Por Nayara Santos em 13.07.2021

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo.

Se você está sem ideias, quer melhorar as vendas das cervejas comercializadas no seu supermercado, ou mesmo está em busca de alternativas que sejam capazes de atrair a atenção dos clientes, nós vamos te ajudar. Neste artigo daremos dicas que você poderá facilmente colocar em prática para expor a cerveja no seu supermercado. Confira!

Dicas para uma boa exposição de cerveja em supermercado

Conhecer técnicas para chamar a atenção do cliente ao expor produtos são essenciais para todo gestor de supermercado. Além disso, também é importante entender a necessidade de fazer alterações em seções que não estejam com bons números de vendas. A seguir, você vai conhecer algumas técnicas que podem ser aplicadas para a exposição de cerveja no supermercado.

1. Divida o setor em categorias

Existe uma grande diversidade de cervejas no mercado brasileiro. Não apenas o número de marcas de cervejas nacionais aumentou, como também a oferta de cervejas importadas e artesanais também vêm crescendo. O cliente percebeu essa mudança e espera encontrá-la no seu supermercado.

Por isso, além de ter uma boa diversidade de marcas, é importante que você torne a busca por elas bastante intuitiva e fácil para o cliente. Assim, você estará pensando em melhorar a experiência do cliente, que sem dúvida alguma ficará satisfeito.

Desta forma, a nossa sugestão é dividir as cervejas que você comercializa em diferentes categorias. Para conseguir fazer essa divisão da melhor forma possível, você precisará ter uma lista de todas as marcas de cerveja que possui no seu PDV e encontrar a melhor forma de categorizá-las. Elas podem ser cervejas nacionais, importadas e artesanais, ou então pelo tipo de cerveja, como lager, escura, IPA e Pale Ale. Ainda, as cervejas importadas podem ser expostas de acordo com o país de origem.

2. Aposte no cross-merchandising

O cross-merchandising é uma forma de expor produtos que, inicialmente seriam de diferentes seções do supermercado, mas que geralmente o cliente compra para consumir juntos. No caso da cerveja, seria necessário expor aperitivos, como amendoins, torradas e queijos no mesmo corredor da cerveja. 


Isso não significa mudar completamente o layout do supermercado, mas apenas escolher alguns produtos, que possam combinar com a bebida. Além disso, é importante que você escolha os sabores e as marcas certas, de preferência aquelas que possuem maior saída. Mesmo que o cliente não compre exatamente aquela marca, o fato desses produtos estarem ali, pode levar o cliente a comprar por impulso e até mesmo ir até a seção correspondente para escolher o sabor ou a marca de sua preferência.

3. Utilize as pontas de gôndola

As pontas de gôndola do supermercado são excelentes ferramentas para chamar a atenção do cliente. Por isso, no caso da exposição de cerveja em supermercado, elas podem ser utilizadas para atrair o cliente para aquele corredor.

O ideal é que você utilize esse espaço para expor os produtos em promoção, ou os itens que sejam mais procurados. Passou a oferecer uma variedade diferente de cerveja? Aproveite a ponta de gôndola para divulgar para os clientes. Esse pode ser um bom local para expor os itens para o cross-merchandising.

Além disso, não se esqueça de caprichar na decoração e nos cartazes. Esses são recursos, não apenas interessantes, mas essenciais para conseguir se comunicar bem com o cliente.

4. Anuncie ofertas na rádio do supermercado

Por falar em comunicação, é fundamental divulgar as ofertas da seção de cervejas para todos os clientes da sua loja e isso pode ser facilmente feito através da rádio para supermercado. Assim, além de caprichar na decoração, você ainda vai conseguir que eles tenham pelo menos a curiosidade para conferir os produtos em promoção.

O ideal é que os anúncios sejam feitos entre as músicas da programação e, dê preferência, intercalados com outras ofertas. Capriche na frase para despertar a curiosidade do cliente de tal forma que ele queira ver se além do que foi anunciado há outras oportunidades interessantes.

5. Invista na sazonalidade

É natural que a venda de cervejas aumente em determinados períodos do ano, bem como em diferentes dias da semana. Por isso, é importante conhecer quais são esses períodos e quais os produtos que são mais procurados. 

Por exemplo, datas como Carnaval, Dia dos Pais, e Final de Ano são excelentes para aumentar as vendas de cerveja. Entretanto, se você quiser atrair ainda mais a atenção do cliente, é preciso conhecer quais tipos e marcas de cervejas o seu cliente procura. 

Esse conhecimento permitirá que você crie promoções certeiras e que realmente irão agradar o seu cliente. Que além de dar preferência para a sua loja, provavelmente vai comprar mais do que o inicialmente planejado.

6. Chame a atenção do cliente pela decoração

Investir em decoração é sempre uma das ações certeiras para atrair clientes. Por isso, na hora de preparar a exposição de cerveja em um supermercado você pode planejar um local totalmente diferente, de modo semelhante ao que você faria com a adega de vinhos.

Você pode criar um ambiente diferenciado, semelhante a uma fábrica de cervejas. Investir em decoração com placas de metal, além de dar um ar moderno para a seção, ainda remete aos tonéis em que o lúpulo e a cevada são fermentados. Por outro lado, também é possível deixar a seção atrativa com prateleiras feitas em madeira rústica. Essa ideia pode ser especialmente atraente para expor as cervejas artesanais.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aniversário de supermercado: 5 ideias para comemorar a data

O aniversário do supermercado é uma data que deve ser comemorada, não importa há quantos você esteja com as portas abertas. Isso porque, esse é um momento não apenas de celebrar mais um ano de vida do seu empreendimento, mas também para agradecer aos clientes pela confiança que eles depositam na sua marca. Sem falar…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Flores de supermercado: 5 dicas para durarem mais

Muitos clientes gostam de comprar flores de supermercado para deixar a casa mais bonitas. Inclusive, esse é um hábito que muitas pessoas já cultivavam, entretanto, com as limitações impostas pela pandemia, muitas pessoas acabaram percebendo a importância de tornar a casa um local mais agradável. Com isso, o hábito de comprar flores aumentou bastante nos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Como abrir um supermercado? Aprenda em 14 passos

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos