Por Nayara Santos em 10.06.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

Por Nayara Santos em 10.06.2021

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o check out o atendimento não for bom.

Por isso, se você está procurando formas ideais de montar o check out do seu supermercado, este artigo é para você. Nele você vai saber sobre a importância dessa área do PDV e ainda daremos passos úteis e que você possa aplicar facilmente no dia a dia da sua loja. Boa leitura!

Como montar um check out ideal para o seu supermercado

Conheça a seguir as principais ações que você pode tomar para ter um check out que auxilia no aumento das vendas e participa ativamente da fidelização dos clientes do seu supermercado.

Aproveite para aumentar as suas vendas

O check out do supermercado é um local em que as pessoas ficam aguardando na fila para pagar pelas compras e que pode ser utilizado estrategicamente para aumentar as vendas da sua loja.

O ideal é escolher os produtos que serão expostos nesta parte do PDV, geralmente itens de consumo rápido e que podem ser comprados de forma impulsiva pelo consumidor. Por isso, é comum encontrarmos chicletes, balas, chocolates, bebidas (sucos, refrigerantes e energéticos). Além dos produtos alimentícios, é muito comum encontrar revistas de diferentes tipos, ou mesmo produtos como isqueiros, pilhas e canetas.

Aqui vale uma dica importante, as bebidas devem ser expostas em algum tipo de refrigerador. Assim, o cliente sentirá mais vontade de comprar uma bebida gelada do que se ela estiver à temperatura ambiente. Por isso, ao planejar o layout do check out, inclua algumas geladeiras, de acordo com o espaço disponível que você tiver no seu supermercado.

Organização do check out

Provavelmente você já passou pela experiência de passar por um caixa de supermercado que estivesse totalmente desorganizado, com as prateleiras vazias ou com itens fora do lugar. Ver as prateleiras assim desencoraja qualquer cliente a procurar algo. 


Além disso, também acaba passando a impressão de que o supermercado está desorganizado. Afinal de contas, não há reposição ou mesmo nenhum funcionário responsável por manter o local em ordem.

Por isso, é importante designar algum funcionário para ficar de olho na organização do check out e manter sempre as prateleiras cheias e organizadas.

Deixe espaço para a fila

Não tem nada mais desagradável do que ter que ficar esperando para passar pelo caixa em um local apertado e que não cabem todos os clientes. Por isso, planejamento é fundamental para garantir o mínimo de espaço para os seus clientes. 

Ainda, é importante ter espaço para que os clientes possam ver os itens que estão nas prateleiras do check out, afinal de contas, se eles não conseguem ver os itens, eles não terão interesse em comprá-los. Vale lembrar também que, devido à pandemia, a regra agora é o distanciamento social, portanto, o espaço entre clientes se tornou ainda mais importante.

Desta forma, por mais que você queira aproveitar o espaço do supermercado ao máximo, para expor o maior número de produtos possível, repense o layout da loja e deixe um espaço reservado para que as filas possam se formar sem aglomeração.

Caixas tradicionais x caixas autoatendimento

A tecnologia dos caixas de autoatendimento tem revolucionado o check out dos supermercados pelo mundo afora. Isso porque, depois que aprendem a usar, muitos clientes abandonam complementarmente os caixas tradicionais.

Se você já teve a oportunidade de testar essa maravilha da tecnologia, provavelmente já deve ter pensado em implementar alguns caixas de autoatendimento no seu supermercado. Mas, se você está na dúvida, nós vamos esclarecer alguns pontos sobre o seu funcionamento.

Você pode aproveitar melhor o espaço já que um caixa convencional ocupa o lugar de cerca de 4 caixas de autoatendimento. Sem falar que, como o cliente será o responsável por passar os produtos no leitor de código de barras, você não vai precisar ter um funcionário por caixa. Será preciso apenas ter um funcionário para auxiliar os clientes que tenham alguma dúvida na hora de operar a máquina ou mesmo no caso de possíveis problemas na leitura de código de barras ou pesagem de produtos. Ainda, é possível organizar pequenas prateleiras e aumentar as vendas da mesma forma, sem nenhum prejuízo nesse sentido.

É importante dizer que, por mais que esses caixas sejam muito bons, talvez você queira manter um ou dois caixas convencionais, para aqueles clientes que fazem questão de passar neles ao invés de aproveitar a tecnologia. Lembre-se também que, o autoatendimento pode ser um diferencial do seu negócio, atraindo novos clientes e até mesmo fazendo com que você se destaque da concorrência.

Treinamento dos operadores de caixa

Para garantir ao cliente uma boa experiência de compra, é fundamental que os operadores de caixa ofereçam um bom atendimento. Claro que, muitas pessoas são naturalmente simpáticas, educadas e prestativas. Entretanto, é possível que essas habilidades sejam aprendidas.

Por isso, é essencial que você inclua um programa de treinamento para operadores de caixa recém-contratados. Assim o operador pode aprender tudo sobre o funcionamento do supermercado, dos cartões que são aceitos, dos possíveis descontos que podem ser aplicados e sobre o sistema de caixa. É essencial incluir ainda técnicas de vendas, e de bom atendimento.

Ainda, os operadores de caixas mais antigos também devem passar por um programa de reciclagem periodicamente. Desta forma, você faz com que eles relembrem alguns procedimentos e algumas técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia com o cliente. 

O check out do supermercado é apenas uma das áreas importantes do PDV que podem te auxiliar a ter melhores resultados. Por isso, se você quiser mais dicas de como aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os clientes que já conhecem a sua marca, navegue agora o nosso blog e confira os nossos artigos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Supermercado digital: veja como entrar no universo digital

Atualmente é praticamente impossível ficar de fora do mundo digital. Por isso, se você atua no setor supermercadista e ainda não possui um supermercado digital, chegou o momento de rever isso. Entender o quanto é importante para o seu negócio entrar nesse mundo e a diferença que isso poderá fazer no aumento das vendas provavelmente…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Diferença entre comunicação interna e externa para supermercado: descubra agora

Entender quais as diferenças entre comunicação interna e externa poderá fazer com que o seu negócio deslanche. Afinal de contas, saber se comunicar com todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e com o seu público-alvo é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Entretanto, nem sempre essas diferenças são claras para todos os gestores. O…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Ideias para inovar no mercadinho: se destaque da concorrência

Conseguir ter ideias para inovar no mercadinho de bairro e conseguir implementá-las é essencial para o seu negócio. Através dessas medidas você conseguirá não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Entretanto, ter essas ideias e saber o que precisa para fazê-las funcionar nem sempre é uma tarefa…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

19 frases para fachada de supermercado, confira

Utilizar frases chamativas e que sejam atrativas para o cliente na fachada do supermercado pode ser uma boa estratégia. Afinal, essa é, sem dúvida alguma, uma forma de chamar a atenção do cliente e despertar o seu interesse para que ele entre na loja. Para que essa estratégia funcione, o primeiro passo é conhecer bem…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem. Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos