Por Nayara Santos em 19.10.2020

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta.

Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e propício às compras fazendo com que o cliente permaneça mais tempo no local e com isso compre mais itens. A música ainda é capaz de eliminar ruídos do ambiente, tais como o barulho das geladeiras, freezers, empilhadeiras e até mesmo sons externos de veículos. 

Além disso, o sistema de som para supermercado também é muito utilizado para reproduzir anúncios promocionais e institucionais, anunciar os serviços oferecidos pelo supermercado, emitir avisos aos colaboradores e até mesmo comunicar os clientes que deixaram seus veículos no estacionamento caso for necessário. 

Ter um sistema de som para supermercado adequado e de qualidade é fundamental para que as músicas e anúncios sejam reproduzidos de maneira clara, sem oscilações de volume, ruídos e chiados, o que com certeza comprometeria a experiência de compra dos clientes. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, continue a leitura e aprenda a montar um sistema de som para supermercado. 

Passo a passo para montar um sistema de som para supermercado

1. Determine quantos ambientes receberão a sonorização

Nós sabemos que o supermercado é dividido em setores e seções, então antes de mais nada, você precisa determinar quantos ambientes terão som ambiente, ou seja, somente o hortifruti terá ambientação musical? Ou somente a seção de material de limpeza? Ou então todos os setores terão? 

Essa definição é importante, pois somente assim você terá uma dimensão real da estrutura de som que precisará providenciar para o seu supermercado para que todos os ambientes sejam sonorizados de forma adequada. 

2. Verifique qual é o tamanho dos ambientes

Depois de determinar quais ambientes receberão o som ambiente, você precisa saber qual é o tamanho de cada um deles, ou seja, a metragem quadrada.

Caso você decida instalar o sistema de som para supermercado em todo o estabelecimento, basta saber a metragem total do local. Agora, se você optou por sonorizar apenas alguns setores, você precisará saber a medida de cada um deles, ou seja, o comprimento por largura de todos os setores escolhidos. 

3. Descubra qual é a altura de cada ambiente

Mesmo que você escolha sonorizar todo o supermercado, você precisa ter certeza de que todos os ambientes possuem a mesma altura, pois dentro do estabelecimento pode acontecer de um setor ter o pé direito mais alto e o outro mais baixo.

Essa diferença de altura faz com que o som se disperse de forma diferenciada em cada um desses locais por conta da diferença de altura do teto, portanto o volume ficaria bem mais alto no ambiente baixo e mais baixo no ambiente alto. 

4. Analise como é a acústica do ambiente

A análise da acústica do ambiente é importante para identificar se há ruídos internos ou externos e se a disposição dos elementos que compõem o supermercado (prateleiras, gôndolas, geladeiras, balcões e produtos em geral) influenciam na sonorização. 

5. Montando o sistema de som para supermercado

Após ter definido todos os passos anteriores, chegou a hora de determinar quantas caixas de som serão necessárias para montar o sistema de som para supermercado. 

É nesse momento que vamos usar a informação da metragem quadrada do ambiente que deve ser sonorizado, as caixas deverão ficar separadas entre si a uma distância de 4 a 8 metros, dessa forma você determina quantas caixas serão necessárias para compor o sistema de som de todo o ambiente.

A potência das caixas pode ser em torno de 5 a 10 Watts por caixa e para determinar a potência do amplificador basta multiplicar o número de caixas pela potência de cada caixa, ou seja, a potência do amplificador deve ser no máximo igual à soma das potências de todas as caixas. 

No ambiente de supermercado não é preciso usar caixas de som com uma potência elevada, pois geralmente é necessário utilizar uma quantidade maior de equipamentos, o que vai garantir a distribuição uniforme do som. 

As caixas de som devem ser instaladas a uma altura aproximada de 2,5m e devem ficar inclinadas para baixo, formando um ângulo de 30º a 45º com a parede. O amplificador, seja ele via cabo ou bluetooth, deve ficar próximo do computador que será utilizado para a veiculação das músicas e anúncios para evitar a perda ou falhas de sinal. 

Sempre faça uma avaliação da medida do pé direito, pois caso seja superior a 5 metros é necessário usar uma caixa de som ou arandela de 10 a 25 Watts. Quanto mais alto for o pé direito, mais próximas as arandelas devem estar umas das outras, pode-se considerar uma distância de 4 a 8 metros.

Nossa recomendação: Tenha uma rádio personalizada no seu supermercado

Agora que você já sabe como montar o sistema de som para supermercado da maneira ideal, você precisa ter uma rádio profissional para reproduzir as músicas e anúncios dentro do seu estabelecimento. 

Conheça a Listenplay Supermarket, rádio personalizada para supermercados, que vai te ajudar a não perder mais tempo selecionando as músicas que irão tocar, pois todas as playlists são criadas por profissionais de músicas para negócios, separadas por nível de energia, atualizadas constantemente e pensadas para criar uma experiência de compra incrível para o seu cliente aumentando o tempo de permanência dele no interior da loja. 

Além disso, com a Listenplay Supermarket você ainda consegue divulgar todos os anúncios do seu supermercado com maior praticidade, rapidez, simplicidade e agilidade. A plataforma oferece a possibilidade de gravar os anúncios com locutores profissionais ou com a loucura virtual, onde o anúncio fica pronto imediatamente, ideal para fazer ofertas relâmpago não é mesmo? 

Tenho certeza que aliando um bom sistema de som para supermercado e toda essa praticidade que a rádio personalizada oferece você vai conseguir aumentar as vendas do seu supermercado

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Setores de um supermercado: veja como organizar da maneira correta

 Quais setores você tem no seu supermercado? Eles estão te ajudando a vender mais ou apenas atrapalhando as compras dos clientes? Já parou para analisar com detalhes como está a organização da sua loja? Responder a essas perguntas deveria ser algo comum para todo gestor do setor supermercadista, entretanto, nem sempre é assim. Muito…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado. Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Nomes para supermercado: confira a lista dos mais chamativos

Com tantas possibilidades de nomes para supermercado, o gestor pode ficar bem indeciso. Além disso, é fundamental que o nome, junto com o logo, transmita a missão, os valores e os objetivos da empresa. Sem falar que, ter um nome chamativo pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu supermercado mais facilmente. Se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 01.11.2024

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos