Por Nayara Santos em 14.06.2021

Supermercado digital: veja como entrar no universo digital

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Atualmente é praticamente impossível ficar de fora do mundo digital. Por isso, se você atua no setor supermercadista e ainda não possui um supermercado digital, chegou o momento de rever isso. Entender o quanto é importante para o seu negócio entrar nesse mundo e a diferença que isso poderá fazer no aumento das vendas provavelmente vão te fazer mudar de ideia rapidamente.

Neste artigo, vamos te contar mais por que investir em um supermercado digital, quais desafios você irá enfrentar no seu caminho e ainda daremos algumas dicas de como iniciar esse mundo. Boa leitura!

Por que investir em um supermercado digital?

Um dos principais motivos pelos quais você deve ter um supermercado digital é porque o comportamento do consumidor mudou, e provavelmente vai mudar ainda mais no pós pandemia. Se antes as pessoas não dispensavam uma visita ao supermercado, agora elas podem conseguir comprar todos os itens da despensa sem precisar sair de casa.

Com o tempo, comprar online acabou sendo a forma preferida de quem não tem muito tempo para ir ao supermercado. Além disso, com a pandemia e as restrições na movimentação das pessoas, levou muita gente a fazer a sua primeira compra online no ano passado. Ou seja, se as compras online já tinham um público cativo, depois da pandemia esse público cresceu bastante.

Vale a pena mencionar que muitas pessoas procuram informações online antes de ir a uma loja física. Ou mesmo fazem pesquisas para decidir qual é o melhor local para fazer as suas compras. Dito isso, é evidente que ficar fora da internet pode ser sinal de perder clientes e ter diminuição nas vendas.

Quais os desafios de vender em um supermercado digital?

Para quem nunca se aventurou no mundo online, montar um supermercado digital pode parecer um desafio maior do que ele realmente é. Não é à toa que a maioria dos supermercados no país ainda não possuem o seu e-commerce.

Claro que é importante se preocupar com diversas coisas, como garantir uma boa navegabilidade para o site, ter um ambiente seguro de pagamento, organização para que o cliente consiga encontrar o que procura, dentre outros. Conheça a seguir alguns dos principais desafios para ter um supermercado digital:

  • Integração de sistemas: é fundamental ter um sistema de controle de estoque que esteja integrado com a sua loja virtual. Assim, quando um item não estiver mais disponível, o cliente será informado e não conseguirá comprar o produto. Isso evitará muitas dores de cabeça;
  • Logística: o cliente quer agilidade e confiabilidade na entrega. Por isso, é fundamental ter um setor de logística que garanta que as entregas serão realizadas dentro do prazo estipulado e que os produtos serão mantidos nas condições ideais de temperatura durante todo o transporte;
  • Segurança para pagamentos: oferecer um canal seguro para pagamentos das compras é fundamental em um supermercado digital. Afinal de contas, se os dados dos seus clientes vazarem do seu site, a sua reputação ficará arruinada e poderá ser o fim do seu e-commerce;
  • Qualidade no atendimento: é essencial que você se preocupe em manter um bom atendimento digitalmente. Isso significa resolver problemas com compras, pagamentos e entregas de forma rápida, mantendo sempre o cliente informado de como está o processo.

Como entrar no universo digital?

Agora que você já conhece os principais desafios de ter um supermercado digital, vamos te contar como você faz para ter o seu e-commerce.

1. Conheça os players do mercado

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado e entender como a sua concorrência está lidando com as compras online. Entre nos sites, simule compras, veja como os produtos são organizados, como o sistema funciona. Desta forma, você terá informação suficiente para conseguir oferecer algo diferenciado para os seus clientes e se destacar do seu concorrente.

2. Conheça a região que será atendida

Delimitar uma área a ser atendida pode ser muito importante, principalmente no início do seu supermercado digital. Portanto, faça uma pesquisa na região, veja quais são as melhores rotas, os horários de maior trânsito, os locais que potencialmente podem ter maior volume de pedidos, como, por exemplo, regiões repletas de condomínios.

3. Mantenha um estoque impecável

O controle de estoque é muito importante para quem quer se aventurar no e-commerce. O cliente não está na loja e está considerando que, se o produto está disponível no site, ele será entregue. Por isso, mantenha um bom controle de estoque e integre os sistemas de automação utilizados no seu supermercado.

4.  Capriche na embalagem dos produtos

Quando o cliente faz as compras online, ele espera receber os produtos em bom estado e com boa qualidade. Por isso, capriche nas embalagens para garantir que os produtos não serão danificados e os itens de geladeira serão mantidos refrigerados. Essa também pode ser uma oportunidade de conquistar o seu cliente, afinal de contas, a embalagem é uma forma de divulgação do seu supermercado.

5. Escolha uma plataforma

Escolher a melhor plataforma para a hospedagem do seu supermercado digital é importantíssimo. Existem plataformas específicas para e-commerce, entretanto, é fundamental escolher a certa para o seu negócio. A escolha deve ser feita com base na quantidade de produtos que serão expostos e na quantidade de acessos ao mesmo tempo no site. Por isso, nem sempre o menor preço garante a entrega daquilo que você precisa.

6. Organize o seu supermercado digital

Outro ponto ao qual você deve ficar atento é ter um site bem organizado, permitindo ao cliente encontrar aquilo que ele procura com facilidade. Portanto, assim como é feito na loja física, o supermercado digital também deve ter diferentes seções, bem como mecanismos de buscas eficientes. Desta forma, o cliente poderá procurar por produtos específicos e das marcas preferidas.

7. Entenda como funciona o marketing digital

Uma loja só fica cheia de clientes se as pessoas souberem que ela existe, e é justamente para isso que serve o marketing digital. Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade do seu negócio e para que ele apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca. 

Por isso, é importante que você entenda o que são anúncios pagos, como conseguir visitas orgânicas, porque fazer parcerias com outras marcas, como divulgar o seu negócio utilizando as suas redes sociais. Tudo isso ajuda a construir a identidade da sua marca e a fazer com que os clientes a vejam como uma autoridade no assunto. 

8. Ofereça diferentes formas de pagamento

Para atrair um maior número de clientes para o seu supermercado digital é importante oferecer diferentes formas de pagamento. Dentre elas podemos citar cartão de crédito, cartão de débito, PayPal, boleto bancário e pagamento via PIX.

Nesta etapa, é preciso ficar atento para garantir que os dados dos clientes estarão seguros, aliás, vale a pena conferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para conseguir manter os dados dos clientes sigilosos. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Ponta de gôndola de supermercado: veja como ela pode aumentar suas vendas

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no aumento das vendas do supermercado e a ponta de gôndola é uma delas. Como é um local de destaque e que é facilmente visualizado pelos clientes, ela permite que você dê um maior destaque aos produtos conforme a estratégia que você esteja utilizando. Se você ainda não investe…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

O sistema de som para supermercado tem um papel importante para conseguir levar a música e os anúncios para todos que estejam fazendo compras. Garantir que o som seja uniforme em todo o ambiente, evitando distorções e volume muito alto ou muito baixo podem fazer toda a diferença para algumas ações de marketing que você…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional. Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Como organizar os produtos no supermercado: Conheça 10 técnicas

Saber como organizar os produtos no supermercado vai muito além de fazer com que o cliente encontre aquilo que ele procura. Mas sim, faz parte da experiência de compra e de convencer o cliente a levar produtos que não estavam na lista de compras. Por isso, é fundamental que todo gestor e dono de supermercado…

Por Nayara Santos em 12.11.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos