Por Nayara Santos em 03.05.2021

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

Por Nayara Santos em 03.05.2021

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não poderiam estar mais enganados.

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, os hábitos de consumo dos consumidores mudaram consideravelmente. Diante das incertezas do futuro e da diminuição da renda, os clientes se viram diante da necessidade de economizar ao fazer as compras. Isso fez com que muitos clientes optassem por marcas que tivessem menor preço.

É justamente aí que as marcas próprias dos supermercados passaram a ser importantes para o seu negócio. Oferecer variedade, bons produtos e preços atrativos será sempre um importante fator de aumento de vendas e fidelização de clientes. Neste artigo vamos falar mais sobre esse assunto

O que são as marcas próprias no supermercado?

As marcas próprias no supermercado são aquelas que são produzidas pelo próprio distribuidor e comercializadas exclusivamente nas suas lojas. Ou seja, você será o responsável por contratar um fornecedor para a produção dos produtos e também será o único responsável pela distribuição dos produtos. Assim, o cliente que quiser comprar a sua marca, ele terá que ir até a sua loja.

Como o número de intermediários e a necessidade de investimento em marketing são menores, os produtos podem custar até 40% menos do que as marcas tradicionais. O menor preço é, sem dúvida alguma, um grande atrativo para que os clientes optem por esse tipo de produto.

É importante mencionar que as marcas próprias devem ter o seu próprio nome e identidade visual, que incluem logo, tipografia e uma paleta de cores exclusiva. Essa identidade pode conversar com a identidade do supermercado. Aliás, essa é uma das formas de facilitar o reconhecimento da marca pelo cliente.


Outro ponto importante é que, geralmente, os produtos oferecidos pelas marcas próprias no supermercado têm como foco principal os produtos mais básicos. Entretanto, não há necessidade de oferecer apenas produtos desse grupo e nem de se limitar aos produtos alimentícios. Apesar disso, a escolha de produtos e de itens a serem produzidos e comercializados vai depender do seu público-alvo e do que o cliente espera do seu supermercado.

Razões para investir em marcas próprias

Como você viu acima, os produtos das marcas próprias nos supermercados podem ser muito importantes para atrair clientes, principalmente durante tempos difíceis, em que economizar nas compras se tornou tão importante. Por isso, a seguir daremos outras razões para que você invista nesses produtos.

Ofereça mais por menos

Geralmente, as marcas próprias nos supermercados custam entre 20% e 30% a menos do que as marcas tradicionais, podendo chegar até a 40% em alguns casos. Isso ocorre porque como as marcas são vendidas em um supermercado apenas, não há a necessidade de grande investimento em marketing, como ocorre com as marcas tradicionais. Além disso, não há intermediários entre a produção e a distribuição, o que também contribui para que esses produtos sejam oferecidos a preços mais atrativos.

Desta forma, os preços mais baixos não são sinônimo de produtos com baixa qualidade. Pelo contrário, geralmente o cliente consegue comprar produtos com excelente qualidade e que não deixam nada a desejar para as marcas mais conhecidas. 

Como esse é um dos motivos de desconfiança dos clientes, você pode estimular o consumo através da degustação de produtos. Assim, o cliente vai poder experimentar o produto e saber que ele estará levando qualidade por um preço menor.

Estratégia para fidelização do cliente

Mesmo quando o cliente busca economizar durante as compras, o setor supermercadista sente menos essa crise. Afinal de contas, as pessoas continuarão comprando alimentos. Por isso, se você conseguir oferecer produtos com boa qualidade e por preços mais baixos, a fidelização será garantida. O cliente irá retornar no futuro sabendo que ele pode continuar consumindo sem precisar gastar muito.

Assim, essa é uma das estratégias que devem ser consideradas na hora de fidelizar os clientes do supermercado. Claro que ela não deve ser aplicada isoladamente, mas sim combinada com outras estratégias de marketing.

Por exemplo, ser capaz de proporcionar um bom ambiente de compras é fundamental. Isso pode ser feito através das diferentes técnicas de marketing sensorial, como ter uma rádio personalizada, investir em uma boa iluminação e garantir uma boa organização das prateleiras do supermercado.

Aumento das vendas na loja virtual

Com o uso da tecnologia cada vez mais presente na jornada de compras dos consumidores, a comparação de preços ficou muito mais fácil. Com poucos cliques o cliente é capaz de comparar o valor das marcas próprias de diferentes supermercados com as marcas tradicionais. Assim, ele consegue saber onde encontrar o produto que tenha o melhor preço.

Por isso, oferecer marcas próprias no seu supermercado pode ser um ótimo catalisador para aumentar as vendas na sua loja virtual e no aplicativo. Para aumentar ainda mais a visibilidade desses produtos, além de exibi-los nas seções adequadas você também pode deixar uma seção no site exclusiva para os produtos da sua marca, facilitando a busca do cliente.

Fornecedores especializados em marcas próprias para supermercados

O aumento do consumo das marcas próprias nos supermercados fez com que o número de fornecedores especializados na produção desses itens aumentasse. Ou seja, será mais fácil encontrar bons fornecedores. Isso também aumenta o poder de negociação do supermercado, já que ele não precisa ficar atrelado a apenas um fornecedor.  

Mesmo assim, é importantíssimo ficar atento à qualidade do produto, que não poderá mudar, independentemente do fornecedor. Caso haja uma queda na qualidade o cliente irá perceber e, nessa altura todo o trabalho realizado para a fidelização do cliente irá por água abaixo. Portanto, caso haja mudança no fornecedor, é importante informar o cliente indicando que o produto está com nova fórmula ou algo do tipo.

Vá além dos itens alimentícios

Como mencionamos anteriormente, o principal foco das marcas próprias nos supermercados está nos produtos básicos. Isso porque eles são os itens mais procurados pelos clientes durante as compras e, portanto, os que têm maiores possibilidades de trazer um maior retorno para o supermercado.

Entretanto, a sua marca própria não precisa oferecer apenas itens alimentícios. Você pode incluir produtos de limpeza, cosméticos, vestuários, produtos pet e produtos de utilidade doméstica.

Neste caso, antes de investir em algum desses itens é importante ouvir o que o seu cliente tem a dizer a respeito da marca, o que pode ser feito através de pesquisas de satisfação do cliente, por exemplo. Se ele já estiver satisfeito com os produtos oferecidos, ao incluir outros itens de marca própria, o cliente não terá problemas em comprar esses novos itens. Por outro lado, se já houver uma desconfiança, os consumidores dificilmente comprarão os novos produtos. Neste caso, vale mais a pena investir em melhorar a qualidade dos produtos que estão sendo oferecidos, do que investir em produtos novos.

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