O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o check out o atendimento não for bom.
Por isso, se você está procurando formas ideais de montar o check out do seu supermercado, este artigo é para você. Nele você vai saber sobre a importância dessa área do PDV e ainda daremos passos úteis e que você possa aplicar facilmente no dia a dia da sua loja. Boa leitura!
Como montar um check out ideal para o seu supermercado
Conheça a seguir as principais ações que você pode tomar para ter um check out que auxilia no aumento das vendas e participa ativamente da fidelização dos clientes do seu supermercado.
Aproveite para aumentar as suas vendas
O check out do supermercado é um local em que as pessoas ficam aguardando na fila para pagar pelas compras e que pode ser utilizado estrategicamente para aumentar as vendas da sua loja.
O ideal é escolher os produtos que serão expostos nesta parte do PDV, geralmente itens de consumo rápido e que podem ser comprados de forma impulsiva pelo consumidor. Por isso, é comum encontrarmos chicletes, balas, chocolates, bebidas (sucos, refrigerantes e energéticos). Além dos produtos alimentícios, é muito comum encontrar revistas de diferentes tipos, ou mesmo produtos como isqueiros, pilhas e canetas.
Aqui vale uma dica importante, as bebidas devem ser expostas em algum tipo de refrigerador. Assim, o cliente sentirá mais vontade de comprar uma bebida gelada do que se ela estiver à temperatura ambiente. Por isso, ao planejar o layout do check out, inclua algumas geladeiras, de acordo com o espaço disponível que você tiver no seu supermercado.
Organização do check out
Provavelmente você já passou pela experiência de passar por um caixa de supermercado que estivesse totalmente desorganizado, com as prateleiras vazias ou com itens fora do lugar. Ver as prateleiras assim desencoraja qualquer cliente a procurar algo.
Além disso, também acaba passando a impressão de que o supermercado está desorganizado. Afinal de contas, não há reposição ou mesmo nenhum funcionário responsável por manter o local em ordem.
Por isso, é importante designar algum funcionário para ficar de olho na organização do check out e manter sempre as prateleiras cheias e organizadas.
Deixe espaço para a fila
Não tem nada mais desagradável do que ter que ficar esperando para passar pelo caixa em um local apertado e que não cabem todos os clientes. Por isso, planejamento é fundamental para garantir o mínimo de espaço para os seus clientes.
Ainda, é importante ter espaço para que os clientes possam ver os itens que estão nas prateleiras do check out, afinal de contas, se eles não conseguem ver os itens, eles não terão interesse em comprá-los. Vale lembrar também que, devido à pandemia, a regra agora é o distanciamento social, portanto, o espaço entre clientes se tornou ainda mais importante.
Desta forma, por mais que você queira aproveitar o espaço do supermercado ao máximo, para expor o maior número de produtos possível, repense o layout da loja e deixe um espaço reservado para que as filas possam se formar sem aglomeração.
Caixas tradicionais x caixas autoatendimento
A tecnologia dos caixas de autoatendimento tem revolucionado o check out dos supermercados pelo mundo afora. Isso porque, depois que aprendem a usar, muitos clientes abandonam complementarmente os caixas tradicionais.
Se você já teve a oportunidade de testar essa maravilha da tecnologia, provavelmente já deve ter pensado em implementar alguns caixas de autoatendimento no seu supermercado. Mas, se você está na dúvida, nós vamos esclarecer alguns pontos sobre o seu funcionamento.
Você pode aproveitar melhor o espaço já que um caixa convencional ocupa o lugar de cerca de 4 caixas de autoatendimento. Sem falar que, como o cliente será o responsável por passar os produtos no leitor de código de barras, você não vai precisar ter um funcionário por caixa. Será preciso apenas ter um funcionário para auxiliar os clientes que tenham alguma dúvida na hora de operar a máquina ou mesmo no caso de possíveis problemas na leitura de código de barras ou pesagem de produtos. Ainda, é possível organizar pequenas prateleiras e aumentar as vendas da mesma forma, sem nenhum prejuízo nesse sentido.
É importante dizer que, por mais que esses caixas sejam muito bons, talvez você queira manter um ou dois caixas convencionais, para aqueles clientes que fazem questão de passar neles ao invés de aproveitar a tecnologia. Lembre-se também que, o autoatendimento pode ser um diferencial do seu negócio, atraindo novos clientes e até mesmo fazendo com que você se destaque da concorrência.
Treinamento dos operadores de caixa
Para garantir ao cliente uma boa experiência de compra, é fundamental que os operadores de caixa ofereçam um bom atendimento. Claro que, muitas pessoas são naturalmente simpáticas, educadas e prestativas. Entretanto, é possível que essas habilidades sejam aprendidas.
Por isso, é essencial que você inclua um programa de treinamento para operadores de caixa recém-contratados. Assim o operador pode aprender tudo sobre o funcionamento do supermercado, dos cartões que são aceitos, dos possíveis descontos que podem ser aplicados e sobre o sistema de caixa. É essencial incluir ainda técnicas de vendas, e de bom atendimento.
Ainda, os operadores de caixas mais antigos também devem passar por um programa de reciclagem periodicamente. Desta forma, você faz com que eles relembrem alguns procedimentos e algumas técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia com o cliente.
O check out do supermercado é apenas uma das áreas importantes do PDV que podem te auxiliar a ter melhores resultados. Por isso, se você quiser mais dicas de como aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os clientes que já conhecem a sua marca, navegue agora o nosso blog e confira os nossos artigos.
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