Por Nayara Santos em 13.04.2021

Adega de supermercado: veja 6 dicas para montar a ideal

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Montar uma adega no supermercado pode ser uma forma para se destacar da concorrência e conquistar muitos clientes. Apesar da média de consumo de vinho no Brasil ainda ser relativamente pequena, em comparação com outros países, esse é um sinal claro de que há muito espaço para o crescimento desse segmento.

Neste artigo vamos te apresentar os principais motivos para ter uma adega no supermercado e ainda vamos te contar com o que você precisa se preocupar na hora de montar a sua. Confira!

Por que ter uma adega no supermercado?

O consumo de vinhos vem crescendo no país nos últimos anos. Esse crescimento vem sendo puxado principalmente pelo aumento de consumidores da bebida com idade a partir dos 35 anos. Além disso, o Brasil também vem melhorando o seu destaque mundial na produção de vinhos, sendo que a Região Sul do país é onde estão localizadas a maioria das vinícolas.

Falando assim, fica fácil de entender que esse é um mercado que está em plena expansão e tem tudo para conquistar cada vez mais clientes. Por isso, montar uma adega de supermercado pode ser uma excelente forma de atrair mais clientes, se destacar da concorrência e trazer novidades e produtos que sejam do interesse dos seus consumidores.

1. Ajuste o layout

O primeiro passo para montar uma adega de supermercado é ter o espaço disponível para isso. Por isso, pode ser que você precise fazer alguns ajustes no layout da sua loja. É importante que ao pensar nessa seção do supermercado  você deixe espaço suficiente para a circulação de clientes, sem corredores apertados. Assim, você poderá evitar (ou pelo menos diminuir as chances) que os clientes derrubem garrafas.

Vale ressaltar também que os vinhos requerem condições adequadas de armazenamento. Desta forma, não há necessidade de ter uma adega muito grande, pelo contrário, foque em deixar poucas unidades do mesmo produto, dar destaque para a variedade que o seu supermercado oferece e dar uma atenção especial para a reposição desse setor.

2. Escolha as prateleiras adequadas

Conforme mencionamos anteriormente, os vinhos requerem condições especiais de armazenamento. Dentre elas podemos citar as baixas temperaturas; manter o produto longe do alcance de luz ou em lugares mais escuros; manter a garrafa posicionada de tal forma que o líquido encoste na rolha, mantendo-a sempre úmida e evitando que as características do produto se deteriorem.


Dito isso, é importante que você escolha as prateleiras adequadas para a sua adega. Elas possuem o tamanho ideal para armazenar as garrafas de vinho, e ainda oferecem a possibilidade de manter os produtos mais próximos das condições exigidas pelo fabricante.

3. Ofereça diversidade

Cliente gosta mesmo é de variedade, e com a adega de supermercado não poderia ser diferente. A produção de vinhos no país está em plena expansão e aumentou bastante no último ano. Entretanto, é fundamental que o consumidor tenha acesso a vinhos de outros países. Neste caso, vale a pena investir em vinhos Chilenos, Argentinos, Franceses, Portugueses, Italianos e Espanhóis.

Além do país de origem, é importante também oferecer vinhos de diferentes uvas, dentre elas podemos citar: cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, chardonnay, sauvignon blanc e moscato. Claro que existem outras variedades, essas são apenas algumas das mais procuradas.

Ainda, aposte nos vinhos brancos, tintos e rosés; e não se esqueça também dos secos, semi-secos, adocicados e dos espumantes. Se o cliente souber que na adega do seu supermercado a variedade de vinhos é boa, as chances de você fidelizá-lo serão grandes. E você ainda estará agregando valor a esses produtos, ou seja, o consumidor poderá pagar mais caro apenas por ter a opção de escolher diferentes tipos de vinho.

4. Invista em tecnologia

O uso de tecnologia nas adegas de supermercado é uma tendência para os próximos anos. Isso porque, nem todos os clientes têm tempo ou mesmo paciência de ficar procurando as informações no rótulo do produto. Pensando nisso, alguns softwares que trazem as informações como tipo de uva utilizado, local e ano de produção podem ser facilmente consultados.

Ainda, esses softwares também podem trazer indicações de quais pratos podem ser combinados com aquele vinho. Ou seja, você pode ganhar a confiança do cliente pelo simples fato de oferecer uma certa “consultoria” na hora da compra.

5. Aposte nos acompanhamentos

O clássico acompanhamento de vinhos e queijo é uma excelente forma de conquistar o seu cliente. Por isso, quando estiver planejando o layout da adega, que tal separar um espaço ao lado para expor queijos? 

Lembre-se que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está no supermercado, através de hábitos de consumo e de decisões que tenham algum fundo emocional. Por isso, esse é o momento certo de tentar influenciá-lo a levar algumas peças de queijo, embutidos, frutos-do-mar ou mesmo pães.

Melhor ainda, você pode se basear nos pratos sugeridos de acompanhamento pelo assistente virtual que mencionamos no item anterior, e já deixar alguns itens à mão. Assim o cliente nem precisará andar pelo mercado procurando um acompanhamento para o vinho que ele está comprando.

6. Fique atento ao estoque

Para garantir aos seus clientes que os vinhos vendidos na adega do supermercado sejam de qualidade é preciso dedicar uma atenção especial ao local do estoque em que eles serão armazenados. O ideal é que haja uma sala específica para esse armazenamento em que as seguintes condições sejam mantidas:

  • Temperatura: entre 14°C e 17°C, podendo variar de acordo com o vinho;
  • Posição da garrafa: deve ser mantida inclinada, de modo que o líquido encoste na rolha e a mantenha sempre úmida;
  • Iluminação: dê preferência para locais escuros, longe dos raios UV;
  • Movimentação: quando as garrafas são constantemente movimentadas, o processo de envelhecimento do vinho pode ser prejudicado, fazendo com que o produto perca algumas das suas características de sabor.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

O sistema de som para supermercado tem um papel importante para conseguir levar a música e os anúncios para todos que estejam fazendo compras. Garantir que o som seja uniforme em todo o ambiente, evitando distorções e volume muito alto ou muito baixo podem fazer toda a diferença para algumas ações de marketing que você…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Checklist de supermercado: conheça os principais

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente. Assim, se você ainda…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Com as ofertas do Dia Nacional dos Supermercados podem ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede importantes datas do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso aumenta…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional. Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos