Por Nayara Santos em 09.08.2021

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores.

Por isso, neste artigo vamos te contar mais sobre os fornecedores para supermercado, como escolher os melhores e fazer uma boa gestão. Boa leitura!

Gestão de fornecedores para supermercado: a receita para o sucesso

Muitos gestores acreditam que um bom fornecedor é aquele que oferece os melhores preços e/ou entrega mercadorias dentro do prazo combinado. Claro que essas são características importantíssimas de fornecedores de supermercado, mas não são as únicas.

Ainda, é muito comum que quando o gestor tem um bom relacionamento com um determinado fornecedor, que ele acabe se tornando um cliente fiel e comprando apenas dessa empresa. E é justamente nesse momento que você deverá ficar atento e procurar outras alternativas. 

Para entender isso, vamos imaginar o seguinte cenário. Você fez a curva ABC do seu supermercado e já sabe quais são os produtos mais importantes para a sua lucratividade e que não podem faltar no seu estoque. Esses produtos são sempre adquiridos do fornecedor X. Entretanto, ao fazer o seu último pedido, o fornecedor disse que não iria mais trabalhar com alguns desses produtos e não teria como atender ao seu pedido.

Como esse era o único fornecedor de supermercado que você tinha, de repente, você se vê em uma posição bastante complicada. Isso porque você precisará procurar uma nova empresa, que seja confiável e tenha um bom preço para te fornecer esses itens. Caso isso leve mais tempo do que o esperado, você corre o risco de ficar sem esses produtos na sua loja e acabar perdendo vendas e diminuindo a sua lucratividade.

Dito isso, é evidente que você precisa ter uma lista de fornecedores, ter um bom relacionamento com mais de um deles e sempre negociar preços e condições de entrega. Essa é uma forma de manter sempre contato com os fornecedores e ter uma alternativa caso algum deles não consiga  atender ao seu pedido.

Como escolher os melhores fornecedores para supermercado

Escolher bons fornecedores para supermercado não é uma tarefa muito fácil e, muitas vezes, você conhecerá os bons players do mercado somente depois de algum tempo de relacionamento. Mas, para te ajudar nessa tarefa, vamos te contar a seguir ao que você deve ficar atento.

Fique atento a qualidade

O primeiro ponto que você deve ficar atento quando compra algum produto é com relação à qualidade. Por mais que o fornecedor seja apenas um distribuidor de grandes marcas, ele deve conseguir assegurar a qualidade dos produtos durante o transporte e o armazenamento


Assim, é fundamental que ao receber a mercadoria você faça uma conferência para ter certeza de que não há embalagens danificadas, ou que os produtos ainda possuem as suas características originais. Caixas e latas amassadas e cores de embalagem modificadas ou opacas são um forte indício de que aqueles produtos não foram armazenados ou transportados com os cuidados necessários.

Para manter um controle e saber exatamente quais são os problemas é importante manter um sistema de controle de anotações e observações. Pode até mesmo ser um checklist de supermercado que o estoquista preenche todas as vezes que recebe um pedido.

Além disso, se o fornecedor em questão for o de produtos da marca própria do supermercado, esse cuidado deverá ser redobrado. Afinal de contas, é o nome e a reputação da sua marca que estão em jogo.

Garantia de capacidade de fornecimento

Depois de muito procurar você conseguiu encontrar um fornecedor com bons preços. Entretanto, as entregas estão sempre atrasadas ou ele não é capaz de entregar o volume de itens que você precisa. Neste caso, é fundamental que você reveja se esse é realmente o fornecedor certo para o seu negócio.

Lembre-se que sempre que um pedido é entregue com atraso, você corre o risco de ficar sem aquele produto na loja e perder vendas. A falta de itens muito procurados irá comprometer a experiência dos clientes que frequentam o seu supermercado. Afinal de contas, se sempre que o cliente vai à sua loja ele sai de lá sem comprar algum item que estava na lista, ele provavelmente não escolherá o seu supermercado nas próximas compras.

Por isso, certifique-se de que o fornecedor para o supermercado escolhido realmente consegue atender à sua demanda. Atrasos eventuais em entregas podem até ser aceitos, mas se isso se tornar frequente é melhor procurar outras empresas.

Bom preço

O fornecedor de supermercado precisa ter bons preços, caso contrário será mais difícil conseguir uma boa lucratividade. Apesar disso, essa pode ser uma questão bastante sensível para os mercadinhos de bairro, que geralmente compram uma quantidade menor de itens e, por isso, têm menor poder de negociação.

Se este for o seu caso, então a sugestão é procurar por uma central de compras para supermercado. Com a central de compras é possível obter melhores preços não apenas nos produtos, mas também na contratação de serviços. 

Vale a pena ressaltar que apesar de bons preços ser um fator importantíssimo na escolha do fornecedor para supermercado, ele não deve ser o único. Nem sempre o menor preço será a melhor escolha. Às vezes é preferível pagar um pouco mais e ter as mercadorias entregues dentro do prazo.

Localização

Por último, mas não menos importante, é preciso ficar atento à localização do fornecedor. Empresas localizadas mais distantes dos grandes centros urbanos podem ter menores preços, mas o valor de frete será mais caro.

Por isso, faça as contas e veja se realmente a economia no valor dos produtos compensa pelo valor de frete mais caro, ou seja, certifique-se de que a economia será verdadeira. Caso contrário, é melhor pagar um pouco mais pelos produtos e menos pelo frete.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Supermercado digital: veja como entrar no universo digital

Atualmente é praticamente impossível ficar de fora do mundo digital. Por isso, se você atua no setor supermercadista e ainda não possui um supermercado digital, chegou o momento de rever isso. Entender o quanto é importante para o seu negócio entrar nesse mundo e a diferença que isso poderá fazer no aumento das vendas provavelmente…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Degustação em supermercados: 7 dicas para aumentar as vendas

A degustação em supermercados é uma excelente estratégia para conseguir aumentar as suas vendas e melhorar a saída de determinados produtos. Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso.  Isso porque, a degustação não apenas pode levar o cliente…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro. Uma possível solução para este…

Por Nayara Santos em 02.03.2021

Lista de produtos para montar um supermercado: veja quais itens não podem faltar

Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos em…

Por Nayara Santos em 15.02.2023

Dia do cliente no supermercado: veja como aproveitar a data e vender mais

O Dia do Cliente no supermercado deve ser tão celebrado quanto em qualquer outro negócio do varejo. Afinal, essa é mais uma das diversas datas importantes que o varejo possui e que podem ser utilizadas para melhorar as vendas.  Celebrado no dia 15 de setembro, um mês um pouco mais fraco para o comércio, esse…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Decoração de festa junina em supermercado: 7 dicas de como fazer

A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles.  Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos