Por Nayara Santos em 09.08.2021

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor.

Se você, gestor ou dono de supermercado, nunca pensou em qual papel social e ambiental o seu supermercado deve desempenhar, chegou o momento para isso. Neste artigo vamos te contar quais as melhores práticas que podem ser desenvolvidas pelo seu negócio e como elas podem ser implementadas. Lembre-se, pequenas ações podem fazer toda a diferença na vida das pessoas que as recebem. Boa leitura!

Ações de responsabilidade social e ambiental de um supermercado

As ações de responsabilidade social tem como principal objetivo contribuir para que o mundo seja um local mais justo. Essas ações podem ficar apenas no âmbito social, entretanto elas também podem envolver outras causas, como o meio ambiente

Para muitos empreendedores essas causas são importantes e devem ser incluídas na missão da empresa. Entretanto, é preciso que elas sejam bem planejadas e sejam realizadas não apenas com o intuito de chamar a atenção para o seu negócio porque ele faz isso, mas porque a intenção é realmente ajudar as pessoas que precisam e para tornar a sociedade em que você vive um local melhor.

Vale destacar que não é porque o supermercado está envolvido em ações de responsabilidade social e ambiental que ele deve evitar lucrar, muito pelo contrário. Quanto mais a sua empresa lucrar, mais ela poderá crescer, mais pessoas conseguirá empregar e mais projetos sociais e ambientais poderá fazer e estar envolvida.

Ofereça sacolas reutilizáveis

Você não precisa fazer grandes ações para mostrar que o seu supermercado tem responsabilidade social e ambiental. Pequenas ações, que facilitam o dia-a-dia do cliente já podem surtir um grande efeito. Um bom exemplo disso são as sacolas reutilizáveis


Essas sacolas são fáceis de serem carregadas para qualquer lugar, o cliente pode utilizá-las não apenas durante as compras no seu supermercado, mas também em outros momentos. Além disso, ela ainda é uma excelente forma de continuar a divulgação da sua marca sem gastar uma quantia considerável de capital.

O mais importante aqui é que essas sacolas sejam de qualidade, duráveis e sejam capazes de aguentar peso. Para atrair a atenção do cliente você pode fazer sacolas com desenhos promocionais, presentear os clientes que fizerem compra acima de uma determinado valor ou mesmo vender as sacolas nas lojas.

Incentive a reciclagem e o reaproveitamento

Outra ação que mostra responsabilidade social e ambiental de um supermercado é incentivar a reciclagem. Para isso, você poderá disponibilizar postos de coleta de material reciclável, promover ações de educação ambiental com aulas gratuitas para os clientes para instruir como o material deve ser mantido.

Essas informações também podem ser veiculadas nas suas redes sociais, pelo WhatsApp do supermercado, na rádio do supermercado ou em qualquer outro veículo de comunicação que você utilize. 

O reaproveitamento de materiais também é outro assunto que está muito em pauta na atualidade. Por isso, o supermercado também poderá promover oficinas de reaproveitamento de materiais e até mesmo de alimentos. 

Lembre-se que sempre que ficar na dúvida do que irá ser mais atrativo para os seus clientes, você poderá fazer uma pesquisa de satisfação e perguntar o que os consumidores que frequentam a sua loja preferem. Assim, além de trazer maior consciência, conhecimento e oportunidades para eles, você também será capaz de dá-los aquilo que eles querem.

Se associe a ONGs

Atualmente existem diversas ONGs com diferentes propósitos e se associar a elas pode ser uma excelente forma de você demonstrar que o seu supermercado possui uma preocupação social. Por exemplo, algumas ONGs têm como objetivo treinar pessoas de baixa renda para que elas consigam ingressar no mercado de trabalho. 

Neste caso, você poderá se associar a essas ONGs não apenas para ajudá-las financeiramente, mas também para contratar profissionais que foram treinados por elas para serem operadores de loja ou auxiliares administrativos, por exemplo.

Ainda, você também pode promover o trabalho dessas ONGs junto aos clientes, permitindo que mais pessoas se interesse pelo trabalho desenvolvido e em ajudar, seja através de trabalho voluntário ou de doações.

Envolva o cliente nas ações

Muitos clientes buscam se relacionar com empresas que possuem uma responsabilidade social e ambiental e que trabalham ativamente para tornar a sociedade um local mais justo. Para esses clientes, as ações realizadas pela empresa e a oportunidade de se envolver nelas pesam mais do que o preço dos produtos comercializados na loja. 

Ou seja, mesmo que o preço dos produtos seja um pouco maior, os clientes continuam optando por comprar nesses estabelecimentos, já que isso significa ajudar a sociedade de alguma forma. Por isso, envolver os clientes e divulgar essas ações pode ser uma excelente forma de atrair novos clientes para a sua loja e de fidelizá-los.

Entretanto, para manter os clientes envolvidos é preciso que você tenha um planejamento ou uma agenda de ações que serão realizadas ao longo do ano. Seja participando de campanhas de doações, de trabalhos voluntários e de oficinas. Disponibilize essa agenda com antecedência no seu site, por exemplo, e faça divulgações prévias dos eventos que serão realizados.

Um bom exemplo disso, é a doação de brinquedos para crianças em orfanatos em datas como o Dia das Crianças ou o Natal. Além de promover a doação, você também poderá organizar e incentivar os clientes a participarem da entrega dos presentes. Ah, e não se esqueça de envolver os seus funcionários nessas ações também. Eles são parte essencial da empresa e devem partilhar dos mesmo valores que a sua marca e você.

Neste artigo você conheceu algumas das melhores práticas de responsabilidade social e ambiental de um supermercado que podem ser aplicadas na sua empresa. Assim, você ajuda a tornar o mundo ao seu redor um lugar melhor. Quer mais conhecimento sobre o assunto? Então leia o próximo artigo para ter mais dicas de como fazer um planejamento sustentável para o seu supermercado!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

5 ações de Marketing para supermercados: potencialize o crescimento do seu negócio

Quais ações de marketing para supermercados você utiliza? Certamente o marketing deve ser uma das principais estratégias condutoras quando se fala em implementar um aumento nas vendas do seu supermercado e isso se dá principalmente pela integração que essa área tem com toda a sua empresa que vai desde ações para fortalecer sua marca até…

Por Nayara Santos em 25.10.2021

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

18 Textos prontos para açougue de supermercado, confira

Para conseguir aumentar as vendas do açougue do supermercado é importante criar textos criativos e atrativos para as propagandas. Muitos gestores acreditam que esses textos precisam ser algo totalmente inovador e diferentes, entretanto, é aí que eles se enganam.  Afinal, nem sempre o que é criativo ou inovador irá chamar a atenção do seu público-alvo.…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Controle de qualidade em supermercado: Conheça a importância

 O controle de qualidade em supermercado é uma etapa importante na busca de oferecer ao cliente sempre um bom produto e um bom atendimento. O controle de qualidade pode tanto estar relacionado aos processos operacionais do mercado, como também à segurança alimentar.  Quando falamos em segurança alimentar, esse controle está baseado em garantir que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos