Por Nayara Santos em 02.06.2021

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas.

Neste artigo você irá conhecer as vantagens de cadastrar o seu supermercado no Ifood e como fazer o seu cadastro. Boa leitura!

Vantagens do Ifood para supermercados

O Ifood é um dos aplicativos de restaurantes mais conhecidos do país. Com tamanha notoriedade, a inclusão de supermercados na plataforma acabou se tornando inevitável. Assim, os clientes podem fazer as compras sem sair de casa. Entretanto, as vantagens não são apenas para os consumidores, mas também para os estabelecimentos que estão cadastrados na plataforma. Veja quais são essas vantagens:

  • Não precisa ter site ou aplicativo: se o seu supermercado está começando no mundo virtual, o Ifood para supermercado é uma excelente opção. Isso porque você não precisa ter um site ou um aplicativo, precisa apenas fazer o cadastro no Ifood e aguardar pelos pedidos;
  • Economia com a divulgação: a divulgação do supermercado será realizada através do Ifood, que mostrará o seu supermercado para os clientes que estiverem próximos, ou com base na pesquisa de itens que o cliente fizer. Com isso, você pode economizar parte dos recursos que seriam utilizados na divulgação do supermercado;
  • Pagamento garantido: com a plataforma, o pagamento das compras é garantido, evitando que você tenha dores de cabeça para receber dos clientes. Ou seja, essa é uma grande segurança que todo empreendedor busca;
  • Ideal para ganhar experiência com vendas online: se você estiver pensando em expandir o seu negócio e iniciar as vendas online através de um site ou aplicativo próprio, o Ifood para supermercado pode ser uma excelente forma de ganhar experiência. Afinal de contas, você precisará fazer a gestão dos pedidos, das entregas e do estoque.

Como se cadastrar no Ifood para supermercados

Confira agora o passo-a-passo para fazer o cadastro do seu supermercado no Ifood.

Informe os dados do supermercado

Primeiramente será necessário informar os dados do supermercado. Isso deve ser feito no site do Ifood e você precisará fornecer informações como o CNPJ, endereço, razão social, número de telefone, e a lista de produtos que serão vendidos pelo aplicativo.

Por mais que o cadastro seja relativamente simples, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de se aventurar no Ifood para conseguir atender os seus clientes da melhor forma possível, tais como:

  • Ter um celular android ou computador com Windows para receber os pedidos;
  • Ter uma equipe disponível que seja responsável pela gestão dos produtos e pedidos;
  • Trabalhar constantemente no aprimoramento do atendimento;
  • Avaliar quais produtos serão vendidos no Ifood.

Vale a pena mencionar que nem todos os produtos que estão disponíveis na loja física precisam estar disponíveis no Ifood. Alguns produtos podem ser muito pesados, grandes ou exigirem cuidados especiais para o transporte. Por isso, avalie cada produto antes de disponibilizá-los no aplicativo.

Escolha o melhor plano

O próximo passo no cadastro é escolher o melhor plano para o seu supermercado. O Ifood oferece dois planos diferentes para as empresas parceiras, são eles:

  • Plano básico: a entrega dos itens comprados pelo cliente é feita pelo supermercado. Neste plano é cobrada uma comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos, além de 3,5% sobre o valor das compras pagas através do Ifood. Optando por este plano, caso as vendas ultrapassem R$ 1800 por mês, o supermercado deverá pagar uma mensalidade de R$ 100;
  • Plano entrega: neste caso, a entrega dos produtos será realizada pelos entregadores que são parceiros do Ifood. O supermercado deverá pagar uma comissão de 23% sobre o valor das vendas, além dos 3,5% sobre o valor dos pedidos pagos através do Ifood. Para este plano, se as vendas ultrapassarem R$ 1.800 mensais, será cobrada uma mensalidade de R$ 130. O valor da entrega não será incluído nesses cálculos.

Para escolher o melhor plano é importante fazer as contas para ver qual deles é o mais vantajoso. Caso opte pelo plano básico, lembre-se que atender aos prazos de entrega é fundamental para que o seu supermercado seja bem avaliado. Se esses prazos não forem cumpridos, você corre o risco de ficar com uma avaliação ruim e ser a última opção para os clientes.

Aguarde a aprovação

Depois de escolher o plano que melhor se adeque às necessidades e à realidade do seu supermercado será preciso aguardar a aprovação do cadastro. O Ifood fará uma avaliação dos produtos que serão vendidos, bem como a validação da conta bancária informada. Isso será feito através da transferência de R$ 0,01.

O prazo de avaliação poderá variar demorando até 30 dias. Depois disso, o contrato será assinado eletronicamente e o seu supermercado estará disponível para que os consumidores façam as compras entre 2 dias úteis até 30 dias depois da assinatura.

Gerenciamento de produtos e pedidos no Ifood

O gerenciamento de produtos e pedidos no Ifood para supermercado pode não fazer parte do cadastro, entretanto, é fundamental entender como ele funciona. Afinal de contas, essa será uma etapa importantíssima para o sucesso do seu supermercado no aplicativo.

O local utilizado para tal atividade é o Extranet do SiteMercado. Através dessa ferramenta será possível verificar os produtos disponíveis no estoque, permitindo disponibilizar somente aqueles produtos que estejam com saldo positivo. Além disso, será possível verificar o histórico de itens mais procurados e avaliar o tempo de coleta de pedidos.

Todos os pedidos serão recebidos através do SiteMercado Receptor de Pedidos (SMR), permitindo ao supermercado fazer a gestão de entregas. Outra ferramenta disponível é o SiteMercado Coletor (SMC), no qual será possível registrar possíveis quebras de processo, atualizar a localização de produtos no supermercado e checar o histórico de vendas.

Gostou do nosso artigo sobre Ifood para supermercado? Confira o nosso blog para mais dicas de gestão de supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Como organizar os produtos no supermercado: Conheça 10 técnicas

Saber como organizar os produtos no supermercado vai muito além de fazer com que o cliente encontre aquilo que ele procura. Mas sim, faz parte da experiência de compra e de convencer o cliente a levar produtos que não estavam na lista de compras. Por isso, é fundamental que todo gestor e dono de supermercado…

Por Nayara Santos em 12.11.2020

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

O que faz a prevenção de perdas em supermercados? Descubra aqui

Uma das coisas fundamentais que todo gestor de supermercados deve saber é o que faz a prevenção de perdas. Afinal de contas, ninguém começa ou abre um negócio esperando perder dinheiro, certo? Também faz parte do trabalho do gestor entender quais são os objetivos e responsabilidades da prevenção de perdas. Além disso, conhecer quais são…

Por Nayara Santos em 10.12.2020

Crie grátis seus próprios tabloides

Saber como criar os seus próprios tabloides pode ser um grande diferencial para o seu supermercado. Isso porque, você consegue divulgar os seus produtos e atrair clientes para a sua loja. Entretanto, para que ele funcione da forma desejada, é fundamental ficar atento a alguns detalhes importantes. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos