Por Nayara Santos em 08.11.2022

Tecnologias usadas em supermercados: Conheça as 9 tendências

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é necessário para qualquer gestor do varejo interessado em se manter atualizado e que busca conquistar os clientes mais antenados. Mas, mais do que isso, a tecnologia tem poderosas ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque e ainda permitem um melhor controle das despesas.

Existem diversas formas de se manter atualizado, e esse artigo é uma delas. Entretanto, você também pode participar de eventos, como feiras do setor supermercadista, ou mesmo assinar newsletter de empresas que promovem esse tipo de eventos ou outros que possam ser importantes para a sua empresa. 

Fique por dentro das tendências em tecnologias para supermercado e não seja passado para trás em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Confira a seguir neste artigo. Boa leitura! 

Tendências de tecnologias usadas em supermercados

Pode até ser que muitos donos de supermercados enxerguem os gastos em tecnologia como despesas, entretanto, esse é, na verdade, um investimento que você está fazendo na sua empresa. Isso porque, a tecnologia possibilita melhorar a qualidade da gestão do seu negócio e oferecer mais praticidade para os seus clientes. 

Ainda, essas tecnologias podem aumentar a confiança do consumidor com relação a sua marca (principalmente no que se refere às compras online), auxiliar no aumento das vendas, fazendo a otimização dos gastos e até mesmo no processo de fidelização do cliente. Portanto, com um único investimento você pode conseguir bons resultados em diferentes áreas.

Apesar disso, vale a pena dizer que não é porque a tecnologia foi lançada recentemente e que outros supermercados estão usando, que você também deve aderir à moda. Conhecer quais são essas tecnologias e como elas funcionam é fundamental, já que isso permitirá escolher qual é a que melhor atende às suas exigências e necessidades da sua empresa. 

Vale lembrar que, antes de investir o seu dinheiro em novas tecnologias que possam ser utilizadas pelos clientes, é importante entender se não é melhor investir em um bom sistema que te auxilie na gestão do supermercado. Pode ser que esse investimento traga mais benefícios do se a tecnologia fosse utilizada diretamente pelo cliente.

Lembre-se que um supermercado que tenha uma boa gestão significa que não há falta de produtos, as exigências do cliente são atendidas e o gestor terá tempo para elaborar estratégias para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

1. Rádio indoor personalizada

A nossa primeira dica de tecnologia usada em supermercados está diretamente relacionada com a experiência de compras do cliente. Com certeza você já fez compras em um local que tinha música ambiente. Cada vez mais utilizada, ter uma rádio indoor personalizada na sua loja pode ser uma excelente tecnologia para te ajudar a aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Essa medida está ligada ao marketing sensorial, ou seja, tem o intuito de despertar os sentidos, influenciando a emoção (e a decisão de compras) das pessoas. Estudos mostram que quando a música é agradável, cerca de 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja e 14% compram mais do que o planejado. 


Isso acontece porque a música deixa o ambiente de compras mais agradável, fazendo com que o cliente se sinta mais à vontade dentro do supermercado, ou seja, ele gastará mais tempo na loja e, consequentemente, comprará mais.

Além disso, é possível personalizar a rádio e incluir a divulgação de promoções e de vantagens para clientes que fazem parte do programa de fidelidade. Ou seja, mesmo que o cliente não tenha ido comprar determinado produto, apenas de ouvir que há produtos com bons preços e boa qualidade em outro setor do supermercado, ele ficará curioso e vai querer conferir a oferta.

Outra grande vantagem de ter uma rádio personalizada no supermercado é que ela também ajuda a melhorar a produtividade dos funcionários. Ou seja, a música pode ser a melhor aliada da sua empresa.

Ficou interessado? Existem empresas especializadas em implementar a rádio interna em supermercados. Que irão te auxiliar a criar a trilha sonora perfeita para o seu negócio, focando na sua marca, na mensagem que você quer transmitir e no seu público-alvo. 

Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso material exclusivo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

2. Precificação dinâmica

É muito comum que supermercados façam promoções rápidas ao longo do dia, ou mudem os preços de determinados produtos aos finais de semana, ou mesmo diante de ofertas da concorrência. Entretanto, fazer o controle dos preços nas gôndolas e ainda manter o sistema de cobrança atualizado pode ser um grande desafio se feito manualmente, para não dizer que é uma tarefa praticamente impossível de ser feita sem erros.

Por isso, ter um sistema que automatize esse processo e que seja capaz de gerar as etiquetas de forma automática, é fundamental. Isso facilita que os preços sejam mantidos atualizados nas prateleiras e no sistema de cobrança. Com isso, é possível diminuir as chances de erro humano, já que é possível que você esqueça de mudar o preço de algum produto.

Afinal de contas, é bem desagradável para o cliente perceber problemas no preço ao passar no caixa. Além de aumentar as filas, ainda gera desconfiança do cliente com relação ao seu supermercado. 

Mas, é claro, ainda tem uma etapa desse processo que atualmente não pode ser efetuada de modo automatizado que é a troca de etiqueta nas prateleiras. Por isso, é fundamental estabelecer como essas mudanças ocorrerão e quem será o responsável por isso. Provavelmente a forma mais fácil é deixar a responsabilidade para o repositor do setor, já que ele terá familiaridade com os produtos e conseguirá fazer as trocas mais rapidamente e sem erros.

De qualquer forma, essa tecnologia te ajuda a gerar as etiquetas sem erros, assim que o sistema formal atualizado. Apenas isso já te ajudará a evitar filas grandes e insatisfação do cliente que descobrirá que o preço é outro quando passar no caixa.

3. Aplicativo do supermercado

Que 2020 foi considerado o ano do e-commerce você provavelmente já sabe. Mas, o que você tem feito para que o seu supermercado não fique de fora dessa tendência? 

Diante das limitações que a pandemia impôs à circulação das pessoas, a quantidade de compras online e de pessoas que fizeram a sua primeira compra online aumentou muito. Entretanto, isso fez com que muitos consumidores gostassem dessa forma de fazer compras e continuassem a utilizar o e-commerce.

Entender essas mudanças no comportamento do consumidor te ajuda a entender quais serão as tendências para o setor, e não apenas em termos de tecnologia. Neste caso, uma das tecnologias usadas em supermercado que você deve considerar implementar é ter um aplicativo próprio. Isso permitirá que os clientes consultem preços, promoções e até mesmo façam compras utilizando o smartphone. Para incentivar o uso do aplicativo, você pode oferecer promoções exclusivas ou até mesmo frete grátis na primeira compra.

É preciso apenas ficar atento ao desempenho do aplicativo, ou seja, ele deve ser rápido e permitir que o cliente consulte e pesquise produtos facilmente. Caso o aplicativo não funcione muito bem, os clientes não vão querer utilizá-lo nem para consultar preços, e muito menos para fazer compras.

Lembre-se também que o aplicativo é uma forma de você manter contato com o cliente. Afinal, os consumidores estão sempre de olho no celular, e o envio de notificações pode ajudar a atrair o cliente para a loja ou mesmo comprar pelo aplicativo. Apenas tome cuidado com a frequência do envio de mensagens, já que muitas notificações podem irritar o usuário.

4. Loja virtual

Seguindo uma linha muito parecida com a do aplicativo, outra tendência das tecnologias usadas em supermercados é ter uma loja virtual, também conhecida como e-commerce. Com as pessoas sempre atrás de comodidades e formas mais práticas e fáceis de se fazer as tarefas do dia a dia, ter uma loja virtual é essencial, da mesma forma que ter o aplicativo.

Lembre-se apenas de que, para ter uma loja virtual de sucesso e que realmente atenda os seus clientes, diversas coisas são necessárias. Dentre elas podemos citar: hospedar o site em uma boa plataforma, ter um bom sistema de logística, investir no marketing da sua loja virtual, ter um site bem organizado e com boa navegabilidade, e ainda oferecer segurança para que o cliente efetue os pagamentos online.

Todos esses detalhes podem fazer com que o seu e-commerce seja um sucesso ou um verdadeiro fracasso. Ainda, você precisará decidir se todos os produtos que são oferecidos no supermercado também estarão disponíveis no site. Ou então se os produtos serão retirados das prateleiras ou se os pedidos serão montados diretamente no estoque

Ter um e-commerce que funcione bem pode ser um grande desafio. Mas o desafio se paga, afinal, você terá uma loja aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

5. Gestão de clientes

Conhecer bem quem são os seus clientes e quais produtos eles preferem é essencial para a saúde do seu negócio. Afinal de contas, é através dessas informações que você conseguirá elaborar ações de marketing que consigam atingir ao público-alvo certo.

Apesar disso, conseguir essas informações nem sempre é fácil, ainda mais porque geralmente os clientes têm pressa, não querem ficar esperando, ou mesmo fornecer os seus dados pessoais. Entretanto, através da loja virtual ou do aplicativo, essa coleta de dados é facilitada. 

Além disso, você pode criar programas de fidelidade, em que o cliente obtém descontos exclusivos, fornecendo o seu CPF ou com um cartão, por exemplo. Isso permitirá que você saiba o que os seus clientes estão comprando, além de outras informações pessoais. Para isso, basta pedir que ele preencha uma ficha com algumas informações básicas na hora de se cadastrar no programa.

Lembre-se apenas de que é necessário ter um bom software para fazer essa gestão. Outro ponto essencial é que, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) você precisará assegurar que os dados serão mantidos de forma segura, informar ao cliente para que os dados serão armazenados e ainda dar a opção de excluir as informações do banco de dados do supermercado se e quando o cliente desejar.

Mas, de nada adianta coletar uma grande quantidade de informações se você não conseguir gerenciá-las adequadamente. Por isso, é essencial ter um software para te ajudar nesse trabalho. Desta forma você conseguirá entender quais são os diferentes perfis de consumidores que compram no supermercado e a melhor forma de agradar a cada um deles.

6. Omnichannel

Atualmente, é praticamente impossível falar em novas tecnologias usadas em supermercados sem mencionar o conceito de omnichannel. Ele consiste em uma estratégia de interação com o cliente, auxiliando a integração entre loja física e virtual e permitindo que o cliente escolha como ele quer se relacionar com a sua marca.

No omnichannel tudo é voltado para proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, independentemente do canal escolhido para fazer isso. Um bom exemplo, o cliente quer comprar um determinado produto, ele acessa o site e sabe em qual supermercado o produto está disponível, faz a compra online e retira o produto na loja.

Os supermercados ainda estão dando os primeiros passos em direção a essa estratégia. Apesar disso, as lojas e marcas que se adaptarem mais rapidamente, sem dúvida alguma terão vantagem frente à concorrência.

Aqui vale uma dica importantíssima para fazer com que o omnichannel funcione bem, que é a integração entre sistemas. Afinal, de nada adianta querer oferecer ao cliente todas essas possibilidades se os sistemas não se conversarem. Ou seja, se o cliente fez a compra online, você precisa conseguir acessar essa informação rapidamente se o cliente estiver na loja. Sem essa interação, toda a experiência ficará comprometida e você não estará oferecendo o omnichannel para ele.

7. Autoatendimento ou self checkout

O autoatendimento, também conhecido como self checkout, é uma excelente tecnologia usada em supermercados que você pode facilmente implementar no seu estabelecimento. Essa tendência, já muito explorada no exterior, vem ganhando cada vez mais força no Brasil e com certeza veio para ficar.

Esse é um tipo de caixa para pagamento em que o cliente faz a leitura do código de barras do produto, ou mesmo pesa e seleciona os itens de hortifrúti escolhidos. Em seguida, o cliente efetua o pagamento, geralmente com cartão, e empacota as suas compras.

Essa é uma excelente tecnologia para diminuir filas, isso porque os caixas de autoatendimento ocupam menos espaço. Para você ter uma ideia, é possível substituir um caixa convencional por 3 ou 4 caixas de autoatendimento. Isso nos leva a outra vantagem que essa tecnologia usada em supermercados pode te trazer, diminuição de custos com funcionários.

Além disso, elas também podem te ajudar a acabar com as estações de pesagem, otimizar espaços e oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente. Você provavelmente deve estar pensando se esse é realmente um sistema seguro, e podemos afirmar que sim. 

Para garantir que os códigos de barras dos produtos sejam lidos e os itens pesados corretamente, o caixa possui espaços separados para os itens que já foram passados no leitor. Esse local possui uma balança que registra se o peso do item colocado nesta área confere com o que foi informado pelo cliente.

Ainda, para garantir que o sistema de autoatendimento funcione bem e que o seu cliente saia satisfeito, tenha um funcionário treinado à disposição para auxiliar os clientes que estejam com dificuldade de utilizar o sistema.

8. Pagamento Instantâneo

Recentemente uma nova tecnologia de pagamento instantâneo, o PIX, chegou ao Brasil. Com ela, os pagamentos podem ser realizados de forma simplificada, mais rápida e, o melhor de tudo, mais barata. 

Além de facilitar o processo de pagamento para o cliente, ela também garante que o dinheiro entre na sua conta em segundos. Isso significa que, ao receber o pagamento da compra via PIX você não vai mais precisar esperar dias para que o dinheiro caia na conta, como acontece com muitos cartões de débito. Com isso, o seu capital de giro também será maior, dando margem a fazer melhores negociações com os seus fornecedores e um melhor fluxo de caixa.

Os pagamentos utilizando o PIX podem ser feitos através de um QR code ou da chave PIX. O QR code pode ser dinâmico, em que um QR code diferente é gerado a cada transação, ou estático, em que é possível alterar as informações do QR code a cada transação. 

Já a chave PIX seria uma espécie de nome da sua conta, em que basta passar essa informação para o cliente e a transferência pode ser feita. Essa chave pode ser um e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ.

Basta escolher qual forma é a mais fácil para você e começar a oferecer essa tecnologia para supermercado aos seus clientes.

9. Redes sociais

As redes sociais podem não ser exatamente uma novidade em termos de tecnologias usadas em supermercados, entretanto, ela é uma ferramenta que pode ser muito útil para os seus negócios.

Através dela você pode conseguir se aproximar do seu cliente, se comunicando diretamente com ele. Aproveite essa proximidade e mostre mais sobre os bastidores do seu supermercado. Por exemplo, se você tem uma padaria com fabricação própria de bolos e pães, que tal mostrar como esse processo é feito. Mostre também todos os cuidados de armazenamento de produtos para garantir a qualidade deles. 

As redes sociais também podem ser uma ótima forma de conhecer melhor os seus clientes e fazer pequenas pesquisas de satisfação. Um ótimo exemplo são aqueles quizes que você pode criar nos stories do Instagram. Você também pode oferecer descontos e promoções exclusivas para os seus seguidores.

E não se esqueça de que também é possível fazer anúncios pagos nas redes sociais. Como essas redes permitem que você direcione o anúncio para um público-alvo específico, é possível criar diferentes anúncios para diferentes públicos-alvo e de acordo com o perfil dos usuários. Ou seja, ter uma comunicação mais assertiva e efetiva com o seu cliente.

Tecnologias usadas em supermercado: últimas dicas

Se manter atualizado de todas as tendências tecnológicas do mercado pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, é importante ficar de olho nas ferramentas que possam facilitar essas descobertas para você.

Uma boa plataforma para isso é o Think with Google, em que você consegue filtrar as informações por recursos de marketing ou canais, tais como vídeo, mobile, novas tecnologias, aplicativos, dentre outros.

Vale destacar que por mais que novas tecnologias sejam interessantes e devam ser aplicadas na sua rotina, que nem todas podem ser as mais adequadas para o seu supermercado. Falamos isso porque, supermercados menores, como mercearia, talvez não precisem de um sistema de autoatendimento. Por outro lado, oferecer aos clientes o conceito de omnichannel pode ser fundamental para a sobrevivência dos supermercados maiores.

Por isso, antes de escolher onde investir o seu dinheiro é importante analisar como estão os processos do seu supermercado, entender o que pode ser melhorado para facilitar a sua rotina como gestor e a experiência de compra do seu cliente. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é necessário para abrir um mercadinho? Saiba agora

Está pensando em abrir um mercadinho e quer saber o que é necessário para ingressar neste ramo de varejo? Então você está no lugar certo, porque aqui a gente vai te contar tudo o que você precisa fazer para tirar o seu projeto do papel. Sem dúvida, a primeira coisa a fazer é conhecer os…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem. Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia. Por isso, ficar de olho nas…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Música para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 Você sabia que a escolha da música para supermercado pode influenciar nas suas vendas? Ou então mudar completamente a experiência de compras dos clientes? Bom, se você chegou até aqui é provável que algumas dessas dúvidas tenham passado pela sua cabeça. Isso é perfeitamente natural, afinal de contas, a utilização de música no varejo…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades?  Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

6 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes

Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência, atrair clientes e fazer com que eles prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos