Por Nayara Santos em 16.11.2022

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita.

Financeiramente falando, essa organização, por exemplo, faz com que haja uma baixa probabilidade de faltar produtos essenciais nas prateleiras. Afinal, um supermercado que tem produtos faltando é sinônimo de prejuízo, da mesma forma que itens parados no estoque significam dinheiro estagnado.

Contudo, muitas empresas sentem dificuldades em organizar um estoque de maneira funcional, que facilite a gestão do controle do local e de todos os processos. Agora imagine em um supermercado, em que a diversidade de produtos é enorme. Ou seja, sem a organização adequada, o seu negócio corre um sério risco.

Por essa razão, pensando em ajudá-lo, preparamos este post com 11 dicas de como organizar o estoque de supermercado, para que você possa usufruir dos ganhos de contar com um setor mais organizado. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Organizando o estoque do supermercado

Não importa a quanto tempo você atua no setor supermercadista, ficar de olho em formas de como organizar o estoque é sempre algo positivo. Afinal de contas, não apenas novas tecnologias surgem, mas também outros varejistas encontram formas de otimizar esse importante aspecto do setor. Já que, como falamos no início do artigo, ter um bom controle de estoque e manter a área organizada pode influenciar diretamente nos resultados da sua loja e na fidelização do cliente. 

1. Crie padrões e regras para organizar o estoque de forma eficiente

Já tentou organizar um lugar utilizado por diferentes pessoas? Então você sabe que nem todos irão concordar com a mesma forma de organização, ou ainda, que acharam que essa é a forma ideal de se fazer isso. Com o estoque do supermercado acontece exatamente a mesma coisa.

Ou seja, pode ser que diferentes funcionários tenham diferentes visões do que é ter um estoque organizado. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é criar regras para essa organização. Dentre as principais podemos citar:

  • Adotar um padrão de nomenclatura;
  • Criar uma lógica de armazenamento, separando os itens por setores, por exemplo;
  • Padronizar a descrição e identificação dos produtos;
  • Utilizar cartazes e placas para identificar cada setor;
  • Organizar os produtos por ordem de vencimento.

Ainda, é muito importante que todos os membros da equipe entendam como essa organização funciona, isso permitirá que eles consigam localizar com mais facilidade o item por qual eles buscam.


Outro ponto fundamental para manter o estoque organizado é através da criação de regras e formatos para a entrada e saída dos produtos. Inclusive, esse é um dos processos do supermercado, portanto, descrevê-lo te ajudará a treinar novos funcionários, e ainda funcionará como um mecanismo de consulta para todos os funcionários.

Ao adotar essas medidas, depois que todos os itens forem cadastrados, é preciso registrar apenas as movimentações cotidianas — o que deve ser realizado à medida que os artigos entram e saem do estoque, anotando diariamente aqueles que foram comercializados no dia.

Com essas práticas, no final do mês é possível saber exatamente os itens que foram vendidos e, consequentemente, entender melhor a dinâmica das vendas. Lembre-se que a padronização é a chave para se fazer uma boa gestão de estoque do supermercado.

2. Desenhe o fluxo de entrada e saída

A nossa próxima dica de como manter o estoque do supermercado organizado é desenhando o fluxo de entrada e saída de produtos. Isso envolve registrar todas as movimentações dentro do estoque e é fundamental para evitar erros e também para acompanhar de maneira mais precisa os resultados do supermercado.

Como falamos anteriormente, isso deve ser feito através da descrição dos processos do supermercado. Desta forma, você diminuirá significativamente os erros que podem surgir porque um funcionário não deu entrada em um produto, ou esqueceu de dar saída em outros.

Sem falar que, quando você faz isso, é possível ter uma boa ideia de qual é o fluxo de estoque do supermercado. Ou seja, permitirá que você veja de maneira clara e precisa se determinado item foi vendido, qual a quantidade e precisou de reposição. Ao analisar esses dados, é possível verificar itens como desempenho do setor, tempo médio que a mercadoria demora para ser vendida e a disponibilidade de recursos.

Nesse momento, é possível perceber quais são os itens parados no estoque e que, portanto, representam capital de giro imobilizado. E, vale ressaltar, isso nunca é um bom resultado, já que esse valor poderia ter sido usado para realizar outros investimentos, que ofereceriam retornos mais satisfatórios em um menor prazo.

3. Controle o estoque com rigidez

Não importa qual é o seu estilo de gestão, o controle de estoque do supermercado deve sempre ser feito com rigidez. Isso porque, é ali que boa parte que o seu dinheiro está e deixar de vender produtos ou ficar com itens parados no estoque significa que você está perdendo dinheiro.

O ideal é que inventários sejam realizados periodicamente para que você saiba exatamente o que tem disponível, o que precisa ser vendido, e o que precisa ser reposto. Esse controle pode ser feito mensal, bimestral, semestral e anualmente. Tudo ficará a critério do gestor.

Entretanto, a realização de inventários requer planejamento, já que você precisará ter uma equipe disponível em um momento em que o supermercado estará fechado, ou seja, sem nenhuma movimentação de produtos. Temos um artigo completo sobre o tema, confira aqui.

Assim, ao analisar todos os itens que você tem em estoque e comparar com relatório anteriores, será possível observar as falhas que foram cometidas e descobrir quais são as principais causas de problemas do estoque, como obsolescência, avarias e furtos. Portanto, será possível criar estratégias para preveni-las.

4. Conte com uma equipe específica para a organização do estoque

Uma coisa é certa, para manter o estoque organizado você precisará contar a sua equipe. Podemos até dizer que, em muitos pontos, a gestão de um negócio se assemelha ao dia a dia em uma casa. Não entendeu? Calma que a gente te explica.

Já percebeu que, na rotina familiar, quando muitas pessoas são responsáveis por organizar o mesmo espaço, essa tarefa parece não funcionar muito bem? Isso acontece porque além de nenhum membro assumir exatamente a responsabilidade por essa organização (pensando sempre que outro vai fazer o trabalho), existem muitas pessoas mexendo na mesma coisa, o que faz com que o local fique desordenado rapidamente.

Trazendo isso para o estoque de um supermercado, pode acontecer exatamente a mesma coisa. Não é incomum que, na correria do dia a dia, tanto no momento da chegada de novas mercadorias quanto na correria para a reposição das prateleiras no ponto de venda, que o setor fique bastante bagunçado. Isso fica ainda mais evidente caso haja o entra e sai de muitas pessoas diferentes.

A melhor forma de evitar isso é através de treinamentos para os estoquistas, para que eles entendam como a organização do estoque deve funcionar. Além disso, é essencial que o acesso ao estoque seja restrito às pessoas que trabalham no local. 

Claro que, durante a realização do inventário, você precisará de uma equipe maior com acesso ao local, mas ela também deve receber o treinamento necessário para isso. Aproveite esse momento para deixar o seu estoque bem organizado.

5. Defina qual deve ser o volume máximo e mínimo

Nenhum gestor do setor supermercadista quer ter produtos sobrando ou faltando no estoque. Por isso, a nossa próxima dica para organização desse setor do supermercado é determinar um estoque máximo e mínimo para os produtos.

Na prática, isso significa dizer qual é o volume máximo de um determinado produto a ser estocado. Isso deve ser feito em razão de espaço físico ou de projeção de vendas para um determinado período. Já o estoque mínimo, por sua vez, é o número mínimo de um item que o supermercado deve ter em seu estoque para atender as demandas do período, sem impactar negativamente as suas vendas, ou seja, sem deixar faltar nada.

Especialmente os supermercados, que contam com uma grande quantidade de itens perecíveis, é fundamental ter em mente o volume mínimo e máximo para o atendimento das suas demandas, de acordo com cada produto. Para tanto, é preciso levar em consideração itens como tendência de mercado, sazonalidade, produtos altamente perecíveis, itens com rotatividade mais alta e a projeção de vendas.

Essas são medidas relativamente simples, mas muito importantes. Afinal, um supermercado que conta com um grande volume de determinada mercadoria em estoque, por exemplo, deve precisar adotar uma decisão estratégica, como o lançamento de uma promoção. Isso permitirá que você esgote esse item no estoque antes de seu vencimento para não perder ainda mais dinheiro.

Vale a pena mencionar que as perdas por vencimento em estoque mal organizados pode trazer grandes prejuízos para os supermercados. Por isso, fique atento e evite que isso aconteça.

Ficar de olho nas vendas é fundamental para ter um bom controle de estoque, mas você sabe qual é o faturamento por metro quadrado da sua loja? Então confira como fazer o cálculo aqui.

6. Defina a periodicidade de análise de estoque

Depois de adotar as medidas que apresentamos nos tópicos anteriores, é possível analisar o desempenho de cada produto dentro de um determinado contexto. Isso significa descobrir quais são os itens mais procurados pelos consumidores em cada uma das épocas do ano e datas comemorativas do varejo.

Para tanto, além de manter o seu estoque organizado, é preciso gerar relatórios e analisá-los periodicidade, que pode ser quinzenal, mensal ou bimestralmente, por exemplo. Dessa forma, é possível realizar uma análise mais profunda do estoque, a fim de entender o desempenho de cada produto e quais são os fatores que os levam a ter mais ou menos saída.

Além disso, depois de realizar a análise de estoque dentro do período estipulado, é importante realizar relatórios acerca do desempenho de cada produto. Com essa avaliação, você poderá compreender a sazonalidade de cada item antes de realizar novas compras com fornecedores, a fim de evitar crises, erros e prejuízos.

Vale a pena dizer que essa análise também te ajudará a criar ações de marketing mais efetivas. Por exemplo, se você sabe que às sextas-feiras a venda de cerveja aumenta, então esse é o momento ideal para fazer promoções com esses itens, bem como de outros produtos que são geralmente consumidos juntos.

Lembre-se que no mundo corporativo e empresarial o conhecimento é sinônimo de vantagem competitiva. Portanto, quanto melhor você conhecer o seu supermercado, melhor.

7. Entenda quais produtos têm muita saída e quais ficam parados

A partir do momento em que você começar a fazer essas análises periódicas do seu estoque, vai se surpreender com o fluxo de alguns produtos. Por isso, a nossa próxima dica de como organizar o estoque do supermercado está relacionada com isso.

É possível, por exemplo, que o dia a dia no supermercado lhe dê a impressão de que determinada mercadoria tenha uma demanda alta, mas o seu estoque pode comprovar que isso acontece apenas uma vez por mês, deixando o restante dos itens encalhados nas prateleiras por semanas. E, claro, produto parado no estoque é dinheiro perdido.

Da mesma forma, podem haver mercadorias com uma grande demanda, e que venderiam ainda mais, caso estivessem disponíveis todos os dias. Para descobrir se existe um item valioso como esse no seu supermercado, acompanhe a saída minuciosamente, desde o momento em que os produtos chegaram às prateleiras até o momento em que acabaram.

Analise o comportamento do consumidor e fique atento a itens que precisam de reposição constante, como aqueles de padaria e de hortifrúti. Uma baguete caseira que é um sucesso, por exemplo, teria mais vendas se estivesse sempre à disposição? O coco verde acaba rápido e demora a ser reposto? Então você está perdendo vendas e algo precisa ser feito a respeito se você quiser aumentar o seu lucro.

Lembre-se que muitas compras são feitas por impulso. Se o produto não estiver ali, acessível ao consumidor no momento das compras, ele vai embora para casa sem esse item tranquilamente, mas se a mercadoria estiver disponível, significa o aumento do seu ticket médio.

8. Faça ações promocionais para produtos próximos à data de validade

Mesmo acompanhando o seu estoque de perto, avaliando o desempenho e a periodicidade necessária das compras, é possível que alguns produtos, pelos mais variados motivos, não tenham tido a venda esperada no período.

Crises econômicas repentinas e até mesmo as mudanças climáticas podem alterar o giro de algumas mercadorias, deixando o seu estoque com o risco de prejuízos financeiros. Por isso é tão importante manter o estoque organizado e bem controlado no supermercado, já que isso permitirá que você tome decisões mais acertadas e evite prejuízos.

Neste caso, você poderá ficar mais tranquilo, pois ainda resta uma estratégia: as promoções. Avalie o custo que você teve com a compra desses produtos e subtraia ao máximo o seu lucro — afinal, agora que o prazo de validade está chegando, o importante é não ficar no prejuízo. Assim, você não perde dinheiro e o cliente conseguirá comprar produtos mais baratos.

Ainda, para instigar a venda por impulso e fazer com que todos os seus consumidores vejam as promoções, deixe os produtos em locais estratégicos do supermercado, como as pontas de gôndola, os caixas (caso sejam itens pequenos) e a entrada do estabelecimento. O ideal é que eles fiquem sempre no mesmo lugar, desta forma, clientes que não se importam com a data de validade próxima, saberão onde encontrá-los.

Outra estratégia que pode ser utilizada é colocar etiquetas de desconto. Por exemplo, você pode padronizar que todos os produtos nestas condições tenham 40% de desconto. Coloque uma etiqueta com essa informação, o cliente saberá e o operador de caixa também, para conceder o desconto.

Lembre-se de sempre informar ao seu cliente que aquele produto está perto do vencimento. Assim, ele não corre o risco de comprar algo que não pretende consumir nos próximos dias — nem de ficar desagradado com a sua empresa por ter se sentido enganado.

9. Aposte na comunicação dentro do estabelecimento

Uma maneira bastante eficiente (e com ótimo custo-benefício) de divulgar esses produtos que estão próximos do prazo de validade é realizando promoções-relâmpago, em momentos de grande fluxo de pessoas dentro do supermercado.

A rádio indoor pode ser uma grande aliada desse tipo de ação, divulgando para todos no ambiente quais são os itens, quanto custavam e quanto custam agora e onde eles podem ser encontrados.

Mais uma vez, não se esqueça de comunicar aos consumidores que aquelas mercadorias estão próximas do vencimento. Ainda que cada cliente compre apenas uma bandeja de iogurte, por exemplo, se 20 consumidores levarem o produto, o seu estoque vai acabar rapidamente.

Podemos ainda ressaltar que a rádio indoor pode ser utilizada em estratégia para a fidelização do cliente. Já que ela permite que você escolha qual a playlist que será reproduzida e mais agradará aos seus consumidores.

10. Conte com um bom sistema de gestão de estoque

Um sistema de gestão é capaz de ajudá-lo a manter o controle do seu estoque equilibrado e organizado, uma vez que, em geral, esses programas costumam contar com ferramentas que facilitam as atividades, como a possibilidade de dar baixa em produtos, de registrar modificações no estoque e, até mesmo, de comunicar itens estocados que estão com pouca saída ou aqueles que precisam de reposição.

Para escolher a melhor opção, o ideal é observar itens como:

  • As necessidades da sua empresa;
  • A segurança do sistema (a fim de evitar a perda dos arquivos),;
  • A acessibilidade (como a possibilidade de fazer registros por meio do celular);
  • A opinião dos demais usuários do software;
  • A impressão dos colaboradores a respeito do software, principalmente se eles já trabalham com outro sistema.

Assim, ao optar pelo sistema de gestão de estoque, o ideal é que ele atenda às suas necessidades, pois o controle de setor se torna mais fácil e eficiente, uma vez que você consegue acessar dados precisos e detalhados com facilidade — o que ajuda na tomada de decisões a respeito de precificação, compras e, até mesmo, relacionadas a questões operacionais.

11. Cuide do seu estoque virtual

Em 2020, após o surgimento da pandemia do coronavírus, é quase impossível falarmos sobre vendas sem pensarmos no universo on-line.

Muitos supermercados já estão ativos nos aplicativos de comida — e estão lucrando com isso. Seja por causa dos novos hábitos de consumo criados pelo isolamento social, pela falta de tempo ou, até mesmo, pelo trânsito, muitos consumidores estão optando por fazer as suas compras on-line e receber em casa.

Por esse motivo, além de modernizar o seu conceito e as suas estratégias de venda, considere a organização dos seus estoques físico e virtual. A melhor forma de fazer isso é unificando esses dois setores — assim, além de você ter um maior controle do que entra, sai e permanece, é possível conseguir preços melhores ao fazer compras de maior volume junto aos seus fornecedores.

Apenas tenha o cuidado de analisar os dados de compra dos clientes de forma separada, a fim de perceber os hábitos de consumo na loja física e na loja virtual, por exemplo, analisando se existem itens que têm mais saída em uma do que em outra.

Saber como organizar o estoque de supermercado pode parecer um desafio à primeira vista, mas é essencial para o bom andamento do negócio. Como você pode perceber, um estoque bem organizado e controlado é capaz de indicar quais produtos têm maior e menor saída, o que vai influenciar diretamente nas suas compras com os fornecedores

Agora, coloque as nossas dicas em prática o quanto antes, para que você possa aumentar os seus lucros e usufruir dos ganhos de um estoque organizado!

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