Se você quiser se destacar da concorrência, e ter um supermercado do futuro é imprescindível ficar de olho nas tendências do setor supermercadista. A tecnologia tem ganhado cada vez mais força e mais espaço em nossas vidas, facilitando tanto a rotina de compras quanto a melhora nas vendas das lojas.
Por isso, é preciso ficar ligado no que há de mais novo no mercado e que pode não apenas aumentar os seus lucros, mas também atrair e fidelizar clientes que gostam de experimentar as novidades em primeira mão. Neste artigo, você vai conhecer quais são as tendências para ter um supermercado do futuro. Confira!
Tendências para o supermercado do futuro
Caixas de autoatendimento
Já implementados em muitos supermercados pelo Brasil, os caixas de autoatendimento são uma tendência para o futuro. Aliás, quando o cliente passa a ter a opção de self check out ele deixa de utilizar os caixas convencionais completamente.
Claro que essa mudança no comportamento do consumidor pode ter sido provocada, pelo menos em um primeiro momento, pela pandemia e pela necessidade de manter o distanciamento social. Entretanto, muitos clientes que utilizaram esse sistema, preferem ele para o pagamento das suas compras.
Além disso, os caixas de autoatendimento trazem inúmeras vantagens para o supermercado. Primeiramente há uma economia na contratação de operadores de caixa, podendo redirecionar esse dinheiro para investimentos no supermercado ou contratação de funcionários especializados em outras áreas. Em segundo lugar, as filas dos caixas são menores, já que um caixa convencional pode ser substituído por até três caixas de autoatendimento, aumentando a capacidade do supermercado de atender clientes.
Ausência completa de caixas
Não apenas o autoatendimento é uma tendência, mas a ausência completa de caixas também pode ser uma realidade no supermercado do futuro. Claro que essa novidade ainda vai demorar alguns anos para se expandir, mas provavelmente ela chegará até você em algum momento.
A Amazon lançou o protótipo de uma ideia de supermercado sem caixas, o Amazon Go Grocery. Este tipo de loja funciona da seguinte forma: o cliente entra na loja física e faz o login no aplicativo do Amazon Go; conforme ele vai pegando os produtos, estes devem ser registrados pelo código de barras no aplicativo; o valor vai sendo somado; e no final o pagamento é efetuado através do cartão cadastrado na sua conta da Amazon. Alternativamente, também existem carrinhos e cestos de compras especiais, que possuem sensores para registrar tudo o que o cliente adiciona neles.
Pode parecer coisa de ficção científica, mas é uma tecnologia já disponível no mercado e que pode se tornar uma grande tendência no futuro. Por mais que o investimento inicial seja bastante alto, sem dúvida alguma compensa pela economia com a contratação de funcionários para determinados cargos. Assim, você conseguirá ter dinheiro para investir no desenvolvimento de outras áreas do seu negócio.
Inteligência artificial para aumentar as vendas
A inteligência artificial veio para revolucionar muitas tarefas do dia a dia tornando-as mais fáceis e mais rápidas. Isso é possível porque através de diversos logaritmos, os softwares conseguem perceber padrões de comportamento dos usuários e simplificar determinadas tarefas. Se a vida das pessoas foi simplificada, a inteligência artificial também pode ser utilizada em diversos ramos do varejo, como é o caso do supermercado do futuro.
Vamos a um exemplo para que você consiga entender melhor como ela poderá aumentar as suas vendas. Imagine um consumidor que vá ao seu supermercado e sempre compre carne e carvão, mas deixe o pão de alho, a cerveja e a linguiça de fora do carrinho de compras. A inteligência artificial consegue perceber isso e automaticamente começa a oferecer ofertas personalizadas para esse cliente, daqueles itens que ele não compra.
Ou seja, através delas é possível fazer ofertas personalizadas para cada um dos seus clientes. Claro que para isso você precisa ter o cliente cadastrado em algum programa de fidelidade do supermercado. Sem isso, é praticamente impossível registrar quais são os produtos consumidos por aquele cliente.
Atualmente existem empresas como a Mercadapp integra uma solução completa de e-Commerce para supermercados que possibilita essa personalização em todas as etapas de compra
Mapas de calor
Essa é uma tecnologia que já vem sendo utilizada por alguns players do setor supermercadista, mas que se tornará praticamente obrigatório no supermercado do futuro. Os mapas de calor são câmeras que conseguem registrar o padrão de movimentação dos clientes e identificar quais são os pontos mais importantes dentro da loja.
Isso permitirá ao gestor entender quais são os produtos que mais interessam aos clientes, quais as decorações que são mais atrativas, ou mesmo quais as promoções nas quais os clientes prestam mais atenção. Portanto, é uma tecnologia que permitirá a elaboração de campanhas promocionais, layouts de lojas e decoração em datas comemorativas que sejam certeiras para o aumento das vendas.
Investimento na experiência do cliente
Com tanta tecnologia, você deve estar se perguntando como fica a experiência de compra do cliente, certo? Pois, essa deve ser uma das grandes preocupações dos gestores, mesmo com tantas inovações implementadas nos supermercados.
Afinal de contas, de nada adianta ter um supermercado do futuro, repleto de tecnologia de ponta, se na hora de fazer o check out o cliente experimentar dificuldades, se a iluminação não for adequada para que o cliente veja os produtos, se as prateleiras estiverem desorganizadas, se os produtos deixarem a desejar na qualidade, dentre outros.
Por isso, investir na experiência do cliente será uma arma essencial para fazer com que o seu supermercado se destaque da concorrência e seja o preferido dos clientes. Para isso, você pode investir em diferentes ações de marketing. Lembre-se que nem todos os clientes possuem familiaridade com a tecnologia, portanto, você vai precisar de funcionários bem treinados para auxiliá-los.
Ainda, manter as prateleiras bem organizadas, removendo os produtos próximos do vencimento e fazendo a reposição dos produtos que foram comprados é essencial. Manter a organização e a limpeza do supermercado também é outra estratégia do marketing sensorial que vai te auxiliar a conquistar o consumidor.
Rádio indoor personalizada
Anteriormente falamos de melhorar a experiência de compras dos clientes, entretanto, uma dessas estratégias merece uma atenção especial, é a rádio indoor personalizada. Já podemos adiantar, se você quiser oferecer um supermercado do futuro para o seu cliente, então pode começar com implementando uma rádio na sua loja.
Com ela é possível criar uma playlist exclusiva que reflita a personalidade da sua marca e reforce a mensagem que você quer transmitir ao cliente. Além disso, escolhendo as músicas certas você também consegue influenciar o comportamento do cliente. Ou seja, faz com que ele fique mais tempo na loja e gaste mais; bem como acelerar o ritmo das compras durante os horários de pico.
Essa é também uma forma de criar uma identidade musical e oferecer um ambiente de compras único para o consumidor, ou seja, ele não vai encontrar o mesmo ambiente em nenhum concorrente. Portanto, se ele gostar de como se sente ao fazer compras no seu supermercado, ele dará preferência para a sua loja.
Vale a pena dizer que a rádio personalizada ainda tem outra vantagem que é a veiculação de anúncios ao longo da sua programação musical. Desta forma, você consegue divulgar as ofertas da semana, convidar o cliente para o programa de fidelidade ou fazer parte do cashback, repassar regras de sorteios e distribuição de brindes, informar o horário de fechamento do caixa e muito mais.
Tudo isso de forma personalizada e sem ser interrompido por propagandas de concorrentes ou que não combinem com a sua marca. Para conhecer todos os detalhes dessa estratégia, faça o download gratuito do e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
Experiência Omnichannel
Outra forma de conseguir oferecer um supermercado do futuro para os seus clientes é através da experiência omnichannel. Essa, inclusive, é uma excelente forma de conseguir atrair clientes para a sua loja e aumentar as vendas nas diferentes plataformas que você utiliza, como loja física, e-commerce e aplicativo.
Empresas que oferecem uma experiência omnichannel permitem que o cliente escolha como ele quer se relacionar com a marca. Ou seja, é possível fazer as compras, efetuar o pagamento, acompanhar o pedido e receber a mercadoria da forma que você quiser e utilizando diferentes plataformas.
Quer um exemplo? Imagine que o seu cliente efetue uma compra pelo site do supermercado. Para economizar, ele escolhe retirar os produtos e efetuar o pagamento na loja física. Enquanto ele aguarda o pedido ser preparado, ele pode acompanhar cada passo através do aplicativo do supermercado.
Muitas empresas do varejo já estão oferecendo essa comodidade para os consumidores. Isso fez com que elas ganhassem e conquistassem muitos clientes, aumentando as vendas tanto no modo online quanto no offline.
Aplicativo separador
Já que estamos falando de supermercado do futuro, que tal conhecer o aplicativo separador, que veio para facilitar a rotina dos gestores desse setor. Com ele você consegue dividir os pedidos de cada cliente por setores do supermercado, facilitando o trabalho de quem vai separar os itens adquiridos pelo site.
Por exemplo, o cliente comprou itens de geladeira, hortifrúti, mercearia e açougue. Então, ao invés de ter um único funcionário percorrendo os diferentes corredores do supermercado para colocar cada item na cesta, você terá um funcionário por setor, separando apenas os itens que estão ali.
Isso faz com que a separação e entrega dos pedidos seja feita de forma muito mais rápida e ainda reduz as chances de erros humanos. Outra vantagem é que esse sistema ainda permite uma rápida comunicação com o cliente, informando de itens que faltam nas prateleiras e sugerindo produtos similares. Isso faz com que as vendas do supermercado aumentem consideravelmente.
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