Por Nayara Santos em 11.01.2022

Como aumentar as vendas do supermercado: 14 dicas práticas

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Quer aumentar as vendas do supermercado e ganhar mais dinheiro com o seu negócio? Fazer isso é possível, mas exige que você utilize e coloque em prática as estratégias corretas. Afinal, estamos falando de um supermercado, que é o tipo de estabelecimento em que as pessoas compram sempre, mesmo em situações de crise.

Foi pensando em ajudá-lo a impulsionar as vendas no seu supermercado que desenvolvemos este artigo. Nele você irá encontrar todas as dicas necessárias para garantir o sucesso do seu negócio! Temos a certeza de que elas serão muito úteis!

1. Conheça os seus clientes

A nossa primeira dica para aumentar as vendas do supermercado é conhecer bem os seus clientes. Personalizar as experiências é essencial para que as pessoas se sintam mais à vontade para comprar no seu supermercado. Em estabelecimentos menores, como os localizados em bairros, por exemplo, é mais fácil de conhecer cada consumidor em sua particularidade.

No entanto, em supermercados maiores, nos grandes centros, esse contato mais próximo demanda um pouco mais de trabalho, mas não é uma tarefa impossível. Se o seu supermercado possui um perfil nas redes sociais, você poderá simplesmente consultar os relatórios com indicadores de gênero, perfil e outras informações. Você poderá também fazer uma pesquisa rápida com os consumidores que frequentam a sua loja. Oferece algum tipo de cartão de fidelidade ou aplicativo? Então acessar essas informações também será fácil. 

Somente conhecendo essas informações é que será possível traçar estratégias sólidas de marketing digital. Esses dados também podem ser utilizados dentro do supermercado para outras estratégias, como a organização de prateleiras ou a criação de promoções, por exemplo.

2. Melhore o ambiente para aumentar as vendas

Para aumentar as vendas de supermercado, melhorar o ambiente do estabelecimento também é importante. Algo que deve ser pensado, por exemplo, é a questão de organização das gôndolas, que deve ser feita de forma estratégica, para que as pessoas encontrem facilmente os produtos que desejam adquirir.

Também é uma boa prática preparar o ambiente por meio de ações de marketing de experiência. Para isso, você pode apostar no uso de uma rádio indoor, para que sejam reproduzidas playlists personalizadas no seu supermercado.

Além de músicas agradáveis de ouvir, você também poderá reproduzir jingles, spots e vinhetas com promoções. Tudo isso tornará a experiência das pessoas muito mais agradável.

3. Aposte em estratégias para fidelizar clientes

Já dizia Kotler, “fidelizar um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. O que o pai do marketing deseja dizer com isso é que você deixa de investir em estratégias de atração quando têm consumidores fiéis. Logo, os lucros do seu negócio aumentaram de forma significativa.


Para fidelizar clientes, você pode criar ações simples, como cartões que recebem carimbos cada vez que uma compra é realizada. Quando forem completadas uma quantidade X de visitas ao mercado, o consumidor ganha um brinde ou desconto. Vale lembrar que isso também pode ser feito virtualmente, por meio de aplicativos.

Outras ações simples podem ser realizadas, como a entrega grátis na casa do cliente a partir de um valor X em compras, por exemplo. Esse é um diferencial que pode valer a pena para o consumidor e fazer com que eles fechem negócios com o seu negócio.

Ainda, você pode criar clubes de fidelidade, em que o cliente se cadastra, seja na loja, site ou aplicativo, e tem acesso a promoções e descontos exclusivos.

4. Contrate uma rádio personalizada

Com a rádio personalizada para supermercados, você consegue divulgar suas ofertas de forma rápida e prática. Essa pode ser uma medida que irá facilitar muito o dia-a-dia, permitindo ainda fazer promoções com mais frequência e garantindo que todos os clientes tenham conhecimento sobre a oferta.

Além disso, você também pode divulgar comunicados diversos. Podemos citar como por exemplo, o comunicado de que não é permitido abrir as embalagens e consumir os produtos no interior da loja, dessa forma você evita a perda de produtos. Outro comunicado pode ser referente às formas de pagamento aceitas pelo supermercado e convidar os seus clientes a fazerem o cartão da loja para desfrutarem de vantagens exclusivas.

A rádio personalizada é uma poderosa ferramenta que te ajuda a proporcionar uma experiência agradável para o cliente durante o período de compras. Isso ocorre porque com o uso da música certa, você diminui o estresse, aumentando a sensação de bem-estar e, consequentemente, aumentando o tempo de permanência dos clientes no interior da loja, o que faz com que eles comprem mais e recomendem o supermercado aos amigos por conta da experiência vivida.

5. Incentive as estratégias de compras por impulso

As estratégias de compras por impulso também devem ser incentivadas para aumentar as vendas no seu supermercado. A ideia é que as pessoas não comprem apenas aquilo que elas tinham planejado, mas também outros produtos, fazendo com que o seu ticket médio aumente.

Para isso, é preciso que os produtos com maior potencialidade de gerar compras por impulso sejam colocados em destaque. É o caso de guloseimas, como doces e chocolates, por exemplo, que podem ser distribuídos estrategicamente em gôndolas especiais e em locais em que há maior circulação de pessoas.

O mesmo vale para produtos que estiverem em promoção, como combos especiais. Eles também precisam ser dispostos em locais estratégicos, para que todos possam ver e fazer a compra por impulso.

6. Adote táticas para movimentar produtos parados

Se você já tem experiência em supermercado, deve saber que alguns produtos costumam ficar parados por mais tempo, não é mesmo? Esse é um problema grave, que pode trazer prejuízo, caso eles percam a data de validade antes de serem vendidos.

Adotar táticas para movimentar produtos parados, portanto, é algo essencial e que deve ser feito no seu negócio para aumentar as vendas e evitar os prejuízos. Uma das ações que podem ser realizadas é a criação de promoções especiais, como o famoso compre 2 e leve 3.

Ao adotar estratégias como essa, você aumenta as chances dos produtos parados serem vendidos. Isso é muito importante para não levar prejuízo e ainda ter que desperdiçar alimentos.

Algo semelhante pode ser feito com os produtos que estiverem com a data de validade próxima. A nossa dica aqui é separar um espaço no supermercado para colocar esses produtos, oferecendo-os com um bom desconto. Entretanto, é fundamental deixar um comunicado interno ou alguma placa dizendo que aqueles produtos possuem data de validade próxima. 

7. Aposte em estratégias de marketing diversificadas

Não podemos falar em aumentar as vendas de supermercado sem citar as estratégias de marketing. Afinal, são elas que conseguem atrair e fidelizar clientes nos estabelecimentos desse tipo.

É importante, no entanto, diversificar as suas estratégias em diferentes canais. As redes sociais, por exemplo, são uma excelente opção para fazer anúncios de produtos e ofertas, permitindo atingir o seu público-alvo de forma mais certeira. Mas, isso não quer dizer que outras mídias não possam ser exploradas.

Criar folhetos para distribuir em locais estratégicos e também deixar na porta do supermercado é uma ideia que sempre dá certo e faz com que as pessoas que estão pesquisando preços vão até o estabelecimento.

Também podem ser feitos anúncios em emissoras de rádio e TV locais, bem como jornais e portais de notícias. Esse tipo de mídia é muito consumida por pessoas de diversas idades, perfis e classes sociais. Como todos eles precisam comprar alimentos, com certeza o ramo supermercadista é uma das áreas em que ainda vale o investimento em mídias tradicionais.

A inovação, no entanto, ocorre quando você é o dono da sua própria mídia, como um rádio indoor, que comentamos anteriormente. Ela funciona como uma verdadeira emissora de rádio, dentro do seu supermercado, servindo como uma importante ferramenta de marketing.

8. Faça alterações no layout

Você já parou para pensar na importância do layout para aumentar as vendas do seu supermercado? Se você não pensou nós te dizemos, ele é fundamental. Um supermercado bem organizado, com os itens dispostos nos lugares corretos, é capaz de fazer maravilhas.

Por isso, se você ainda não fez isso, é hora de implementar algumas mudanças. A dica aqui é deixar os produtos mais procurados nas prateleiras mais distantes da entrada da loja. Desta forma, os clientes que buscam por esses produtos terão de percorrer uma área maior do supermercado e, provavelmente, vão acabar comprando algo que não estava na lista.

Além disso, a organização de produtos nas prateleiras também é essencial. Ela permite que você chame a atenção do olhar do cliente para os produtos que sejam mais interessantes para você. Por exemplo, os itens com melhor margem de lucro devem ficar sempre na altura dos olhos, que são as primeiras prateleiras que os clientes olham.

Na hora de planejar o novo layout da sua loja, lembre-se apenas de que é preciso manter um espaço suficiente nos corredores para que os clientes possam circular. Corredores apertados e mal iluminados desencorajam as pessoas a procurar qualquer coisa.

E por último, mas não menos importante, não tenha medo de errar no layout. Lembre-se, essa é a apenas a forma como a loja está organizada. Se não funcionar, é só mudar de novo.

9. Ofereça degustações

Uma forma de encorajar o seu cliente a comprar mais é oferecendo degustação de produtos. Você poderá oferecer as pequenas porções de produtos que ofereçam uma boa margem de lucro, como é o caso dos produtos de fabricação própria vendidos na padaria.

Entretanto, para que essa medida tenha o efeito desejado e realmente aumente as vendas do seu supermercado, é importante tomar alguns cuidados. Lembre-se que os produtos precisam ser cuidadosamente preparados e manipulados, ofereça a degustação em horários de maior movimento, mantenha uma boa circulação no local da degustação e tenha profissionais preparados para trabalhar nessa ação.

10. Aproveite as datas comemorativas e a sazonalidade 

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de festejar as datas comemorativas. Portanto, aproveite para aumentar as vendas do seu supermercado nesses períodos. Para isso, você poderá apostar em uma organização diferenciada, separando setores inteiros para quem está procurando produtos específicos.

As principais datas que podem ser aproveitadas são: carnaval, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, páscoa, Natal, Reveillon e festa junina. Entretanto, você também pode fazer ofertas diferenciadas durante a Black Friday, no dia do consumidor, ou em qualquer outra data que seja importante para o seu negócio.

Aproveite também a sazonalidade de produtos para conseguir aumentar o ticket médio dos seus clientes. O início do ano letivo é excelente para vender material escolar. Nas férias de dezembro e janeiro foque em vender produtos para praia e protetores solares. No inverno foque nos casacos, meias, chás, fondue.

O importante aqui é soltar a criatividade e preparar a sua loja de uma forma que atraia a atenção do cliente, fazendo com que ele tenha a curiosidade de conferir de perto os produtos.

11. Foque as ações nos produtos certos

Para aumentar as vendas do supermercado você precisa focar as suas estratégias nos produtos certos. Não é porque você é um grande fã de sucos naturais e não toma refrigerante que os seus clientes também sejam assim. 

Por isso, é fundamental conhecer quais são os produtos que são mais procurados pelos seus clientes e quais deles possuem uma maior representatividade nos lucros da sua loja. Isso pode ser feito através da curva abc. 

Depois de conhecer quais são esses produtos, é hora de dar maior destaque para eles. Fazendo promoções desses itens você conseguirá atrair mais pessoas para a sua loja, e sem dúvida alguma, vai acabar vendendo mais.

12. Utilize a tecnologia

Implementar soluções tecnológicas no seu supermercado pode ser um bom diferencial frente a concorrência. Isso porque, existem diferentes tecnologias que podem ser utilizadas em supermercados.

Um bom exemplo é uma Adega Inteligente, que auxilie o cliente a encontrar o vinho que ele procura, e a harmonizá-lo da melhor forma possível. Outra novidade é oferecer aos seus clientes a possibilidade de fazer um tour 360° dentro do seu supermercado. 

Você ainda pode optar por soluções práticas, que irão facilitar (e até mesmo revolucionar) a forma como os seus clientes fazem compras. O self checkout, em que o cliente é o responsável por passar os itens no leitor de código de barras e fazer o pagamento é um deles. Outra opção é a implementação do PIX como forma de pagamento.

13. Tenha um perfil nas redes sociais

Foi-se o tempo em que era possível ter uma empresa e não fazer parte de nenhuma rede social. Hoje em dia esse é um dos principais canais de comunicação com o cliente, como, inclusive, já mencionamos anteriormente. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

  • Proximidade com o cliente: o seguidor consegue acompanhar todas as novidades que estão sendo implementadas no supermercado, quais as ofertas, as novas seções, os novos layouts da loja, e qualquer outra ação que você esteja promovendo;
  • Retorno rápido: você consegue avaliar a reação do cliente às publicações e novidades de forma quase que instantânea. Afinal, pelos comentários, reações e compartilhamentos (ou a falta deles), você já saberá o que o seguir pensa;
  • Se tornar autoridade no assunto: com o compartilhamento de informações e conteúdos que sejam úteis para os clientes você passará a ser visto como uma autoridade no assunto. Isso significa que sempre que o cliente precisar de um supermercado ou alguma informação, ele irá considerar o seu conteúdo como confiável e irá interagir com ele.

Para que essa estratégia funcione é importante que haja um planejamento do conteúdo que será publicado. Além disso, a escolha de qual rede social utilizar também vai fazer toda a diferença para aumentar as vendas do supermercado. Isso porque, cada um possui um público diferente.

14. Ofereça uma experiência omnichannel

A nossa última dica de como aumentar as vendas do supermercado é oferecer aos clientes uma experiência omnichannel. Esse é um conceito que significa “todos os canais”, ou seja, a sua marca estará disponível para o cliente em diferentes canais, tais como a loja física, e-commerce, delivery, retirada na loja, pagamento online ou em dinheiro.

Com ela o cliente pode escolher a forma como ele quer se relacionar com o supermercado. Por exemplo, ele pode fazer a compra online, pagar na loja e solicitar o delivery dos produtos em outro endereço. Ou seja, você dá liberdade para que o consumidor decida o que é mais vantajoso para ele.

Essa estratégia se tornou ainda mais importante com o aumento das compras online. Já que muitos clientes migraram para as plataformas digitais. Portanto, se você quiser se manter na frente da concorrência, precisa conhecer as tendências para supermercado. Você consegue ver mais detalhes no nosso e-book gratuito Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?.

Vale a pena dizer que isso não significa abandonar todas as estratégias para aumentar as vendas na loja. Pelo contrário, você pode investir em ações que estimulem o cliente a visitar a loja física. Por exemplo, o cliente que fizer compra online e retirar os produtos na loja não paga frete, ou então com a distribuição de cupons de desconto que só podem ser utilizados nas lojas físicas.

Assim, você incentiva o cliente a ir até o supermercado e, neste momento, com o auxílio de todas as dicas que demos nesse artigo, você conseguirá fazer com que ele compre mais e ainda seja fidelizado. O melhor dos dois mundos, não é mesmo?

Nesse artigo você conheceu 14 dicas práticas de como aumentar as vendas do seu supermercado. É importante dizer que não há a necessidade de colocar em prática todas ao mesmo tempo. Para decidir qual é a melhor ou a mais facilmente aplicada, faça uma análise da sua loja, uma boa ferramenta para isso é a análise SWOT. E não tenha medo de errar, afinal de contas, é através dessas experiências que o nosso lado criativo aflora e as melhores soluções surgem.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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