Por Nayara Santos em 12.04.2022

11 passos simples e práticos para deixar as prateleiras e o estoque impecáveis

Por Nayara Santos em 12.04.2022

No supermercado, manter as e o estoque impecáveis interfere diretamente na experiência dos clientes e em controlar prejuízos. Afinal, se o cliente não consegue encontrar aquilo que ele procura porque as prateleiras não possuem uma organização lógica, por exemplo, em seções. 

Já o estoque, se você não sabe o que tem lá e qual a validade, nunca conseguirá ter certeza que as demandas criadas por promoções sejam supridas. Ou mesmo, os produtos podem ter a validade expirada sem sequer serem expostos nas prateleiras.

Por isso, se você quiser manter sempre as prateleiras e o estoque organizados, é fundamental prestar atenção em alguns passos bastante simples. A seguir falaremos brevemente dos principais. Confira!

Gôndolas e prateleiras organizadas

Se você quiser oferecer uma boa experiência de compras para os seus clientes precisa manter as gôndolas e as prateleiras organizadas. Lembre-se que essa organização poderá influenciar diretamente nas suas vendas. Afinal, essa é uma forma de dar maior destaque para alguns produtos. A organização das prateleiras pode ser feitas prestando-se atenção aos seguintes pontos:

  1. Organização por níveis, em blocos ou em colunas: ideal para deixar na altura dos olhos aqueles produtos que possuem uma maior margem de lucro;
  2. Produtos infantis: devem ser posicionados na altura dos olhos dos pequenos consumidores;
  3. Frente de caixa: momento de estimular a compra por impulso, exponha chocolates, balas, chicletes, revistas, bebidas, dentre outros;
  4. Etiqueta de preços: não tem nada mais desagradável do que ficar procurando o preço de um item que você quer comprar;
  5. Reposição de produtos: deixar as prateleiras sempre cheias e evitar espaços vazios passam uma impressão de maior cuidado para os seus clientes. E não se esqueça de fazer a conferência da validade dos produtos.

Como ter um estoque impecável

Ter um bom controle de estoque garantirá que você sempre tenha produtos para atender a demanda dos clientes. Além disso, ainda evita desperdícios e perdas por má manipulação de produtos ou por vencimento. Para isso, você pode:

  1. Usar tecnologia: através de softwares de gestão para entrada e saída de produtos, e controle de vencimento;
  2. Faça inventários regularmente: para certificar-se de que o processo de controle esteja realmente funcionando;
  3. Tenha um controle rígido de saída e entrada de mercadorias: seja para uso próprio (como produtos de limpeza ou itens para a padaria do supermercado) ou para serem expostos nas prateleiras;
  4. Defina mínimos e máximos do estoque: assim, você não vai comprar mais do que precisa e também não deixar faltar nenhum item;
  5. Organize produtos no estoque: desta forma você saberá o que tem no estoque e o que precisa ir para as prateleiras primeiro;
  6. Garanta boas condições de armazenamento: é importantíssimo ficar atento às exigências de armazenamento de cada produto para garantir que ele será oferecido aos clientes com as suas características originais.

No nosso e-book a gente dá todos os detalhes de cada uma dessas dicas para você manter as prateleiras e o estoque impecáveis. Não perca mais tempo, arregace as mangas e ofereça uma melhor experiência de compras para o cliente, e assumir o controle do seu estoque de uma vez por todas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Crie grátis seus próprios tabloides

Saber como criar os seus próprios tabloides pode ser um grande diferencial para o seu supermercado. Isso porque, você consegue divulgar os seus produtos e atrair clientes para a sua loja. Entretanto, para que ele funcione da forma desejada, é fundamental ficar atento a alguns detalhes importantes. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Música para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 Você sabia que a escolha da música para supermercado pode influenciar nas suas vendas? Ou então mudar completamente a experiência de compras dos clientes? Bom, se você chegou até aqui é provável que algumas dessas dúvidas tenham passado pela sua cabeça. Isso é perfeitamente natural, afinal de contas, a utilização de música no varejo…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Halloween no Supermercado: veja como se preparar e vender mais

A preparação para o Halloween no supermercado deve ser feita como em muitas outras datas importantes do varejo, com planejamento. Isso significa entender as necessidades dos seus clientes, saber quais demandas o supermercado é capaz de atender, encontrar formas de atrair a atenção do cliente para que ele compre mais. Por isso, se você está…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Ideias para supermercado: confira 13 ideias para se destacar

Conseguir encontrar novas ideias para supermercados que realmente sejam inovadoras e façam o seu negócio se destacar frente a concorrência não é nada fácil. Aliás, haja criatividade para conseguir isso. Mesmo assim, existem diversas estratégias e medidas que você pode adotar no seu negócio para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal.  Por isso, muitos…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos