Está pensando em abrir um mercadinho e quer saber o que é necessário para ingressar neste ramo de varejo? Então você está no lugar certo, porque aqui a gente vai te contar tudo o que você precisa fazer para tirar o seu projeto do papel.
Sem dúvida, a primeira coisa a fazer é conhecer os passos necessários para abrir um mercadinho. E, aqui é preciso ficar atento porque, mesmo que você já tenha outros empreendimentos do varejo, o setor supermercadista possui muitas peculiaridades às quais você deve ficar atento se quiser ter sucesso nessa jornada.
Por isso, preparamos esse artigo, onde você terá acesso a dicas práticas que irão, não apenas te auxiliar a dar os primeiros passos, como também no que você deverá levar em consideração para atrair clientes e fidelizá-los. Boa leitura!
O que é necessário para abrir um mercadinho?
Antes de abrir qualquer tipo de empresa é importante conhecer bem o ramo do negócio. Isso significa saber quem são os principais concorrentes e fornecedores, afinal, as suas decisões gerenciais dependerão desses players.
Além disso, também é preciso fazer um bom planejamento financeiro, já que nenhuma empresa do varejo sobrevive sem um investimento individual e sem capital de giro. Mas, esses são apenas alguns pontos a serem analisados na hora de abrir um empreendimento, comum a todos os setores do varejo. Entretanto, o setor supermercadista possui as suas particularidades, e conhecê-las é fundamental para aumentar as suas chances de sucesso.
Confira a seguir quais são essas particularidades as quais você deverá ficar atento e como se preparar para ter o necessário para abrir um mercadinho e preparar o seu plano de negócio.
Exigências legais
Antes de inaugurar o seu mercadinho é preciso que você tenha cumprido com todas as exigências legais. O primeiro passo é certificar que o tamanho do seu estabelecimento é de até 300 m², caso seja maior que isso, ele se enquadra em outra categoria do setor supermercadista. E, se a metragem for diferente, você poderá ser enquadrado em outra categoria de impostos também.
Além disso, será necessário abrir uma empresa, ou seja, fazer o registro como pessoa jurídica e também na junta comercial da cidade. Esses passos são necessários para que você tenha um número de CNPJ, indispensável para qualquer transação que você faça, como a compra de produtos, contratação de funcionários, pagamento de impostos, dentre outros.
Outro requisito legal que deve ser cumprido é ter o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária. Para isso é preciso se cadastrar no Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária. Somente depois que a vigilância sanitária fizer a visita e confirmar que está tudo em ordem, sem nenhum risco potencial à saúde dos seus clientes, é que você poderá abrir as portas.
Vale a pena mencionar que um mercadinho pode se enquadrar em diferentes regimes tributários e que é importante ficar atento na hora de abrir a sua empresa. Isso porque, se você optar pelo regime errado vai acabar pagando mais impostos do que o necessário, o que poderá influenciar diretamente no sucesso do seu negócio. O ideal é consultar um escritório de contabilidade para te ajudar neste momento.
Diversidade de produtos
Um mercadinho tem o intuito de atender às pessoas do bairro que, geralmente, moram nos arredores do estabelecimento. Por isso, na hora de escolher a diversidade de produtos você deverá focar em itens que sejam úteis no dia a dia das pessoas.
Isso significa que, ao invés de optar em oferecer uma grande diversidade de vinhos importados, você deve focar em produtos alimentícios mais básicos como óleo, molho de tomate, biscoitos, macarrão, dentre outros. Confira nosso artigo Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio.
Claro que você pode se especializar em algum tipo de produto, isso sem dúvida alguma é uma ideia interessante para um mercadinho e você poderá atrair muitos clientes com esse diferencial. Entretanto, como investimento inicial é melhor atender às necessidades básicas dos clientes. Além disso, com o tempo você conseguirá entender melhor o seu público e em qual produto seria interessante se especializar.
Uma dica importante para acertar na escolha de produtos é ir até a concorrência e ver o que eles estão vendendo. Assim, você saberá que os clientes gostam de uma grande diversidade de marcas, ou então ter poucas opções de marcas e mais opções de produtos. Ainda, você também poderá fazer uma pesquisa com algumas pessoas que vivem perto do local onde o mercado ficará para saber o que eles gostariam de ver nas prateleiras.
Estoque reduzido
Assim como no início é preciso ter cuidado com a diversidade de produtos, também é preciso ficar de olho para não exagerar no estoque. Afinal, é melhor ter um bom capital de giro do que ter dinheiro parado no estoque com produtos que os seus clientes não estão procurando.
Outro ponto essencial é que ter um bom estoque e ser capaz de fazer um controle eficiente é uma parte importante na gestão de mercadinhos e supermercados. Afinal de contas, é ele que vai garantir que você tenha produtos suficientes para atender a demanda dos seus clientes. Apesar disso, se você vai abrir um mercadinho não deve se preocupar em ter um estoque com muitos itens.
Falamos isso porque você ainda não tem certeza de quais serão os produtos mais procurados. Assim, você pode acabar optando por comprar uma quantidade grande de um produto que terá pouca saída. Resultado, terá que oferecer o produto a um preço menor para conseguir abrir espaço no estoque. Além disso, você pode acabar tendo prejuízo caso não consiga vender esses produtos em excesso se eles vencerem.
Por isso, é importante reforçar para no início resistir à tentação de comprar mais do que o necessário só porque achou que o preço estava bom. Neste momento inicial mantenha um estoque reduzido e vá aumentando as quantidades conforme for observando o comportamento dos seus clientes.
Equipamentos para o seu mercadinho
Alguns equipamentos necessários para abrir um mercadinho podem variar dependendo do que você for oferecer aos seus clientes, tais como prateleiras, expositores verticais, geladeiras e freezers. Entretanto, uma máquina para corte de frios e forno você irá utilizar somente se oferecer frios cortados na hora e se tiver uma padaria.
Por isso, é importante definir exatamente quais os serviços que serão oferecidos na hora de se planejar para adquirir os equipamentos. Vale a pena dizer que, apesar da padaria ser um bom chamariz para o mercadinho, é preciso avaliar se realmente vale a pena oferecer esse serviço logo no início da operação do mercadinho.
Entretanto, é importante que, no plano de negócios, você inclua as melhorias que pretende fazer ao longo dos anos. Desta forma, você terá um plano, saberá o que precisa ser feito para oferecer serviços melhores e encantar os seus clientes sempre.
Experiência do cliente
Um mercadinho pode sim ser um negócio lucrativo, basta ter uma boa administração. Para isso, você precisa ser capaz de oferecer ao cliente não apenas um bom atendimento, mas também produtos de qualidade e, acima de tudo, uma boa experiência de compras. E, para conseguir fazer isso, existem diversas ferramentas à sua disposição, sendo que uma das mais versáteis e mais utilizadas é, provavelmente, a rádio interna personalizada.
Escolhendo as músicas certas, você consegue deixar o ambiente mais agradável e fazer com que o seu cliente fique mais tempo dentro do mercadinho e, consequentemente, compre mais. Além disso, a rádio personalizada para supermercado ainda permite inserir anúncios de ofertas, o que irá te ajudar a aumentar as vendas.
Também é preciso dizer que, com uma trilha sonora que combine mais com os seus consumidores, há maiores chances de que eles se lembrarão da sua marca e da sua loja no futuro. Portanto, é preciso ficar atento e escolher a trilha sonora correta, então confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.
Planejamento financeiro
Ter um bom planejamento financeiro para abrir um mercadinho é essencial para que você consiga sobreviver nesse ramo do varejo. Isso porque, se inicialmente você precisará desembolsar em torno de R$ 20 mil para iniciar o negócio, para manter o negócio funcionando é preciso ter um bom capital de giro.
Isso ocorre porque a maioria dos clientes paga pelas compras utilizando cartões de crédito e débito, ou seja, o dinheiro vai levar alguns dias (às vezes semanas) para cair na sua conta. Por isso, você precisa ter capital de giro suficiente para pagar funcionários, fornecedores, impostos e contas de consumo, tais como água, luz e energia elétrica.
Para driblar essa demora em receber o que você pode fazer é oferecer o pagamento via PIX, essa é, inclusive, uma tendência do varejo. Assim, o dinheiro cai na sua conta poucos segundos depois que o cliente efetua o pagamento. Saiba tudo sobre essa modalidade de pagamento no artigo PIX no varejo: o que vai mudar?
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