Por Nayara Santos em 11.03.2024

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

Por Nayara Santos em 11.03.2024

A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar.

Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo de planejamento é necessário para conseguir atender à maior procura de produtos na Páscoa e, consequentemente, ainda deixar os seus clientes satisfeitos. O que pode ser um verdadeiro desafio tanto para gestores mais experientes, mas principalmente para aqueles que são novos neste ramo.

Como preparação é a palavra-chave para ter uma boa Páscoa no supermercado, elaboramos este artigo com um passo-a-passo de tudo o que você precisará para tornar essa data um verdadeiro sucesso de vendas! Duvida? Então venha com a gente e confira!

Páscoa no supermercado: passo-a-passo para se preparar

Uma das principais atribuições dos gestores do setor supermercadista é a capacidade de preparação para cada uma das datas comemorativas no calendário do varejo. Afinal, cada uma possui as suas particularidades e nem sempre é fácil se adaptar a isso.

Entretanto, com planejamento você é capaz de criar as condições necessárias para o sucesso da sua empresa, seja na Páscoa ou em qualquer outra data do varejo. Veja a seguir como fazer isso.

1. Defina os produtos que serão destaque

O primeiro passo para preparar o seu supermercado para a Páscoa é definir quais serão os produtos de maior destaque. Ou seja, aqueles mais procurados pelos clientes, que serão um sucesso de vendas e bastante eficientes para atrair a atenção do cliente.

Conhecer quais são esses produtos permitirá que você tenha mais êxito para executar os próximos passos, que serão: a compra de mercadorias com o fornecedor, planejamento das estratégias de marketing, promoções e até mesmo a decoração da loja.

Vale a pena lembrar que os produtos mais importantes para os consumidores nesse período vão muito além dos ovos de Páscoa e do bacalhau. Por mais que esses itens sejam comuns nas mesas dos brasileiros, eles não são os únicos. 

Isso porque, muitas pessoas optam por comprar outros produtos de chocolate (como bombons ou barras), outros tipos de peixes (para comer na sexta-feira Santa) e até mesmo carnes e frango (para o almoço de domingo). Ou seja, qualquer produto que possa ser consumido neste período pode estar em promoção.

Além disso, você deve pensar também que as famílias normalmente se reúnem e fazem um almoço especial na sexta-feira e no domingo de Páscoa. Portanto, você também pode fazer promoções focadas na quantidade, estimulando assim o consumidor a comprar mais unidades de um determinado item.

Outro ponto importante, é que geralmente uma boa refeição é acompanhada de uma bebida, seja ela qual for, é importante dedicar uma atenção especial para essa seção. Assim, é fundamental que o seu supermercado também seja capaz de atender a essa demanda, oferecendo uma boa variedade de refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas.


Vale a pena ressaltar que você também deve ficar de olho na curva abc do seu supermercado. Isso porque 80% do lucro da sua loja se deve a 20% dos produtos, o que significa que eles são grandes campeões de vendas, independente do período. Portanto, na hora de preparar as ofertas, mescle os produtos do grupo “a” com aqueles mais procurados na Páscoa.

2. Faça um inventário de estoque

Agora que você já sabe quais serão os produtos que deverão receber maior atenção na Páscoa do seu supermercado, é hora de conferir se a quantidade disponível em estoque será suficiente para as promoções que você está preparando. 

Neste momento, provavelmente a primeira dúvida que surgiu na sua cabeça foi: como eu sei qual é a quantidade certa? Para chegar em um número é preciso que você confira os relatórios gerenciais de anos anteriores e veja qual foi a média de vendas para cada um dos itens escolhidos para promoções. 

Essa análise permitirá que você tenha uma base para chegar à quantidade necessária de produtos. Se você estiver esperando um aumento nas vendas, então acrescente uma “gordura”, que pode ser algo em torno de 10% a mais da média dos últimos anos.

Uma vez que você saiba quanto de cada produto vai precisar, faça um inventário do estoque e certifique-se de que há uma quantidade suficiente. Caso não tenha, o seu departamento de compras precisará contactar os fornecedores ou a central de compras para fazer as aquisições necessárias.

Apenas tenha cuidado para não exagerar na quantidade. Lembre-se que você terá que vender aqueles produtos depois para não ter perdas, o que significa fazer promoções e reduzir a sua margem de lucro depois da Páscoa. Portanto, se você não quiser ter essa preocupação posteriormente, seja bastante racional com relação à quantidade de itens, principalmente aqueles perecíveis e com data de vencimento próxima.

É importante mencionar que esse processo deve ser feito com antecedência. Isso porque, os concorrentes também estarão se preparando para a Páscoa e você precisará garantir bons preços e boas condições de entrega com os fornecedores. Se deixar para a última hora, corre o risco de não conseguir nenhum dos dois.

Outro ponto importante com relação ao estoque, é que você pode precisar abrir espaço para acomodar os produtos que serão adquiridos. E, para conseguir se livrar desses produtos encalhados, você precisará fazer promoções. Portanto, considere essa variável durante o planejamento.

3. Prepare a divulgação das promoções 

Para que a Páscoa no seu supermercado seja lucrativa, você precisa planejar a divulgação dos produtos e das promoções. Ou seja, deverá definir quais serão as estratégias e ações de marketing que serão adotadas para contar para os seus clientes o que os espera nessa importante data do varejo.

Agora que você já sabe quais itens estarão disponíveis e quais serão as promoções de Páscoa, então chegou o momento de decidir quais ações de marketing serão utilizadas. Vale a pena dizer que é possível aplicar diversas ações simultaneamente, apenas se certifique de executá-las da melhor forma possível. 

Afinal de contas, de nada adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguir realizar nenhuma tarefa bem. Caso perceba que está dando um passo maior do que a perna, a melhor coisa a fazer é parar um momento para refletir quais podem trazer melhores leads e descartar aquelas que não terão um retorno tão certo.

De modo geral, a divulgação pode ser feita através das redes sociais, distribuição de panfletos de propaganda, newsletters para clientes, pelo site do supermercado, notificações no aplicativo, em anúncios pagos na internet e através da rádio interna do seu supermercado. Lembre-se apenas de quem é o seu público-alvo e crie anúncios pensando qual é a melhor forma de se comunicar com ele, tanto em termos de linguagem, quanto para escolher a mídia certa.

Ainda, se o seu supermercado possui um programa de fidelidade, não se esqueça de divulgar e criar promoções de Páscoa exclusivas para os consumidores que fazem parte dele.

Quer saber como planejar as estratégias de marketing do seu supermercado? Confira o nosso e-book gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

4. Faça mudanças no layout 

Acomodar toda a decoração Páscoa, deixar o ambiente com espaço suficiente para a circulação de pessoas e ainda conseguir guiar os clientes pelos corredores para mostrar as ofertas e conseguir aumentar as vendas só pode ser feito com mudanças no layout. Mas, não precisa se assustar, essas mudanças são absolutamente normais e até mesmo desejadas.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que nesse período os consumidores estão à procura dos famosos corredores de ovos de chocolate, por isso, você precisa arrumar espaço no ponto de venda para expor esses itens. Mas, lembre-se também dos outros produtos de chocolate, que podem inclusive fazer parte da decoração. Falaremos mais sobre esse tema a seguir.

Ter espaço suficiente nos corredores é fundamental não apenas para que os clientes consigam se mover livremente pela loja, mas também para permitir que eles vejam os produtos expostos, analisem o custo benefício do que querem comprar e possam tomar as melhores escolhas. Se você simplesmente incluir mais ilhas de produtos e decoração, o espaço ficará muito cheio, dando a impressão de bagunçado.

Sem falar que, se o cliente não consegue ver o produto na prateleira, ele não vai comprar. Ou pior, pode simplesmente desistir de entrar em um determinado corredor apenas devido à falta de espaço. Neste caso, você pode utilizar essas mudanças no layout do supermercado de forma estratégica na Páscoa.

Por exemplo, criando pequenas ilhas de produtos pela loja, assim, os consumidores não ficarão acumulando em apenas um lugar. Ou então apostando na estratégia do cross merchandising para aumentar as vendas. Lembre-se, os detalhes fazem toda a diferença na hora de conquistar o cliente e aumentar as vendas. 

Por último, mas não menos importante, quando você muda o layout da loja é natural que o cliente tenha aquela primeira sensação de estar perdido. Entretanto, isso força ele a andar mais pela loja, explorando seções que provavelmente ele não passaria normalmente. Como alguns produtos podem chamar a atenção, ele pode escolher levar mais alguma coisa para casa.

5. Capriche na decoração de Páscoa no supermercado

Vale a pena mencionar que a decoração de Páscoa no supermercado vai além dos corredores de ovos. Para isso, você precisa usar a sua criatividade e inovar na decoração, trazendo itens diferentes tanto no interior quanto na fachada da loja

Além disso, o planejamento da decoração de Páscoa deverá ser feito com o planejamento das mudanças no layout. Já que você precisará de espaço para incluir alguns itens de decoração.

Mas, isso não significa que você precise gastar muito dinheiro com a decoração, muito pelo contrário. Ações simples e bem feitas são, geralmente, as melhores opções. Por exemplo, você pode criar uma trilha de pegadas pela loja que levem o cliente até os pontos com ofertas, que podem ser as ilhas de produtos.

Assim, ele entra na brincadeira de caça aos ovos de Páscoa, o cliente leva o que precisava para casa, você consegue proporcionar uma boa experiência de compras e ainda aumenta as vendas. Entendeu como a decoração não precisa ser nada extraordinário ou totalmente inusitado?

6. Invista na trilha sonora

Parte do sucesso das vendas de um supermercado inclui a capacidade de oferecer um ótimo ambiente de compras para os clientes. Isso significa preparar a loja de tal forma que o cliente se sinta confortável desde o momento que ele entra no estacionamento, até quando ele vai embora com as compras.

Ou seja, é preciso fazer com que ele tenha vontade de ficar o tempo que for necessário fazendo as compras. E, as ferramentas de marketing sensorial são excelentes para alcançar esse objetivo, além disso, existem diversas formas de conseguir melhorar o ambiente de compras para os clientes. 

Por exemplo, ações que sejam capazes de proporcionar uma boa iluminação podem tirar aquele ar de fábrica do supermercado. Claro que você não precisa fazer isso na loja toda, mas talvez investir em alguns pontos chave do supermercado.

Outra possibilidade bastante interessante para os supermercados na Páscoa, é preparar degustação de produtos. Desta forma, você dá ao cliente a oportunidade de experimentar um produto novo e ficar aberto a conhecer novas marcas. 

Outro ponto importante, que já mencionamos acima, é caprichar na decoração. E claro, não podemos esquecer que toda celebração precisa de música ambiente, por isso, ter uma trilha sonora personalizada pode ser um grande diferencial do seu supermercado. Estudos mostram que quando a música ambiente é adequada, os clientes tendem a ficar mais tempo na loja e, consequentemente, compram mais. 

Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso escolher a playlist certa, o que pode ser um grande desafio para os varejistas. Não apenas pelo tempo necessário para isso, mas também pela falta de conhecimento. Com isso, muitos supermercadistas caem na tentação de deixar a escolha das músicas sob responsabilidade dos funcionários. 

Esse é um grande erro para quem quer aumentar as vendas com músicas. Já que o funcionário escolherá uma trilha sonora que é mais agradável aos seus ouvidos e que não necessariamente combina com a sua marca e o seu público-alvo. Por isso, é importante contratar empresas especializadas, que irão elaborar a trilha sonora perfeita para o seu negócio, como é o caso da Listenx.

Vale ressaltar que a rádio interna personalizada ainda permite que você faça anúncios do seu supermercado, divulgando suas ofertas, produtos, promoções, clube de fidelidade, serviços, orientações para os consumidores e muito mais. Ao final deste artigo vamos te contar mais sobre como a Listenx pode te ajudar.

7. Analise os seus resultados

Nós esperamos que com as dicas que demos neste artigo, que os seus resultados sejam realmente muito bons. Entretanto, para ter certeza de que todo o planejamento traçado realmente foi efetivo, é fundamental fazer uma avaliação das vendas do período.

Você poderá analisar diferentes parâmetros, tais como: 

  • Número de clientes que visitou a loja durante o período promocional da Páscoa no supermercado;
  • Número de itens vendidos (no total e para cada produto separadamente);
  • Valor de vendas (total e separado por produtos, seções ou qualquer outra categoria que você julgue importante).

Desta forma, você saberá se conseguiu convencer mais clientes a virem até o supermercado, se as promoções criadas e se os produtos escolhidos realmente tiveram mais saída. Você poderá avaliar até mesmo se esses clientes foram novos ou se eles já conheciam a sua loja.

Através dessa análise você saberá quais foram as estratégias que funcionaram, quais os produtos que foram mais procurados e quais não fizeram tanto sucesso e se a divulgação realmente funcionou. Ou seja, você estará munido de informações para conseguir planejar as próximas campanhas de Páscoa no supermercado. 

Lembre-se apenas que os hábitos de consumo podem mudar de um ano para outro. Seja pelas novas tendências de consumo, pelo cenário econômico do país ou simplesmente porque o perfil dos consumidores muda. 

Por exemplo, atualmente, a maioria dos consumidores quer se relacionar com marcas que tenham os mesmo valores que eles. Portanto, veja a sua marca como algo muito mais do que simplesmente uma empresa e mostre isso para os consumidores.

O fato é que, quando você faz uma análise detalhada de cada uma das campanhas, você será capaz de encontrar padrões de comportamento que podem guiar a tomada de decisões. E aqui vai a nossa última dica: aposte na inteligência artificial para te ajudar com essas análises. Afinal, desta forma ficará muito mais fácil e rápido encontrar informações valiosas.

Páscoa no supermercado com música e comunicação, só com a Listenx

Ao longo deste artigo você conheceu os principais passos para preparar o seu supermercado para a Páscoa. Algumas ferramentas são essenciais para tornar essa data ainda mais lucrativa para o seu supermercado: como é o caso da rádio indoor.

A boa notícia é que a Listenx te ajuda a ter uma rádio indoor sob medida para a sua loja. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, temos clientes que estão com a gente desde o início, como o Recanto Supermercado.

Com diversas playlists disponíveis, o nosso time de especialistas te ajuda a escolher as melhores para o seu supermercado, incluindo playlists temáticas para as principais datas comemorativas do varejo. Além disso, eles estão sempre trabalhando para manter cada uma dessas playlists atualizadas e livres de repetições, sem que você precise se preocupar com nada.

Mas, melhor do que ter as músicas certas sendo reproduzidas no supermercado, você ainda poderá ter os seus anúncios sendo reproduzidos a qualquer momento. A plataforma da Listenx te dá autonomia para criar e incluir anúncios ao longo da programação musical sempre que precisar.

Basta incluir o texto na plataforma, escolher o locutor e a trilha sonora do anúncio e pronto! Em poucos minutos e com apenas alguns cliques você terá o seu anúncio sendo reproduzido dentro do seu supermercado. Perfeito para ofertas relâmpago, anúncios de última hora e claro, para divulgar todas as ofertas e promoções do seu supermercado no dia a dia.

Faça como o Recanto Supermercado, solicite um teste gratuito e confira de perto tudo o que a Listenx pode fazer por você.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como fazer ofertas em supermercado? 7 dicas práticas!

As ofertas em supermercados são cruciais para aumentar as vendas, atrair novos compradores e reter os clientes atuais. No entanto, algumas empresas não seguem um planejamento adequado antes de executar suas campanhas. O resultado é que, sem planejamento, além de não alcançar os resultados desejados, ainda podem ter prejuízos. Como a preparação para fazer ofertas…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Supermercado orgânico: entenda os diferenciais e como montar um

O mercado de produtos orgânicos vem ganhando cada vez mais espaço, sendo que no Brasil já existem mais de 15 mil propriedades certificadas. Por isso, abrir um supermercado orgânico, que venda exclusivamente produtos deste tipo pode ser um bom negócio. Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados em como os itens consumidos são…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Frases para Supermercado: 7 frases para conquistar o cliente

 Sabe aquelas frases para supermercado que chamam a atenção nas gôndolas quando você faz as compras do mês? Ou mesmo que te convencem a ir até um supermercado apenas para conferir o que foi anunciado? Pois elas são parte importante das estratégias de marketing para atrair a clientela, colocar a concorrência de lado e…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos