Por Nayara Santos em 08.11.2022

Projeto de supermercado pequeno: veja como fazer em 8 passos

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Sempre desejou montar o seu próprio mercado, mas não sabe por onde começar? Mesmo sendo um projeto de supermercado pequeno, é necessário planejar todas as etapas do empreendimento, começando pelo plano de negócios. Empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que conseguem se planejar desde o início para evitar diversos contratempos, imprevistos e prejuízos financeiros.

O planejamento de um supermercado requer que muitas decisões sejam tomadas. Por isso, ao iniciar o seu projeto é preciso responder a algumas perguntas. Você já tem ideia do local que pretende operar? Sabe qual é o investimento inicial necessário? Sabe qual é o valor que precisará de capital de giro para iniciar as suas atividades e comprar equipamentos? 

Mas, essas são apenas algumas das perguntas, ao longo desse artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber para conseguir preparar o seu projeto de supermercado pequeno e sair na frente da concorrência desde o início.

Passo a passo para fazer o projeto de um supermercado pequeno

Se você está considerando se tornar um empreendedor investindo no setor supermercadista, parabéns! Primeiramente porque empreender em um país com tantas regulamentações e um sistema tributário complicado como o Brasil já é uma decisão da qual você deve se orgulhar.

Segundo, porque por mais que o país entre em uma crise, as pessoas continuarão frequentando os supermercados, já que elas precisam comprar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Isso faz com que ter um supermercado possa ser um negócio lucrativo, desde que bem administrado.

No caso de supermercados pequenos, ou mercadinhos de bairro, você ainda tem uma grande vantagem. Isso acontece porque muitos clientes preferem apoiar os negócios locais, alguns deles encontram os produtos com valores mais em conta e são maneiras mais rápidas de fazer as suas compras. Por isso, quando bem-planejado, esse é um projeto com grandes perspectivas de sucesso.

Para quem está começando é essencial fazer um plano de negócios. Ele é que guiará você durante o processo de abertura do supermercado e da construção da sua marca. Acompanhe este guia e confira os primeiros passos para montar o projeto de um supermercado pequeno de maneira prática.

1. Plano de negócios

Toda ideia de empreendimento deve começar pelo plano de negócios. Não importa se você quer abrir uma loja física ou digital, ou mesmo em qual ramo você atuará. É com esse documento em mãos que você saberá o que deve fazer.


O plano de negócio descreve e mapeia todos os objetivos, metas, dados e passos que você precisa colocar em prática para que alcance todos os objetivos. Essa é uma maneira de colocar todo o projeto do seu supermercado pequeno no papel para evitar prejuízos, se preparar para aproveitar as oportunidades que surgirem, levantar riscos e incertezas e se planejar para enfrentá-los caso eles ocorram.

Além disso, você precisará desse documento para fechar alguns negócios, como no caso de vir a precisar de empréstimo ou fazer parceria com algum investidor, ou sócio, por exemplo. Ainda, ao preparar o plano de negócios você pode fazer projeções futuras e estabelecer metas para curto, médio e longo prazo.

De modo geral, um plano de negócios precisa ter:

  • Missão, visão e valores do seu supermercado;
  • Análise de mercado;
  • Segmentação de clientes;
  • Análise de concorrência;
  • Análise de fornecedores;
  • Plano financeiro;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Investimento total.

Nos tópicos de planejamento financeiro e investimento total, você precisa saber quanto precisará de capital de giro. Esse é o montante necessário para custear o início das suas atividades e para manter o supermercado funcionando. Por exemplo: é o valor que precisará para comprar equipamentos, mobiliários e os produtos que serão vendidos, para comprar ou alugar o imóvel em que o supermercado será alocado e para contratar os primeiros funcionários.

2. Localização do supermercado

A definição da localização é algo essencial no projeto do supermercado pequeno. Afinal, essa escolha influenciará inúmeros fatores relacionados ao planejamento e ao sucesso do seu negócio.

No que diz respeito ao planejamento, é preciso dizer que você precisará saber quanto precisará pagar de aluguel ou quanto o imóvel custará. Esse valor entrará no cálculo do capital de giro ou do investimento inicial. 

Sem falar que, todo empreendedor sabe que a localização adequada tem influência direta no sucesso e no faturamento de qualquer negócio. Nesse momento, é natural que alguns dilemas surjam, tais como escolher entre locais de grande movimentação de pessoas e centros comerciais com valores mais altos, ou endereços menores e mais afastados, mas com valores mais baixos.

A primeira coisa a ser avaliada com relação à localização é quanto você tem disponível para investimento e o custo do imóvel. Afinal, de nada adianta querer uma localização privilegiada que vá além do seu orçamento. Assim, você compromete a saúde financeira do supermercado antes mesmo dele começar a funcionar.

Outro ponto que também está ligado diretamente a escolha do local, é a concorrência. Alguns empresários acreditam que estar perto de outros negócios do mesmo segmento pode fazê-los perder vendas. Porém, também há outra questão a se considerar: se você abre o seu negócio perto de concorrentes, dará aos clientes uma nova opção de compras. 

Isso significa que você precisará investir em construir um diferencial competitivo para a sua marca, garantindo satisfação e fidelização do cliente. Outros quesitos que você precisa pensar em relação a localização, são:

  • O bairro é residencial, ou de fácil acesso ao seu supermercado?
  • Há um bom fluxo de pessoas na região?
  • As condições do terreno ou do imóvel estão boas?
  • O local é seguro (iluminação, estacionamento e segurança)?

Não se esqueça de considerar no seu plano financeiro, possíveis reformas e ajustes estruturais. Além disso, ao escolher a localização do seu negócio, lembre-se de que precisa pensar no longo prazo. Não é ideal que um supermercado pequeno mude de endereço. Portanto, tenha certeza de que o local é adequado.

3. Equipamentos necessários no projeto de supermercado pequeno

Agora que o planejamento do seu projeto de supermercado pequeno está feito, é hora de focar no interior do estabelecimento, ou seja, nos equipamentos. Para começar, os móveis, caixas e geladeiras precisam estar de acordo com o espaço disponível. Afinal, é importante que os clientes e funcionários tenham espaço para transitar.

Outro tópico que precisa ser definido é se utilizará equipamentos novos, ou usados. Dependendo do que você precisa, vale a pena buscar por usados em boas condições, porém, é necessário ter cuidados para não ter prejuízos tentando economizar. Por isso, antes de comprar qualquer produto usado, certifique-se de que ele poderá ser utilizado por algum tempo e sem prejuízos.

Os freezers, por exemplo, precisam estar em boas condições de uso, incluindo o motor, caso contrário, os ajustes podem sair mais caros que comprar um equipamento novo. Além disso, tome cuidado com as prateleiras e balcões tortos, enferrujados ou com a madeira deteriorada. Não pegará bem inaugurar o seu supermercado com mobílias e peças feias, não é mesmo? Sem falar que você ainda pode colocar a segurança de consumidores e funcionários em risco.

Aqui, segue uma lista com os principais equipamentos que precisará para o projeto de supermercado pequeno e para iniciar as suas atividades:

  • Frente de caixa: balanças, impressoras fiscais, não fiscais e emissoras de CF-e (cupom fiscal eletrônico), computadores, caixas registradoras, máquinas de cartão, check-out (cadeira, gaveta com chave e mesa para os computadores — devem seguir as diretrizes da NR17), balanças etiquetadoras;
  • Açougue: balança, etiquetadora, moedores de carne, pia, balcão refrigerador para as carnes, facas;
  • Padaria: assadeiras, fornos, balcão expositor para os pães, balanças;
  • Ponto de vendas: prateleiras, gôndolas, ponta de gôndolas, cartazes para indicar as seções, ilhas.

É importante ressaltar que para a padaria, os equipamentos e móveis dependem da sua proposta para esse setor. Alguns mercados, por serem pequenos, fazem a compra de pães prontos e congelados, e somente colocam para assar.

Já outros, preferem produzir alguns produtos, como bolos e biscoitos. Portanto, pense no tamanho da padaria e das suas necessidades e planejamentos para produção. Para as demais áreas, como sacolão e corredores, é necessário ter fruteiras, para separar as frutas das verduras. Caixas organizadoras também ajudam muito a ganhar espaço e deixar tudo no seu devido lugar.

4. Equipe de colaboradores

A sua equipe é o alicerce de qualquer empresa e com um supermercado não seria diferente. De nada adiantará ter um projeto de supermercado pequeno perfeito, equipamentos de primeira linha e uma ótima localização, se os seus atendentes e outros colaboradores estão desalinhados ao negócio, não têm as habilidades necessárias e se falta treinamento.

De modo geral, para um supermercado pequeno, é comum que se tenha:

  • 1 ou 2 gerentes (dependendo do tamanho do seu negócio e carga horária acordada no contrato);
  • 1 funcionário para a limpeza;
  • 1 a 2 funcionários para o estoque
  • 1 a 2 funcionários para a reposição de mercadorias nas prateleiras;
  • 2 a 3 atendentes para o caixa (essa quantidade pode ser maior dependendo do fluxo de clientes, carga horária dos funcionários e necessidade do seu pequeno supermercado);
  • 1 a 2 atendentes para a padaria;
  • 1 a 2 seguranças.

Vale a pena dizer que é comum em supermercados pequenos que o dono fique responsável pelo controle financeiro, compra de produtos e contabilidade (com a ajuda de um escritório contratado). Por isso, não consideramos esses cargos, mas se você preferir, pode incluir esses profissionais no seu projeto.

Vale ressaltar que, mesmo que contrate funcionários que já têm experiência em supermercados ou similares, é importante treiná-los e orientá-los. Isso é importante para que eles estejam alinhados ao seu negócio, que certamente terá metas, objetivos e políticas diferentes dos outros. Sem falar que a sua marca terá a sua própria identidade e esses funcionários precisam saber passar isso para o público.

Portanto, no ato da contratação, deixe as políticas da empresa claras para todos, oriente cada um dos funcionários sobre quais são as suas funções e a maneira como devem executá-las. Caso não tenha muito tempo e encontre dificuldades, você pode terceirizar essa contratação.

Para isso, basta contratar uma empresa de recursos humanos e especificar os seus critérios para cada cargo. Você ainda terá ajuda com questões burocráticas que envolvem a contratação e gestão de pessoas.

5. Layout e espaço interno

Sabia que existe uma organização adequada para os seus produtos? O marketing para o varejo é uma importante estratégia que pode valorizar algumas mercadorias e torná-las mais visíveis aos clientes, por isso é importante ter estratégias e saber como organizar as prateleiras de supermercado.

Já percebeu que as guloseimas sempre ficam na altura das crianças nas gôndolas? E já percebeu que algumas ficam no caixa? — Isso é para que você as veja enquanto espera pelo atendimento. Em linhas gerais, a correta disposição dos produtos pode aumentar as suas vendas.

O layout também deve prezar pela organização e segmentação adequada dos produtos. Por exemplo, não é adequado que produtos de limpeza fiquem próximos aos alimentos. Além disso, é importante que você entenda o espaço e os equipamentos que precisa organizar, para que possa otimizar o seu espaço de maneira que os clientes consigam transitar e olhar as mercadorias.

No marketing para supermercados, há a chamada “área nobre”. Ela compreende o centro e a parte superior das prateleiras, pois é onde o nosso campo de visão foca no primeiro momento. Nessa parte, ficam os produtos que precisam de mais visibilidade, como aqueles de marcas tradicionais, ou aqueles de maior valor. Já aqueles com alto giro, ou que têm menor valor agregado podem ficar nas partes inferiores.

Outra dica é deixar uma área de destaque para produtos sazonais e de datas comemorativas — festa junina, carnaval e natal, por exemplo, ou de produtos que estão próximos do vencimento e estão sendo vendidos com desconto.

A padaria e o açougue costumam ficar nos fundos, para que o cliente tenha que andar pelo supermercado para chegar até eles, e isso aumenta as chances do consumidor comprar mais, o mesmo vale para as geladeiras de iogurtes e bebidas.

6. Fornecedores

Assim como os funcionários, os fornecedores também fazem parte do sucesso de um negócio. Ao fazer um projeto de supermercado pequeno, você precisa ter em mente quais tipos de parceiros precisará.

A gestão de fornecedores não deve considerar somente o preço, mas sim o custo-benefício. Imagine que você fecha contrato com um fornecedor e ele nunca entrega os seus pedidos nos prazos combinados, faltam produtos de alto giro, ou eles não chegam em boas condições de armazenamento. Será um prejuízo considerável tanto para o seu financeiro quanto para a sua imagem perante os clientes.

Encontrar bons parceiros não é tarefa fácil, nem mesmo acontece do dia para a noite. Será necessário fazer muita pesquisa, cotações, entrar em contato e até mesmo pedir amostras dos produtos.

Para ajudar você a encontrar bons fornecedores, seguem algumas dicas.

Priorize fornecedores locais

Uma dica valiosa é: quanto mais próximo de você for o fornecedor, menor será o frete e o prazo de entrega. Optar por fornecedores locais também agiliza toda a sua negociação e possíveis contratempos. Isso tende a estreitar o seu relacionamento com o parceiro, fazendo com que tenha acesso a melhores condições e preços.

Não considere somente o baixo preço

Como dissemos, é importante considerar o custo-benefício do seu fornecedor. Isso não significa que deva procurar os mais caros. Porém, preços muito baixos podem ser sinônimo de um pós-venda ruim, prazos desalinhados às suas necessidades, ou condições ruins de pagamento.

Peça indicações e referências

Concorrência não precisa ser sinônimo de inimigo. Principalmente durante as etapas iniciais do seu supermercado, é importante construir um bom networking e ter contato com pessoas experientes no setor.

A busca por bons fornecedores é um exemplo de como outros empreendedores podem ajudar você. Peça indicações de bons parceiros e referências, pois é melhor ouvir a opinião daqueles que já tiveram contato com os fornecedores e evitar erros e problemas.

Dê preferência aos fornecedores oficiais

No site, ou até mesmo nos canais de atendimento aos parceiros, os fabricantes costumam indicar quem são os revendedores oficiais das suas marcas e produtos. Essa é uma maneira mais segura de comprar as suas mercadorias e, às vezes, até mais em conta para o seu caixa, pois você consegue a preços de fábrica.

7. Divulgação da sua empresa

A propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Existem diversas e eficientes ações de marketing para divulgar o seu negócio, aumentar as vendas e a sua visibilidade. As duas mais importantes são: rádio indoor e redes sociais.

As redes sociais são verdadeiras vitrines para o seu negócio. Além de promover a sua marca, os clientes podem tirar dúvidas e divulgar promoções ou cupons de desconto exclusivo para seguidores, por exemplo. Isso pode ser feito por meio de textos de propaganda.

Ainda, você pode investir em parcerias com outros estabelecimentos locais. Por exemplo, se você não possui um açougue ou padaria no supermercado, pode criar parcerias que ofereçam descontos para os clientes. Desta forma, todos varejistas ganham.

Uma outra estratégia que ainda é muito utilizada por diferentes supermercados são os jornais de ofertas. Elas ajudam os consumidores a ver quais os preços dos produtos e o que o seu supermercado oferece. Esses jornais podem ser distribuídos tanto física quanto eletronicamente no seu site ou aplicado.

8. Estratégias de marketing para o supermercado

O ideal é que no seu projeto de supermercado pequeno você já inclua as estratégias de marketing que serão utilizadas, lembrando que cada uma delas tem uma finalidade e para escolher certo é preciso conhecê-las em detalhes. Temos um e-book com todas as informações detalhadas que você pode conferir aqui.

Por exemplo, ter uma rádio indoor é um diferencial que pode aumentar as suas vendas. A música te ajuda a criar uma conexão com o cliente, tornar o ambiente de compras mais agradável e a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Sem falar que, além de músicas selecionadas e de acordo com o seu negócio, você pode divulgar ofertas do seu supermercado. 

Sabia que você pode alterar o comportamento de compra do consumidor com essa estratégia? Imagine que um cliente tenha ido repor somente produtos de limpeza para a casa. Porém, na rádio, ouve que o açougue está com ofertas. As chances dele comprar uma carne aumentam.

Ainda, a disposição dos produtos no supermercado também pode mudar a forma como os consumidores compram. Geralmente os produtos mais procurados ficam no fundo da loja, assim, o cliente precisará andar mais pelos corredores. Ainda, utilizar o cross merchandising também pode te ajudar a aumentar as vendas.

Oferecer degustação de produtos, sejam eles de fabricação própria ou não, também é uma ótima ideia para melhorar as vendas do supermercado e conquistar os clientes. Bem como caprichar na decoração da loja durante as datas comemorativas do varejo. Lembre-se que cada detalhe importa na hora de se destacar da concorrência e fazer com que o cliente escolha comprar na sua loja ou não.

Para saber como administrar um mini mercado do zero é importante se planejar e sempre estudar. Então, para começar o seu projeto de supermercado pequeno, tenha em mente todos os seus objetivos e cada um dos itens que você precisa para que ele comece a operar. Quanto melhor e mais especificado for o seu plano de negócios, menores serão os erros e imprevistos.

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