Por Nayara Santos em 17.07.2020

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional.

Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência e melhorar a experiência do cliente? Para isso, é essencial ter um time formado por quem veste a camisa da empresa e se identifica com o que faz, não é? Digamos que é um pré-requisito.

Como atrair talentos então? Neste post, vamos compartilhar dicas do que levar em conta para um processo de recrutamento bem-sucedido. Esperamos que elas ajudem a guiar o seu caminho rumo a uma contratação de peso. Acompanhe!

Entender a experiência necessária para o negócio

Para que todo o processo seja efetivo, é importante entender qual é a experiência necessária a fim de suprir a função da melhor forma possível. É preciso avaliar tanto a demanda da vaga como o conhecimento de cada candidato, bem como as suas habilidades, formação e vivência prática na área de caixa de supermercado.

Ao entender as exigências da vaga e a experiência básica para cumpri-la, será possível definir quem tem o perfil mais adequado. Quando falamos em perfil, levamos em consideração os aspectos técnicos (hard skills) e comportamentais (soft skills). Aliás, a próxima dica que vamos compartilhar é sobre o que você procura.

Definir o perfil adequado e buscar pelos profissionais

Antes de começar qualquer processo de recrutamento e seleção, é importante ter bem definido qual é o perfil profissional que melhor se encaixa com a vaga. Para contratar caixa de supermercado e também outras funções pertinentes ao segmento, pense nas seguintes perguntas:

  • qual é o tipo de profissional que preciso para a função?
  • quanto de experiência no mercado de trabalho eu espero?
  • que qualidades são essenciais para suprir a posição?
  • quais são as minhas expectativas?

Com um perfil bem definido, fica mais fácil encontrar o candidato ideal para a vaga durante o processo seletivo. Assim, tanto a equipe de RH como o próprio profissional podem alinhar as suas expectativas. Além disso, a tecnologia também pode auxiliar com softwares que auxiliam no cruzamento de dados para indicar os profissionais mais compatíveis com a vaga.

Planejar o processo de recrutamento e seleção

Ao conhecer o perfil, você pode avançar para o próximo passo. A etapa consiste no desenho do processo de recrutamento e seleção. Afinal, para atrair os melhores candidatos a descrição da vaga deve estar alinhada com o que o supermercado espera.

Por isso, faça um planejamento minucioso e escolha o método que melhor corresponde ao objetivo da contratação — entrevista, teste, avaliação prática, dinâmica em grupo etc. Uma entrevista ajuda a conhecer melhor cada profissional, enquanto um teste ou avaliação prática revela as suas habilidades. Já a dinâmica indica um pouco mais sobre a personalidade.

Leve em conta o que a equipe precisa, as atividades envolvidas e a experiência necessária para desempenhá-las. Dessa forma, os novos talentos sabem o que esperar, enquanto a empresa tem bem definido o que precisa para preencher a vaga. Esse é o melhor jeito de alinhar as expectativas de ambos os lados, evitar frustrações e aumentar as vendas.

Utilizar as redes sociais para atrair candidatos

Com a transformação digital, ganhamos acesso a diversos recursos que ajudam a potencializar o processo de recrutamento e seleção. Um dos mais utilizados, inclusive para promover ações de marketing para supermercados, abrange as mídias sociais e todas as suas possibilidades.

Você conhece o LinkedIn? A rede é uma das maiores quando falamos em mercado de trabalho. É possível divulgar vagas e buscar por profissionais de acordo com a formação acadêmica, a experiência na área, as habilidades para desempenhar as atividades e recomendações. Outras redes como Facebook, Twitter e Instagram ajudam a mostrar o estilo de vida.

Valorizar as indicações de profissionais internos

Uma indicação sempre é bem-vinda, ainda mais quando vem de dentro de casa, não é? Por isso, o processo também pode (e deve) incluir uma pesquisa com os profissionais internos. Lembre-se de que eles já conhecem a cultura da empresa, o que ajuda a indicar pessoas compatíveis com a vaga em aberto.

A prática amplia as chances de contratar caixa de supermercado com o perfil desejado. Sem contar que traz mais confiança na hora do processo seletivo. Afinal de contas, você já tem um conhecimento maior sobre a experiência do candidato em potencial.

Pedir referências para complementar a seleção

As indicações internas funcionam como uma recomendação, embasada nas referências de quem já atuou com os candidatos em potencial. No caso de usar as redes sociais como uma forma a mais de atrair os profissionais, também é possível entrar em contato com empresas anteriores e ex-colegas de trabalho (gestores) em busca de referências.

Elas ajudam a complementar a seleção ao trazer dados precisos como desempenho, pontos altos, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, entre outros. Não é uma etapa obrigatória no processo seletivo, mas pode gerar insights relevantes na hora de contratar.

Cogitar a opção de recontratar bons profissionais

Já parou para pensar em trazer de volta os bons profissionais que atuaram na empresa em outro momento? Pois a recontratação é uma prática comum em alguns lugares, principalmente quando os colaboradores deixam uma boa impressão. Para atraí-los, no entanto, é preciso apresentar vantagens — como uma proposta salarial atrativa, benefícios interessantes, escalas bem distribuídas.

Seja qual for o caminho escolhido, o profissional precisa de motivos para considerar a proposta e querer voltar. Para o supermercado, o ponto alto é poder contar com alguém que já conhece os processos e tem as habilidades necessárias para desempenhar a função com mérito.

Enfim, as dicas que compartilhamos aqui podem ajudar a trazer maior eficiência à seleção para contratar caixa de supermercado. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o processo não se resume à publicação da vaga. É preciso alinhar as expectativas tanto da empresa como dos candidatos conforme a cultura organizacional e as habilidades necessárias para desempenhar a função com excelência e valorizar a experiência do cliente acima de tudo. Assim, você terá uma equipe confiável, compatível e altamente eficaz.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Produtos que mais vendem no supermercado: veja quais são

 Você conhece quais são os produtos que mais vendem no seu supermercado? Sabe como usar essa informação a seu favor para conseguir atrair mais clientes, fidelizar quem já conhece a sua loja, ou mesmo aumentar as vendas? Então chegou o momento de mudar isso e começar a ter sucesso! Uma coisa é certa: todo…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

6 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes

Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência, atrair clientes e fazer com que eles prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

 Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos