Por Nayara Santos em 10.06.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

Por Nayara Santos em 10.06.2021

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o check out o atendimento não for bom.

Por isso, se você está procurando formas ideais de montar o check out do seu supermercado, este artigo é para você. Nele você vai saber sobre a importância dessa área do PDV e ainda daremos passos úteis e que você possa aplicar facilmente no dia a dia da sua loja. Boa leitura!

Como montar um check out ideal para o seu supermercado

Conheça a seguir as principais ações que você pode tomar para ter um check out que auxilia no aumento das vendas e participa ativamente da fidelização dos clientes do seu supermercado.

Aproveite para aumentar as suas vendas

O check out do supermercado é um local em que as pessoas ficam aguardando na fila para pagar pelas compras e que pode ser utilizado estrategicamente para aumentar as vendas da sua loja.

O ideal é escolher os produtos que serão expostos nesta parte do PDV, geralmente itens de consumo rápido e que podem ser comprados de forma impulsiva pelo consumidor. Por isso, é comum encontrarmos chicletes, balas, chocolates, bebidas (sucos, refrigerantes e energéticos). Além dos produtos alimentícios, é muito comum encontrar revistas de diferentes tipos, ou mesmo produtos como isqueiros, pilhas e canetas.

Aqui vale uma dica importante, as bebidas devem ser expostas em algum tipo de refrigerador. Assim, o cliente sentirá mais vontade de comprar uma bebida gelada do que se ela estiver à temperatura ambiente. Por isso, ao planejar o layout do check out, inclua algumas geladeiras, de acordo com o espaço disponível que você tiver no seu supermercado.

Organização do check out

Provavelmente você já passou pela experiência de passar por um caixa de supermercado que estivesse totalmente desorganizado, com as prateleiras vazias ou com itens fora do lugar. Ver as prateleiras assim desencoraja qualquer cliente a procurar algo. 


Além disso, também acaba passando a impressão de que o supermercado está desorganizado. Afinal de contas, não há reposição ou mesmo nenhum funcionário responsável por manter o local em ordem.

Por isso, é importante designar algum funcionário para ficar de olho na organização do check out e manter sempre as prateleiras cheias e organizadas.

Deixe espaço para a fila

Não tem nada mais desagradável do que ter que ficar esperando para passar pelo caixa em um local apertado e que não cabem todos os clientes. Por isso, planejamento é fundamental para garantir o mínimo de espaço para os seus clientes. 

Ainda, é importante ter espaço para que os clientes possam ver os itens que estão nas prateleiras do check out, afinal de contas, se eles não conseguem ver os itens, eles não terão interesse em comprá-los. Vale lembrar também que, devido à pandemia, a regra agora é o distanciamento social, portanto, o espaço entre clientes se tornou ainda mais importante.

Desta forma, por mais que você queira aproveitar o espaço do supermercado ao máximo, para expor o maior número de produtos possível, repense o layout da loja e deixe um espaço reservado para que as filas possam se formar sem aglomeração.

Caixas tradicionais x caixas autoatendimento

A tecnologia dos caixas de autoatendimento tem revolucionado o check out dos supermercados pelo mundo afora. Isso porque, depois que aprendem a usar, muitos clientes abandonam complementarmente os caixas tradicionais.

Se você já teve a oportunidade de testar essa maravilha da tecnologia, provavelmente já deve ter pensado em implementar alguns caixas de autoatendimento no seu supermercado. Mas, se você está na dúvida, nós vamos esclarecer alguns pontos sobre o seu funcionamento.

Você pode aproveitar melhor o espaço já que um caixa convencional ocupa o lugar de cerca de 4 caixas de autoatendimento. Sem falar que, como o cliente será o responsável por passar os produtos no leitor de código de barras, você não vai precisar ter um funcionário por caixa. Será preciso apenas ter um funcionário para auxiliar os clientes que tenham alguma dúvida na hora de operar a máquina ou mesmo no caso de possíveis problemas na leitura de código de barras ou pesagem de produtos. Ainda, é possível organizar pequenas prateleiras e aumentar as vendas da mesma forma, sem nenhum prejuízo nesse sentido.

É importante dizer que, por mais que esses caixas sejam muito bons, talvez você queira manter um ou dois caixas convencionais, para aqueles clientes que fazem questão de passar neles ao invés de aproveitar a tecnologia. Lembre-se também que, o autoatendimento pode ser um diferencial do seu negócio, atraindo novos clientes e até mesmo fazendo com que você se destaque da concorrência.

Treinamento dos operadores de caixa

Para garantir ao cliente uma boa experiência de compra, é fundamental que os operadores de caixa ofereçam um bom atendimento. Claro que, muitas pessoas são naturalmente simpáticas, educadas e prestativas. Entretanto, é possível que essas habilidades sejam aprendidas.

Por isso, é essencial que você inclua um programa de treinamento para operadores de caixa recém-contratados. Assim o operador pode aprender tudo sobre o funcionamento do supermercado, dos cartões que são aceitos, dos possíveis descontos que podem ser aplicados e sobre o sistema de caixa. É essencial incluir ainda técnicas de vendas, e de bom atendimento.

Ainda, os operadores de caixas mais antigos também devem passar por um programa de reciclagem periodicamente. Desta forma, você faz com que eles relembrem alguns procedimentos e algumas técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia com o cliente. 

O check out do supermercado é apenas uma das áreas importantes do PDV que podem te auxiliar a ter melhores resultados. Por isso, se você quiser mais dicas de como aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os clientes que já conhecem a sua marca, navegue agora o nosso blog e confira os nossos artigos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Como inovar em um supermercado? Confira 6 dicas!

Se você quer obter os melhores resultados precisa pensar em alternativas criativas para aprender como inovar em um supermercado. Afinal, apostar nessa estratégia só traz benefícios para o seu negócio. A inovação, principalmente quando aliada à tecnologia, pode trazer mudanças significativas para o supermercado. Afinal, ela auxilia na fidelização dos clientes, traz um ótimo diferencial…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

21 Textos prontos para hortifrúti de supermercado, confira

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

8 dicas de atendimento ao cliente em supermercado: saiba quais são e saia na frente!

Conhecer boas dicas de atendimento ao cliente em supermercado é fundamental para quem busca atrair novos consumidores e fidelizá-los. Afinal, esse atributo é um carro-chefe desse tipo de estabelecimento. Seu uso adequado garante o sucesso no varejo e permite que o negócio cresça a cada dia, trazendo satisfação aos consumidores e bons resultados aos gestores…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Tipos de Inteligência Artificial e como aplicá-las em supermercados

Você já parou para pensar em como a inteligência artificial (IA) está mudando o cenário do varejo, especialmente em supermercados? Com a crescente demanda por eficiência e personalização, muitos negócios estão adotando essa tecnologia inovadora para transformar a experiência de compra e engana-se quem acha que a IA é apenas para grandes empresas. Em um…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

32 Textos prontos para cartaz de oferta de supermercado, confira

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda persistem como uma forma interessante de divulgar as promoções da semana ou do mês. Isso acontece porque, mesmo com o aumento do uso da tecnologia, eles ainda funcionam e conseguem atrair a atenção do cliente. Entretanto, é importante que você saiba como preparar um cartaz para que ele…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos