No supermercado, manter as e o estoque impecáveis interfere diretamente na experiência dos clientes e em controlar prejuízos. Afinal, se o cliente não consegue encontrar aquilo que ele procura porque as prateleiras não possuem uma organização lógica, por exemplo, em seções.
Já o estoque, se você não sabe o que tem lá e qual a validade, nunca conseguirá ter certeza que as demandas criadas por promoções sejam supridas. Ou mesmo, os produtos podem ter a validade expirada sem sequer serem expostos nas prateleiras.
Por isso, se você quiser manter sempre as prateleiras e o estoque organizados, é fundamental prestar atenção em alguns passos bastante simples. A seguir falaremos brevemente dos principais. Confira!
Gôndolas e prateleiras organizadas
Se você quiser oferecer uma boa experiência de compras para os seus clientes precisa manter as gôndolas e as prateleiras organizadas. Lembre-se que essa organização poderá influenciar diretamente nas suas vendas. Afinal, essa é uma forma de dar maior destaque para alguns produtos. A organização das prateleiras pode ser feitas prestando-se atenção aos seguintes pontos:
- Organização por níveis, em blocos ou em colunas: ideal para deixar na altura dos olhos aqueles produtos que possuem uma maior margem de lucro;
- Produtos infantis: devem ser posicionados na altura dos olhos dos pequenos consumidores;
- Frente de caixa: momento de estimular a compra por impulso, exponha chocolates, balas, chicletes, revistas, bebidas, dentre outros;
- Etiqueta de preços: não tem nada mais desagradável do que ficar procurando o preço de um item que você quer comprar;
- Reposição de produtos: deixar as prateleiras sempre cheias e evitar espaços vazios passam uma impressão de maior cuidado para os seus clientes. E não se esqueça de fazer a conferência da validade dos produtos.
Como ter um estoque impecável
Ter um bom controle de estoque garantirá que você sempre tenha produtos para atender a demanda dos clientes. Além disso, ainda evita desperdícios e perdas por má manipulação de produtos ou por vencimento. Para isso, você pode:
- Usar tecnologia: através de softwares de gestão para entrada e saída de produtos, e controle de vencimento;
- Faça inventários regularmente: para certificar-se de que o processo de controle esteja realmente funcionando;
- Tenha um controle rígido de saída e entrada de mercadorias: seja para uso próprio (como produtos de limpeza ou itens para a padaria do supermercado) ou para serem expostos nas prateleiras;
- Defina mínimos e máximos do estoque: assim, você não vai comprar mais do que precisa e também não deixar faltar nenhum item;
- Organize produtos no estoque: desta forma você saberá o que tem no estoque e o que precisa ir para as prateleiras primeiro;
- Garanta boas condições de armazenamento: é importantíssimo ficar atento às exigências de armazenamento de cada produto para garantir que ele será oferecido aos clientes com as suas características originais.
No nosso e-book a gente dá todos os detalhes de cada uma dessas dicas para você manter as prateleiras e o estoque impecáveis. Não perca mais tempo, arregace as mangas e ofereça uma melhor experiência de compras para o cliente, e assumir o controle do seu estoque de uma vez por todas.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!