Por Nayara Santos em 09.08.2021

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor.

Se você, gestor ou dono de supermercado, nunca pensou em qual papel social e ambiental o seu supermercado deve desempenhar, chegou o momento para isso. Neste artigo vamos te contar quais as melhores práticas que podem ser desenvolvidas pelo seu negócio e como elas podem ser implementadas. Lembre-se, pequenas ações podem fazer toda a diferença na vida das pessoas que as recebem. Boa leitura!

Ações de responsabilidade social e ambiental de um supermercado

As ações de responsabilidade social tem como principal objetivo contribuir para que o mundo seja um local mais justo. Essas ações podem ficar apenas no âmbito social, entretanto elas também podem envolver outras causas, como o meio ambiente

Para muitos empreendedores essas causas são importantes e devem ser incluídas na missão da empresa. Entretanto, é preciso que elas sejam bem planejadas e sejam realizadas não apenas com o intuito de chamar a atenção para o seu negócio porque ele faz isso, mas porque a intenção é realmente ajudar as pessoas que precisam e para tornar a sociedade em que você vive um local melhor.

Vale destacar que não é porque o supermercado está envolvido em ações de responsabilidade social e ambiental que ele deve evitar lucrar, muito pelo contrário. Quanto mais a sua empresa lucrar, mais ela poderá crescer, mais pessoas conseguirá empregar e mais projetos sociais e ambientais poderá fazer e estar envolvida.

Ofereça sacolas reutilizáveis

Você não precisa fazer grandes ações para mostrar que o seu supermercado tem responsabilidade social e ambiental. Pequenas ações, que facilitam o dia-a-dia do cliente já podem surtir um grande efeito. Um bom exemplo disso são as sacolas reutilizáveis


Essas sacolas são fáceis de serem carregadas para qualquer lugar, o cliente pode utilizá-las não apenas durante as compras no seu supermercado, mas também em outros momentos. Além disso, ela ainda é uma excelente forma de continuar a divulgação da sua marca sem gastar uma quantia considerável de capital.

O mais importante aqui é que essas sacolas sejam de qualidade, duráveis e sejam capazes de aguentar peso. Para atrair a atenção do cliente você pode fazer sacolas com desenhos promocionais, presentear os clientes que fizerem compra acima de uma determinado valor ou mesmo vender as sacolas nas lojas.

Incentive a reciclagem e o reaproveitamento

Outra ação que mostra responsabilidade social e ambiental de um supermercado é incentivar a reciclagem. Para isso, você poderá disponibilizar postos de coleta de material reciclável, promover ações de educação ambiental com aulas gratuitas para os clientes para instruir como o material deve ser mantido.

Essas informações também podem ser veiculadas nas suas redes sociais, pelo WhatsApp do supermercado, na rádio do supermercado ou em qualquer outro veículo de comunicação que você utilize. 

O reaproveitamento de materiais também é outro assunto que está muito em pauta na atualidade. Por isso, o supermercado também poderá promover oficinas de reaproveitamento de materiais e até mesmo de alimentos. 

Lembre-se que sempre que ficar na dúvida do que irá ser mais atrativo para os seus clientes, você poderá fazer uma pesquisa de satisfação e perguntar o que os consumidores que frequentam a sua loja preferem. Assim, além de trazer maior consciência, conhecimento e oportunidades para eles, você também será capaz de dá-los aquilo que eles querem.

Se associe a ONGs

Atualmente existem diversas ONGs com diferentes propósitos e se associar a elas pode ser uma excelente forma de você demonstrar que o seu supermercado possui uma preocupação social. Por exemplo, algumas ONGs têm como objetivo treinar pessoas de baixa renda para que elas consigam ingressar no mercado de trabalho. 

Neste caso, você poderá se associar a essas ONGs não apenas para ajudá-las financeiramente, mas também para contratar profissionais que foram treinados por elas para serem operadores de loja ou auxiliares administrativos, por exemplo.

Ainda, você também pode promover o trabalho dessas ONGs junto aos clientes, permitindo que mais pessoas se interesse pelo trabalho desenvolvido e em ajudar, seja através de trabalho voluntário ou de doações.

Envolva o cliente nas ações

Muitos clientes buscam se relacionar com empresas que possuem uma responsabilidade social e ambiental e que trabalham ativamente para tornar a sociedade um local mais justo. Para esses clientes, as ações realizadas pela empresa e a oportunidade de se envolver nelas pesam mais do que o preço dos produtos comercializados na loja. 

Ou seja, mesmo que o preço dos produtos seja um pouco maior, os clientes continuam optando por comprar nesses estabelecimentos, já que isso significa ajudar a sociedade de alguma forma. Por isso, envolver os clientes e divulgar essas ações pode ser uma excelente forma de atrair novos clientes para a sua loja e de fidelizá-los.

Entretanto, para manter os clientes envolvidos é preciso que você tenha um planejamento ou uma agenda de ações que serão realizadas ao longo do ano. Seja participando de campanhas de doações, de trabalhos voluntários e de oficinas. Disponibilize essa agenda com antecedência no seu site, por exemplo, e faça divulgações prévias dos eventos que serão realizados.

Um bom exemplo disso, é a doação de brinquedos para crianças em orfanatos em datas como o Dia das Crianças ou o Natal. Além de promover a doação, você também poderá organizar e incentivar os clientes a participarem da entrega dos presentes. Ah, e não se esqueça de envolver os seus funcionários nessas ações também. Eles são parte essencial da empresa e devem partilhar dos mesmo valores que a sua marca e você.

Neste artigo você conheceu algumas das melhores práticas de responsabilidade social e ambiental de um supermercado que podem ser aplicadas na sua empresa. Assim, você ajuda a tornar o mundo ao seu redor um lugar melhor. Quer mais conhecimento sobre o assunto? Então leia o próximo artigo para ter mais dicas de como fazer um planejamento sustentável para o seu supermercado!

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