Por Nayara Santos em 19.10.2020

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta.

Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e propício às compras fazendo com que o cliente permaneça mais tempo no local e com isso compre mais itens. A música ainda é capaz de eliminar ruídos do ambiente, tais como o barulho das geladeiras, freezers, empilhadeiras e até mesmo sons externos de veículos. 

Além disso, o sistema de som para supermercado também é muito utilizado para reproduzir anúncios promocionais e institucionais, anunciar os serviços oferecidos pelo supermercado, emitir avisos aos colaboradores e até mesmo comunicar os clientes que deixaram seus veículos no estacionamento caso for necessário. 

Ter um sistema de som para supermercado adequado e de qualidade é fundamental para que as músicas e anúncios sejam reproduzidos de maneira clara, sem oscilações de volume, ruídos e chiados, o que com certeza comprometeria a experiência de compra dos clientes. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, continue a leitura e aprenda a montar um sistema de som para supermercado. 

Passo a passo para montar um sistema de som para supermercado

1. Determine quantos ambientes receberão a sonorização

Nós sabemos que o supermercado é dividido em setores e seções, então antes de mais nada, você precisa determinar quantos ambientes terão som ambiente, ou seja, somente o hortifruti terá ambientação musical? Ou somente a seção de material de limpeza? Ou então todos os setores terão? 

Essa definição é importante, pois somente assim você terá uma dimensão real da estrutura de som que precisará providenciar para o seu supermercado para que todos os ambientes sejam sonorizados de forma adequada. 

2. Verifique qual é o tamanho dos ambientes

Depois de determinar quais ambientes receberão o som ambiente, você precisa saber qual é o tamanho de cada um deles, ou seja, a metragem quadrada.

Caso você decida instalar o sistema de som para supermercado em todo o estabelecimento, basta saber a metragem total do local. Agora, se você optou por sonorizar apenas alguns setores, você precisará saber a medida de cada um deles, ou seja, o comprimento por largura de todos os setores escolhidos. 

3. Descubra qual é a altura de cada ambiente

Mesmo que você escolha sonorizar todo o supermercado, você precisa ter certeza de que todos os ambientes possuem a mesma altura, pois dentro do estabelecimento pode acontecer de um setor ter o pé direito mais alto e o outro mais baixo.

Essa diferença de altura faz com que o som se disperse de forma diferenciada em cada um desses locais por conta da diferença de altura do teto, portanto o volume ficaria bem mais alto no ambiente baixo e mais baixo no ambiente alto. 

4. Analise como é a acústica do ambiente

A análise da acústica do ambiente é importante para identificar se há ruídos internos ou externos e se a disposição dos elementos que compõem o supermercado (prateleiras, gôndolas, geladeiras, balcões e produtos em geral) influenciam na sonorização. 

5. Montando o sistema de som para supermercado

Após ter definido todos os passos anteriores, chegou a hora de determinar quantas caixas de som serão necessárias para montar o sistema de som para supermercado. 

É nesse momento que vamos usar a informação da metragem quadrada do ambiente que deve ser sonorizado, as caixas deverão ficar separadas entre si a uma distância de 4 a 8 metros, dessa forma você determina quantas caixas serão necessárias para compor o sistema de som de todo o ambiente.

A potência das caixas pode ser em torno de 5 a 10 Watts por caixa e para determinar a potência do amplificador basta multiplicar o número de caixas pela potência de cada caixa, ou seja, a potência do amplificador deve ser no máximo igual à soma das potências de todas as caixas. 

No ambiente de supermercado não é preciso usar caixas de som com uma potência elevada, pois geralmente é necessário utilizar uma quantidade maior de equipamentos, o que vai garantir a distribuição uniforme do som. 

As caixas de som devem ser instaladas a uma altura aproximada de 2,5m e devem ficar inclinadas para baixo, formando um ângulo de 30º a 45º com a parede. O amplificador, seja ele via cabo ou bluetooth, deve ficar próximo do computador que será utilizado para a veiculação das músicas e anúncios para evitar a perda ou falhas de sinal. 

Sempre faça uma avaliação da medida do pé direito, pois caso seja superior a 5 metros é necessário usar uma caixa de som ou arandela de 10 a 25 Watts. Quanto mais alto for o pé direito, mais próximas as arandelas devem estar umas das outras, pode-se considerar uma distância de 4 a 8 metros.

Nossa recomendação: Tenha uma rádio personalizada no seu supermercado

Agora que você já sabe como montar o sistema de som para supermercado da maneira ideal, você precisa ter uma rádio profissional para reproduzir as músicas e anúncios dentro do seu estabelecimento. 

Conheça a Listenplay Supermarket, rádio personalizada para supermercados, que vai te ajudar a não perder mais tempo selecionando as músicas que irão tocar, pois todas as playlists são criadas por profissionais de músicas para negócios, separadas por nível de energia, atualizadas constantemente e pensadas para criar uma experiência de compra incrível para o seu cliente aumentando o tempo de permanência dele no interior da loja. 

Além disso, com a Listenplay Supermarket você ainda consegue divulgar todos os anúncios do seu supermercado com maior praticidade, rapidez, simplicidade e agilidade. A plataforma oferece a possibilidade de gravar os anúncios com locutores profissionais ou com a loucura virtual, onde o anúncio fica pronto imediatamente, ideal para fazer ofertas relâmpago não é mesmo? 

Tenho certeza que aliando um bom sistema de som para supermercado e toda essa praticidade que a rádio personalizada oferece você vai conseguir aumentar as vendas do seu supermercado

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração para Dia dos Namorados em supermercado: 7 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Como fazer encarte de supermercado: aprenda em 9 passos

Saber como fazer um encarte de supermercado que atraia a atenção dos clientes é extremamente importante. Isso porque, essa ainda é uma das principais formas que os supermercados possuem de se comunicar com o cliente, seja através do encarte impresso ou digital. Por isso, nesse artigo daremos todos os passos para que você consiga preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo…

Por Nayara Santos em 11.05.2021

Supermercado drive thru: invista nessa tendência que veio para ficar

Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

21 Textos prontos para hortifrúti de supermercado, confira

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos