Por Nayara Santos em 18.03.2021

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

Por Nayara Santos em 18.03.2021

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer com que você consiga aumentar o lucro do seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos falar mais a respeito da curva ABC, como fazê-la e como aplicar os resultados no seu dia a dia. Não perca tempo e descubra agora como usar essa poderosa ferramenta a seu favor. Boa leitura!

Entendendo a curva ABC no supermercado

A curva ABC nada mais é do que um relatório gerencial que vai indicar e relacionar a quantidade de produtos vendidos com o lucro que eles trazem para o seu negócio. Ela tem como base o Princípio de Pareto, que quando aplicada no varejo pode ser interpretada da seguinte forma: 80% dos produtos são responsáveis por 20% do lucro de um negócio e que 20% dos produtos são responsáveis por 80% do lucro.

Ou seja, não é porque um produto é muito procurado pelos seus clientes que ele seja o mais importante na hora de compor o seu lucro. Desta forma, é fundamental conhecer quais são os produtos mais lucrativos para que você possa traçar ações estratégicas para aumentar a venda deles.

Utilizando esse relatório, você conseguirá dividir os produtos que você vende em três categorias diferentes. Vamos supor que você tenha uma mercearia e venda 500 produtos diferentes, isso significa que:

  • Os produtos da categoria A representam 80% do seu lucro e correspondem a 20% dos itens que você possui, ou seja, 100 produtos;
  • Os produtos da categoria B representam 15% do seu lucro, mas correspondem a 30% dos produtos que você vende, ou 150;
  • Os produtos da categoria C correspondem a 5% do seu lucro e representam 50% do seu estoque, ou seja, 250 produtos.

Aqui estamos falando de uma separação 80/15/5, mas ela pode variar em 60/30/10 ou então 70/20/10. O fato é que sempre haverá poucos produtos que serão responsáveis pela maior parte do lucro de uma empresa. O importante é descobrir quais são esses produtos para o seu supermercado, por isso, fazer a curva abc é tão importante. No artigo Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto você encontrará os detalhes de como fazer esse cálculo.

Como utilizar a curva ABC para aumentar o seu lucro

A curva ABC para supermercado funciona como uma bússola, orientando em qual direção você deverá seguir em termos de aquisição de produtos e estratégias de marketing. Isso porque, há uma grande tendência em focar os esforços para promover aqueles produtos que vendem mais, quando, na verdade, eles trazem pouco lucro para o seu negócio.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre como a curva ABC pode ser utilizada para ter um controle de estoque mais eficiente e para traçar estratégias e ações de marketing que trarão um bom retorno.

Curva ABC no controle de estoque do supermercado

Manter um controle de estoque eficiente e garantir que não faltem produtos é uma das tarefas dos gestores de supermercado. Entretanto, a falta de alguns itens poderá ser mais prejudicial do que outros para o seu negócio. 

Por exemplo, se por algum motivo as mercadorias da categoria A faltarem no estoque, isso poderá ter uma grande influência na lucratividade do seu supermercado. Já se você tiver muitos produtos da categoria C em estoque, isso significa que você está gastando uma boa parte do seu capital de giro nos produtos errados.

Para fazer uma boa gestão de estoque tendo como base a curva ABC no supermercado é necessário hierarquizar os produtos pelo volume de vendas e pelo retorno que eles trazem. Assim, será possível saber em quais mercadorias você deverá investir na hora de fazer a reposição do estoque. 

Utilizando a curva ABC para melhorar as estratégias de marketing

A curva ABC também pode, e deve, ser utilizada na hora de preparar as suas campanhas publicitárias. Se a maior parte das suas ações estão voltadas para os produtos que compõem a categoria C, então você precisa revê-la. Aumentando a exposição dos produtos que formam a categoria A poderá te ajudar a aumentar a vendas delas e, consequentemente, aumentar o seu lucro.


Vale ressaltar que os produtos da categoria C não devem ser simplesmente esquecidos. Afinal de contas, eles possuem um grande volume de vendas, o que significa que eles são produtos muito procurados pelos seus clientes. Portanto, eles podem ser utilizados para atrair mais clientes para o seu supermercado, mas não devem ser os únicos destaques das ofertas.

Cuidados necessários na hora de interpretar a curva ABC

Agora que você já conhece mais sobre a curva ABC no supermercado é possível que você caia na tentação de não dar muita importância para os produtos da categoria C. Mas, já adiantamos, isso é um erro. 

Lembre-se que para ter um supermercado de sucesso, com clientes fidelizados à sua marca é importante oferecer diversidade de produtos. Afinal de contas, os clientes procuram um supermercado não porque ele é uma empresa com um bom lucro, mas, porque ele oferece produtos de qualidade, bons preços, boas vantagens para os clientes, diversidade de produtos e uma boa experiência de compras.

Além disso, sempre que você mudar a diversidade de produtos no seu supermercado, ou que um novo concorrente apareça no mercado, os hábitos de consumo dos clientes podem ser alterados, fazendo com que a curva abc seja modificada. Desta forma, é importante que você faça essa análise periodicamente, analise os resultados e faça as mudanças necessárias na estratégia adotada.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito. Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Marketing sensorial para supermercados: entenda mais sobre essa estratégia

A aplicação do marketing sensorial para supermercados tem se tornado cada dia mais comum. Essas técnicas têm como foco principal despertar todos os sentidos dos consumidores durante as compras fazendo com que eles comprem mais. Conhecer e entender quais estratégias fazem parte desta criativa e funcional subdivisão do marketing pode fazer toda a diferença nos…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Adega de supermercado: veja 6 dicas para montar a ideal

Montar uma adega no supermercado pode ser uma forma para se destacar da concorrência e conquistar muitos clientes. Apesar da média de consumo de vinho no Brasil ainda ser relativamente pequena, em comparação com outros países, esse é um sinal claro de que há muito espaço para o crescimento desse segmento. Neste artigo vamos te…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Setores de um supermercado: veja como organizar da maneira correta

 Quais setores você tem no seu supermercado? Eles estão te ajudando a vender mais ou apenas atrapalhando as compras dos clientes? Já parou para analisar com detalhes como está a organização da sua loja? Responder a essas perguntas deveria ser algo comum para todo gestor do setor supermercadista, entretanto, nem sempre é assim. Muito…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

O que faz a prevenção de perdas em supermercados? Descubra aqui

Uma das coisas fundamentais que todo gestor de supermercados deve saber é o que faz a prevenção de perdas. Afinal de contas, ninguém começa ou abre um negócio esperando perder dinheiro, certo? Também faz parte do trabalho do gestor entender quais são os objetivos e responsabilidades da prevenção de perdas. Além disso, conhecer quais são…

Por Nayara Santos em 10.12.2020

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos