Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é importante por diversos motivos. Isso porque elas podem ser poderosas ferramentas e te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque e ainda permitem um melhor controle das despesas.
Além disso, se manter atualizado e saber como usar adequadamente todas essas ferramentas tecnológicas, se tornou fundamental em um mundo cada vez mais tecnológico. Por isso, nesse artigo vamos mostrar quais são as tendências do mercado para você não ficar para trás. Boa leitura!
O dono de supermercado que investe em tecnologias, está investindo em melhorar a qualidade da gestão do seu negócio e em oferecer mais praticidade para os seus clientes. Ainda, essas tecnologias podem auxiliar no aumento das vendas, fazendo a otimização dos gastos e até mesmo no processo de fidelização do cliente.
Por isso, é importante conhecer quais são essas tecnologias e como elas funcionam. Desta forma, você poderá escolher a que melhor atende às suas exigências e necessidades. Vale lembrar que, antes de investir o seu dinheiro em novas tecnologias que possam ser utilizadas pelos clientes, é importante entender se não é melhor investir em um bom sistema que te auxilie na gestão do supermercado.
Lembre-se que um supermercado que tenha uma boa gestão significa que não há falta de produtos, as exigências do cliente são atendidas e o gestor terá tempo para elaborar estratégias para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
A nossa primeira dica de tecnologia usada em supermercados é sobre ter uma rádio interna na sua loja. Essa medida está ligada ao marketing sensorial, ou seja, tem o intuito de influenciar a emoção das pessoas durante as compras. Com a música certa, o cliente se sente mais à vontade dentro do supermercado, fazendo com que ele gaste mais tempo durante as compras e, consequentemente, compre mais.
Além disso, é possível personalizar a rádio e incluir a divulgação de promoções e de vantagens para clientes que fazem parte do programa de fidelidade. Ou seja, mesmo que o cliente não tenha ido comprar determinado produto, apenas de ouvir que há produtos com bons preços e boa qualidade em outro setor do supermercado, ele ficará curioso e vai querer conferir a oferta.
Ficou interessado? Existem empresas especializadas em implementar a rádio interna em supermercados. Que vão te auxiliar a criar a trilha sonora perfeita para o seu negócio, focando na sua marca, na mensagem que você quer transmitir e no seu público-alvo.
É muito comum que supermercados façam promoções rápidas ao longo do dia, ou mudem os preços de determinados produtos aos finais de semana, ou mesmo diante de ofertas da concorrência. Entretanto, fazer o controle dos preços nas gôndolas e ainda manter o sistema de cobrança atualizado pode ser um grande desafio se feito manualmente.
Por isso, ter um sistema que automatize esse processo e que seja capaz de gerar as etiquetas de forma automática, é fundamental. Isso facilita que os preços sejam mantidos atualizados nas prateleiras e no sistema de cobrança. Com isso, é possível diminuir as chances de erro humano, já que é possível que você esqueça de mudar o preço de algum produto.
Afinal de contas, é bem desagradável para o cliente perceber problemas no preço ao passar no caixa. Além de aumentar as filas, ainda gera desconfiança do cliente com relação ao seu supermercado.
O ano de 2020 foi considerado como o ano do e-commerce e você não pode ficar de fora dessa tendência. Isso porque, diante das limitações que a pandemia impôs à circulação das pessoas, a quantidade de compras online e de pessoas que fizeram a sua primeira compra online aumentou muito.
Por isso, uma das tecnologias usadas em supermercado que você deve considerar implementar é ter um aplicativo próprio. Isso permitirá que os clientes consultem preços, promoções e até mesmo façam compras utilizando o smartphone. Para incentivar o uso do aplicativo, você pode oferecer promoções exclusivas ou até mesmo frete grátis na primeira compra.
É preciso apenas ficar atento ao desempenho do aplicativo, ou seja, ele deve ser rápido e permitir que o cliente consulte e pesquise produtos facilmente. Caso o aplicativo não funcione muito bem, os clientes não vão querer utilizá-lo e você acabará perdendo vendas.
Outra tendência das tecnologias usadas em supermercado é ter uma loja virtual. Com as pessoas sempre atrás de comodidades e formas mais práticas e fáceis de se fazer as tarefas do dia a dia, ter uma loja virtual é essencial.
Lembre-se apenas de que, para ter uma loja virtual de sucesso e que realmente atenda os seus clientes, diversas coisas são necessárias. Dentre elas podemos citar: hospedar o site em uma boa plataforma, ter um bom sistema de logística, investir no marketing da sua loja virtual, ter um site bem organizado e com boa navegabilidade, e ainda oferecer segurança para que o cliente efetue os pagamentos online.
Conhecer bem quem são os seus clientes e quais produtos eles preferem é essencial para a saúde do seu negócio. Afinal de contas, é através dessas informações que você conseguirá elaborar ações de marketing que atinjam esse público-alvo.
Conseguir essas informações nem sempre é fácil, ainda mais porque geralmente os clientes têm pressa, não querem ficar esperando, ou mesmo fornecer os seus dados pessoais. Entretanto, através da loja virtual ou do aplicativo, essa coleta de dados é facilitada.
Além disso, você pode criar programas de fidelidade, em que o cliente obtém descontos exclusivos, fornecendo o seu CPF ou através de um cartão, por exemplo. Isso permitirá que você saiba o que os seus clientes estão comprando, além de outras informações pessoais.
Lembre-se apenas de que é necessário ter um bom software para fazer essa gestão. Outro ponto essencial é que, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) você precisará assegurar que os dados serão mantidos de forma segura, informar ao cliente para que os dados serão armazenados e ainda dar a opção de excluir as informações do banco de dados do supermercado se e quando o cliente desejar.
Atualmente, é praticamente impossível falar em novas tecnologias sem mencionar o conceito de omnichannel. Ele consiste em uma estratégia de interação com o cliente, auxiliando a integração entre loja física e virtual.
No omnichannel tudo é voltado para proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, independentemente do canal escolhido para fazer isso. Um bom exemplo, o cliente quer comprar um determinado produto, ele acessa o site e sabe em qual supermercado o produto está disponível, faz a compra online e retira o produto na loja.
Os supermercados ainda estão dando os primeiros passos em direção a essa estratégia. Apesar disso, as lojas e marcas que se adaptarem mais rapidamente, sem dúvida alguma terão vantagem frente à concorrência.
O autoatendimento, também conhecido como self checkout, é uma excelente tecnologia usada em supermercado que você pode facilmente implementar no seu estabelecimento. Essa tendência, já muito utilizada no exterior, vem ganhando cada vez mais força no Brasil.
Esse é um tipo de caixa para pagamento em que o cliente é que faz a leitura do código de barras do produto, ou mesmo pesa e seleciona os itens de hortifruti, por exemplo. Em seguida, o cliente efetua o pagamento, geralmente com cartão, e empacota as suas compras.
Essa é uma excelente tecnologia para diminuir filas, acabar com as estações de pesagem, diminuir os custos com funcionários , otimizar espaços e oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente. Entretanto, é importante mencionar que você deve ficar atento à segurança, para garantir que os produtos estão sendo lidos e pesados corretamente.
Ainda, para garantir que o sistema de autoatendimento funcione bem e que o seu cliente saia satisfeito, tenha um funcionário treinado à disposição para auxiliar os clientes que estejam com dificuldade de utilizar o sistema.
Recentemente uma nova tecnologia de pagamento instantâneo, o PIX, chegou ao Brasil. Com ela, os pagamentos podem ser realizados de forma simplificada, mais rápida e, o melhor de tudo, mais barata.
Além de facilitar o processo de pagamento para o cliente, ela também garante que o dinheiro entre na sua conta em segundos. Isso significa que, ao receber o pagamento da compra via PIX você não vai mais precisar esperar dias para que o dinheiro caia na conta, como acontece com muitos cartões de débito. Com isso, o seu capital de giro também será maior, dando margem a fazer melhores negociações com os seus fornecedores e um melhor fluxo de caixa.
Os pagamentos utilizando o PIX podem ser feitos através de um QR code ou da chave PIX. O QR code pode ser dinâmico, em que um QR code diferente é gerado a cada transação, ou estático, em que é possível alterar as informações do QR code a cada transação.
Já a chave PIX seria uma espécie de nome da sua conta, em que basta passar essa informação para o cliente e a transferência pode ser feita. Essa chave pode ser um e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ.
Basta escolher qual forma é a mais fácil para você e começar a oferecer essa tecnologia para supermercado aos seus clientes.
As redes sociais podem não ser exatamente uma novidade em termos de tecnologias usadas em supermercados, entretanto, ela é uma ferramenta que pode ser muito útil para os seus negócios.
Através dela você pode conseguir se aproximar do seu cliente, se comunicando diretamente com ele. Aproveite essa proximidade e mostre mais sobre os bastidores do seu supermercado. Por exemplo, se você tem uma padaria com fabricação própria de bolos e pães, que tal mostrar como esse processo é feito. Mostre também todos os cuidados de armazenamento de produtos para garantir a qualidade deles.
As redes sociais também podem ser uma ótima forma de conhecer melhor os seus clientes e fazer pequenas pesquisas de satisfação. Um ótimo exemplo são aqueles quizes que você pode criar nos stories do Instagram. Você também pode oferecer descontos e promoções exclusivas para os seus seguidores.
E não se esqueça de que também é possível fazer anúncios pagos nas redes sociais. Como essas redes permitem que você direcione o anúncio para um público-alvo específico, é possível criar diferentes anúncios para diferentes públicos-alvo e de acordo com o perfil dos usuários. Ou seja, ter uma comunicação mais assertiva e efetiva com o seu cliente.
Se manter atualizado de todas as tendências tecnológicas do mercado pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, é importante ficar de olho nas ferramentas que possam facilitar essas descobertas para você.
Uma boa plataforma para isso é o Think with Google, em que você consegue filtrar as informações por recursos de marketing ou canais, tais como vídeo, mobile, novas tecnologias, aplicativos, dentre outros.
Vale destacar que por mais que novas tecnologias sejam interessantes e devam ser aplicadas na sua rotina, que nem todas podem ser as mais adequadas para o seu supermercado. Falamos isso porque, supermercados menores, como mercearia, talvez não precisem de um sistema de autoatendimento. Por outro lado, oferecer aos clientes o conceito de omnichannel pode ser fundamental para a sobrevivência dos supermercados maiores.
Por isso, antes de escolher onde investir o seu dinheiro é importante analisar como estão os processos do seu supermercado, entender o que pode ser melhorado para facilitar a sua rotina como gestor e a experiência de compra do seu cliente.
Ainda, navegando pelo nosso blog você obterá muitas outras dicas e informações sobre marketing para supermercado, fidelização de clientes e gestão administrativa. Confira agora mesmo e não perca a oportunidade de fazer o seu negócio crescer.