Por Nayara Santos em 02.03.2023

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio. 

Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem falar que quando você conhece quais os cargos necessários, é possível entender quais as qualidade e habilidade que cada funcionário deve ter.

Se você chegou até aqui é porque ainda tem algumas dúvidas com relação aos cargos que o seu supermercado deve ter. Para te ajudar, vamos apresentar quais são os cargos de um supermercado e as funções que são desempenhadas por cada um deles. Confira!

Por que conhecer os cargos de um supermercado?

Não importa se você está abrindo um supermercado agora ou se já possui o seu negócio próprio. Ter conhecimento e continuar estudando os temas relacionados à gestão de um negócio é fundamental para conseguir fazer a sua empresa se destacar e sair na frente da concorrência.

Para manter o supermercado funcionando, com um bom controle de estoque, rápida reposição de mercadorias nas prateleiras, um bom sistema de compras e cadastramento de produtos, um bom controle financeiro e com operadores de caixa cordiais e eficientes é preciso ter um bom número de funcionários bem treinados. 

Assim, conhecer quais são os principais cargos de um supermercado permite que você faça um bom planejamento para ter funcionários nas funções mais importantes. Ainda, permite que você consiga elaborar um organograma que seja adequado ao tamanho da sua empresa e oferecer um bom plano de carreira para os seus funcionários. Condição essa que pode fazer com que os funcionários fiquem mais motivados para desempenhar o seu trabalho.

Sem falar que permite que você defina quais as principais habilidades, conhecimentos, treinamentos e experiência cada cargo irá exigir. Ou seja, permite que você defina, já no momento da contratação, quais os requisitos mínimos que o profissional precisa ter para poder desenvolver aquela função, e quais os treinamentos que ele deverá fazer quando ingressar na sua empresa.

Quais são os principais cargos de um supermercado?

O número de cargos e a quantidade de funcionários desempenhando cada uma das funções vai depender do tamanho do supermercado. Claro que supermercados menores não precisam ter um quadro de funcionários muito grande e provavelmente a mesma pessoa poderá desempenhar mais de uma função. 

Por outro lado, quanto maior for o supermercado, maior deverá ser o número de funcionários e a divisão de tarefas. Já que isso garante maior eficiência e agilidade na realização de cada um dos processos necessários para manter o bom funcionamento da loja.


Confira a seguir quais são os principais cargos de um supermercado. 

Operador de caixa

O operador de caixa é o profissional responsável por fazer o checkout do cliente, ou seja, é ele que irá fazer a cobrança dos produtos adquiridos pelo cliente, validar cupons de descontos, conceder descontos para membros do programa de fidelidade, dentre outros.

Esse é um dos cargos mais importantes dentro do supermercado. Isso porque, muitas vezes, essa é a única pessoa com a qual o cliente tem contato durante a sua jornada de compras. Assim, ter profissionais bem treinados para realizarem um bom atendimento ao cliente é fundamental.

Procure por profissionais atenciosos, educados, cordiais e ágeis. Assim, você consegue atender bem o cliente ao mesmo tempo em que agiliza o processo de checkout, evitando filas grandes e reclamações dos clientes.

Empacotador

O empacotar é aquela pessoa que auxilia o cliente a guardar as compras enquanto os produtos são registrados pelo operador de caixa. Essa profissão foi quase extinta, entretanto, ela está voltando em muitos estabelecimentos, sendo, até mesmo, considerada um diferencial da empresa.

Isso aconteceu porque muitos supermercados estão buscando formas de oferecer um tratamento personalizado. Esses profissionais devem ser bem orientados em como as compras devem ser guardadas. Os itens mais pesados devem ser colocados primeiro nas sacolas, e os mais leves ou facilmente danificados, como ovos e tomates, devem ficar na parte superior.

Estoquista

O próximo cargo de supermercado que vamos falar a respeito é o de estoquista. Caberá ao funcionário com essa função organizar o estoque, fazer o controle de entrada e saída de produtos, monitoramento de prazo de vencimento de mercadorias e conferência de produtos no ato da entrega.

Na hora de contratar um estoquista verifique se o profissional é detalhista. Além disso, o ideal é que haja investimentos em softwares para a automação de processos. Isso facilitará o trabalho do estoquista e ainda diminuirá os erros humanos.

Repositor

Ao longo do dia, conforme os clientes vão comprando as mercadorias, as prateleiras vão ficando vazias e desorganizadas. Desta forma, ter repositores é essencial para manter sempre a ordem e os produtos nos lugares certos nas gôndolas

A quantidade de repositores que você terá no supermercado vai depender muito do tamanho da loja e do fluxo de pessoas que a visitam. Isso porque, lojas maiores possuem mais produtos e um maior número de clientes, portanto, exigem uma reposição mais frequente. Além disso, pode ser que durante períodos promocionais alguns produtos acabem mais rapidamente do que outros.

Outro ponto importante é a divisão de setores entre os repositores, assim, sempre vai ter alguém de olho nas prateleiras para se certificar de que tudo está em ordem. Caberá também a esse profissional a verificação de validade de itens nas prateleiras e a sua remoção, para que produtos vencidos não sejam vendidos ao cliente.

Assim como o estoquista, o repositor também precisa estar atento aos detalhes. O ideal é que você faça uma checklist de tudo que precisa ser verificado, como a organização das prateleiras, a etiqueta de preço, verificação de validade uma vez ao dia, limpeza dos corredores, dentre outros.

Quer mais dicas de como manter o seu supermercado sempre organizado? Faça o download gratuito do e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

Açougueiro

Se o seu supermercado possui um açougue você precisará incluir o cargo de açougueiro e um ou dois auxiliares, ou assistentes. Eles devem ser responsáveis pelos cortes de carne vendidos no mercado, realizarem o porcionamento e colocarem as carnes em bandejas.

Ainda, eles também devem ter como responsabilidade controlar a temperatura de geladeiras e freezers em que os produtos estão armazenados, bem como a validade das carnes. Esses profissionais também devem ter treinamento para conseguir oferecer um bom atendimento aos clientes.

Padeiro e confeiteiro

A padaria de um supermercado será sempre um diferencial, principalmente quando os produtos vendidos são de excelente qualidade. Por isso, se o seu supermercado possui uma padaria, você vai precisar de padeiros, confeiteiros, seus assistentes e auxiliares.

Portanto, o ideal é que esses profissionais tenham experiência e treinamentos específicos na área. Além disso, eles também devem ter boas noções de atendimento ao cliente, afinal, alguns precisarão conversar diretamente com os consumidores na loja.

Peixeiro

Esse é um cargo que nem todos os supermercados terão, entretanto, se você irá comercializar peixes e frutos-do-mar frescos é importante ter um peixeiro. Esse é o profissional que tem um profundo conhecimento sobre esses produtos e poderá manipulá-los de forma correta, garantindo a qualidade dos itens vendidos. 

Assim como no açougue, é importante ter auxiliares e assistentes para as tarefas do dia a dia, e para garantir que o cliente que procurar pelos produtos seja bem atendido.

Auxiliar administrativo

Para que um supermercado funcione é importantíssimo que ele tenha toda uma equipe trabalhando na área administrativa. Afinal, você vai precisar fazer o controle financeiro da empresa, entrar em contato com fornecedores para cotação e compra de produtos, contactar empresas parceiras, contratar serviços, efetuar o cadastro de produtos, dentre outros.

Se você possui um mercadinho de bairro pode ser que, muitas dessas tarefas você, como dono, ou gerente do supermercado, acabe desempenhando. Entretanto, é fundamental ter o auxílio de outros funcionários nessas tarefas. Mesmo porque, existem períodos de férias e profissionais podem ficar doentes, ou seja, é sempre importante contar com mais de um funcionário que conheça o funcionamento desses processos no supermercado.

Vale a pena dizer que em supermercados maiores além dos auxiliares administrativos você provavelmente terá compradores, contadores, advogados, dentre outros.

Segurança

Outro cargo que um supermercado deve ter é o de segurança. Esses profissionais são treinados para evitar furtos, abordar clientes com atitudes suspeitas e manter a segurança dos clientes que frequentam o estabelecimento. Vale ressaltar que existem treinamentos específicos para esse tipo de trabalho e que os profissionais contratados devem atender aos requisitos legais para poderem desempenhar a função.

Os seguranças do supermercado também devem ser bem treinados para conseguir oferecer um bom atendimento. Se você terceirizar esse serviço no supermercado, então exija esse tipo de treinamento dos profissionais que vão atuar na sua loja.

Gerente

Por último, mas não menos importante, temos o gerente de supermercado. Essa função muitas vezes é desempenhada pelo dono do estabelecimento, mas não exclusivamente por ele. O gerente é o responsável pela supervisão de todos os outros funcionários e pelo bom andamento das atividades realizadas diariamente em um supermercado.

Tenha um programa de treinamento para a sua equipe

Tudo bem, agora você já conhece todos os cargos importantes e sabe mais ou menos quantos funcionários vai precisar para o seu supermercado. Isso já é importantíssimo para que o seu estabelecimento possa funcionar e tenha sucesso. Entretanto, apenas ter o número certo de pessoas trabalhando nos cargos mencionados, não é sinônimo de sucesso.

Por isso é essencial que você elabore um bom programa de treinamento para toda a sua equipe. Além disso, também é fundamental que alguns cursos de reciclagem sejam ministrados, já que eles ajudarão a lembrar conceitos e procedimentos que podem acabar sendo esquecidos quando não utilizados com frequência.

Confira como preparar um bom programa de treinamento. E, se quiser conferir mais detalhes sobre como o treinamento do operador de caixa deve ser, confira o nosso e-book Operador de caixa de supermercado: conheça o treinamento ideal.

1. Saiba quais as habilidades para cada cargo

Com a nossa lista de cargos para supermercado você já deve saber quais as habilidades que os profissionais em cada cargo devem ter. Apesar disso, pode ser que o seu supermercado tenha alguma particularidade que exige determinadas habilidades para determinados cargos.

Neste caso, faça uma lista de todas elas e analise quais podem ser aprendidas facilmente, com treinamentos rápidos, ou com cursos mais demorados. Em seguida, se prepare para oferecer esses treinamentos para os funcionários, ou então incentive-os a fazer o curso por conta própria.

2. Dê atenção especial para os novos funcionários

Poder aumentar a sua equipe é um sinal de que o supermercado está crescendo, não é mercado? Mas, para manter a qualidade no atendimento e oferecer o melhor para os seus clientes, os novos funcionários precisam ser bem treinados. 

Por isso, antes deles começarem a trabalhar é importantíssimo que eles entendam qual é a missão da empresa, quais os valores que ele precisará repassar para o cliente, qual é o padrão de atendimento, dentre outros. Mas, ele também precisa entender o básico do funcionamento da empresa.

Esse conhecimento permitirá que ele saiba quais são os processos do supermercado, quem é responsável por cada um deles e até mesmo quem procurar ou como resolver algum problema. Além disso, se esse funcionário for trabalhar com algum sistema de gestão, então ele precisa conhecer o sistema e estar habituado com ele.

3. Peça feedback sobre os treinamentos

Você pode até pensar que planejou o treinamento perfeito para cada um dos cargos do seu supermercado, mas será que os seus funcionários pensam da mesma forma? O dia a dia de quem está trabalhando no supermercado pode ter algumas dificuldades e necessidade que nem sempre o gestor consegue identificar.

Dito isso, é fundamental não apenas que você converse com os funcionários antes dos treinamentos, mas também peça um feedback depois disso. Caso prefira, você pode pedir para eles responderem um questionário de maneira anônima. Desta forma, eles podem se sentir mais à vontade para fazer críticas.

O mais importante é avaliar cada comentário de maneira objetiva e analisar se realmente há algo que você possa fazer melhor no próximo treinamento. Já que manter os funcionários motivados também é importante para o sucesso da sua empresa. Por isso, falaremos sobre isso a seguir.

Como manter a sua equipe motivada

Ter uma equipe motivada e que busca alcançar os objetivos estabelecidos é importantíssimo para qualquer empresa do varejo. Assim, os funcionários têm a sensação de que eles realmente fazem parte de algo e que o trabalho realizado por eles faz toda a diferença. Mas, manter uma equipe motivada nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, resolvemos te dar uma ajudinha neste quesito e te mostrar como você pode fazer isso.

  • Procure entender os indivíduos: converse com cada funcionário e tente conhecê-lo melhor, principalmente aqueles com quem você tem contato direto e frequente;
  • Pratique o reconhecimento: quem não gosta de ser conhecido quando faz algo que deu certo, não é mesmo? Então faça isso com os seus funcionários. Assim, você os incentiva a melhorar constantemente;
  • Cuidado com as críticas: conversar com o funcionário quando o desempenho está ruim ou quando ele fez algo errado é essencial, mas não faça isso em público de modo que ele se sinta humilhado. Chame-o para conversar em particular e procure entender o que está acontecendo e porque o erro aconteceu;
  • Valorize a opinião dos seus funcionários: como falamos anteriormente, os funcionários podem ter uma visão diferente dos processos ou mesmo ideias interessantes de como melhorá-lo. Por isso, ouça o que eles têm a dizer e pondere se realmente não é algo que possa ser implementado e que vá melhorar a rotina do supermercado.

Como você percebeu, ser um bom gestor de supermercado é muito mais do que conhecer quais cargos você deve preencher, mas também como fazer a gestão de pessoas da melhor forma possível. Confira outras dicas no nosso blog.

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