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Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
As datas sazonais são excelentes oportunidades para aumentar as vendas, por isso, é importante se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado. Com elas você consegue atrair mais clientes para a sua loja e também aumenta as chances de fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca.
Para não ficar para trás nesta importante data do varejo, preparamos este artigo dando algumas dicas importantes de como se planejar para fazer as ofertas, as melhores formas de divulgar essas ofertas e ainda quais ofertas podem ser feitas. Confira!
O primeiro passo de todo período de ofertas é o planejamento. Neste momento você deverá definir quais itens terão os preços reduzidos, por quanto tempo as ofertas estarão vigentes e se o estoque será suficiente para atender a demanda.
Para definir quais produtos farão parte da oferta é necessário conhecer quais os produtos mais procurados na Páscoa. Claro que não podem faltar os ovos de Páscoa, coelhinhos de chocolate e, até mesmo, os chocolates convencionais, já que nem todo mundo opta pelos ovos.
Entretanto, a Páscoa também é um momento de reunir a família para um almoço, tanto na Sexta-Feira Santa quanto no domingo de Páscoa. Por isso, itens para compor essas refeições também devem fazer parte das ofertas. Claro que o bacalhau é um dos itens mais procurados do período, entretanto, você pode oferecer ótimas opções na sua peixaria. Assim, caso o cliente não queira comprar o bacalhau, ele poderá escolher outro produto, sem precisar ir à concorrência para isso.
E não se esqueça das carnes e frangos também, afinal de contas, muitas famílias optam por fazer assados ou até mesmo churrasco no almoço de domingo. Por isso, selecione alguns produtos do açougue para incluir nas promoções.
Em seguida, defina qual será a vigência dessas promoções. Você pode começar a divulgar as suas ofertas com antecedência, mas lembre-se que nem todas as pessoas são organizadas e planejam a festa muito antes. Por isso, o ideal é que as ofertas sejam oferecidas pelo menos duas semanas antes da data.
Você pode ainda oferecer preços mais atrativos, com maiores descontos, nas vésperas da festividade, como, por exemplo, na semana anterior. Vale lembrar que essa estratégia é importante para que você consiga vender o máximo antes da Páscoa. Isso porque, depois que a celebração passar a procura pelos ovos de chocolate cairá drasticamente e, para não ficar com produto parado no estoque, você precisará reduzir os preços consideravelmente, reduzindo também a sua margem de lucro.
Outro passo importante, é manter um bom estoque para conseguir atender à demanda. Ou seja, de nada adianta fazer uma promoção incrível e atrair muitos clientes para a loja nos primeiros dias após a divulgação, se você não possuir itens suficientes no estoque.
Quando um cliente vai até um supermercado em busca de uma promoção e não encontra o produto ofertado as chances de frustração são enormes. Cliente insatisfeito procura a concorrência e também pensará duas vezes antes de voltar ao seu estabelecimento. Por isso, negocie com fornecedores e tenha certeza de que você terá um estoque suficiente.
Para saber quanto comprar de cada item utilize os seus relatórios gerenciais de anos anteriores e faça uma média de quanto foi vendido no mesmo período. Isso já poderá te dar algum norte e você saberá como proceder.
O próximo passo é a divulgação das ofertas de Páscoa no supermercado, já que elas só conseguirão atrair clientes e aumentar as vendas se elas chegarem até as pessoas certas. Desta forma, tenha em mente qual será o público-alvo da campanha e quais as formas de se comunicar com eles.
Por exemplo, você pode fazer panfletos de propaganda e distribuir nos comércios parceiros e próximos ao seu estabelecimento, nos condomínios e residências que fiquem no mesmo bairro. As revistas de ofertas também são uma ótima opção, já que você pode incluir conteúdos que sejam realmente úteis para as pessoas.
Também é possível utilizar técnicas de marketing digital divulgando as ofertas de Páscoa nos seus perfis nas redes sociais. Lembre-se de utilizar todas as ferramentas que as redes oferecem. Por exemplo, se o seu supermercado possui uma conta no Instagram divulgue fotos de qualidade com um almoço de domingo e na legenda mencione a promoção. Faça stories divulgando os bastidores da preparação do supermercado para a Páscoa ou mostrando a diversidade de ovos de chocolate.
Além disso, você também pode preparar anúncios para serem exibidos em vídeos do YouTube, nas pesquisas realizadas no Google e até mesmo anúncios pagos no Facebook ou Instagram. Esse tipo de divulgação pode ser muito vantajoso, já que é possível criar diferentes anúncios, para diferentes públicos-alvo.
Por último, mas não menos importante, é preciso proporcionar uma boa experiência de compra para o seu cliente. Assim, além de oferecer boas ofertas de Páscoa, o seu supermercado também conseguirá manter o cliente tranquilo e relaxado durante as compras, permitindo que ele tenha mais tempo para olhar as prateleiras e escolher quais produtos quer comprar.
Uma excelente ferramenta para conseguir fazer isso é através de uma rádio indoor personalizada. Estudos mostram que ouvindo a música certa é possível fazer com que o cliente fique mais tempo no supermercado e ainda uma boa parte desses clientes vão comprar mais do que o inicialmente planejado. Adicionalmente, até mesmo o desempenho dos funcionários pode melhorar.
Outras formas de fazer isso é proporcionando uma boa iluminação do ambiente, utilizando a luz certa para destacar aqueles produtos que são mais importantes. Apenas preste a atenção durante a Páscoa para incluir apenas luz fria para destacar os chocolates, já que as luzes que esquentam podem derreter o chocolate.
Você também pode caprichar na decoração de Páscoa do seu supermercado, incluindo itens que remetam à data e já façam com que o cliente entre na sua loja em clima de celebração. Ainda, a decoração também pode ser utilizada para atrair a atenção do cliente para alguns itens de ofertas de Páscoa que tenham uma boa margem de lucro para o seu supermercado.
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