Por Nayara Santos em 24.10.2024

Radio indoor para supermercados: conheça os diferenciais

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Você sabia que ter uma rádio indoor no seu supermercados pode trazer inúmeros benefícios? Eles vão desde oferecer um ambiente mais agradável e descontraído para o cliente, até ser uma poderosa ferramenta de comunicação.

Esses são pontos essenciais para conseguir se destacar da concorrência, que convenhamos, não é pouca. Neste caso, cada detalhe conta e pode fazer toda a diferença para conquistar os clientes e ser a primeira escolha deles.

Se você está em busca de formas de conseguir aumentar a visibilidade do supermercado, a rádio indoor pode ser aquela inovação que você tanto precisava. Por isso, a seguir vamos te contar mais sobre quais são os diferenciais que ela pode trazer para o seu negócio.

Você não vai querer ficar de fora dessa, não é mesmo? Então, não perca tempo e confira agora quais os resultados que você poderá obter. Boa leitura!

Mas, afinal, qual a influência que a rádio pode ter no meu supermercado?

Você sabia que 61% das compras que os consumidores fazem são planejadas? Essa informação pode parecer um balde de água fria para os supermercados que querem aumentar as vendas, afinal, pode parecer difícil influenciar um cliente a comprar mais desta forma, certo?

Aí é que você se engana. Mesmo com tanto planejamento, 17% das compras são feitas por impulso. Além disso, 22% das compras correspondem àqueles itens que o cliente sabia que precisava, mas esqueceu de colocar na lista.

Ou seja, com as estratégias certas, não apenas você consegue influenciar na decisão de compras, mas também ajuda o cliente a se lembrar de algo. Portanto, além de conseguir melhorar o desempenho do supermercado, você ainda melhora a experiência de compras dos consumidores.

Mas, para isso, é preciso saber a hora certa de ativar o consumidor e é diante deste cenário que a rádio indoor se torna uma ferramenta indispensável, já que ela facilita a comunicação com os clientes com os anúncios reproduzidos durante a programação. Assim, você desperta a sensação de urgência ao anunciar um item com bom preço, e mesmo que o cliente não precise dele, ainda vai querer aproveitar a oportunidade. 

Ou então, o anúncio serve para lembrá-lo de algo que, com a correria do dia a dia, ele esqueceu de incluir na lista de compras. Como uma rádio não é feita apenas de anúncios, a música vem para tornar a experiência de compras dos clientes ainda melhor. Afinal, uma boa trilha sonora ajuda a tornar aqueles momentos (nem sempre agradáveis) em algo mais prazeroso, dando a percepção do tempo passar mais rápido. 

Diferenciais que a rádio indoor oferece para o seu supermercado

Para entender melhor como a rádio pode te ajudar, é importante conhecer os diferenciais que ela trás para o seu negócio. Mas, para isso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que, diante de uma concorrência bastante acirrada no setor supermercadista você precisa conseguir se destacar. 

Afinal, não importa o tamanho do estabelecimento, você sempre estará concorrendo com os mercadinhos de bairro e as grandes redes. Por isso, é fundamental encontrar formas de se destacar da concorrência e isso pode ser feito de diferentes formas, tais como:

  • Oferecendo um atendimento diferenciado;
  • Com ofertas;
  • Venda produtos de marca própria;
  • Investindo em estratégias de marketing sensorial (o que inclui a rádio indoor);
  • Diferentes plataformas de compras e de relacionamento com o cliente, dentre outros.

A seguir, vamos te contar tudo sobre os principais diferenciais que a rádio indoor pode trazer para o seu negócio. E, você ainda pode conferir outras dicas no nosso e-book Marketing para varejo: Como criar um bom ambiente de compra

Melhor ambiente de compra

Ir ao supermercado provavelmente não é a atividade favorita de muita gente. Por isso, tornar esse momento descontraído e agradável é uma saída inteligente para fazer com que os clientes gostem da sua loja

Uma das formas de se fazer isso é proporcionando um bom ambiente de compras para aqueles consumidores que forem até a sua loja física. E é aí que a rádio indoor entra! Estudos mostram que os clientes permanecem mais tempo na loja e compram mais.

Ou seja, com uma boa seleção de músicas para tocar na rádio você consegue tornar os momentos que os clientes estão na loja mais agradáveis. Isso vale até mesmo para a espera na fila do caixa, já que a música ajuda a dar uma sensação de que o tempo está passando mais rápido.

Mas, para que essa estratégia funcione, é importante escolher a playlist certa. Em outras palavras, você precisa saber quais os sentimentos e reações quer despertar no cliente. Por exemplo, as melodias mais agitadas podem deixar os consumidores mais agitados, incentivando compras por impulso e acelerando o seu ritmo.

Por outro lado, uma música mais tranquila poderá deixar as pessoas mais calmas e sem pressa para ir embora. Assim, o cliente terá mais tempo para analisar cada produto, se deparar com promoções e itens que não estavam planejados mas que são interessantes.

Playlist certa, no momento certo

Você pode estar se perguntando se uma rádio convencional ou streaming não poderiam surtir o mesmo efeito da rádio indoor, certo? Afinal, o intuito é ter música no supermercado e essas duas ferramentas podem oferecer exatamente isso.

Não! Ao implementar uma rádio indoor na sua loja a intenção é que as playlists sejam preparadas com um objetivo específico. Ou seja, se você tem tido dificuldades para reter o cliente na loja, pode ser que uma playlist com um nível menor de energia te ajude nisso. 


Ou então se o supermercado estiver ficando muito cheio na hora do rush e as reclamações de demora na fila do caixa podem ser reduzidas com uma playlist que tenha um nível de energia maior, conforme explicamos anteriormente. Mas, tudo isso sem prejudicar a experiência do cliente.

Ao optar por uma rádio convencional, você não conseguirá escolher o que vai tocar. Portanto, nem todas as músicas serão adequadas para aquele momento específico do dia. Isso sem falar que ela provavelmente não conseguirá se conectar com o seu público-alvo ou mesmo ser capaz de refletir a identidade da sua marca.

Algo muito semelhante acontece com os streamings de música. Eles foram pensados e desenvolvidos para agradar a indivíduos, e não para representar marcas ou influenciar clientes. Ou seja, algumas músicas até podem ser capazes de transmitir a mensagem desejada adequadamente, mas a playlist toda provavelmente não irá fazer isso.

Anúncios ao longo da programação musical

Como falamos no início deste artigo, a rádio indoor também é uma poderosa ferramenta de comunicação com os clientes. Basta imaginar a seguinte situação: você foi ao supermercado para comprar os ingredientes para fazer um bolo de chocolate.

Você pegou fermento, ovos, manteiga, chocolate em pó e leite, e está se dirigindo para o caixa quando escuta que a farinha está em promoção. Neste momento você “lembra” que talvez a quantidade de farinha que tem em casa não será suficiente para fazer o bolo. Então, decide pegar um pacote de farinha apenas “por garantia”.

Esses anúncios reproduzidos entre as músicas não apenas ajudam o consumidor a se lembrar de outros itens que precisam e ficaram de fora da lista, mas também podem deixá-los curiosos para conferir as ofertas anunciadas. Assim, o cliente andará mais pelo supermercado, o que aumenta as chances dele comprar mais.

De modo geral, esses anúncios podem ser utilizados para divulgar:

  • Ofertas relâmpago;
  • Novidades no setor de cervejas artesanais;
  • Serviço de delivery que você passou a oferecer;
  • Incentivar o cliente a fazer parte do programa de fidelidade da loja;
  • Informar sobre o horário de funcionamento da loja durante finais de semana e feriados;
  • Qualquer problema no estacionamento;
  • Inauguração de lojas;
  • Eventos, dentre outros.

Lembre-se, é você que está no controle da programação e que escolherá o que será reproduzido e quando. Aliás, essa é mais uma das desvantagens de se utilizar rádios convencionais, uma vez que você não tem controle nenhum sobre o que é reproduzido e pode estar sujeito a anúncios da concorrência.

Aumenta a autoridade da marca

Conseguir se tornar uma autoridade no setor em que atua não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando estamos falando de supermercados. Mas, você pode conquistar a confiança do cliente mostrando que sabe o que está fazendo e tem muito mais para oferecer do que os produtos para as compras do mês.

A rádio indoor também pode te ajudar com isso ao levar informações úteis para o dia a dia das pessoas. Assim como os anúncios de ofertas, você pode incluir dicas e sugestões que também podem influenciar o consumidor no momento da compra. Alguns exemplos:

  • Dicas de higiene para evitar a infecção virais;
  • Sugestões de pratos com os produtos em promoção;
  • Cuidados de limpeza para a casa;
  • Dicas de jardinagem;
  • Como conservar melhor os itens de hortifrúti;
  • Quais cortes de carne utilizar para diferentes pratos, e muito mais.

Acredite, o cliente estará prestando atenção e essas dicas podem tornar o tempo que ele passa no supermercado mais interessante. Quer incluir outras estratégias focadas em aumentar a autoridade do supermercado? Então confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. 

Aumento das vendas

Você bem sabe que muitos clientes vão ao supermercado munidos de uma lista de compras. Aliás, essa é uma estratégia muito divulgada pelos especialistas em finanças pessoais para evitar gastar mais do que o necessário. 

Por isso, a rádio indoor personalizada pode ser uma grande aliada para fazer com que o seu cliente compre mais. O que não significa que ele irá comprar o que não precisa, mas pode simplesmente se lembrar de algo que esqueceu de incluir na lista, algo muito semelhante ao exemplo que demos anteriormente.

Além disso, precisamos lembrar que 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja, em frente às prateleiras. E isso é válido tanto para um determinado item, como para a marca, o sabor, o tamanho da embalagem, dentre outros.

Também é preciso mencionar que a inclusão de anúncios ao longo da programação musical fazem com que o cliente ande mais pelo supermercado. Isso acontece porque, ao decidir conferir um item em promoção (estando ele na lista ou não), ele vai acabar passando por outros corredores e seções. E, certamente, algum produto poderá atrair a sua atenção.

Outro ponto é que a rádio indoor aumenta o tempo de permanência do cliente no supermercado. Desta forma, ele terá a oportunidade de ver mais produtos, escolher com mais tranquilidade, com grandes chances de comprar mais itens. Portanto, essa é uma estratégia que além de aumentar as suas vendas, ainda pode aumentar o ticket médio dos clientes.

Cria uma identidade musical

Outra grande vantagem da rádio indoor para supermercado é a criação de uma identidade musical, também conhecido como music branding. Assim como cada marca possui a sua identidade visual, com logo, tipografia e cores, a música também ajuda a criar uma identidade única, permitindo a diferenciação da sua marca da concorrência.

O resultado é que você conseguirá oferecer um ambiente totalmente único apenas pela escolha da playlist que será reproduzida no supermercado. Essa música deve ser capaz não apenas de agradar aos clientes, como falamos anteriormente, mas também reforçar a mensagem que a sua marca quer passar.

Por exemplo, se o seu supermercado estiver voltado para soluções tecnológicas, apresentando sempre a última tendência do mundo da tecnologia para supermercado, então você pode ter uma playlist mais ousada, com músicas eletrônicas. Isso permite que o cliente já se identifique logo de cara com a sua marca. E, no mundo do varejo, causar uma boa primeira impressão é essencial.

Equipe mais produtiva

Isso mesmo, os seus funcionários podem ter um melhor desempenho apenas por causa da trilha sonora reproduzida na loja.

Esse resultado é alcançado porque a música ajuda a aumentar a concentração dos funcionários, melhorar o humor deles, relacionamentos interpessoais e a reduzir os erros. Ou seja, cria um ambiente de trabalho melhor, em que as pessoas se sentem felizes por estarem ali.

E, uma coisa é certa, isso se reflete no atendimento ao cliente, no capricho com que eles cuidam da loja e até mesmo no envolvimento deles em outras atividades. Ou seja, a rádio te ajuda a oferecer o ambiente certo tanto para os seus clientes, quanto para a sua equipe.

Rádio indoor para supermercados com quem entende de comunicação e música para negócios!

Como vocês puderam perceber, existem inúmeros diferenciais para aqueles supermercados que optam pela rádio indoor. Com tantas vantagens, provavelmente você ficou interessado e quer que o seu negócio se beneficie desta tecnologia, certo? Então não precisa se preocupar porque nós temos uma boa notícia.

A Listenx é uma empresa especializada em rádios personalizadas para negócios e que possui uma linha voltada exclusivamente para supermercados, a Listenplay Supermarket. Com a Listenx será possível ter a playlist perfeita para o seu negócio e para o seu público-alvo

Aliás, foi isso o que o Supermercado Recanto fez. Em parceria com a Listenx há mais de 20 anos, as mudanças foram tão significativas, que atualmente eles nem imaginam como seria a rotina e os resultados se não pudessem mais contar com a Listenplay Supermarket.

A nossa plataforma oferece inúmeros benefícios. Por exemplo, você terá acesso a anúncios cortesias, com a possibilidade de personalizar outros anúncios e ainda com acesso a playlists variadas. Permitindo que você escolha a playlist certa para cada hora do dia. 

Ainda, o funcionamento da sua rádio indoor pode ser offline, ou seja, você não precisa se preocupar com o seu pacote de dados e se você tiver qualquer problema com a internet, a rádio continuará funcionando normalmente, sem afetar a experiência dos clientes que estão na loja. 

Não perca mais tempo e confira o que a rádio poderá fazer pelo seu negócio. Confira a seguir como solicitar um teste gratuito. Você não vai se arrepender!

Quer saber mais como obter melhores resultados no seu supermercado? Basta acessar o nosso blog e você poderá conferir muitos outros artigos que vão te ajudar a ter uma empresa de sucesso e que se destaque no mercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

 Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.

 É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

 Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

11 passos simples e práticos para deixar as prateleiras e o estoque impecáveis

No supermercado, manter as e o estoque impecáveis interfere diretamente na experiência dos clientes e em controlar prejuízos. Afinal, se o cliente não consegue encontrar aquilo que ele procura porque as prateleiras não possuem uma organização lógica, por exemplo, em seções.  Já o estoque, se você não sabe o que tem lá e qual a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Produtos que mais vendem no supermercado: veja quais são

 Você conhece quais são os produtos que mais vendem no seu supermercado? Sabe como usar essa informação a seu favor para conseguir atrair mais clientes, fidelizar quem já conhece a sua loja, ou mesmo aumentar as vendas? Então chegou o momento de mudar isso e começar a ter sucesso! Uma coisa é certa: todo…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Como a Listenplay ajuda o seu supermercado a vender mais

A Listenplay pode ser a rádio indoor que faltava para tornar o seu supermercado um sucesso. Afinal, o setor supermercadista é bem competitivo e se destacar pode ser um grande desafio sem as ferramentas certas. Mas, por que a Listenplay é a solução ideal para o seu supermercado? Com uma ampla seleção de playlists e…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Layout de perfumaria de supermercado: 6 dicas para montar o ideal

Definir um bom layout de perfumaria de supermercado é uma das estratégias que podem fazer com que as suas vendas aumentem. Isso porque, ela torna a seção mais atrativa para os clientes, permitindo que eles encontrem aquilo que procuram sem grandes problemas. Além disso, a organização do local interfere diretamente na experiência de compras do…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos