Montar uma adega no supermercado pode ser uma forma para se destacar da concorrência e conquistar muitos clientes. Apesar da média de consumo de vinho no Brasil ainda ser relativamente pequena, em comparação com outros países, esse é um sinal claro de que há muito espaço para o crescimento desse segmento.
Neste artigo vamos te apresentar os principais motivos para ter uma adega no supermercado e ainda vamos te contar com o que você precisa se preocupar na hora de montar a sua. Confira!
Por que ter uma adega no supermercado?
O consumo de vinhos vem crescendo no país nos últimos anos. Esse crescimento vem sendo puxado principalmente pelo aumento de consumidores da bebida com idade a partir dos 35 anos. Além disso, o Brasil também vem melhorando o seu destaque mundial na produção de vinhos, sendo que a Região Sul do país é onde estão localizadas a maioria das vinícolas.
Falando assim, fica fácil de entender que esse é um mercado que está em plena expansão e tem tudo para conquistar cada vez mais clientes. Por isso, montar uma adega de supermercado pode ser uma excelente forma de atrair mais clientes, se destacar da concorrência e trazer novidades e produtos que sejam do interesse dos seus consumidores.
1. Ajuste o layout
O primeiro passo para montar uma adega de supermercado é ter o espaço disponível para isso. Por isso, pode ser que você precise fazer alguns ajustes no layout da sua loja. É importante que ao pensar nessa seção do supermercado você deixe espaço suficiente para a circulação de clientes, sem corredores apertados. Assim, você poderá evitar (ou pelo menos diminuir as chances) que os clientes derrubem garrafas.
Vale ressaltar também que os vinhos requerem condições adequadas de armazenamento. Desta forma, não há necessidade de ter uma adega muito grande, pelo contrário, foque em deixar poucas unidades do mesmo produto, dar destaque para a variedade que o seu supermercado oferece e dar uma atenção especial para a reposição desse setor.
2. Escolha as prateleiras adequadas
Conforme mencionamos anteriormente, os vinhos requerem condições especiais de armazenamento. Dentre elas podemos citar as baixas temperaturas; manter o produto longe do alcance de luz ou em lugares mais escuros; manter a garrafa posicionada de tal forma que o líquido encoste na rolha, mantendo-a sempre úmida e evitando que as características do produto se deteriorem.
Dito isso, é importante que você escolha as prateleiras adequadas para a sua adega. Elas possuem o tamanho ideal para armazenar as garrafas de vinho, e ainda oferecem a possibilidade de manter os produtos mais próximos das condições exigidas pelo fabricante.
3. Ofereça diversidade
Cliente gosta mesmo é de variedade, e com a adega de supermercado não poderia ser diferente. A produção de vinhos no país está em plena expansão e aumentou bastante no último ano. Entretanto, é fundamental que o consumidor tenha acesso a vinhos de outros países. Neste caso, vale a pena investir em vinhos Chilenos, Argentinos, Franceses, Portugueses, Italianos e Espanhóis.
Além do país de origem, é importante também oferecer vinhos de diferentes uvas, dentre elas podemos citar: cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, chardonnay, sauvignon blanc e moscato. Claro que existem outras variedades, essas são apenas algumas das mais procuradas.
Ainda, aposte nos vinhos brancos, tintos e rosés; e não se esqueça também dos secos, semi-secos, adocicados e dos espumantes. Se o cliente souber que na adega do seu supermercado a variedade de vinhos é boa, as chances de você fidelizá-lo serão grandes. E você ainda estará agregando valor a esses produtos, ou seja, o consumidor poderá pagar mais caro apenas por ter a opção de escolher diferentes tipos de vinho.
4. Invista em tecnologia
O uso de tecnologia nas adegas de supermercado é uma tendência para os próximos anos. Isso porque, nem todos os clientes têm tempo ou mesmo paciência de ficar procurando as informações no rótulo do produto. Pensando nisso, alguns softwares que trazem as informações como tipo de uva utilizado, local e ano de produção podem ser facilmente consultados.
Ainda, esses softwares também podem trazer indicações de quais pratos podem ser combinados com aquele vinho. Ou seja, você pode ganhar a confiança do cliente pelo simples fato de oferecer uma certa “consultoria” na hora da compra.
5. Aposte nos acompanhamentos
O clássico acompanhamento de vinhos e queijo é uma excelente forma de conquistar o seu cliente. Por isso, quando estiver planejando o layout da adega, que tal separar um espaço ao lado para expor queijos?
Lembre-se que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está no supermercado, através de hábitos de consumo e de decisões que tenham algum fundo emocional. Por isso, esse é o momento certo de tentar influenciá-lo a levar algumas peças de queijo, embutidos, frutos-do-mar ou mesmo pães.
Melhor ainda, você pode se basear nos pratos sugeridos de acompanhamento pelo assistente virtual que mencionamos no item anterior, e já deixar alguns itens à mão. Assim o cliente nem precisará andar pelo mercado procurando um acompanhamento para o vinho que ele está comprando.
6. Fique atento ao estoque
Para garantir aos seus clientes que os vinhos vendidos na adega do supermercado sejam de qualidade é preciso dedicar uma atenção especial ao local do estoque em que eles serão armazenados. O ideal é que haja uma sala específica para esse armazenamento em que as seguintes condições sejam mantidas:
- Temperatura: entre 14°C e 17°C, podendo variar de acordo com o vinho;
- Posição da garrafa: deve ser mantida inclinada, de modo que o líquido encoste na rolha e a mantenha sempre úmida;
- Iluminação: dê preferência para locais escuros, longe dos raios UV;
- Movimentação: quando as garrafas são constantemente movimentadas, o processo de envelhecimento do vinho pode ser prejudicado, fazendo com que o produto perca algumas das suas características de sabor.
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