A busca por maneiras de melhorar a eficiência operacional e impulsionar as vendas é constante na vida de gestores do setor supermercadista. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição atualmente é provavelmente a inteligência artificial.
Ao investir em inteligência artificial no supermercado, os gestores encontrarão uma série de benefícios que podem impulsionar significativamente o desempenho do negócio.
Então continue com a gente para explorar mais sobre quais os benefícios que você terá ao utilizar a inteligência artificial nas suas lojas. Boa leitura!
Benefícios de usar a inteligência artificial no supermercado
Ao investir em inteligência artificial no supermercado, os gestores encontrarão uma série de benefícios que podem impulsionar significativamente o desempenho do negócio. Dentre eles podemos citar a previsão da demanda por produtos, personalização de ofertas, a otimização do layout da loja com base em dados de comportamento dos clientes e a preparação de anúncios para serem reproduzidos na rádio indoor.
Confira a seguir os detalhes de cada um desses benefícios.
1. Previsão de demanda dos produtos
Esse é, provavelmente, um dos maiores desafios para os supermercados. Afinal, ao mesmo tempo em que não podem faltar produtos, ter itens em excesso pode significar perdas por vencimento.
Por isso, conseguir prever a demanda com maior precisão pode ser um trunfo para os supermercados. A boa notícia é que a inteligência artificial pode te ajudar com essa missão, que parece impossível.
Devido à sua capacidade de analisar grandes conjuntos de dados, a inteligência artificial consegue cruzar dados dos históricos de vendas, tendências de mercado, e até mesmo incluir dados como a temperatura para saber quais itens serão mais procurados. Basta você ver que os produtos vendidos no verão são diferentes daqueles mais procurados no inverno.
Assim, você conseguirá se antecipar e saber o que precisa comprar com o fornecedor, o que poderá trazer vantagens em termos de preços e condições de entrega. Além de, é claro, evitar falta ou excesso de itens, evitando perdas financeiras por vencimento ou por não ter conseguido vender todos os itens.
2. Personalização de ofertas e experiência do cliente
Como você bem deve saber, a experiência do cliente é algo que uma parcela considerável dos consumidores levam muito a sério. Afinal, um bom atendimento e um local agradável para fazer compras, são excelentes na hora de fidelizar os consumidores.
Mas, nem sempre é fácil entender o que o cliente quer, certo? É nesse contexto que a inteligência artificial pode entrar para te ajudar a melhorar a experiência dos clientes em cada uma de suas lojas.
Neste caso, você pode utilizar a inteligência artificial para analisar o histórico de compras e o comportamento de cada um dos clientes e em cada uma de suas lojas. Por exemplo, pode ser que na unidade A, a procura por produtos de hortifrúti sejam maiores nos finais de semana, enquanto que na loja B, essa demanda é maior às terças e quartas-feiras.
Ainda, cada cliente tem as suas preferências e pode comprar com uma certa frequência determinados produtos, ou mesmo sempre adquirir certos itens na mesma compra. Ter a inteligência artificial te ajudado a analisar esses dados permitirá que você prepare ofertas personalizadas e especiais para cada loja e cada cliente, aumentando consideravelmente as chances de fechar vendas.
3. Otimização do layout da loja
A inteligência artificial também oferece aos supermercados uma ferramenta poderosa para otimizar o layout da loja. Ao analisar dados detalhados sobre o comportamento dos consumidores, como os caminhos que percorrem pela loja e os produtos que mais chamam sua atenção, os algoritmos de inteligência artificial podem oferecer insights valiosos para os gestores.
Com essas informações, é possível fazer alterações no layout da loja, planejando melhor onde cada produto estará exposto. Lembrando que a intenção é sempre melhorar a experiência de compra e tornar a jornada do cliente mais eficiente e agradável.
Um dos benefícios que a inteligência artificial pode trazer para os supermercados é sugerir formas de reorganização das prateleiras e disposição dos produtos. Assim, você conseguirá dar o devido destaque a itens populares, facilitar o acesso aos produtos mais procurados e até mesmo incentivar compras adicionais.
Essa abordagem direcionada pode aumentar a visibilidade dos produtos e melhorar as taxas de conversão, contribuindo para o aumento das vendas e a satisfação do cliente. Sem falar que ela também pode ser uma importante aliada na hora de criar áreas temáticas na loja, destacando produtos sazonais e promoções especiais.
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E, como você bem sabe, isso deve ser feito para cada uma de suas lojas, já que o comportamento do cliente pode mudar entre as unidades. Assim, você cria uma solução personalizada, baseada em dados e evidências e, portanto, com muito mais chances de sucesso.
4. Criação de Anúncios para Rádio Indoor
Além das vantagens já mencionadas, a inteligência artificial também pode desempenhar um papel crucial na criação de anúncios para a rádio indoor da loja. Isso mesmo, ela pode te ajudar a ter o anúncio certo para atrair a atenção dos clientes.
Mas, isso só é possível com a rádio indoor da Listenx, a Supermarket. Ela permite que você crie anúncios que sejam mais relevantes para seu público-alvo, aumentando a eficácia das campanhas publicitárias e impulsionando as vendas.
E a utilização da nossa plataforma é bastante simples, basta você digitar a ideia e as características que você quer que o anúncio tenha, que a assistente de marketing com inteligência artificial vai criar um novo texto criativo e vendedor, e você pode ir modificando conforme a sua necessidade e quantas vezes quiser.
Portanto, você terá uma abordagem mais dinâmica e criativa, garantindo que os anúncios sejam sempre relevantes e impactantes para o público-alvo. Ficou interessado?
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