Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas.
Neste artigo você irá conhecer as vantagens de cadastrar o seu supermercado no Ifood e como fazer o seu cadastro. Boa leitura!
Vantagens do Ifood para supermercados
O Ifood é um dos aplicativos de restaurantes mais conhecidos do país. Com tamanha notoriedade, a inclusão de supermercados na plataforma acabou se tornando inevitável. Assim, os clientes podem fazer as compras sem sair de casa. Entretanto, as vantagens não são apenas para os consumidores, mas também para os estabelecimentos que estão cadastrados na plataforma. Veja quais são essas vantagens:
- Não precisa ter site ou aplicativo: se o seu supermercado está começando no mundo virtual, o Ifood para supermercado é uma excelente opção. Isso porque você não precisa ter um site ou um aplicativo, precisa apenas fazer o cadastro no Ifood e aguardar pelos pedidos;
- Economia com a divulgação: a divulgação do supermercado será realizada através do Ifood, que mostrará o seu supermercado para os clientes que estiverem próximos, ou com base na pesquisa de itens que o cliente fizer. Com isso, você pode economizar parte dos recursos que seriam utilizados na divulgação do supermercado;
- Pagamento garantido: com a plataforma, o pagamento das compras é garantido, evitando que você tenha dores de cabeça para receber dos clientes. Ou seja, essa é uma grande segurança que todo empreendedor busca;
- Ideal para ganhar experiência com vendas online: se você estiver pensando em expandir o seu negócio e iniciar as vendas online através de um site ou aplicativo próprio, o Ifood para supermercado pode ser uma excelente forma de ganhar experiência. Afinal de contas, você precisará fazer a gestão dos pedidos, das entregas e do estoque.
Como se cadastrar no Ifood para supermercados
Confira agora o passo-a-passo para fazer o cadastro do seu supermercado no Ifood.
Informe os dados do supermercado
Primeiramente será necessário informar os dados do supermercado. Isso deve ser feito no site do Ifood e você precisará fornecer informações como o CNPJ, endereço, razão social, número de telefone, e a lista de produtos que serão vendidos pelo aplicativo.
Por mais que o cadastro seja relativamente simples, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de se aventurar no Ifood para conseguir atender os seus clientes da melhor forma possível, tais como:
- Ter um celular android ou computador com Windows para receber os pedidos;
- Ter uma equipe disponível que seja responsável pela gestão dos produtos e pedidos;
- Trabalhar constantemente no aprimoramento do atendimento;
- Avaliar quais produtos serão vendidos no Ifood.
Vale a pena mencionar que nem todos os produtos que estão disponíveis na loja física precisam estar disponíveis no Ifood. Alguns produtos podem ser muito pesados, grandes ou exigirem cuidados especiais para o transporte. Por isso, avalie cada produto antes de disponibilizá-los no aplicativo.
Escolha o melhor plano
O próximo passo no cadastro é escolher o melhor plano para o seu supermercado. O Ifood oferece dois planos diferentes para as empresas parceiras, são eles:
- Plano básico: a entrega dos itens comprados pelo cliente é feita pelo supermercado. Neste plano é cobrada uma comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos, além de 3,5% sobre o valor das compras pagas através do Ifood. Optando por este plano, caso as vendas ultrapassem R$ 1800 por mês, o supermercado deverá pagar uma mensalidade de R$ 100;
- Plano entrega: neste caso, a entrega dos produtos será realizada pelos entregadores que são parceiros do Ifood. O supermercado deverá pagar uma comissão de 23% sobre o valor das vendas, além dos 3,5% sobre o valor dos pedidos pagos através do Ifood. Para este plano, se as vendas ultrapassarem R$ 1.800 mensais, será cobrada uma mensalidade de R$ 130. O valor da entrega não será incluído nesses cálculos.
Para escolher o melhor plano é importante fazer as contas para ver qual deles é o mais vantajoso. Caso opte pelo plano básico, lembre-se que atender aos prazos de entrega é fundamental para que o seu supermercado seja bem avaliado. Se esses prazos não forem cumpridos, você corre o risco de ficar com uma avaliação ruim e ser a última opção para os clientes.
Aguarde a aprovação
Depois de escolher o plano que melhor se adeque às necessidades e à realidade do seu supermercado será preciso aguardar a aprovação do cadastro. O Ifood fará uma avaliação dos produtos que serão vendidos, bem como a validação da conta bancária informada. Isso será feito através da transferência de R$ 0,01.
O prazo de avaliação poderá variar demorando até 30 dias. Depois disso, o contrato será assinado eletronicamente e o seu supermercado estará disponível para que os consumidores façam as compras entre 2 dias úteis até 30 dias depois da assinatura.
Gerenciamento de produtos e pedidos no Ifood
O gerenciamento de produtos e pedidos no Ifood para supermercado pode não fazer parte do cadastro, entretanto, é fundamental entender como ele funciona. Afinal de contas, essa será uma etapa importantíssima para o sucesso do seu supermercado no aplicativo.
O local utilizado para tal atividade é o Extranet do SiteMercado. Através dessa ferramenta será possível verificar os produtos disponíveis no estoque, permitindo disponibilizar somente aqueles produtos que estejam com saldo positivo. Além disso, será possível verificar o histórico de itens mais procurados e avaliar o tempo de coleta de pedidos.
Todos os pedidos serão recebidos através do SiteMercado Receptor de Pedidos (SMR), permitindo ao supermercado fazer a gestão de entregas. Outra ferramenta disponível é o SiteMercado Coletor (SMC), no qual será possível registrar possíveis quebras de processo, atualizar a localização de produtos no supermercado e checar o histórico de vendas.
Gostou do nosso artigo sobre Ifood para supermercado? Confira o nosso blog para mais dicas de gestão de supermercado.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!