Por Nayara Santos em 17.05.2022

Como administrar um salão de beleza: 10 dicas para melhorar os resultados

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Se você está aqui é porque está em busca de conhecimento sobre como administrar um salão de beleza. E esse é um passo muito importante para conseguir fazer a sua empresa crescer e ser lucrativa, ainda mais em um mercado tão competitivo como o salão de beleza.

Apesar disso, vale ressaltar que o mercado de salões de beleza e estética está em constante crescimento em nosso país, pois existe sempre demanda por esses serviços. Afinal, muitas pessoas são vaidosas, gostam de fazer tratamentos para ter uma boa autoestima e se sentirem bonitas e isso não muda, mesmo em tempos de crise.

Porém, para que o negócio dê certo, você precisa saber como fazer um bom gerenciamento de um salão de forma. Para ajudá-lo nesse momento, separamos algumas dicas fundamentais e fundamentais para você impulsionar seu empreendimento.

Quer saber quais são as nossas dicas, para que possa aumentar o seu faturamento e conquistar mais clientes? Então é só seguir a leitura!

Dicas de como administrar um salão de beleza

Muitas tarefas fazem parte da vida de um administrador, independentemente de qual seja a área de atuação. Ele precisa cuidar da contratação de pessoal, quais conhecimentos cada profissional deve ter, determinar se haverá a necessidade de treinamentos, quais os horários de funcionamento, qual o orçamento que será destinado para marketing, quais campanhas de marketing realizar, fazer o controle financeiro da empresa, dentre muitos outros.

Só de falar a gente já vai ficando sem fôlego! Por isso, conhecer formas de tornar essa rotina melhor, bem como o que é preciso fazer para ter uma boa gestão é fundamental. Acompanhe as nossas dicas de como você não vai se arrepender.

1. Faça uma boa da sua agenda

Em estabelecimentos como salões de beleza, a gestão de clientes é essencial. Afinal, grande parte da divulgação desse tipo de negócio é feita por meio do boca a boca. Além disso, nada melhor para conseguir uma boa propaganda do que a experiência de alguém que adorou o serviço que você ofereceu e tem histórias boas para contar para os outros.

Sem falar que você tem muitos clientes visitando o seu salão semanalmente. Ou seja, você precisa conhecer essas pessoas e tratá-las de modo especial. O ideal é que a sua equipe saiba quem são esses clientes e, pelo menos, trate-os pelo nome.


Outro ponto importante, é preciso controlar todos os agendamentos para que não sobrecarregue a sua equipe, o que acabará resultando em atrasos. Portanto, resista à tentação de fazer uma agenda super apertada e deixe um pequeno intervalo entre um cliente e outro para dar tempo aos seus funcionários para se recomporem. Sem falar que caso haja algum atraso, você não corre o risco de deixar a agenda do dia uma verdadeira bagunça.

Aproveite a proximidade com os clientes para buscar sempre conseguir o máximo de contatos diferentes do cliente, para poder avisá-lo no caso de algum imprevisto. Tenha uma agenda bem organizada. 

Uma possibilidade interessante é a implementação de um sistema de agendamento on-line! Mas, lembre-se que é preciso ter alguém por trás desse sistema para garantir que tudo estará funcionando como deve.

2. Tenha um controle financeiro

O controle financeiro provavelmente é uma das primeiras coisas que as pessoas pensam quando se fala em administrar um negócio. Portanto, com o salão de beleza essa realidade não é outra.

Adquirir conhecimento nessa área é fundamental para o sucesso da sua empresa. Claro que é preciso estudar para não gastar mais do que você ganha, mesmo porque, essa é a essência de como administrar um salão de beleza. Entretanto, também é importante que você acompanhe o orçamento de perto, sabendo tudo o que entra e sai do caixa.

Vale a pena mencionar que você também deve planejar o montante de capital de giro necessário para manter o salão funcionando. Ainda, também é preciso ter uma reserva de emergência, caso seja necessário fazer algum conserto no salão ou para cobrir qualquer outro gasto fora do previsto.

Para fazer esse controle o ideal é que você crie planilhas ou utilize softwares destinados a esse controle. Evite fazer o controle manual já que as chances de você esquecer de lançar algum gasto ou algum dinheiro que entrou é muito grande. Sem falar que existe também uma grande chance de que erros sejam cometidos.

Outra dica importante é fazer a contratação de um bom contador. Assim, você garante que os seus impostos serão pagos conforme previsto em lei. Não hesite em contar com ajuda de profissionais especializados. 

Por último, mas não menos importante, planeje os seus gastos. O ideal é que você tenha uma projeção dos custos para manter o salão funcionando. Assim você saberá quanto de dinheiro precisa entrar, quando os gastos serão maiores e assim por diante.

3. Ofereça diferenciais aos seus clientes

Não é preciso ser um salão de beleza caro ou direcionado para a classe A para oferecer diferenciais aos seus clientes. Alguns detalhes já fazem muita diferença, como promoções, programas de fidelidade, música ambiente e aquele famoso cafezinho.

Também invista na sua sala de espera! Tenha sempre uma mesinha de centro com jornais e revistas recentes para que os clientes façam a leitura, ofereça internet wi-fi para que eles conectem os seus celulares e disponibilize algumas tomadas para carregar o celular.

Essas ações para incentivar o entretenimento são fundamentais para criar uma boa experiência aos consumidores. Sem falar que, essas medidas podem ser ainda mais importantes caso os clientes necessitem fazer tratamentos que demoram bastante tempo, por exemplo.

4. Saiba como fazer um bom fluxo de caixa

Como falamos anteriormente, ter um fluxo de caixa equilibrado é fundamental para que o seu negócio tenha sempre uma boa lucratividade e você possa administrar melhor a sua parte financeira. Para isso, é necessário controlar todas as receitas e despesas que o salão tem.

Para fazer esse controle, o ideal é que você classifique as despesas em fixas e variáveis. Os gastos fixos são aqueles que você tem todos os meses e cujo valor não muda. Por exemplo, o aluguel do salão ou de algum equipamento, o seguro que você paga, a parcela da compra de algum equipamento, dentre outros.

Já os gastos variáveis são aqueles cujo valor pode mudar de um mês para outro. Por exemplo, a conta de água e de luz, a comissão para os colaboradores (dependendo da forma que eles foram contratados), manicure freelancer que você contrata esporadicamente quando tem muitos horários agendados para esse serviço, dentre outros. 

Ao controlar as despesas e fazer essa classificação, você poderá projetar a média de lucro que precisa ter para pagar todas as contas e ainda sobrar dinheiro para o seu próprio salário e para investir em melhorias no salão. Sem falar que você também consegue identificar onde estão os maiores gastos e, se eles forem relacionados e elaborar formas de economizar.

5. Ofereça diferentes opções de pagamento

Quem busca conhecimento sobre como administrar um salão de beleza, também precisa saber que é muito importante oferecer diferentes opções de pagamento aos clientes. Algumas pessoas ainda preferem pagar em dinheiro, mas outras gostam mais de usar os cartões de crédito ou débito, ou mesmo PIX. Aplicativos de transferência também estão se tornando cada vez mais populares.

Por isso, para que nenhum cliente deixe de frequentar o seu salão pelo fato de você não receber os pagamentos na modalidade que ele deseja pagar, ofereça diferentes opções. Assim, o seu negócio sempre será uma opção para as pessoas.

Sem falar que você ainda pode fazer pacotes e preços promocionais para os clientes que pagarem adiantado. Por exemplo, a cliente que vai todas as semanas para fazer as unhas pode pagar o valor de um mês inteiro. Desta forma você já saberá que pode contar com aquele dinheiro e que a sua agenda estará ocupada em determinadas datas.

6. Proporcione uma experiência mais rica para o público

Para conseguir se tornar o salão de escolha dos seus clientes, então você precisa conseguir oferecer uma experiência mais rica e alguns diferenciais, como já comentamos. Porém, apenas isso pode não ser suficiente! As pessoas precisam realmente se sentir especiais no seu estabelecimento.

Quem vai até um salão de beleza não está comprando um novo corte de cabelo, uma depilação ou unhas mais bonitas. As pessoas vão em busca de autoestima, em meios para se sentirem melhores consigo mesmas, por meio da aparência física. Por isso, valorize essa ideia! 

Por isso, é fundamental que você tenha colaboradores simpáticos, que tenham empatia, que recebam sempre os clientes com um sorriso no rosto. Também garanta que eles sejam muito competentes, para oferecer serviços diferenciados e as tendências da moda.

Sem falar que, ao investir em música ambiente, uma boa sala de espera e ter colaboradores e funcionários bem treinados, você já vai conseguir sair na frente da concorrência.

7. Diferencie os seus serviços

Parte do trabalho de saber como administrar um salão de beleza, está em encontrar diferenciais para os seus serviços. Já que isso é o que vai trazer um aspecto único para o seu salão. 

Lembre-se que as pessoas não podem ver o seu negócio como mais do mesmo, como algo que elas encontram em qualquer esquina. Porque, se isso acontecer, você corre o risco de não ser a primeira opção para os clientes.

Portanto, além da criação de uma boa experiência, também aposte na criação de diferenciais que não são encontrados na concorrência. Você pode criar combos, como um dia da beleza, com direito a corte de cabelo, serviço de manicure e pedicure, massagem e depilação por um preço especial, por exemplo. Também podem ser feitas campanhas especiais em datas comemorativas.

8. Escolha boas parcerias

Um dos pilares para o sucesso dos negócios é a escolha de boas parcerias, principalmente aquelas que complementam os seus serviços. Por isso, busque por empresas parceiras, que possam melhorar aquilo que você já faz de bom para os seus clientes.

Você pode fazer uma parceria com uma marca de cosméticos famosa, por exemplo. De tal maneira, seu salão poderia ser exclusivo em oferecer esses produtos para os clientes. Também pode ser feita a venda dos itens no local e você ganharia comissões com isso.

Também é possível realizar parcerias com outras empresas locais. Por exemplo, com uma loja de aluguel de roupas de festa. Assim, a noiva que comprar ou alugar o vestido na loja pode ter descontos para fazer o dia da noiva no seu salão.

Outra alternativa é sugerir a alguns varejistas para realizar sorteios em datas especiais e o ganhador ter direito a algum tratamento no seu salão. Solte a imaginação e busque as parcerias certas. Desta forma, você conseguirá atingir um número ainda maior de pessoas e divulgar o seu salão para um público que talvez não conhecesse ele de outra forma.

9. Aposte no marketing sensorial

O marketing sensorial é aquele que explora os cinco sentidos do corpo humano para causar interações e sensações marcantes nas pessoas. Ele ajuda as empresas a oferecerem um ambiente único para os seus clientes, ao mesmo tempo em que reforçam a identidade da marca. Veja alguns exemplos sobre como explorar cada um dos sentidos no seu salão de beleza:

  • Visão: evite a poluição visual optando por um layout mais clean e agradável. Deixe tudo sempre limpo e arrumado e explore os produtos que você utiliza. Também desenvolva uma identidade visual e siga um padrão de cores e grafismos na decoração e produção de materiais. Isso inclui também o uniforme que os colaboradores utilizarão;
  • Olfato: aposte nos incensos e nas essências naturais para que o ambiente tenha um aroma agradável, podendo ser praticado o marketing olfativo. Porém, é preciso ter cuidado para não misturar cheiros! O ideal é que se escolha uma única essência para perfumar o local sempre, assim você terá o cheirinho próprio do seu salão;
  • Audição: você pode oferecer música para deixar o ambiente mais agradável e descontrair o cliente. Entretanto, é preciso ter cuidado porque um salão de beleza não pode reproduzir músicas que não vão de encontro ao gosto musical dos seus clientes. Além disso, deixar o rádio ligado em uma estação local também não é recomendado, pois podem ser reproduzidos comerciais de concorrentes. O ideal é contar com um serviço de playlists personalizadas e rádio indoor, para que o seu negócio reproduza músicas alinhadas com o perfil dos seus clientes. Para saber mais sobre essa estratégia, clique aqui
  • Tato: tenha sempre amostras de tinturas de cabelo, esmaltes, maquiagens e outros itens que os clientes possam tocar. As pessoas gostam de sentir os produtos nas mãos, pegar os itens para ler os rótulos e explorar a embalagem antes de utilizá-los. Por isso, tome cuidado para não deixar embalagens sujas;
  • Paladar: você pode explorar esse sentido oferecendo lanches, como um biscoito com café, chá e suco para os seus clientes. Também é uma boa ideia fazer parceria com uma padaria ou confeitaria para ter um quitute próprio do seu salão. 

Ao seguir as nossas dicas sobre como administrar um salão de beleza e oferecer uma melhor experiência através do marketing sensorial, temos a certeza de que você conseguirá fazer o seu negócio prosperar.

10. Faça uma boa gestão dos seus colaboradores

Como falamos no início deste artigo, a contratação e gestão de colaboradores também é parte essencial de como administrar um salão de beleza. Por isso, invista algum tempo nas contratações que fará. 

Lembre-se que a sua equipe é a alma do seu empreendimento, e um dos segredos de como administrar um salão de beleza está diretamente ligado às pessoas que trabalham nele. Afinal, elas estarão em contato com os clientes e, portanto, estarão representando a sua marca. 

Para garantir que tudo saia como o previsto, você pode investir em programas de treinamento que foquem não apenas no desenvolvimento técnico, mas que também tenham como foco o tratamento dado ao cliente.

Além disso, escute o que os seus colaboradores têm a dizer. Eles podem ter uma visão diferente do negócio e do que pode ser feito para aumentar as suas chances de sucesso. Sem falar que, eles estão em constante contato com os clientes e podem trazer informações importantes para você.

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