Por Nayara Santos em 12.04.2022

11 passos simples e práticos para deixar as prateleiras e o estoque impecáveis

Por Nayara Santos em 12.04.2022

No supermercado, manter as e o estoque impecáveis interfere diretamente na experiência dos clientes e em controlar prejuízos. Afinal, se o cliente não consegue encontrar aquilo que ele procura porque as prateleiras não possuem uma organização lógica, por exemplo, em seções. 

Já o estoque, se você não sabe o que tem lá e qual a validade, nunca conseguirá ter certeza que as demandas criadas por promoções sejam supridas. Ou mesmo, os produtos podem ter a validade expirada sem sequer serem expostos nas prateleiras.

Por isso, se você quiser manter sempre as prateleiras e o estoque organizados, é fundamental prestar atenção em alguns passos bastante simples. A seguir falaremos brevemente dos principais. Confira!

Gôndolas e prateleiras organizadas

Se você quiser oferecer uma boa experiência de compras para os seus clientes precisa manter as gôndolas e as prateleiras organizadas. Lembre-se que essa organização poderá influenciar diretamente nas suas vendas. Afinal, essa é uma forma de dar maior destaque para alguns produtos. A organização das prateleiras pode ser feitas prestando-se atenção aos seguintes pontos:

  1. Organização por níveis, em blocos ou em colunas: ideal para deixar na altura dos olhos aqueles produtos que possuem uma maior margem de lucro;
  2. Produtos infantis: devem ser posicionados na altura dos olhos dos pequenos consumidores;
  3. Frente de caixa: momento de estimular a compra por impulso, exponha chocolates, balas, chicletes, revistas, bebidas, dentre outros;
  4. Etiqueta de preços: não tem nada mais desagradável do que ficar procurando o preço de um item que você quer comprar;
  5. Reposição de produtos: deixar as prateleiras sempre cheias e evitar espaços vazios passam uma impressão de maior cuidado para os seus clientes. E não se esqueça de fazer a conferência da validade dos produtos.

Como ter um estoque impecável

Ter um bom controle de estoque garantirá que você sempre tenha produtos para atender a demanda dos clientes. Além disso, ainda evita desperdícios e perdas por má manipulação de produtos ou por vencimento. Para isso, você pode:

  1. Usar tecnologia: através de softwares de gestão para entrada e saída de produtos, e controle de vencimento;
  2. Faça inventários regularmente: para certificar-se de que o processo de controle esteja realmente funcionando;
  3. Tenha um controle rígido de saída e entrada de mercadorias: seja para uso próprio (como produtos de limpeza ou itens para a padaria do supermercado) ou para serem expostos nas prateleiras;
  4. Defina mínimos e máximos do estoque: assim, você não vai comprar mais do que precisa e também não deixar faltar nenhum item;
  5. Organize produtos no estoque: desta forma você saberá o que tem no estoque e o que precisa ir para as prateleiras primeiro;
  6. Garanta boas condições de armazenamento: é importantíssimo ficar atento às exigências de armazenamento de cada produto para garantir que ele será oferecido aos clientes com as suas características originais.

No nosso e-book a gente dá todos os detalhes de cada uma dessas dicas para você manter as prateleiras e o estoque impecáveis. Não perca mais tempo, arregace as mangas e ofereça uma melhor experiência de compras para o cliente, e assumir o controle do seu estoque de uma vez por todas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Black Friday em supermercado: veja como aumentar as vendas

A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo, afinal, os consumidores estão dispostos a gastar e em busca de boas oportunidades. Entretanto, a sua concorrência também está de olho nesses consumidores e se você não encontrar uma forma de se destacar, poderá ter dificuldade para conseguir aumentar as vendas.  A boa notícia…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Treinamento para operador de caixa de supermercado: veja como fazer em 8 passos

 Qual o tipo de treinamento para operador de caixa você tem oferecido no seu supermercado? Ou melhor, os seus operadores possuem um treinamento específico para atendimento ao cliente? Ou esse treinamento é focado apenas em conhecer os produtos e saber operar o sistema utilizado? Se você não possui um programa de treinamento para os…

Por Nayara Santos em 22.11.2022

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo…

Por Nayara Santos em 11.05.2021

Placas de Supermercado: 7 cuidados ao criar uma

As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. Podendo ser utilizada não apenas para direcionar o fluxo de pessoas em sua loja, mas também para divulgar as promoções e novidades do supermercado. E, por mais que essa pareça ser uma estratégia ultrapassada, nada poderia…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos