Por Nayara Santos em 29.03.2022

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem.

Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se destacar da concorrência e fazer com que o cliente prefira comprar no seu supermercado. Por isso, preparamos esse artigo com algumas ideias e promoção que você pode fazer no seu supermercado. Confira!

1. Distribua brindes

A distribuição de brindes pode fazer com que o cliente veja uma compra como vantajosa, mesmo que não haja nenhum tipo de desconto no produto. Afinal, ele estará ganhando algo sem precisar pagar mais por isso. 

Os brindes podem ser objetivos que sejam úteis no dia a dia das pessoas, como canetas, cadernos, chaveiros, squeeze, dentre outros. Ou então, você pode aproveitar o lançamento de produtos e promoções dos fornecedores para oferecer esse brinde para o cliente. Assim, se o cliente comprar o produto A, ele leva de brinde o produto B.

2. Oferecer descontos nos itens mais procurados

Oferecer descontos nos itens mais procurados é uma ótima ideia de promoção que poderá atrair muitos clientes para o seu supermercado. Afinal, se as pessoas consomem sempre esses itens, elas ficarão antenadas em oportunidades para adquiri-los pagando menos. Por isso, sempre que preparar o seu jornal de ofertas, inclua alguns desses itens.

Desta forma você consegue levar o cliente até a loja sem grandes esforços. Entretanto, esse é o momento de pensar em ações para fazer com que o cliente passe mais tempo no supermercado e compre mais.

Oferecer um bom atendimento e uma boa experiência de compras é, sem dúvida alguma, algo essencial para isso. Uma das nossas dicas para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado é ter uma rádio personalizada, na qual você possa reproduzir músicas que combinem com a sua marca e com o seu cliente.

É preciso destacar que a música é uma poderosa aliada para influenciar o comportamento do cliente, no nosso guia Influência que a música tem na sua loja a gente te conta tudo em detalhes. Faça o download gratuito agora mesmo.

3. Invista em ofertas exclusivas

Por mais que alguns produtos sejam muito procurados pelos clientes que frequentam o seu supermercado, é natural que cada cliente tenha as suas preferências e os seus itens favoritos. Ou seja, nem sempre aquele item em promoção será atrativo para todos os clientes.


Mas, e se você conseguisse oferecer promoções exclusivas para cada um dos sues clientes, com base nos produtos que eles mais consomem? Isso é possível através do programa de fidelidades do seu supermercado. Com ele, você consegue manter o registro e histórico de compras de cada um dos clientes, saber quais os produtos que eles mais consomem e oferecer descontos nesses produtos apenas para esse cliente.

E, a boa notícia, é que você não precisa fazer isso manualmente, pelo contrário, os sistemas de gerenciamento dos programas de fidelidade já conseguem fazer esse levantamento e aplicar os descontos automaticamente. 

4. Ofertas relâmpago

Quando você cria a sensação de urgência no cliente, a tendência é que você consiga vender mais. Por isso, a próxima ideia de promoção para supermercado que vamos falar é justamente fazer ofertas relâmpago. 

Assim, ao anunciar a oferta para os clientes no supermercado você já fala o preço, que geralmente vem com um bom desconto, e por quanto tempo o cliente poderá aproveitar aquela oferta. Por exemplo, você pode dar 30% de desconto na picanha, mas a oferta vai durar apenas meia hora.

A oferta pode ser divulgada através da sua rádio personalizada e todos os clientes que estiverem na loja ficarão sabendo da oferta. Assim que o cliente tiver acesso a essa informação, sem dúvida alguma, ele vai ficar interessado e poderá comprar o produto por impulso, mesmo que ele não estivesse na lista de compra. Apenas porque o preço está bom.

5. Faça ofertas semanais

Separar um dia da semana e fazer ofertas em determinadas seções ou produtos é uma maneira bastante interessante de ter o supermercado sempre cheio. Por exemplo, na segunda-feira você pode fazer promoção dos itens de mercearia, na terça do hortifrúti, na quarta da padaria, na quinta do açougue, na sexta das bebidas.

Assim, se o cliente quiser aproveitar os diferentes produtos em promoção, terá que ir ao supermercado mais de uma vez na semana. E, quanto mais vezes ele for ao supermercado, mais exposto aos produtos e às ações de marketing que você fizer no supermercado. Ou seja, há mais chances dele comprar mais do que o inicialmente planejado e você aumentar as vendas.

6. Ofereça frete gratuito

Se possui uma loja virtual, além da sua loja física, então oferecer frete gratuito pode ser uma excelente ideia de promoção para atrair mais clientes. Quem faz compras online vê o frete como algo decisivo na hora de escolher em qual loja comprar, e a tendência é que eles optem pelo estabelecimento que não cobra frete.

Para não sair no prejuízo, você pode oferecer o frete gratuito a partir de um determinado valor de compra. Apenas deixe claro para o cliente qual é esse valor para ele se planejar e comprar tudo o que precisa, sem frustrações.

Dica bônus: capriche na divulgação

Como você deve ter percebido, ter uma boa ideia de promoção para supermercado pode ser importante, entretanto, a divulgação é algo essencial, e decisivo, para alcançar o sucesso desejado. Afinal de contas, se o cliente não souber oque acontece no supermercado, ele não tem como aproveitar os preços e condições especiais que você preparou para ele.

Por isso, invista na preparação de jornais de ofertas, anúncios patrocinados nas redes sociais, publicações no perfil do supermercado das redes sociais, parcerias com outros varejistas e na rádio indoor. Cada uma dessas ferramentas conseguirá atingir diferentes públicos e em diferentes momentos da jornada de compras do cliente. Assim, ter uma abordagem que utilize diferentes mídias para a divulgação é importantíssimo.

Quer mais ideias para aumentar as vendas do supermercado? Então confira o nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de festa junina em supermercado: 8 dicas de como fazer

A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles.  Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

19 frases para fachada de supermercado, confira

Utilizar frases chamativas e que sejam atrativas para o cliente na fachada do supermercado pode ser uma boa estratégia. Afinal, essa é, sem dúvida alguma, uma forma de chamar a atenção do cliente e despertar o seu interesse para que ele entre na loja. Para que essa estratégia funcione, o primeiro passo é conhecer bem…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar

A organização por categoria de produtos no supermercado auxilia tanto os gestores quanto os funcionários a tornarem a experiência de compra do cliente melhor. Desta forma, é possível monitorar de perto quais são os produtos mais procurados pelos consumidores que frequentam o seu supermercado. Com essa informação em mãos é possível tomar melhores decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Como aumentar as vendas do supermercado: 14 dicas práticas

Quer aumentar as vendas do supermercado e ganhar mais dinheiro com o seu negócio? Fazer isso é possível, mas exige que você utilize e coloque em prática as estratégias corretas. Afinal, estamos falando de um supermercado, que é o tipo de estabelecimento em que as pessoas compram sempre, mesmo em situações de crise. Foi pensando…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Sacolas retornáveis para supermercados: entenda as vantagens para o seu negócio

As sacolas retornáveis para supermercado já são uma realidade para muitos estabelecimentos pelo país. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de um negócio enxergam a importância disso e como essas sacolas podem ser utilizadas para fazer a divulgação da sua marca. Se este for o seu caso, então esse artigo foi feito para…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Degustação em supermercados: 7 dicas para aumentar as vendas

A degustação em supermercados é uma excelente estratégia para conseguir aumentar as suas vendas e melhorar a saída de determinados produtos. Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso.  Isso porque, a degustação não apenas pode levar o cliente…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Precificação no supermercado: 7 dicas de como fazer

A precificação de produtos em um supermercado é uma importante tarefa dos gestores desse setor. Isso porque, é através dela que você será capaz de tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo. Afinal de contas, cada vez mais os consumidores estão recorrendo à pesquisa de preço antes de irem às compras. Mesmo assim, ainda…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Comunicação visual interna para supermercado: conheça as principais

A comunicação visual interna para supermercado irá te ajudar a sinalizar e identificar todas as seções. Quando bem feita, ela é capaz de melhorar a experiência de compra do cliente, já que ele consegue encontrar todos os itens que estão na sua lista de compras.  Por isso, é fundamental prestar atenção em como você pode…

Por Nayara Santos em 30.03.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos