidades para aumentar o ticket médio dos clientes no supermercado. Por isso, é necessário ficar atento para conseguir fazer a exposição de produtos da melhor forma possível. 

Mas, para isso é fundamental se planejar para conseguir atender ao cliente e aumentar as vendas nesses períodos. Escolha quais serão as datas mais importantes e quais serão as estratégias de marketing para cada uma delas. Por exemplo, o Natal é um período em que muitas pessoas têm mais dinheiro e gastam mais com compras de presentes e itens para a comemoração em família.

Por isso, na hora de planejar essas exposições é fundamental caprichar na decoração do interior e da fachada da loja. Seja criativo na hora de criar as ações para esses períodos. Por exemplo, que tal além de expor os produtos de festa junina oferecer a degustação de algum item relacionado à festa? Ou então no Dia das Crianças ter um profissional que faça brincadeiras ou ofereça alguma outra atividade para elas?

Ainda, você pode fazer a decoração da loja com os produtos mais procurados. Um bom exemplo disso são as árvores de Natal feitas com panetones. Assim, ao mesmo tempo em que dá um toque festivo na sua loja, ainda divulga e destaca os produtos que atraem mais clientes.

7. Envolva os seus colaboradores

Ter uma boa equipe, que além de capacidade técnica, também tenha motivação para trabalhar com você pode ser um diferencial no sucesso do seu negócio. Por isso, envolva os seus colaboradores na organização e exposição de produtos. Saiba ouvir as suas ideias e sugestões e reconhecer aquelas que realmente podem funcionar.

Afinal de contas, eles são os responsáveis pela organização e reposição de produtos, e quem geralmente está em contato direto com o cliente. Com motivação, eles provavelmente trabalharão duro para deixar a seção, além de organizada, também limpa.

Vale lembrar também que promover cursos e treinamentos para os novos colaboradores, bem como ter um plano de reciclagem para os colaboradores mais antigos é essencial. Novas técnicas sempre podem ser aprendidas, e quando os seus colaboradores adquirem novos conhecimentos, eles vão querer colocá-los em prática. 

Você também pode incentivar o aprimoramento e a formação desses colaboradores, sem necessariamente precisar gastar. Isso pode ser feito com a flexibilização da escala e horário de trabalho para aqueles que estudam, ou mesmo utilizando vídeos gratuitos, disponíveis no YouTube, para ministrar treinamentos.

8. Produtos complementares devem ficar próximos

Outra dica na hora de preparar a exposição de produtos no supermercado é deixando os produtos complementares próximos. Essa técnica é chamada de cross merchandising. Desta forma, quando o cliente for comprar um item, se sentirá tentado a levar algo que complemente a refeição.

Um exemplo clássico disso são os pacotinhos de queijo ralado, os pacotes de macarrão, os extratos e molhos de tomate. Pode perceber que todos estão na mesma seção do supermercado, facilitando que o cliente encontre aquilo que procura e ainda estimulando a compra por impulso.

Mas isso pode ir muito além do óbvio. Por exemplo, um supermercado descobriu que muitos consumidores homens compravam fraldas para bebês e cervejas. Isso acontecia porque enquanto as mães ficavam em casa cuidando dos filhos pequenos, os pais iam ao supermercado para comprar as fraldas. 

Uma vez que isso foi percebido, o supermercado começou a apostar no cross merchandising para expor esses produtos próximos. Assim, além de facilitar a compra do cliente, a loja ainda conseguiu aumentar as vendas.

9. Destaque os itens em promoção

Os produtos em promoção devem ser expostos em pontos estratégicos dentro do seu supermercado. Lembre-se que assim como as promoções podem ser utilizadas para aumentar a rotatividade de itens parados no estoque, elas também possuem o intuito de atrair clientes para a sua loja.

Isso significa que o cliente será atraído para a sua loja por determinadas ofertas. Uma vez que você consiga fazer o cliente entrar no seu supermercado, chegou o momento de convencê-lo a comprar mais. Por isso o posicionamento das promoções é importante. Utilize carrinhos móveis e deixe os itens em promoção próximos de seções do supermercado que você queira aumentar as vendas.

Outra estratégia é deixar alguns produtos mais procurados no fundo da loja. Assim, você faz com que o cliente ande mais pela loja e fique exposto a mais produtos, o que aumenta as chances dele comprar mais.

Além disso, junto com essa medida, você também deve implementar técnicas de marketing sensorial e também pode investir em uma rádio indoor. O marketing sensorial ajuda a deixar o ambiente da loja mais agradável, fazendo com que o cliente queira passar mais tempo comprando.

Isso fica ainda mais evidente quando falamos de música ambiente. Escolhendo a trilha sonora certa você agrada ao cliente, reforça a sua marca e ainda aumenta as suas vendas. Aqui, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre essa poderosa ferramenta de marketing.

Erros na hora de fazer a exposição de produtos no supermercado

Agora que você já sabe como fazer a exposição de produtos no supermercado da melhor maneira, é fundamental ficar atento aos erros mais comumente cometidos. Assim, você prestará mais atenção na hora de planejar a exposição dos produtos na sua loja e não correrá o risco de errar.

Destacar produtos pouco procurados

O primeiro item da nossa lista de erros é dar destaque para os produtos errados. Se você sempre analisa os relatórios gerenciais e faz a curva abc, você com certeza já sabe quais são os produtos mais procurados pelos seus clientes, os produtos mais importantes para o seu negócio e os produtos que estão parados no estoque.

Conseguir vender esses itens parados, que tem pouca (ou nenhuma) saída é fundamental para que você previna perdas e não tenha grandes prejuízos. A melhor ferramenta para isso é com promoções e atraindo a atenção do seu cliente para esses itens. Entretanto, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer isso.

Mudar completamente o layout da sua loja apenas para vender esses itens de menor procura pode resultar em uma queda nas suas vendas. Lembre-se que os clientes não vão até o supermercado atrás desses itens, portanto, não dê a eles um destaque maior do que o dos produtos mais procurados.

Organização aleatória dos produtos

A exposição de produtos em um supermercado deve ser muito bem pensada e planejada de uma forma que faça algum sentido para quem entrar na sua loja. Por isso, siga uma ordem, crie seções, deixe produtos iguais de marcas diferentes juntos, como se fosse um tipo de roteiro para o consumidor fazer as compras.

Essas medidas simples fazem com que o cliente seja capaz de encontrar os itens que estão na lista de compras e que ele consiga comparar marcas, sabores, preços, dentre outros. Deixar os produtos dispostos nas prateleiras de modo aleatório, além de tornar a experiência de compra péssima, ainda será um verdadeiro pesadelo na hora de fazer a reposição das prateleiras e o balanço do estoque.

Outra dica que pode ser importante é entender qual é o sentido em que os clientes fazem as compras. Desta forma, você poderá deixar nos primeiros corredores os produtos mais pesados, que ficarão no fundo do carrinho. Essa medida bastante simples pode fazer bastante diferença para o cliente, que não precisará organizar o carrinho para colocar esses itens sem estragar os demais produtos que já estão no carrinho.

Não conhecer o seu público-alvo

Se você quer realmente aumentar as suas vendas, fidelizar e atrair novos clientes para a sua loja, é fundamental conhecer o seu público-alvo e o que ele procura. Por mais que um supermercado seja um local em que pessoas de todos os sexos, idades e classes sociais façam compras, é bem possível que você tenha um número maior de clientes desse ou daquele grupo.

Por exemplo, se o seu negócio está localizado em um bairro de classe alta da sua cidade, provavelmente esse será o seu público-alvo. Provavelmente essas pessoas estarão interessadas em uma maior diversidade de produtos, em comprar itens importados, em encontrar soluções tecnológicas para facilitar a compra.

Conhecer o público-alvo e saber como atendê-lo é fundamental na hora de expor os produtos. Isso porque, é ele que indicará quais os itens que merecem maior destaque nas promoções, na hora de organizar e planejar o layout da loja. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Frases para Supermercado: 7 frases para conquistar o cliente

 Sabe aquelas frases para supermercado que chamam a atenção nas gôndolas quando você faz as compras do mês? Ou mesmo que te convencem a ir até um supermercado apenas para conferir o que foi anunciado? Pois elas são parte importante das estratégias de marketing para atrair a clientela, colocar a concorrência de lado e…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Slogan para supermercado: veja 14 exemplos e como criar o ideal

 Veja aqui alguns exemplos de slogan para supermercado: Economia de verdade é no Mercantil Quero Mais! Hortifruti Opa, mais sabor na sua vida. Supermercado Verdí Bairro, nosso compromisso é com a sua satisfação! Mercado Itamaraty, o ponto certo da economia! Conveniência Ponto Certo, o lugar certo para você economizar! Supermercado Menegussi, comprar bem é…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos