Por Nayara Santos em 03.02.2021

Ideias para inovar no mercadinho: se destaque da concorrência

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Conseguir ter ideias para inovar no mercadinho de bairro e conseguir implementá-las é essencial para o seu negócio. Através dessas medidas você conseguirá não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca.

Entretanto, ter essas ideias e saber o que precisa para fazê-las funcionar nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, nesse artigo vamos trazer algumas ideias que podem ser colocadas em prática facilmente. Confira e não perca mais tempo para aumentar as suas vendas.

1. Caixas de autoatendimento

A nossa primeira ideia para inovar no mercadinho é a instalação de caixas de autoatendimento. Uma tendência em muitos países, ela ainda chega timidamente no Brasil, mas sem dúvida alguma será uma tendência.

Primeiramente porque esses caixas ocupam menos espaço. Dependendo do tamanho deles, um caixa convencional pode dar lugar a quatro caixas de autoatendimento, ou seja, você consegue ganhar espaço, diminuindo as filas dos caixas, ou então utilizar o espaço que sobra para colocar mais gôndolas.

Além disso, os caixas de autoatendimento oferecem aos clientes que gostam de tecnologia e inovação a oportunidade de utilizar essa ferramenta durante as compras. Com eles, os clientes ficam responsáveis por passar os produtos nos leitores de código de barras e efetuar o pagamento. Você precisará apenas de um ou dois funcionários, dependendo do número de caixas, para auxiliar os clientes que precisarem de algum tipo de ajuda.


Dito isso, fica evidente que você conseguirá economizar com operadores de caixa e poderá utilizar esse dinheiro para investir no seu negócio ou mesmo em funcionários para desempenharem outras funções estratégicas, como desenvolvimento de estratégias de marketing ou gerenciamento de redes sociais.

2. Programas de fidelidade

A nossa próxima ideia pode não ser tão inovadora, entretanto, ela ainda é pouco utilizada nos mercadinhos de bairro, por isso resolvemos incluir na nossa lista, são os programas de fidelidade.

Esses programas funcionam de forma bastante simples e tem por objetivo fazer com que os clientes comprem mais na sua loja para ganharem recompensas. Desta forma, quanto maior o valor que o cliente gastar durante as compras, maior será a recompensa. Esse retorno geralmente vem em forma de descontos em compras futuras. Além disso, os clientes que fizerem parte do programa também podem ter acesso a promoções exclusivas.

Com a implementação de um programa de fidelidade, você conseguirá fidelizar os clientes, que vão retornar para conseguir os descontos e as promoções. Ainda, você também conseguirá fazer com que o seu cliente gaste mais, aumentando o valor do ticket médio.

Vale ressaltar que, para que o programa de fidelidade funcione bem é preciso ter um software de gerenciamento. Assim você consegue ter acesso aos valores gastos pelos clientes com base no número de CPF ou de algum cartão do programa. Lembre-se também que essa é uma excelente forma de ter acesso a informações sobre o seu cliente, como idade, sexo, produtos mais procurados, dentre outros.

3. Rádio interna personalizada

A rádio interna personalizada é, sem dúvida alguma, uma excelente forma de inovar no mercadinho. Ela faz parte das ações do marketing sensorial, cujo principal objetivo é despertar os cinco sentidos dos clientes durante a jornada de compras.

Com a rádio você consegue tocar músicas voltadas para o seu público-alvo, fazendo com que o cliente se sinta mais à vontade durante as compras. Assim, o cliente passa mais tempo dentro da loja e, consequentemente, compra mais.

Ainda, a rádio interna permite que você toque também anúncios personalizados, que podem ser sobre serviços oferecidos pelo seu mercadinho, ofertas de produtos, ou mesmo dicas para se cuidar durante a pandemia.

A Listenx é uma empresa especializada na implementação da rádio personalizada para supermercados. Ela é a responsável por criar a playlist certa para a sua marca, trazendo mais personalidade e autenticidade para a sua loja. Não perca tempo e agende um teste gratuito de 10 dias.

4. Redes sociais

Quer ter uma maior interação com o seu cliente e fortalecer a sua marca? Então as redes sociais são o caminho. Elas permitem que você esteja em contato constante com o seu cliente, levando notícias sobre o seu mercadinho, promoções e informações relevantes para o dia a dia.

Essa pode ser uma ideia barata para inovar no mercadinho, já que para criar um perfil nas redes sociais você não vai gastar absolutamente nada. Entretanto, é importante dizer que você vai precisar de tempo para gerenciar as redes. Afinal, a intenção é justamente estar mais próximo do cliente. 

Portanto, se você optar por essa estratégia, o planejamento será fundamental. Você vai precisar de tempo para criar conteúdo relevante, para fazer publicações diárias e para interagir com os seguidores, respondendo dúvidas e comentários. Mas, se você não tiver esse tempo disponível, você também poderá contratar uma pessoa para fazer o gerenciamento da rede para você.

5. Serviço de delivery

Outra ideia inovadora para mercadinho, que pode fazer com que você se destaque da concorrência é oferecer o serviço de delivery. Aproveite que a maioria dos seus clientes estão localizados perto do seu estabelecimento, o que faz com que esse serviço fique mais barato tanto para você quanto para o cliente.

O importante nesta ideia é definir quais serão as formas de compra que o cliente terá. Por exemplo, comprar na loja e os produtos serem entregues posteriormente, ou então desenvolver um site ou aplicativo que permita ao cliente fazer as compras diretamente de casa. 

Para deixar o cliente ainda mais feliz com esse serviço, analise a possibilidade de oferecer entrega gratuita a partir de determinado valor de compra. Acredite, essa medida poderá estimular o cliente a levar mais alguns itens para completar o valor da entrega gratuita. Caso você não tenha experiência com a logística de entregas, você poderá contratar uma empresa especializada ou mesmo algum funcionário que já tenha trabalhado nessa área.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Ticket médio de supermercado: entenda o que é e como aumentá-lo

O ticket médio de um supermercado nada mais é do que um indicador de vendas que você pode utilizar para saber como andam as vendas do seu empreendimento. Ele é calculado com base no valor total de faturamento e no número de vendas realizadas em um determinado período. Assim, é possível saber qual é o…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Iluminação ideal para supermercados: aprenda como fazer

A iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados, ela é responsável por direcionar o olhar dos clientes. Um produto bem iluminado chama a atenção e contribui para o aumento das vendas. Além disso, um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência dos clientes na loja por mais…

Por Nayara Santos em 18.12.2020

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado. Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Contabilidade para supermercado: saiba tudo sobre o assunto

Você já parou para pensar se a contabilidade para supermercado é apenas um passo burocrático a ser cumprido ou se ela representa um poderoso aliado para o crescimento do seu negócio? Essa é uma pergunta que você deverá pensar e responder honestamente, afinal de contas, nem todos os gestores dão a devida atenção à contabilidade.…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos