Por Nayara Santos em 17.07.2020

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional.

Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência e melhorar a experiência do cliente? Para isso, é essencial ter um time formado por quem veste a camisa da empresa e se identifica com o que faz, não é? Digamos que é um pré-requisito.

Como atrair talentos então? Neste post, vamos compartilhar dicas do que levar em conta para um processo de recrutamento bem-sucedido. Esperamos que elas ajudem a guiar o seu caminho rumo a uma contratação de peso. Acompanhe!

Entender a experiência necessária para o negócio

Para que todo o processo seja efetivo, é importante entender qual é a experiência necessária a fim de suprir a função da melhor forma possível. É preciso avaliar tanto a demanda da vaga como o conhecimento de cada candidato, bem como as suas habilidades, formação e vivência prática na área de caixa de supermercado.

Ao entender as exigências da vaga e a experiência básica para cumpri-la, será possível definir quem tem o perfil mais adequado. Quando falamos em perfil, levamos em consideração os aspectos técnicos (hard skills) e comportamentais (soft skills). Aliás, a próxima dica que vamos compartilhar é sobre o que você procura.

Definir o perfil adequado e buscar pelos profissionais

Antes de começar qualquer processo de recrutamento e seleção, é importante ter bem definido qual é o perfil profissional que melhor se encaixa com a vaga. Para contratar caixa de supermercado e também outras funções pertinentes ao segmento, pense nas seguintes perguntas:

  • qual é o tipo de profissional que preciso para a função?
  • quanto de experiência no mercado de trabalho eu espero?
  • que qualidades são essenciais para suprir a posição?
  • quais são as minhas expectativas?

Com um perfil bem definido, fica mais fácil encontrar o candidato ideal para a vaga durante o processo seletivo. Assim, tanto a equipe de RH como o próprio profissional podem alinhar as suas expectativas. Além disso, a tecnologia também pode auxiliar com softwares que auxiliam no cruzamento de dados para indicar os profissionais mais compatíveis com a vaga.

Planejar o processo de recrutamento e seleção

Ao conhecer o perfil, você pode avançar para o próximo passo. A etapa consiste no desenho do processo de recrutamento e seleção. Afinal, para atrair os melhores candidatos a descrição da vaga deve estar alinhada com o que o supermercado espera.

Por isso, faça um planejamento minucioso e escolha o método que melhor corresponde ao objetivo da contratação — entrevista, teste, avaliação prática, dinâmica em grupo etc. Uma entrevista ajuda a conhecer melhor cada profissional, enquanto um teste ou avaliação prática revela as suas habilidades. Já a dinâmica indica um pouco mais sobre a personalidade.

Leve em conta o que a equipe precisa, as atividades envolvidas e a experiência necessária para desempenhá-las. Dessa forma, os novos talentos sabem o que esperar, enquanto a empresa tem bem definido o que precisa para preencher a vaga. Esse é o melhor jeito de alinhar as expectativas de ambos os lados, evitar frustrações e aumentar as vendas.

Utilizar as redes sociais para atrair candidatos

Com a transformação digital, ganhamos acesso a diversos recursos que ajudam a potencializar o processo de recrutamento e seleção. Um dos mais utilizados, inclusive para promover ações de marketing para supermercados, abrange as mídias sociais e todas as suas possibilidades.

Você conhece o LinkedIn? A rede é uma das maiores quando falamos em mercado de trabalho. É possível divulgar vagas e buscar por profissionais de acordo com a formação acadêmica, a experiência na área, as habilidades para desempenhar as atividades e recomendações. Outras redes como Facebook, Twitter e Instagram ajudam a mostrar o estilo de vida.

Valorizar as indicações de profissionais internos

Uma indicação sempre é bem-vinda, ainda mais quando vem de dentro de casa, não é? Por isso, o processo também pode (e deve) incluir uma pesquisa com os profissionais internos. Lembre-se de que eles já conhecem a cultura da empresa, o que ajuda a indicar pessoas compatíveis com a vaga em aberto.

A prática amplia as chances de contratar caixa de supermercado com o perfil desejado. Sem contar que traz mais confiança na hora do processo seletivo. Afinal de contas, você já tem um conhecimento maior sobre a experiência do candidato em potencial.

Pedir referências para complementar a seleção

As indicações internas funcionam como uma recomendação, embasada nas referências de quem já atuou com os candidatos em potencial. No caso de usar as redes sociais como uma forma a mais de atrair os profissionais, também é possível entrar em contato com empresas anteriores e ex-colegas de trabalho (gestores) em busca de referências.

Elas ajudam a complementar a seleção ao trazer dados precisos como desempenho, pontos altos, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, entre outros. Não é uma etapa obrigatória no processo seletivo, mas pode gerar insights relevantes na hora de contratar.

Cogitar a opção de recontratar bons profissionais

Já parou para pensar em trazer de volta os bons profissionais que atuaram na empresa em outro momento? Pois a recontratação é uma prática comum em alguns lugares, principalmente quando os colaboradores deixam uma boa impressão. Para atraí-los, no entanto, é preciso apresentar vantagens — como uma proposta salarial atrativa, benefícios interessantes, escalas bem distribuídas.

Seja qual for o caminho escolhido, o profissional precisa de motivos para considerar a proposta e querer voltar. Para o supermercado, o ponto alto é poder contar com alguém que já conhece os processos e tem as habilidades necessárias para desempenhar a função com mérito.

Enfim, as dicas que compartilhamos aqui podem ajudar a trazer maior eficiência à seleção para contratar caixa de supermercado. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o processo não se resume à publicação da vaga. É preciso alinhar as expectativas tanto da empresa como dos candidatos conforme a cultura organizacional e as habilidades necessárias para desempenhar a função com excelência e valorizar a experiência do cliente acima de tudo. Assim, você terá uma equipe confiável, compatível e altamente eficaz.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Comunicação visual interna para supermercado: conheça as principais

A comunicação visual interna para supermercado irá te ajudar a sinalizar e identificar todas as seções. Quando bem feita, ela é capaz de melhorar a experiência de compra do cliente, já que ele consegue encontrar todos os itens que estão na sua lista de compras.  Por isso, é fundamental prestar atenção em como você pode…

Por Nayara Santos em 30.03.2021

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Processos de um supermercado: saiba quais são os principais

Você conhece todos os processos do supermercado? Sabe quais deles são essenciais para o funcionamento do seu estabelecimento? Consegue apontar como os processos estão conectados? Ou mesmo como eles podem interferir na experiência, satisfação e fidelização dos clientes? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então continue lendo. Os desafios de gerenciar um supermercado…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Folheto de ofertas de supermercado: conheça as boas práticas para fazer o ideal

Em um mundo cada vez mais digital você provavelmente está se perguntando se ainda vale a pena fazer um folheto de ofertas de supermercado, certo? Nós já adiantamos a resposta, vale a pena sim! Essa ainda é uma forma de divulgar os produtos em oferta e atrair clientes para o seu supermercado. Afinal de contas,…

Por Nayara Santos em 28.04.2021

Dia do cliente no supermercado: veja como aproveitar a data e vender mais

O Dia do Cliente no supermercado deve ser tão celebrado quanto em qualquer outro negócio do varejo. Afinal, essa é mais uma das diversas datas importantes que o varejo possui e que podem ser utilizadas para melhorar as vendas.  Celebrado no dia 15 de setembro, um mês um pouco mais fraco para o comércio, esse…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos