Por Nayara Santos em 02.03.2021

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 02.03.2021

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro.

Uma possível solução para este problema é fazer parte de uma central de compras de supermercados. Através dela você conseguirá comprar produtos mais baratos, aumentar a sua margem de lucro, trocar experiências com outros profissionais da área e ainda oferecer o melhor preço para os seus clientes. Mas, se você nunca ouviu falar nisso, ou não sabe ao certo como a central de compra funciona, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

O que é uma central de compras de supermercados?

Uma central de compras de supermercados consiste em uma associação formada por diversos empresários que são donos de supermercados. Quando uma central surge a intenção é conseguir comprar produtos e contratar serviços a preços menores. Isso é possível porque a central consegue comprar uma maior quantidade de produtos e, portanto, também permite uma melhor negociação de preços, condições de entrega e pagamento junto ao fornecedor.

Esse é um modelo de negócio muito comum entre os donos de pequenas e médias empresas de varejo, não apenas para o setor supermercadista. Afinal, através da central de compras é possível adquirir produtos e mercadorias a preços mais competitivos e semelhantes aos que as grandes redes conseguiriam.

Vale a pena mencionar que, por mais que essas empresas se unam para fazer essas compras, elas não se tornam uma única empresa. Cada pessoa jurídica que faz parte da central mantém a sua independência. A única diferença é que as compras e contratações são realizadas de forma coletiva.

Como funciona uma central de compras?

Os empresários que decidem fazer parte de uma central de compras de supermercados estão em busca de melhores condições de compra junto aos fornecedores. Esses preços mais baixos são possíveis graças à aquisição de uma grande quantidade do mesmo produto. Além disso, é possível negociar diretamente com o fabricante, eliminando assim a tratativa com a distribuidora. 

A central de compras de supermercados também pode ser utilizada para a contratação de serviços, treinamentos e cursos. Ainda, ela também pode ser utilizada para conseguir melhores condições na hora de obter linhas de crédito para o seu negócio.

Vamos a um exemplo para facilitar o seu entendimento. Imagine que você, dono de uma mercearia, queira implementar algumas ideias inovadoras para o seu negócio e esteja pensando em instalar alguns caixas de autoatendimento. Depois de muito analisar viu que seriam necessários 4 caixas para atender à demanda do seu estabelecimento. 

Agora, se você fizer parte de uma central de compras e outros 10 estabelecimentos também vão querer instalar os caixas de autoatendimento. Agora, ao invés de negociar com o fornecedor 4 máquinas, a central poderá negociar a compra de 50 caixas. Em qual das compras você acha que o fornecedor poderá fazer um preço melhor? Com a central, claro!


Por mais que esse parece um mundo ideal, é importante mencionar que para que a central funcione bem é preciso que haja organização e um controle eficiente das demandas das empresas associadas. Primeiramente porque cada empresa precisará pagar pela sua parte dos produtos após a compra. 

Segundo, porque em muitos casos há um depósito de produtos da central de compras de supermercado, onde todas as mercadorias são entregues. Portanto, é fundamental controlar a retirada dos produtos para garantir que cada empresa receba sua parte corretamente.

Além disso, também é fundamental manter uma boa comunicação entre todos os membros da central. Todos os membros precisam estar cientes das suas responsabilidades e direitos, entender como as regras funcionam e participar ativamente da central. Mesmo porque, se uma das peças dessa engrenagem não funcionar direito, poderá prejudicar todas as outras. 

Benefícios da central de compras de supermercados

A central de compras de supermercados é muito vantajosa para os varejos de pequeno e médio porte. Permitindo que você compre pequenas quantidades a preços muito mais vantajosos. Se o seu negócio se encaixa nessas categorias, essa é uma excelente forma de conseguir tornar os seus preços mais competitivos frente à concorrência sem precisar abrir mão da sua margem de lucro. 

Podemos ainda destacar que quando você consegue melhores preços você terá maiores chances de aumentar o fluxo de clientes no seu supermercado. Podendo resultar em um aumento nas vendas de outros produtos e do ticket médio do cliente, já que é possível fazer mais promoções. A seguir, falaremos mais a respeito dos benefícios de se fazer parte de uma central de compras.

Maior economia

Sem dúvida alguma, a primeira e principal vantagem de uma central de compras de supermercados é a economia na hora de fazer as compras. Isso porque é possível eliminar distribuidores, comprando direto com o fabricante. Além de possibilitar a compra de uma grande quantidade de produtos de uma vez.

Sem falar que a economia também pode ocorrer em outras situações, tais como:

  • Contratação de serviços terceirizados, como por exemplo limpeza e segurança;
  • Compra de softwares para implementar a automação de processos no supermercado, tais como controle de estoque e gestão financeira;
  • Contratação de empresas para realizar treinamentos com funcionários, dentre eles o treinamento do caixa do supermercado, da comissão de prevenção de perdas ou mesmo o manuseio de produtos de alto risco.

Expansão do seu negócio

Todo gestor de empresa e empreendedor quer ter sucesso e fazer com que a sua empresa cresça. Existem diversos fatores que estão envolvidos nesse processo e que poderão levar ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, é importante entender o que pode interferir no seu sucesso para conseguir se prevenir ou minimizar essa influência.

Quando o gestor de supermercado consegue comprar produtos por menores preços, ele não apenas economiza parte do seu capital de giro, como também pode aumentar a margem de lucro para os produtos adquiridos. Esse valor economizado poderá ser revertido para diversos outros setores do supermercado, podemos citar:

  • Investir em diferentes estratégias de marketing;
  • Caprichar na divulgação das promoções do seu supermercado;
  • Contratar um profissional especializado para fazer o gerenciamento das suas redes sociais;
  • Implementar estratégias de marketing sensorial, como a rádio indoor personalizada, para melhorar a experiência de compra do cliente;
  • Investir na infraestrutura do seu supermercado, melhorando iluminação, ampliando a área para expor mais produtos;
  • Adquirindo sistemas que facilitem o controle de diferentes processos.

É importante lembrar que quando as estratégias de marketing corretas são utilizadas, você terá maiores chances de atrair mais clientes, fidelizá-los, aumentar as vendas e o valor do ticket médio de cada cliente. E, quanto maior o lucro, mais dinheiro você terá para investir de volta no seu supermercado.

Melhores condições de entregas

A outra vantagem que podemos citar que a central de compra trás para os seus membros é a possibilidade de negociar melhor condições de entrega junto aos fornecedores. Isso acontece porque muitas centrais possuem um estoque em que cada um dos membros deve efetuar a retirada dos produtos. Ou seja, além de conseguir comprar uma quantidade grande, todos os produtos são entregues no mesmo lugar.

Além disso, quando as quantidades adquiridas são grandes e o valor da compra é alto, isso faz com que a central de compra tenha um maior poder de negociação para a entrega. Em outras palavras, conseguir entregas mais rápidas ou mesmo negociar a possibilidade de realizar programa de produtos comprados.

Já falamos isso, mas nunca é demais lembrar que o controle de estoque da central de compra é muito importante. Já que cada membro tem o direito de receber os produtos que ele adquiriu. Bem como, os supermercados não podem desistir da quantidade durante o processo de compras.

Principais desafios das centrais de compras 

Assim como outras estratégias utilizadas no varejo, a central de compra também possui alguns desafios. Conhecê-los é fundamental para que os gestores saibam exatamente o que precisarão enfrentar caso optem por fazerem parte da central. Por isso, falaremos um pouco sobre os principais desafios deste modelo de compra de produtos.

Compartilhamento de informações

O primeiro desafio de fazer parte de uma central de compras de supermercado é também um fator essencial para que ela funcione perfeitamente. Estamos falando do compartilhamento de informações.

Ao participar da central de compras é preciso compartilhar informações de quais produtos e serviços você, como gestor, tem interesse. Isso poderá fazer com que potenciais concorrentes saibam quais serão os seus próximos passos para ampliar o seu negócio e mesmo as promoções podem ser realizadas nas próximas semanas ou meses. Desta forma, pode se tornar mais desafiador definir ações para se destacar da concorrência.

Por outro lado, o compartilhamento de informações também pode ter o seu lado positivo, já que essa é uma forma de compartilhar experiências. Isso permitirá que você consiga tanto aprender com gestores e empreendedores que já atuam a mais tempo no mercado. Da mesma forma, você também poderá conseguir informações de tecnologias e da tendência do mercado com empreendedores mais novos.

Assim, se você quer fazer parte de uma central de compras de supermercados, a nossa dica é deixar os preconceitos e receios de lado e embarcar nessa experiência.

Adaptar algumas demandas

Outro importante desafio que deve ser enfrentado pelos supermercados que decidem participar de uma central de compras é a necessidade de adaptar algumas demandas. Como a central é formada por empresas que possuem diferentes perfis, que vencem diferentes tipos de produtos, com diversos tamanhos e em níveis de maturidade diversos, isso pode ser um grande desafio para o sucesso da central.

Vale lembrar que o principal objetivo com a central é que ela seja vantajosa para todas as empresas que fazem parte dela, e não apenas para algumas. Ou seja, as empresas que formam a associação são mais fortes juntas. Sem mencionar que muito provavelmente, as suas principais concorrentes são as grandes redes de supermercados, e não os outros membros da central.

Abrir mão do individualismo

É muito comum que empreendedores não queiram abrir mão do seu modelo de negócio individual, em que todas as decisões cabem somente ao gestor do supermercado. No modelo proposto pela central de compra o coletivismo fala mais alto, ou seja, se todos se unirem os resultados serão melhores.

Portanto, em um central de compras é importante que todos os membros abracem o coletivismo e entendam que se trabalharem juntos, todos serão beneficiados. Assim, cada gestor e administrador poderá ter o sentimento de pertencimento, facilitando o trabalho em grupo e não apenas visando o seu benefício próprio.

Vale lembrar ainda que o setor supermercadista possui uma concorrência muito pulverizada. Isso quer dizer que os concorrentes diretos são aqueles que estão no mesmo bairro, ou a poucos quilômetros de distância. Sendo que as grandes redes são os verdadeiros concorrentes dos quais você deve se destacar.

Antes de fazer parte de uma central de compras de supermercados é fundamental pesquisar diferentes opções, entender como cada uma delas funciona. Somente desta forma você saberá se o seu empreendimento poderá se encaixar nesse modelo de negócio. Ainda, caso sinta necessidade, tenha uma consultoria jurídica na hora de procurar uma central de compras para ter certeza de que ela é realmente uma boa opção.

Lembre-se que apesar dos desafios aqui mostrados, os benefícios podem ser muito vantajosos e fazerem com que a sua marca tenha o sucesso desejado e cresça cada vez mais no mercado.

Neste artigo você entendeu o que é e como funciona a central de compras de supermercado. Além disso, você também conheceu os principais benefícios e alguns dos desafios de se fazer parte desse tipo de associação. 

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