Por Nayara Santos em 05.10.2021

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 05.10.2021

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos seus clientes fará com que eles não apenas fiquem satisfeitos, mas que retornem para a sua loja.

Por isso, se você ainda não está familiarizado com a ideia do cashback em supermercado e quer conhecer mais sobre essa tendência, então você está no lugar certo. Aqui iremos te contar mais sobre essa tendência que veio para ficar e que promete aumentar as suas vendas. Boa leitura!

O que é cashback?

O cashback é uma expressão em inglês que significa “dinheiro de volta”, ou seja, sempre que o cliente efetua uma compra, parte do dinheiro retorna para ele. A ideia nasceu nos Estados Unidos em 1998, que logo no início já contava com lojas que ofereciam até 25% do dinheiro de volta. 

Com o tempo, esse programa de recompensa passou a ser muito popular em sua terra natal e também no Reino Unido. Além disso, essa também é uma prática muito comum dos cartões de crédito em outros países, para incentivar as compras através dos cartões.

No Brasil, o cashback chegou somente em 2007, entretanto, ele só vem crescendo desde então. Segundo dados do Sebrae, em 2019 o país já contava com 6,4 milhões de estabelecimentos cadastrados para esse programa.

Mas, afinal de contas, como faço para ter um cashback no supermercado?

Ter o cashback no supermercado é mais fácil do que você imagina. O funcionamento do cashback é muito parecido com o do programa de fidelidade. Afinal de contas, todas as vezes que o cliente interagir com a sua marca ele terá algo em troca, incentivando-o a retornar e a comprar mais.


O primeiro passo para poder oferecer o cashback no supermercado você precisará encontrar uma empresa parceira que ofereça esse tipo de serviço. As principais plataformas existentes no mercado atualmente são: Méliuz, Beblue e Mooba. Cada uma delas possui condições diferentes para adesão dos clientes, bem como nas políticas de resgate do cashback. Por isso, é importante conhecer as condições antes de filiar a sua marca com uma delas.

Uma vez que você estabeleça um contrato com uma dessas plataformas, o cashback pode começar a funcionar no seu supermercado. Entretanto, é preciso ficar atento a uma coisa, para que o cliente possa acumular e resgatar o dinheiro que ele teve de volta ele precisa estar cadastrado na plataforma da empresa parceira. Por isso, na hora de convidar o cliente a participar do cashback, é fundamental deixar essa condição bem clara, caso contrário, a frustração e a insatisfação estarão certas.

Outro ponto importante é que todo o controle de valor e pontos será feito pela empresa parceira. Ou seja, todas as vezes que o cliente efetuar compras nas lojas parceiras daquela plataforma, ele estará acumulando uma determinada porcentagem da compra na conta virtual. Na hora de resgatar esse dinheiro, o cliente tem a possibilidade de utilizar as lojas online ou ir até uma loja física e solicitar o dinheiro no local.

Vale a pena ressaltar que a porcentagem de cashback é determinada pelo dono do estabelecimento contratante do serviço. Por exemplo, você como dono do supermercado, deverá determinar qual será a porcentagem da compra que retornará para o cliente. Esse valor geralmente varia entre 1% a 50%.

Importante ficar atento

Se você ficou interessado com o cashback para o supermercado, é preciso ficar atento para alguns pontos:

  • O cadastro dos clientes nas plataformas do cashback deve ser feito mediante apresentação de CPF e do número do telefone da pessoa. Essas informações serão utilizada para controle dos valores gastos e para que os créditos sejam direcionados para a conta correta;
  • O supermercado deverá pagar uma comissão para a plataforma de cashback. Esse valor geralmente é repartido com o cliente, entretanto é preciso ficar atento às condições de cada empresa na hora de contratar os serviços;
  • Não é porque o cliente obteve um bônus comprando no seu supermercado que ele gastará esse valor novamente com o seu negócio. Ou seja, você precisará trabalhar para oferecer uma boa experiência de compras para o cliente para aumentar as chances dele voltar a comprar com você. Falaremos mais disso a seguir.

Sucesso nas vendas: muito além do programa de recompensas

Como falamos anteriormente, o cashback no supermercado pode ser uma ótima forma de atrair clientes para a sua loja e fazer com que eles gastem mais. Afinal de contas, ele terá parte do valor de volta. Entretanto, isso não é sinônimo de que ele voltará a fazer compras no seu supermercado. Por isso, para que essa estratégia funcione é preciso não apenas divulgar o cashback, como também proporcionar uma boa experiência de compras aos clientes. 

Para a divulgação você poderá utilizar diferentes mídias, tais como publicações no perfil das redes sociais, através dos encartes de ofertas, outdoors e qualquer outro meio que seja interessante para o seu negócio. Já em termos de experiência de compras, você poderá aplicar diferentes técnicas de marketing sensorial.

Através dessas técnicas, você conseguirá proporcionar um ambiente agradável, em que o cliente se sinta bem e queira ficar mais tempo na loja e retornar para futuras compras. Para conseguir proporcionar esse bom ambiente você precisa manter as prateleiras organizadas, iluminação adequada no supermercado, preços visíveis, corredores limpos, e uma música ambiente utilizando uma rádio personalizada.

Ainda, não se esqueça de ter funcionários bem treinados e que façam um bom atendimento aos clientes. Cordialidade, educação, pró-atividade e prontidão para atender às necessidades do cliente são fundamentais. 

Por isso, além de planejar como será feito o cashback do supermercado, implemente ações para melhorar a experiência de compras do cliente. Desta forma, a sua marca conseguirá se diferenciar da concorrência. Quer saber mais como fazer isso? Acesse o navegue pelo nosso blog e confira outros artigos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Vinheta de Supermercado: aprenda como fazer em 5 passos

Ter uma vinheta de supermercado te ajuda a passar a imagem de profissionalismo e a reforçar a imagem da sua marca. Uma vinheta bem elaborada te ajuda a trazer o cliente para mais perto da sua marca e o auxilia a lembrar dela. Provavelmente você já entendeu a importância da vinheta para o seu supermercado,…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

Cashback no supermercado: 5 vantagens de oferecer no seu negócio

O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Como organizar os produtos no supermercado: Conheça 10 técnicas

Saber como organizar os produtos no supermercado vai muito além de fazer com que o cliente encontre aquilo que ele procura. Mas sim, faz parte da experiência de compra e de convencer o cliente a levar produtos que não estavam na lista de compras. Por isso, é fundamental que todo gestor e dono de supermercado…

Por Nayara Santos em 12.11.2020

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado. Além…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos