Atualmente é praticamente impossível ficar de fora do mundo digital. Por isso, se você atua no setor supermercadista e ainda não possui um supermercado digital, chegou o momento de rever isso. Entender o quanto é importante para o seu negócio entrar nesse mundo e a diferença que isso poderá fazer no aumento das vendas provavelmente vão te fazer mudar de ideia rapidamente.
Neste artigo, vamos te contar mais por que investir em um supermercado digital, quais desafios você irá enfrentar no seu caminho e ainda daremos algumas dicas de como iniciar esse mundo. Boa leitura!
Por que investir em um supermercado digital?
Um dos principais motivos pelos quais você deve ter um supermercado digital é porque o comportamento do consumidor mudou, e provavelmente vai mudar ainda mais no pós pandemia. Se antes as pessoas não dispensavam uma visita ao supermercado, agora elas podem conseguir comprar todos os itens da despensa sem precisar sair de casa.
Com o tempo, comprar online acabou sendo a forma preferida de quem não tem muito tempo para ir ao supermercado. Além disso, com a pandemia e as restrições na movimentação das pessoas, levou muita gente a fazer a sua primeira compra online no ano passado. Ou seja, se as compras online já tinham um público cativo, depois da pandemia esse público cresceu bastante.
Vale a pena mencionar que muitas pessoas procuram informações online antes de ir a uma loja física. Ou mesmo fazem pesquisas para decidir qual é o melhor local para fazer as suas compras. Dito isso, é evidente que ficar fora da internet pode ser sinal de perder clientes e ter diminuição nas vendas.
Quais os desafios de vender em um supermercado digital?
Para quem nunca se aventurou no mundo online, montar um supermercado digital pode parecer um desafio maior do que ele realmente é. Não é à toa que a maioria dos supermercados no país ainda não possuem o seu e-commerce.
Claro que é importante se preocupar com diversas coisas, como garantir uma boa navegabilidade para o site, ter um ambiente seguro de pagamento, organização para que o cliente consiga encontrar o que procura, dentre outros. Conheça a seguir alguns dos principais desafios para ter um supermercado digital:
- Integração de sistemas: é fundamental ter um sistema de controle de estoque que esteja integrado com a sua loja virtual. Assim, quando um item não estiver mais disponível, o cliente será informado e não conseguirá comprar o produto. Isso evitará muitas dores de cabeça;
- Logística: o cliente quer agilidade e confiabilidade na entrega. Por isso, é fundamental ter um setor de logística que garanta que as entregas serão realizadas dentro do prazo estipulado e que os produtos serão mantidos nas condições ideais de temperatura durante todo o transporte;
- Segurança para pagamentos: oferecer um canal seguro para pagamentos das compras é fundamental em um supermercado digital. Afinal de contas, se os dados dos seus clientes vazarem do seu site, a sua reputação ficará arruinada e poderá ser o fim do seu e-commerce;
- Qualidade no atendimento: é essencial que você se preocupe em manter um bom atendimento digitalmente. Isso significa resolver problemas com compras, pagamentos e entregas de forma rápida, mantendo sempre o cliente informado de como está o processo.
Como entrar no universo digital?
Agora que você já conhece os principais desafios de ter um supermercado digital, vamos te contar como você faz para ter o seu e-commerce.
1. Conheça os players do mercado
O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado e entender como a sua concorrência está lidando com as compras online. Entre nos sites, simule compras, veja como os produtos são organizados, como o sistema funciona. Desta forma, você terá informação suficiente para conseguir oferecer algo diferenciado para os seus clientes e se destacar do seu concorrente.
2. Conheça a região que será atendida
Delimitar uma área a ser atendida pode ser muito importante, principalmente no início do seu supermercado digital. Portanto, faça uma pesquisa na região, veja quais são as melhores rotas, os horários de maior trânsito, os locais que potencialmente podem ter maior volume de pedidos, como, por exemplo, regiões repletas de condomínios.
3. Mantenha um estoque impecável
O controle de estoque é muito importante para quem quer se aventurar no e-commerce. O cliente não está na loja e está considerando que, se o produto está disponível no site, ele será entregue. Por isso, mantenha um bom controle de estoque e integre os sistemas de automação utilizados no seu supermercado.
4. Capriche na embalagem dos produtos
Quando o cliente faz as compras online, ele espera receber os produtos em bom estado e com boa qualidade. Por isso, capriche nas embalagens para garantir que os produtos não serão danificados e os itens de geladeira serão mantidos refrigerados. Essa também pode ser uma oportunidade de conquistar o seu cliente, afinal de contas, a embalagem é uma forma de divulgação do seu supermercado.
5. Escolha uma plataforma
Escolher a melhor plataforma para a hospedagem do seu supermercado digital é importantíssimo. Existem plataformas específicas para e-commerce, entretanto, é fundamental escolher a certa para o seu negócio. A escolha deve ser feita com base na quantidade de produtos que serão expostos e na quantidade de acessos ao mesmo tempo no site. Por isso, nem sempre o menor preço garante a entrega daquilo que você precisa.
6. Organize o seu supermercado digital
Outro ponto ao qual você deve ficar atento é ter um site bem organizado, permitindo ao cliente encontrar aquilo que ele procura com facilidade. Portanto, assim como é feito na loja física, o supermercado digital também deve ter diferentes seções, bem como mecanismos de buscas eficientes. Desta forma, o cliente poderá procurar por produtos específicos e das marcas preferidas.
7. Entenda como funciona o marketing digital
Uma loja só fica cheia de clientes se as pessoas souberem que ela existe, e é justamente para isso que serve o marketing digital. Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade do seu negócio e para que ele apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca.
Por isso, é importante que você entenda o que são anúncios pagos, como conseguir visitas orgânicas, porque fazer parcerias com outras marcas, como divulgar o seu negócio utilizando as suas redes sociais. Tudo isso ajuda a construir a identidade da sua marca e a fazer com que os clientes a vejam como uma autoridade no assunto.
8. Ofereça diferentes formas de pagamento
Para atrair um maior número de clientes para o seu supermercado digital é importante oferecer diferentes formas de pagamento. Dentre elas podemos citar cartão de crédito, cartão de débito, PayPal, boleto bancário e pagamento via PIX.
Nesta etapa, é preciso ficar atento para garantir que os dados dos clientes estarão seguros, aliás, vale a pena conferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para conseguir manter os dados dos clientes sigilosos.
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