Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional.
Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência e melhorar a experiência do cliente? Para isso, é essencial ter um time formado por quem veste a camisa da empresa e se identifica com o que faz, não é? Digamos que é um pré-requisito.
Como atrair talentos então? Neste post, vamos compartilhar dicas do que levar em conta para um processo de recrutamento bem-sucedido. Esperamos que elas ajudem a guiar o seu caminho rumo a uma contratação de peso. Acompanhe!
Entender a experiência necessária para o negócio
Para que todo o processo seja efetivo, é importante entender qual é a experiência necessária a fim de suprir a função da melhor forma possível. É preciso avaliar tanto a demanda da vaga como o conhecimento de cada candidato, bem como as suas habilidades, formação e vivência prática na área de caixa de supermercado.
Ao entender as exigências da vaga e a experiência básica para cumpri-la, será possível definir quem tem o perfil mais adequado. Quando falamos em perfil, levamos em consideração os aspectos técnicos (hard skills) e comportamentais (soft skills). Aliás, a próxima dica que vamos compartilhar é sobre o que você procura.
Definir o perfil adequado e buscar pelos profissionais
Antes de começar qualquer processo de recrutamento e seleção, é importante ter bem definido qual é o perfil profissional que melhor se encaixa com a vaga. Para contratar caixa de supermercado e também outras funções pertinentes ao segmento, pense nas seguintes perguntas:
- qual é o tipo de profissional que preciso para a função?
- quanto de experiência no mercado de trabalho eu espero?
- que qualidades são essenciais para suprir a posição?
- quais são as minhas expectativas?
Com um perfil bem definido, fica mais fácil encontrar o candidato ideal para a vaga durante o processo seletivo. Assim, tanto a equipe de RH como o próprio profissional podem alinhar as suas expectativas. Além disso, a tecnologia também pode auxiliar com softwares que auxiliam no cruzamento de dados para indicar os profissionais mais compatíveis com a vaga.
Planejar o processo de recrutamento e seleção
Ao conhecer o perfil, você pode avançar para o próximo passo. A etapa consiste no desenho do processo de recrutamento e seleção. Afinal, para atrair os melhores candidatos a descrição da vaga deve estar alinhada com o que o supermercado espera.
Por isso, faça um planejamento minucioso e escolha o método que melhor corresponde ao objetivo da contratação — entrevista, teste, avaliação prática, dinâmica em grupo etc. Uma entrevista ajuda a conhecer melhor cada profissional, enquanto um teste ou avaliação prática revela as suas habilidades. Já a dinâmica indica um pouco mais sobre a personalidade.
Leve em conta o que a equipe precisa, as atividades envolvidas e a experiência necessária para desempenhá-las. Dessa forma, os novos talentos sabem o que esperar, enquanto a empresa tem bem definido o que precisa para preencher a vaga. Esse é o melhor jeito de alinhar as expectativas de ambos os lados, evitar frustrações e aumentar as vendas.
Utilizar as redes sociais para atrair candidatos
Com a transformação digital, ganhamos acesso a diversos recursos que ajudam a potencializar o processo de recrutamento e seleção. Um dos mais utilizados, inclusive para promover ações de marketing para supermercados, abrange as mídias sociais e todas as suas possibilidades.
Você conhece o LinkedIn? A rede é uma das maiores quando falamos em mercado de trabalho. É possível divulgar vagas e buscar por profissionais de acordo com a formação acadêmica, a experiência na área, as habilidades para desempenhar as atividades e recomendações. Outras redes como Facebook, Twitter e Instagram ajudam a mostrar o estilo de vida.
Valorizar as indicações de profissionais internos
Uma indicação sempre é bem-vinda, ainda mais quando vem de dentro de casa, não é? Por isso, o processo também pode (e deve) incluir uma pesquisa com os profissionais internos. Lembre-se de que eles já conhecem a cultura da empresa, o que ajuda a indicar pessoas compatíveis com a vaga em aberto.
A prática amplia as chances de contratar caixa de supermercado com o perfil desejado. Sem contar que traz mais confiança na hora do processo seletivo. Afinal de contas, você já tem um conhecimento maior sobre a experiência do candidato em potencial.
Pedir referências para complementar a seleção
As indicações internas funcionam como uma recomendação, embasada nas referências de quem já atuou com os candidatos em potencial. No caso de usar as redes sociais como uma forma a mais de atrair os profissionais, também é possível entrar em contato com empresas anteriores e ex-colegas de trabalho (gestores) em busca de referências.
Elas ajudam a complementar a seleção ao trazer dados precisos como desempenho, pontos altos, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, entre outros. Não é uma etapa obrigatória no processo seletivo, mas pode gerar insights relevantes na hora de contratar.
Cogitar a opção de recontratar bons profissionais
Já parou para pensar em trazer de volta os bons profissionais que atuaram na empresa em outro momento? Pois a recontratação é uma prática comum em alguns lugares, principalmente quando os colaboradores deixam uma boa impressão. Para atraí-los, no entanto, é preciso apresentar vantagens — como uma proposta salarial atrativa, benefícios interessantes, escalas bem distribuídas.
Seja qual for o caminho escolhido, o profissional precisa de motivos para considerar a proposta e querer voltar. Para o supermercado, o ponto alto é poder contar com alguém que já conhece os processos e tem as habilidades necessárias para desempenhar a função com mérito.
Enfim, as dicas que compartilhamos aqui podem ajudar a trazer maior eficiência à seleção para contratar caixa de supermercado. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o processo não se resume à publicação da vaga. É preciso alinhar as expectativas tanto da empresa como dos candidatos conforme a cultura organizacional e as habilidades necessárias para desempenhar a função com excelência e valorizar a experiência do cliente acima de tudo. Assim, você terá uma equipe confiável, compatível e altamente eficaz.
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