Por Nayara Santos em 14.06.2021

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar.

Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou mesmo da ampliação do seu negócio. Para isso, alguns novos setores podem ser incluídos e, portanto, novos equipamentos podem ser necessários.

Portanto, se essa é a sua situação, você está no lugar certo. Neste artigo vamos te contar não apenas quais são os equipamentos que não podem faltar em um supermercado, mas também como aumentar a vida útil deles. Confira!

Lista de equipamentos para supermercado

Claro que a lista de equipamentos para supermercado vai variar dependendo do tamanho do seu estabelecimento e de quais setores ele possui. Entretanto, alguns deles são essenciais e não dependem disso. A seguir, vamos falar um pouco de cada um deles e quando considerá-los na sua lista.

Geladeiras e freezers

Esses dois itens são fundamentais e você vai precisar ter no seu supermercado. Afinal de contas, você provavelmente vai comercializar produtos que precisem de algum tipo de refrigeração, tais como iogurtes, manteiga, queijos, presuntos, salame, dentre outros. Algo muito semelhante ocorre com o freezer, já que ele pode ser necessário para manter carnes ou mesmo para expor produtos no PDV (ponto de venda).


Neste caso, é importante prestar atenção para quais os tipos de geladeiras e freezers que você irá comprar. Lembre-se que os equipamentos que ficam no PDV devem permitir que o cliente veja os produtos perfeitamente, portanto, exige portas de vidro, por exemplo. Além disso, leve em consideração a quantidade de produtos que precisam ser expostos para não comprar um equipamento muito grande ou muito pequeno. Não se esqueça que a padaria, peixaria e açougue exigem geladeiras expositoras para poder deixar os produtos à vista dos clientes.

Máquina para cortar frios

A máquina para cortar frios pode ser um equipamento necessário se o seu supermercado possui uma padaria com a venda de produtos de fabricação própria. Outro caso em que ela é necessária é se o seu estabelecimento vender frios cortados na hora ou mesmo dispostos em bandejas para os clientes. 

Caso contrário, esse equipamento não precisará constar na sua lista. Entretanto, considere essa possibilidade já que esse serviço pode ser um diferencial do seu negócio e uma forma de se destacar da concorrência.

Fogão e forno industrial

Se o seu supermercado possui uma padaria, então provavelmente você vai precisar de um fogão e um forno industrial. Assim, você conseguirá produzir produtos de melhor qualidade e atrair mais clientes para o seu supermercado.

Balança

A balança é outro item bastante importante na lista de equipamentos para supermercado, principalmente se você possui um hortifrúti. Você pode deixar uma ou duas unidades na seção de hortifrúti para que os clientes possam verificar o peso do produto antes de passar pelo caixa. Ainda, se você tiver uma padaria, peixaria e açougue, a balança também será importante para pesar os produtos.

Entretanto, geralmente esse é um equipamento que já vem no check out, tanto nos caixas convencionais quanto nos caixas de autoatendimento. Por isso, leve isso em consideração na hora de fazer o planejamento dos gastos com as balanças do supermercado.

Máquina de cartão de crédito

A máquina de cartão de crédito também é outro equipamento bastante importante em um supermercado. Isso porque, por mais que muitas pessoas façam o pagamento das contas com dinheiro ou PIX, a maior parte provavelmente virá pelos cartões.

Vale a pena ressaltar que você precisará ter, obrigatoriamente, uma máquina de cartão para cada caixa. Além disso, a recomendação é ter uma ou duas máquinas extras caso você tenha algum tipo de problema.

Computadores

Outro equipamento que você precisará ter inúmeros são computadores. Não apenas cada operador de caixa deverá ter um, como também os funcionários que trabalham com a rotina administrativa do supermercado e com o controle de estoque. Além disso, se você possui uma padaria, peixaria e açougue que pesem os produtos, então também há a necessidade de ter um computador em cada um desses setores.

Caixa registradora

O último equipamento para supermercado que vamos falar é a caixa registradora. Ela é parte do check out do supermercado e precisa ser adquirida para cada um dos caixas. Afinal de contas, é ela que vai auxiliar a manter a organização do seu caixa e facilitar o troco para os clientes.

Como vocês devem ter percebido, muitos itens que mencionamos ao longo desse texto, são parte do check out. Por isso, ao adquirir os caixas convencionais verifique se eles já possuem todos esses itens que são essenciais para o bom funcionamento do seu supermercado.

Como aumentar a vida útil dos equipamentos

Agora que você já conhece quais são os equipamentos para supermercado, vamos falar mais sobre os cuidados que você deve ter para garantir uma vida útil longa para eles. Afinal de contas, se você adquiriu um equipamento de qualidade, basta cuidar dele bem que ele poderá ser útil por muito tempo.

O importante é que você faça um cronograma para a realização de manutenções preventivas ou mesmo verificação da calibração desses equipamentos. Por exemplo, balanças devem passar por uma checagem periodicamente para garantir que elas estão funcionando corretamente. A máquina de cortar frios deve ser limpa diariamente, para evitar que sujeira se acumule e danifique a lâmina. Freezers e geladeiras devem ter um controle de temperatura diário para garantir que eles estão mantendo a temperatura necessária para conservar os alimentos. O ar condicionado deve ter os filtros limpos ou trocados semestralmente.

Se você tiver dúvida, converse com alguma empresa de manutenção ou com o fabricante para saber quais cuidados são necessários para cada equipamento. Inclua essas informações nos processos do supermercado e designe funcionários responsáveis por tais tarefas. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Playlist para supermercado: como escolher a ideal? Saiba mais!

Deseja montar uma playlist para supermercado? Então é certo que você já ouviu falar sobre consumo emocional e deseja melhorar a experiência do cliente por meio da implementação de música ambiente. Sem falar que, por mais que o cliente não perceba, a trilha sonora também ajuda a reforçar a identidade da sua marca e a…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

 É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo? Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Com as ofertas do Dia Nacional dos Supermercados podem ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede importantes datas do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso aumenta…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos