Por Nayara Santos em 11.03.2025

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 11.03.2025

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam.

Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções mais frequentes. Mas, você também pode apostar em estratégias de marketing de experiência para gravar a sua marca na memória do consumidor de uma vez por todas.

O mais importante é saber que, as ofertas de Páscoa, além de atraírem mais clientes para o seu supermercado, elas ainda podem te ajudar a fidelizar o consumidor. Entretanto, para que isso aconteça é preciso implementar essas estratégias com maestria. Afinal, não é porque é comum e todos os supermercados usam, que você vai fazer de qualquer jeito.

Muito pelo contrário, justamente por ser uma ação comum, você precisa incluir aquele detalhe, que só a sua marca é capaz de oferecer. E, para não ficar para trás nesta importante data do varejo, preparamos este artigo com sugestões importantes de como se planejar para fazer as ofertas, as melhores formas de divulgá-las e dicas de ofertas para fazer na Páscoa no seu supermercado. Confira!

Como se planejar para as ofertas de Páscoa no supermercado

O primeiro passo de todo período de ofertas é o planejamento. Neste momento você deverá definir quais itens terão os preços reduzidos, por quanto tempo as ofertas estarão vigentes, se o estoque será suficiente para atender a demanda, e se outras estratégias além dos preços mais baixos serão utilizadas.

Definindo os produtos

Para definir quais produtos farão parte das ofertas é necessário conhecer quais os itens mais procurados na Páscoa no seu supermercado. Claro que não podem faltar os ovos de Páscoa, coelhinhos de chocolate e, até mesmo, os chocolates convencionais, já que nem todo mundo opta pelos ovos.

Entretanto, a Páscoa também é um momento de reunir a família para um almoço, tanto na Sexta-Feira Santa quanto no domingo de Páscoa. Por isso, itens para compor essas refeições também devem fazer parte das ofertas, já que assim você conseguirá atrair mais clientes para a sua loja.

Claro que o bacalhau é um dos itens mais procurados do período, entretanto, você pode oferecer ótimas opções na sua peixaria. Assim, caso o cliente não queira comprar o bacalhau, ele poderá escolher outro produto, sem precisar ir à concorrência para isso.

E não se esqueça das carnes e frangos também, afinal de contas, muitas famílias optam por fazer assados ou até mesmo churrasco no almoço de domingo. Por isso, selecione alguns produtos do açougue para incluir nas promoções.

Aliás, você pode preparar diferentes promoções para diferentes dias da semana. Por exemplo, a promoção do açougue pode ser no sábado, na véspera do domingo da Páscoa. Assim os clientes terão tempo para se preparar.

Vigência das promoções

Em seguida, defina qual será a vigência dessas promoções. Você pode começar a divulgar as suas ofertas com antecedência, mas lembre-se que nem todas as pessoas são organizadas e planejam a festa muito antes. Por isso, o ideal é que as ofertas sejam oferecidas pelo menos duas semanas antes da data.

Você pode ainda oferecer preços mais atrativos, com maiores descontos, nas vésperas da festividade, como, por exemplo, na semana anterior. Vale lembrar que essa estratégia é importante para que você consiga vender o máximo antes da Páscoa. Isso porque, depois que a celebração passar a procura pelos ovos de chocolate cairá drasticamente e, para não ficar com produto parado no estoque, você precisará reduzir os preços consideravelmente, reduzindo também a sua margem de lucro.

Controle de estoque

Outro passo importante, é manter um bom estoque para conseguir atender à demanda. Ou seja, de nada adianta fazer uma promoção incrível e atrair muitos clientes para a loja nos primeiros dias após a divulgação, se você não possuir itens suficientes no estoque. 

Quando um cliente vai até um supermercado em busca de uma promoção e não encontra o produto ofertado as chances de frustração são enormes. Cliente insatisfeito procura a concorrência e também pensará duas vezes antes de voltar ao seu estabelecimento. Por isso, negocie com fornecedores e tenha certeza de que você terá um estoque suficiente.

Para saber quanto comprar de cada item utilize os seus relatórios gerenciais de anos anteriores e faça uma média de quanto foi vendido no mesmo período. Isso já poderá te dar algum norte e você saberá como proceder.

Prepare a loja para receber os clientes

Para aumentar as chances de sucesso das suas ofertas de Páscoa no supermercado, é importante que você prepare a sua loja para receber os clientes. Isso significa desenvolver estratégias de marketing sensorial, para oferecer aos clientes um bom ambiente de compras.


Entretanto, também é importante que você organize a loja, o que inclui diferentes etapas, tais como:

  • Organização das prateleiras: disponha os produtos de modo que o cliente encontre facilmente o que ele procura e que ele consiga identificar quais são os produtos que estão em promoção. Para isso, coloque etiquetas de preços de cores chamativas ou prepare cartazes de promoção nas ilhas de produtos. Assim, o cliente vai conseguir visualizar e reconhecer prontamente quais itens estão com os melhores preços;
  • Decoração da loja: para deixar os clientes no clima da Páscoa e mais inclinados a aproveitar as ofertas que você preparou, invista na decoração. Espalhe coelhos de Páscoa, pegadas e ovos pelo supermercado, faça um uniforme comemorativo para os funcionários e decore a fachada da loja;
  • Renove o layout da loja: para conseguir acomodar os itens de decoração, permitir que o cliente circule livremente pelos corredores e ainda deixar a loja mais atrativa, você poderá mudar o layout da loja. A nova distribuição de gôndolas e ilhas de produtos poderá fazer com que o cliente circule por áreas que ele não passaria normalmente, ficando assim mais exposto a novos produtos.

Como divulgar as ofertas

O próximo passo é a divulgação das ofertas de Páscoa no supermercado, já que elas só conseguirão atrair clientes e aumentar as vendas se elas chegarem até as pessoas certas. Desta forma, tenha em mente qual será o público-alvo da campanha e quais as formas de se comunicar com eles.

Panfletos e revistas de ofertas

Por mais que o marketing digital seja essencial nos dias atuais, nada impede que você invista nas mídias tradicionais, tais como os panfletos de propaganda ou até mesmo os jornais da sua região. Muito pelo contrário, essas são estratégias ainda utilizadas justamente porque elas são capazes de atrair a atenção dos clientes para o seu supermercado.

Por exemplo, você pode fazer panfletos de propaganda e distribuir nos comércios parceiros e próximos ao seu estabelecimento, nos condomínios e residências que fiquem no mesmo bairro e até mesmo entregar em empresas. Outra forma bastante tradicional de atrair clientes para a sua empresa é através das revistas de ofertas

Nessas revistas, você deverá mostrar quais são as ofertas para a Páscoa no supermercado, mas também poderá incluir conteúdos que sejam realmente úteis para as pessoas. Desta forma, você deixa o jornal de ofertas ainda mais interessante e atrativo para o seu público-alvo.

Marketing digital

Também é possível utilizar técnicas de marketing digital divulgando as ofertas de Páscoa nos seus perfis nas redes sociais. Lembre-se de utilizar todas as ferramentas que as redes oferecem. 

Por exemplo, se o seu supermercado possui uma conta no Instagram divulgue fotos de qualidade com um almoço de domingo e na legenda mencione a promoção. Faça stories divulgando os bastidores da preparação do supermercado para a Páscoa ou mostrando a diversidade de ovos de chocolate.

Além disso, você também pode preparar anúncios para serem exibidos em vídeos do YouTube, nas pesquisas realizadas no Google e até mesmo anúncios pagos no Facebook ou Instagram. Esse tipo de divulgação pode ser muito vantajoso, já que é possível criar diferentes anúncios, para diferentes públicos-alvo.

Faça anúncios na rádio indoor do supermercado

Imagine capturar a atenção de clientes potenciais no exato momento em que estão fazendo suas compras no supermercado, um dos mais importantes da jornada. Com os anúncios na rádio interna do estabelecimento, você pode fazer exatamente isso e se comunicar com os clientes.

Essa estratégia de comunicação tem se mostrado incrivelmente eficaz, proporcionando uma oportunidade única para manter os clientes informados sobre tudo o que acontece na loja. Existem inúmeras vantagens de se optar por essa estratégia:

  • Leads mais qualificados: os anúncios na rádio do supermercado alcançam o seu público-alvo enquanto eles estão tomando as decisões de compra. Desta forma, é possível direcionar os consumidores para determinados pontos da loja;
  • Maior exposição: com uma média de tempo de permanência maior dos clientes no supermercado do que em outros ambientes comerciais, você terá a oportunidade de transmitir sua mensagem várias vezes durante a visita do cliente. Isso aumenta a probabilidade de que sua marca ou oferta seja lembrada e considerada no momento da compra;
  • Excelente custo-benefício: comparado a outras mídias, como TV ou rádio convencional, os anúncios na rádio interna do supermercado possuem um custo muito mais acessível. Além disso, você pode personalizar sua estratégia de anúncios de acordo com seu orçamento e objetivos específicos de marketing;
  • Flexibilidade criativa: com você no controle da programação fica mais fácil de criar os anúncios nos momentos em que você precisar, sem precisar esperar, e imediatamente reproduzi-los na sua rádio.

Confira o nosso e-book Ofertas para supermercado: inove na divulgação.

Foque na experiência do cliente

Para conseguir o sucesso desejado nas ofertas de Páscoa no supermercado, você precisa ser capaz de oferecer uma boa experiência de compra para o seu cliente. Ou seja, bons preços podem até ser interessantes para atrair clientes para o seu supermercado, mas se a experiência não for boa, eles não voltarão para a sua loja.

Vale a pena lembrar que fidelizar clientes é mais do que uma questão de sobrevivência no varejo, mas também de economia. Você gastará até 5 vezes mais para conseguir atrair novos clientes, do que para conquistar aqueles que já conhecem a sua loja. Por isso, investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente é fundamental.

Ações de marketing sensorial

O marketing sensorial oferece as ferramentas certas para que você consiga oferecer um bom ambiente para o cliente aproveitar as ofertas de Páscoa no supermercado. Sem falar que, diferentes ações podem ser implementadas.

Por exemplo, é possível caprichar na iluminação do ambiente, utilizando a luz certa para destacar aqueles produtos que são mais importantes. Apenas preste a atenção durante a Páscoa para incluir apenas luz fria para destacar os chocolates, já que as luzes que esquentam podem derreter o chocolate.

Uma excelente ferramenta do marketing sensorial que ajuda a construir um bom ambiente de compra é a rádio indoor personalizada. Estudos mostram que ouvindo a música certa é possível fazer com que o cliente fique mais tempo no supermercado e ainda uma boa parte desses clientes vão comprar mais do que o inicialmente planejado. Adicionalmente, até mesmo o desempenho dos funcionários pode melhorar.

Outra vantagem da rádio personalizada, é a sua loja ser lembrada pelos clientes. Estudos mostram que quando o cliente ouve uma música que combina com ele, há 96% de chance dele lembrar da marca. E, se ele lembra do seu supermercado, a tendência é que ele volte para comprar mais ou indique para os amigos e familiares.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso guia completo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Não se esqueça da decoração da loja

Já falamos disso anteriormente, mas como esse é um tópico bastante importante, decidimos retornar.

Claro que os corredores de ovos são importantes, mas a decoração da sua loja não pode ficar apenas nisso. O ideal é que você também inclua na decoração outros itens que remetam à data e já façam com que o cliente entre na sua loja em clima de celebração. 

Ainda, a decoração deve ser utilizada já na fachada da loja, para mostrar às pessoas que ali elas encontrarão tudo o que precisam para a celebração. E, quando o cliente entrar na loja, utilize a decoração para atrair a atenção dele para alguns itens de ofertas de Páscoa que tenham uma boa margem de lucro para o seu supermercado.

Quais ofertas de Páscoa posso fazer no meu supermercado?

Se você chegou até aqui, então já conhece todos os detalhes de como fazer as ofertas de Páscoa certas para o seu supermercado, certo? Então que tal conferir algumas dicas de ações que podem te ajudar a aumentar as vendas e encantar os consumidores?

Descontos

Provavelmente a primeira coisa que você pensa quando escuta alguém falando de ofertas é em descontos. Você não está errado, já que essa é uma das formas mais comuns de ofertas nos supermercados. Principalmente porque, em tempos de crise, os consumidores buscam por produtos mais baratos, principalmente aqueles do dia a dia.

Neste caso, oferecer descontos em produtos básicos pode ajudar a atrair muitos consumidores para a sua loja. Mas, como estamos falando da Páscoa, o ideal é que pelo menos alguns dos produtos mais comprados neste período estejam com desconto. Por exemplo, alguns chocolates, algum peixe, arroz ou batatas, e assim por diante.

Vale a pena dizer que os descontos podem ser oferecidos em cupons de desconto para as próximas compras, promoções do tipo pague 1 e leve 2, ou descontos para compras na loja virtual. Basta entender o que faz mais sentido para a sua empresa, sua marca e os seus clientes.

Aproveite para divulgar a marca própria do supermercado

E que tal aproveitar a Páscoa para tornar a marca própria do supermercado conhecida? Uma dica de ofertas de Páscoa que você pode fazer é montar uma cesta com produtos da sua marca prória e sortear para os clientes que comprarem a partir de um determinado valor.

Assim, você consegue estimular que os clientes comprem mais e ainda faz com que mais clientes conheçam a sua marca. E, se os produtos forem bons, sem dúvida alguma, os consumidores vão optar por eles no futuro. Ou seja, você conquistará clientes fiéis, já que esses produtos eles encontrarão apenas no seu supermercado.

Faça sorteios

Como já sugerimos anteriormente, você pode fazer sorteios de produtos ou de experiências para os consumidores. Por exemplo, a Páscoa é um momento de renovação e união, então que tal sortear um final de semana ou almoço em família?

Muitos consumidores gostam desse tipo de promoção e vão até as lojas que as realizam. Por isso, apostar nesta ideia pode ser bastante interessante. Mas, para que ela funcione, é essencial que você deixe as regras do sorteio claras. Por exemplo, qual o valor mínimo que o cliente deve comprar para concorrer ao sorteio, ou se ela deve estar ligada a aquisição de produtos de uma determinada marca. 

Essa também pode ser uma excelente oportunidade para fazer parcerias com outras empresas do varejo, tais como restaurantes que fiquem próximos ao supermercado. Desta forma, também será possível alcançar um público maior.

Além dos sorteios tradicionais de produtos e experiências, uma ideia inovadora para engajar os clientes é promover um “raspadinha premiada” ou um “desafio da sorte”.

Funciona assim: a cada compra acima de um determinado valor, o cliente recebe um cartão raspável ou um QR Code para acessar um sorteio digital, onde pode ganhar brindes instantâneos, descontos para próximas compras ou até mesmo um ovo de Páscoa especial.

Esse tipo de ação cria um senso de expectativa e diversão no cliente, incentivando-o a voltar ao supermercado para novas compras e aumentando o ticket médio das vendas.

Distribua brindes

Outra forma de fazer ofertas de Páscoa no supermercado é com a distribuição de brindes. Inclusive, dependendo do brinde que você for distribuir, essa pode até mesmo ser uma opção mais barata do que dar descontos.

Além disso, você também precisa deixar claro as regras em que o consumidor ganhará o brinde. Se a distribuição for relacionada com alguma marca, então produtos daquela marca devem ser adquiridos. Ainda, essa ação pode estar atrelada ao valor de compra.

Outra opção bastante interessante é fazer brindes colecionáveis. Por exemplo, na Páscoa você pode preparar pelúcias de ovos, cenouras, coelhos, ou então coelhos vestidos com diferentes profissões, e assim por diante. Use a criatividade!

Outra alternativa criativa é oferecer brindes personalizados para crianças durante as compras de Páscoa. Além de chocolates, o supermercado pode disponibilizar kits de pintura com desenhos temáticos da Páscoa, pequenos coelhos de pelúcia ou até máscaras de coelho para os pequenos se divertirem enquanto os pais fazem as compras.

Essa ação não apenas melhora a experiência do cliente dentro da loja, como também pode impulsionar as vendas, já que os pais tendem a permanecer mais tempo no supermercado e, consequentemente, comprar mais quando os filhos estão entretidos.

Faça ofertas focadas no social

O seu supermercado possui uma mensagem focada na responsabilidade social? Então que tal fazer promoções incentivando a doação de produtos para as pessoas que mais precisam?

Essas ofertas podem ser focadas na distribuição de chocolates para crianças em orfanatos, ou mesmo na coleta de produtos para dar em creches, ou para famílias carentes. Pense em como proporcionar um almoço de Páscoa para quem tem poucas, ou nenhuma condição de comprar os produtos e preparar a refeição.

Ainda, você pode organizar a distribuição dos produtos e deixar aberto para que as pessoas que tenham interesse participem do evento. Sem dúvida alguma será uma grande oportunidade para estreitar os laços entre o seu supermercado e os consumidores.

E então, já sabe quais serão as ofertas de Páscoa no seu supermercado este ano? Se quiser conferir mais dicas para ter um negócio de sucesso, navegue pelo nosso blog agora mesmo.

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