Por Nayara Santos em 13.07.2023

Dia do cliente no supermercado: veja como aproveitar a data e vender mais

Por Nayara Santos em 13.07.2023

O Dia do Cliente no supermercado deve ser tão celebrado quanto em qualquer outro negócio do varejo. Afinal, essa é mais uma das diversas datas importantes que o varejo possui e que podem ser utilizadas para melhorar as vendas. 

Celebrado no dia 15 de setembro, um mês um pouco mais fraco para o comércio, esse é o momento para impulsionar as suas vendas e atrair mais clientes para o seu supermercado. Portanto, não tem como ficar de fora dessa. Sem falar que, se você não aproveitar a data para aumentar o movimento da loja, o seu concorrente com certeza o fará. 

E, como você não quer ser passado para trás, comece a se preparar agora mesmo. Foi pensando nisso que criamos este texto, onde você vai saber quais ações podem ser adotadas para garantir um bom lucro, fidelizar os seus clientes e ainda posicionar a sua marca como uma referência para os clientes. Confira agora mesmo!

Como surgiu o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, foi criado em 2003 pelo renomado especialista de marketing, João Carlos Rego. A data foi estabelecida com o intuito de impulsionar a economia durante o mês de setembro, que não apresentava exatamente os maiores números de vendas. Atualmente, o Dia do Cliente é reconhecido oficialmente em 14 estados e 167 municípios do Brasil.

Uma das grandes vantagens do Dia do Cliente é justamente o termo “cliente”, já que ele abrange todas as pessoas e todos os ramos do varejo. Afinal, todos somos clientes de alguma marca ou estabelecimento. Desta forma, é possível criar campanhas e ações de marketing que podem alcançar diversos públicos, tornando a data relevante para todos.

Consequentemente, o Dia do Cliente vem ganhando importância como uma oportunidade valiosa para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Empresas podem aproveitar essa data para oferecer promoções exclusivas, brindes personalizados ou eventos especiais, visando estreitar o relacionamento entre os consumidores e a marca.

Portanto, é uma ocasião na qual as empresas devem retribuir seus clientes, utilizando estratégias de vendas que tragam benefícios a todos. Independentemente do setor em que atuem, essa data oferece uma excelente oportunidade para aumentar as vendas.

Por que devo criar uma estratégia de vendas para o Dia do Cliente?

Criar uma estratégia de vendas para o Dia do Cliente é fundamental para aproveitar ao máximo essa data especial e impulsionar o crescimento do seu negócio. Afinal, esse é o momento de celebrar e valorizar os clientes que sempre te apoiaram. Portanto, também é uma oportunidade única para estabelecer um relacionamento mais próximo com o público, aumentar as vendas e promover a fidelização. 

Mas, como todos os varejistas estarão em busca da atenção do consumidor, é fundamental planejar as ações para esse dia. A sua loja deve direcionar esforços de marketing, oferecer benefícios exclusivos e desenvolver ações que sejam relevantes e atrativas para os consumidores.

Uma estratégia de vendas bem elaborada para o Dia do Cliente permite que a empresa se destaque da concorrência, atraia a atenção dos clientes e crie uma experiência de compra diferenciada, fazendo com que o cliente retorne. Ao oferecer descontos especiais, brindes personalizados, promoções exclusivas ou até mesmo eventos temáticos, a empresa demonstra cuidado e valorização pelos seus clientes, o que fortalece a relação de confiança e incentiva a preferência pela marca.

Quer saber mais sobre como ter uma marca forte e reconhecida no mercado? Então confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável.

Dicas para aproveitar o Dia do Cliente no supermercado

Existem muitas datas comemorativas que os varejistas podem aproveitar para vender mais, e atrair clientes para a loja. Por isso, o mais importante é planejamento para que você consiga acertar nas estratégias e alcançar os seus resultados.


Confira a seguir como preparar a sua loja para agradecer aos seus consumidores, afinal de contas, o seu supermercado não seria nada sem eles.

1. Decida qual será o período promocional

Não é porque a data oficial é dia 15 de setembro que as promoções precisam ser válidas apenas por um dia. Você pode aproveitar o período e celebrar o Dia do Cliente no supermercado por uma semana, por exemplo. Assim, você já chama a atenção do consumidor que saberá que dentro daquele período ele encontrará algumas vantagens de comprar no seu supermercado.

Ainda, é possível fazer promoções novas todos os dias, ou mesmo ir colocando novos produtos em promoção. Claro que uma das estratégias pode ser reservar os melhores preços ou as promoções dos produtos mais procurados para o dia 15, mas isso não é obrigatório.

Entretanto, se você quiser, pode sim fazer um único dia de promoção, concentrando todos os esforços para o Dia do Cliente. Por um lado, essa estratégia pode ter uma logística facilitada, já que você precisará se preocupar com troca de etiqueta de preços e layout da loja um único dia. Mas, é preciso ficar atento porque se o sucesso for grande, a sua loja pode ficar muito cheia, prejudicando a experiência do cliente.

Independentemente da estratégia, o mais importante é que a data seja planejada com antecedência. Desta forma, você terá tempo de escolher os produtos, preparar o estoque, caprichar na divulgação, conseguir parcerias, preparar ofertas especiais para os clientes já fidelizados e para os novos. Ou seja, você não vai deixar nenhum cliente de fora. 

2. Escolha os produtos que estarão em oferta

Outra decisão importante para conseguir aproveitar o Dia do Cliente para fazer o seu supermercado faturar mais, é a escolha dos produtos que serão colocados em oferta. O ideal é que você faça uma mistura de itens para conseguir atrair o maior número de pessoas para a sua loja.

Alguns dos itens mais vendidos devem estar em promoção, afinal de contas, eles são excelentes para atrair clientes, e não podem faltar em nenhum período promocional. Não se esqueça de incluir também alguns dos produtos que dão maior retorno para o supermercado. Não sabe quais são esses produtos? Não tem problema, basta conferir o nosso artigo Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio, que a gente te explica tudo.

E não se esqueça de conferir se o estoque disponível será suficiente para atender à demanda que será gerada. Confira a quantidade de itens e, caso necessário, garanta a sua compra dos produtos que estarão em promoção e não deixe para comprá-los de última hora. Lembre-se que outros supermercados estarão no mesmo processo e você não vai querer ser o último da fila a ser atendido pelo fornecedor. A seguir falaremos mais a respeito do estoque.

3. Divulgue as promoções do Dia do Cliente no supermercado

De nada adianta ter um estoque perfeito, todas as prateleiras organizadas e prontas para receber os clientes se eles não aparecem na loja, certo? Por isso, a nossa próxima dica para aproveitar o Dia do Cliente no supermercado é caprichar na divulgação e, de preferência, utilizando diferentes mídias. 

Algumas das possibilidades são: redes sociais, jornal de ofertas, aplicativo do supermercado, panfletos, propaganda no carrinho de supermercado, outdoors, e até mesmo na rádio interna da loja. Assim, você consegue não apenas chegar naquele cliente que já conhece a sua loja e marca, mas também atrair os olhares e a atenção de consumidores que nunca compraram com você.

Além disso, você pode utilizar o processo de escolha dos produtos para gerar expectativa e trazer os consumidores para mais perto do supermercado. Isso pode ser facilmente feito através das redes sociais. Por exemplo, se o seu supermercado possui uma conta no Instagram, você pode fazer enquetes de quais produtos ou em quais seções os clientes esperam ver os melhores preços. Escolha algumas opções e deixe a decisão por conta do cliente.

Inclusive, essa estratégia pode ser uma excelente forma de conseguir conquistar de uma vez por todas os seus clientes. Já que essa ação mostra não apenas que você está preocupado com a opinião dos seus clientes, mas que também escuta o que eles têm a dizer. 

Portanto, tome cuidado com ela, pois se você perguntar para os clientes e não colocar os produtos em promoção, eles ficarão bastante frustrados. Mas, aqui vai uma dica interessante, não é preciso deixar a pergunta aberta, escolha três ou quatro itens ou setores e peça para o cliente escolher o que mais lhe agrada.

4. Faça sorteios no Dia do Cliente no supermercado

Uma das ações que costuma atrair clientes para o supermercado é a realização de sorteios e, claro que com o Dia do Cliente não seria diferente. Por isso, aproveite a data para premiar os seus clientes, afinal de contas, você está celebrando o dia deles e essa é uma forma de agradecer pela confiança depositada na sua marca.

Para ter um sorteio bem-sucedido, faça um bom planejamento da ação. Lembre-se que os prêmios serão distribuídos para homens e mulheres e que eles devem ser capazes de agradar a todos. Além disso, dê prêmios que sejam realmente do interesse do cliente, caso contrário, eles não se interessaram em participar do sorteio.

Outra dica é fazer do sorteio um grande evento no supermercado no momento da realização do sorteio. Além disso, você pode transmitir ao vivo esse sorteio, fazendo com que este momento te ajude a aumentar o engajamento no perfil do supermercado nas redes sociais. Inclusive, esta ação pode atrair mais seguidores para o seu perfil, até mesmo aqueles que ainda não te seguem nas redes.

Outro dia importante que pode te ajudar a fazer sucesso com o sorteio é ter parceria com outros comerciantes da região. Por exemplo, você pode sortear um jantar em um restaurante que fica no mesmo bairro; ou então um vale compras em uma confeitaria que fica próxima da sua loja. Falaremos mais sobre isso a seguir.

5. Promoções diferenciadas para os clientes que aderirem ao programa de fidelidade

O cliente gosta de exclusividade, de ser tratado de forma especial e ter benefícios quanto se relaciona com as marcas. Por isso, o programa de fidelidade de supermercados costuma fazer tanto sucesso e, se você ainda não tem, então precisa mudar isso agora mesmo.

Se você já tem um, então sabe que os clientes que fazem parte do programa de fidelidade do supermercado estão acostumados a ter mais benefícios em comparação com outros clientes. Afinal, promoções exclusivas, descontos diferenciados, brindes especiais e acesso às novidades antes dos demais clientes são as recompensas mais comuns.

 Diante disso, eles estão esperando que o mesmo ocorra no Dia do Cliente no supermercado. Por isso, o ideal é que você prepare ofertas exclusivas para os consumidores cadastrados no programa.

 Você pode até mesmo oferecer uma recompensa maior para aqueles consumidores que são fiéis à sua loja a mais tempo. Por exemplo, você pode oferecer um desconto no valor total da compra que seja correspondente ao tempo de fidelidade.

Assim, você vai estimular outros clientes a aderirem ao programa e aproveitar os descontos nos próximos anos. Essa pode ser, inclusive, uma “marca registrada” do seu supermercado, promovendo essa ação de marketing todos os anos.

6. Garanta um bom ambiente de compras

Você sabia que o consumidor brasileiro é o que mais valoriza a experiência de compras? Isso significa que, na hora de escolher com qual marca se relacionar, o preço de um determinado item não será o mais importante. Pelo contrário, ele espera ser bem atendido, encontrar um ambiente de compras especial e único.

Na hora de planejar o Dia do Cliente no seu supermercado pense da seguinte forma: assim como preparamos a nossa casa para uma festa, você também deve preparar a loja para celebrar essa data. Ou seja, a loja precisa estar organizada, limpa e com clima de celebração.

Para isso, verifique a organização das prateleiras, certifique-se de que não há problemas com a iluminação da loja e, claro, festa precisa de música, então prepare uma playlist atrativa e envolvente. Essas estratégias fazem parte do marketing sensorial e permitem que você proporcione um ambiente agradável de compras, melhorando a experiência do cliente. Desta forma, ele se sente confortável e reconhece aquele ambiente como agradável. 

Entretanto, dentro dessas ações, provavelmente uma das que mais se destaca é a rádio personalizada. Com ela é possível reproduzir músicas que reforçam a identidade da sua marca e se comunicam diretamente com os seus clientes. Com a playlist adequada o cliente tende a passar mais tempo no supermercado e, consequentemente, compra mais do que o inicialmente planejado.

Quer saber mais como essa interessante estratégia pode ser utilizada e quais benefícios você poderá ter? Não perca tempo e acesse o nosso e-book gratuito agora mesmo: Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

7. Aproveite para fazer lançamentos e inaugurações

Como o Dia do cliente no supermercado pode ser uma data que atrai várias pessoas para o seu estabelecimento, aproveite para fazer lançamentos e inaugurações no período. Você poderá inaugurar uma adega ou uma padaria no supermercado, ou, até mesmo, uma nova loja. 

Esse pode ser o momento até mesmo para anunciar melhorias em serviços já prestados. Por exemplo, a sua padaria pode começar a fazer bolos sob encomenda. Assim, você já apresenta a novidade para os clientes e ainda pode conseguir aumentar as vendas.

Ainda, é possível que esse período seja utilizado para divulgar a prestação de serviços, como o delivery, por exemplo. Até mesmo para divulgar o aplicativo ou a loja virtual do supermercado. O importante é não perder essa chance e trazer a maior visibilidade possível para o seu negócio.

8. Não se esqueça de conferir o estoque

Até agora você conheceu muitas estratégias para conseguir atrair o cliente para o supermercado no Dia do Cliente. Entretanto, de nada adianta conseguir trazer um grande número de pessoas para a sua se você não conseguir atender à demanda que será gerada.

Por  isso, não esqueça de incluir como parte do planejamento das ofertas e ações para importante data do varejo um inventário no estoque. Desta forma, você saberá exatamente quais produtos você tem e a quantidade. Ou seja, conseguirá comprar a quantidade certa, sem ficar com muita mercadoria parada no estoque depois da promoção.

Lembre-se sempre que, quando você fica com produtos parados, você diminui o seu capital de giro, bem como aumenta as chances de ter perdas por vencimentos, ou ainda perde oportunidade simplesmente porque não tem espaço suficiente no estoque. Como nós sabemos que você não vai querer passar por isso, planeje o que será comprado com antecedência.

Outra importante recomendação para as ofertas deste período é a negociação com os fornecedores. Não deixar para a última hora poderá te garantir algumas vantagens de negociações, tais como melhores preços e melhores condições de entrega. Por isso, preze pelo bom relacionamento com os seus fornecedores e faça as suas compras com antecedência.

9. Faça parcerias com os comerciantes locais

O Dia do cliente é comemorado em setores do varejo e não apenas nos supermercados. Dito isso, essa pode ser a data perfeita para você construir parcerias com outros comerciantes locais. Fortalecer esses laços poderá criar oportunidades para premiações e até mesmo para o desenvolvimento de um clube de benefícios no seu bairro.

Por exemplo, os salões de beleza e barbearias podem ser uma parceria interessante para a realização de sorteios e premiações ao longo do ano todo, e não apenas no Dia do cliente. O mesmo é válido para lojas de roupas, presentes, floriculturas, dentre outros. 

Essa parceria, inclusive, pode ser uma forma de complementar os produtos oferecidos no seu supermercado. Por exemplo, se você não possui um açougue, poderá fazer uma parceria com um estabelecimento próximo para que os clientes comprem produtos com descontos a partir de um determinado valor gasto no supermercado. Ideia semelhante pode ser colocada em prática com padarias e confeitarias.

10. Não se esqueça do atendimento

Como falamos anteriormente, oferecer um ambiente de compras agradável é importante, mas ter um bom atendimento pode mudar a forma como o cliente vê o seu supermercado. Para entender a importância disso, basta pensar naquelas lojas em que você foi mal atendido.

Por mais que tudo tenha corrido bem durante as compras, se o único contato que você teve com algum funcionário foi ruim, você provavelmente deixará a loja com uma má impressão. Quando falamos em supermercados, o consumidor geralmente tem contato apenas com o operador de caixa. 

Isso significa que você terá pouco tempo para mostrar ao cliente cordialidade, atenção e simpatia. Muitas vezes apenas um sorriso é suficiente para que o consumidor se sinta bem atendido. E, se você quiser manter isso no Dia do Cliente e em todos os demais dias do ano, é fundamental oferecer treinamentos para os seus funcionários.

Assim, eles serão capazes de representar a sua marca muito bem e ainda conquistar os clientes.

11. Promova eventos para os clientes fiéis

Uma forma bastante efetiva de celebrar o Dia do Cliente e agradecer aos que tornam o seu negócio possível, é promovendo um evento especial para os consumidores mais fiéis. Essa estratégia te permite mostrar o quanto o consumidor é importante para o seu supermercado, fortalecer o relacionamento com ele, sem falar na possibilidade de proporcionar uma experiência única e memorável. 

Esses eventos têm grande importância, pois vão além da simples relação de compra e venda de produtos, permitindo ao consumidor desfrutar de um ambiente diferenciado e mais integrado com a marca. E, claro, os eventos ajudam não apenas a tornar os consumidores ainda mais fiéis, mas também a atrair novos consumidores, já que eles podem querer desfrutar dos mesmos benefícios.

No evento, você poderá oferecer atividades especiais, como degustações de produtos, workshops de culinária, palestras sobre alimentação saudável, dentre outros. Além disso, os eventos no Dia do Cliente podem servir como uma plataforma para o supermercado apresentar produtos exclusivos, lançamentos ou promoções especiais. 

12. Prepare uma mensagem especial para a data

Por último, mas não menos importante, muitas vezes você não precisa preparar um evento enorme para mostrar ao consumidor o quanto ele é importante. Preparar uma mensagem especial para enviar aos clientes do supermercado no Dia do Cliente também é uma forma significativa de expressar gratidão e valorizar a relação com o público. 

Essa mensagem permite estabelecer uma conexão emocional com os clientes, demonstrando que são reconhecidos e apreciados pelo supermercado. Além disso, é uma oportunidade para fortalecer a identidade da marca e promover ofertas exclusivas ou benefícios especiais. Confira a seguir três exemplos de mensagens para você se inspirar:

  • Caro(a) (nome do cliente), hoje é o Dia do Cliente, e queremos agradecer por escolher o nosso supermercado como seu local de compras. Valorizamos sua confiança e fidelidade ao longo do tempo. Em comemoração a esta data especial, preparamos ofertas exclusivas para você. Aproveite descontos especiais em diversos produtos, além de brindes e promoções imperdíveis. Nosso objetivo é sempre oferecer uma experiência de compra diferenciada e satisfatória. Muito obrigado por fazer parte da nossa família!
  • Estimado(a) (nome do cliente), neste Dia do Cliente, queremos expressar nosso agradecimento pela sua preferência e lealdade. É graças a você que podemos continuar a oferecer produtos frescos, de qualidade e um atendimento excepcional. Como forma de retribuir sua confiança, preparamos uma surpresa especial. Ao fazer suas compras hoje, ganhe um brinde exclusivo como forma de celebração. Aproveite também as promoções e descontos em produtos selecionados. Valorizamos cada cliente e estamos comprometidos em tornar suas visitas ao nosso supermercado ainda mais especiais. Obrigado por ser nosso cliente!
  • Querido(a) cliente, hoje é o seu dia especial! No Dia do Cliente, queremos agradecer por escolher nosso supermercado como seu parceiro de compras. Sua confiança e preferência são extremamente importantes para nós. Como forma de demonstrar nosso apreço, preparamos uma promoção exclusiva para você: ao realizar suas compras hoje, ganhe 20% de desconto automaticamente. Aproveite essa oferta especial e venha comemorar conosco o Dia do Cliente. Obrigado pela preferência!

Agora que você já sabe mais sobre o Dia do Cliente, sua importância e como aproveitar a data para vender mais, arregaçar as mangas e colocar as nossas dicas em prática. E não deixe de conferir o nosso blog para mais informações úteis para fazer o seu supermercado ter ainda mais sucesso.

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