Por Nayara Santos em 11.08.2023

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores.

Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir da sensação de estar repetindo algumas campanhas. Entretanto, com tantas datas importantes no varejo, isso é praticamente impossível. Por isso, o mais importante é escolher as campanhas que fazem mais sentido para a sua marca e para os seus clientes e fazê-la bem.

Como o natal é uma data que promete boas vendas, é importante encontrar formas de atrair os clientes e obter bons resultados para o supermercado, seja em vendas ou em fidelização. Mas, se você estiver sem ideias, não precisa se preocupar porque você está no lugar certo. Nós preparamos esse artigo com dicas de campanhas que você pode fazer para aumentar o movimento da loja e ainda garantir mais vendas para o final de ano. Boa leitura!

Dicas de campanhas de Natal para supermercado

Como falamos no início do artigo, a primeira coisa que você deve ter em mente é justamente o fato de que, todo o varejo terá campanhas para atrair o cliente e aumentar as vendas. Por isso, o segredo é conseguir convencer o cliente de que no seu supermercado ele encontrará tudo o que precisa e terá uma experiência de compras inesquecível.

Isso envolve não apenas a realização de campanhas de Natal, mas também requer a implementação de outras estratégias e ações de marketing. Para isso, confira o nosso e-book com diversas dicas que você pode aplicar na sua loja: 5 estratégias certeiras para aumentar as vendas do supermercado.

1. Natal Solidário

A nossa primeira dica de campanha de Natal para supermercado é promover um Natal Solidário. Essa é uma forma de ajudar a quem precisa e ainda incentivar os seus clientes a fazer o mesmo. Esse tipo de ação é ainda mais importante se na missão da sua empresa constar que há a preocupação em melhorar a comunidade em que o supermercado está inserido.

Nesse tipo de campanha você poderá fazer parcerias com ONGs, orfanatos, asilos, comunidades carentes, ou qualquer outro tipo de instituição que precise de ajuda. O ideal é que você conheça essa instituição e certifique-se de que ela realmente é confiável e que a ajuda será destinada para quem precisa.

Feito isso, você poderá incentivar os seus clientes a fazerem doações de produtos para a celebração do Natal. Além disso, é essencial que os clientes possam acompanhar a entrega dos itens doados, tenha certeza de que muitos irão adorar essa ideia. 

Ainda, você pode fazer da entrega dos produtos uma verdadeira festa para quem recebe, com decoração, salgados, doces e muitos convidados. Sem dúvida alguma, esse Natal será inesquecível para quem estiver recebendo os itens doados.

2. Deu a louca no Papai Noel

A próxima dica de campanha de Natal que você poderá fazer no seu supermercado é a chamada “Deu a louca no Papai Noel”. Com esse tipo de campanha o que se espera é que alguns itens estejam com preços realmente baixos, ou seja, irresistíveis para os clientes. Você ainda poderá fazer os anúncios mencionando qual a porcentagem de desconto ou mesmo que você irá cobrir a oferta da concorrência.

É preciso apenas ficar atento à duração de ofertas tão agressivas como essa. Isso porque, por mais que essa seja uma forma de aumentar o movimento da loja, talvez não seja viável fazê-la por um período muito grande. 

A ideia com esse tipo de campanha é gerar um sentimento de urgência no cliente. Que vai querer aproveitar a promoção antes que acabe. Por isso, essa pode ser sim uma forma interessante de aumentar as vendas no final do ano. Ainda, que não seja muito viável para o supermercado manter produtos a preços tão baixos.


Portanto, essa campanha pode ser realizada na semana que antecede o Natal. Desta forma, você conseguirá aumentar as vendas de diversos itens que são vendidos nesse período, evitando ficar com itens parados no estoque ou ser obrigado a vendê-los com descontos ainda maiores em janeiro.

3. Conheça os nossos bastidores

Se você possui um perfil nas suas redes sociais, você tem uma excelente ferramenta para atrair mais clientes para a sua loja neste final de ano. Isso porque, as pessoas que estão nas redes gostam de conhecer o perfil das marcas e das pessoas por trás delas. Assim, cria-se uma certa proximidade e o cliente, que consegue se identificar com o supermercado.

Por isso, você pode iniciar uma sequência de publicações para mostrar os bastidores do supermercado, as pessoas e instalações que fazem com que você possa sempre entregar os melhores produtos. Mostre como a loja está se preparando para o Natal, seja com a decoração, ou abastecendo o estoque. Ainda, é possível já falar de algumas promoções que serão feitas, ou mesmo anunciar algumas ofertas e outras campanhas.

Desta forma, além de manter o cliente informado, você ainda cria a expectativa de que algo grande irá acontecer. Essa expectativa faz com que o cliente esteja sempre de olho em outras publicações e continue acompanhando o seu perfil e fique curioso para conferir as novidades na loja.

4. Compra premiada

Na campanha de Natal “Compra premiada” você poderá aumentar o movimento da loja através da distribuição de prêmios para os clientes. Isso pode ser feito de diferentes formas, como sorteios, por exemplo, a cada R$ 100 em compras o cliente ganha um cupom para concorrer a prêmios. Ou então, a cada R$ 150 reais em compras o cliente ganha um brinde exclusivo.

Ainda, essas premiações podem ser feitas através de parcerias com marcas e distribuidores. Por exemplo, vamos supor que você consiga uma parceria com uma determinada marca de produtos de higiene pessoal. Neste caso, o cliente que comprar um determinado valor em produtos dessa marca ou algum produto específico, concorre ao sorteio ou então ganha o prêmio. 

Essa parceria pode ser feita também com outras lojas do varejo ou mesmo restaurantes e salões de beleza que fiquem próximos ao supermercado. Assim, além de incentivar o comércio local, você ainda atrai os clientes desses estabelecimentos. Outro ponto importante é que, com esses cupons para concorrer ao sorteio, quanto mais o cliente gastar, mais chances ele terá de ganhar. Portanto, essa é uma forma de estimular o consumo e aumentar as vendas.

5. Natal com mais sabor

Todo gestor de supermercado conhece a importância de oferecer degustação de produtos na loja. Isso porque essa é uma estratégia que pode influenciar  a decisão de compras do cliente pelo produto ofertado.

Mas, a degustação vai além disso, já que muitos clientes costumam ser fiéis às marcas que eles consomem, mas, após a degustação, eles ficam mais abertos para experimentarem outras marcas e outros produtos. E, o Natal pode ser a época perfeita para fazer isso.

É comum que as marcas lancem novos produtos próximos às datas comemorativas para tentar se diferenciar da concorrência e vender mais. E você, como gestor da loja, pode fazer parcerias com algumas marcas e com os fornecedores para oferecer a degustação desses novos produtos.

Assim, você conseguirá estreitar as relações com esses importantes players do mercado, mas também poderá aumentar as vendas do supermercado. O ideal é que nesta campanha de Natal você escolha produtos que combinem com a data, já que assim o consumidor terá um incentivo maior para levar para casa o item que ele experimentou.

6. Kit de produtos

O consumidor gosta mesmo é de facilidades para fazer as compras, não importa a data. Por isso, a nossa próxima dica de campanha de Natal para supermercado é justamente oferecer kit de produtos. 

Ainda, dependendo do kit que você fizer, o consumidor verá até mesmo como uma possibilidade de presentear as pessoas. Por exemplo, se você fizer um kit cerveja, com produtos nacionais e importados. Ou então com petiscos que a pessoa poderá consumir enquanto aproveita a bebida.

Outros kits que você oferecer no supermercado incluem: kit vinho, kit sobremesa natalina, kit café da manhã e kit petiscos. Mas, dependendo do seu consumidor, você também pode fazer kits de Natal para os pets, ou mesmo com produtos específicos para crianças.

Para saber quais são as melhores combinações de produtos, você pode analisar os relatórios de vendas e ver quais são os produtos mais procurados pelos clientes neste período e quais são comprados geralmente juntos. E, na hora de preparar os kits, inclua alguns desses itens, além de outros produtos.

Desta forma, o consumidor poderá conhecer outros produtos e, se eles gostarem, esses itens farão parte da lista de compras no futuro.

7. Produção Natalina na padaria

Seu supermercado possui uma padaria com produtos de fabricação própria? Então a dica de campanha de Natal é a sua chance de valorizar a produção interna e aumentar as suas vendas. Isso porque, durante esse período, os consumidores estão em busca de itens relacionados à data, como, por exemplo, os panetones. E, se os seus produtos forem de qualidade, com certeza você fará sucesso.

Ainda, se você quiser se diferenciar da concorrência e oferecer aos consumidores algo diferente, é possível aceitar encomendas de produtos para o período. Lembre-se que, o Natal é um período de confraternização nas empresas, academias, e entre amigos. Ou seja, há muitas celebrações e você pode produzir salgados e doces para que as pessoas possam aproveitar esses momentos.

O melhor disso tudo é que, a sua marca poderá ser associada a esses momentos de festividades. Ou seja, ela ficará marcada na memória dos consumidores como algo bom e ele, sem dúvida alguma, se lembrará disso. Portanto, capriche não apenas no sabor, mas na apresentação dos produtos.

8. Ofertas certeiras para atrair clientes

Claro que o cliente gosta de preço baixo, não é à toa que essa estratégia continua sendo implementada a tanto tempo. Inclusive, essa foi uma de nossas dicas de campanhas de Natal anteriores ― Deu a louca no Papai Noel. 

Mas, que tal focar os esforços para aumentar o movimento da loja em dois setores importantíssimos durante o período: o hortifrúti e o açougue? Afinal, não apenas o peru é a estrela da noite nas mesmas pelo Brasil, mas também pernil e até mesmo outros cortes de carnes.

Outro item que não pode faltar na mesa da ceia e das demais celebrações natalinas são as frutas, não apenas para serem consumidas in natura, mas também para preparar outros pratos, principalmente sobremesas. Dentre as que fazem mais sucesso podemos citar: abacaxi, pêssego, uva, mexerica, damasco, lichia, figo e cereja.

Você também poderá utilizar o programa de fidelidade para oferecer descontos conforme o perfil de compras de cada cliente. Por exemplo, se o cliente sempre compra produtos na padaria, então ele pode ter um desconto especial no Natal. Ou então, se ele costuma comprar vinhos, essa pode ser a oportunidade de aumentar as vendas dando a ele alguma oferta exclusiva.

9. Descontos progressivos

Mais uma campanha interessante para você fazer no seu supermercado no Natal é dar descontos progressivos. Esse tipo de campanha pode te ajudar a atrair e incentivar os consumidores a comprarem mais durante o período natalino.

A ideia por trás dos descontos progressivos é simples, quanto mais o cliente compra, maior é o desconto oferecido. Isso cria um incentivo extra para que o consumidor adquira mais itens, pois percebe que está economizando mais a cada produto adicionado ao carrinho. Essa estratégia também pode ajudar a desencalhar produtos com maior estoque e dar maior visibilidade a itens sazonais.

Mas, é preciso ter cuidado na hora de escolher os produtos que farão parte da campanha de descontos progressivos. Claro que cada gestor poderá adotar a estratégia que melhor se adequa à sua realidade, mas, de modo geral, a recomendação é focar em produtos com boa margem de lucro e que tenham uma procura relevante durante a temporada natalina. Itens de alto consumo, como panetones, chocolates, bebidas, carnes para ceia e produtos para decoração natalina, são boas opções para essa promoção.

Além disso, é importante comunicar de forma clara e atrativa os descontos progressivos em diversos pontos da loja. Essa comunicação ajuda a atrair a atenção dos clientes e a destacar a vantagem de fazer as compras no supermercado, estimulando o aumento das vendas e a fidelização dos consumidores.

10. Natal Gourmet

A campanha Natal Gourmet é mais uma estratégia cativante para atrair os clientes durante o período natalino, aumentando o movimento do supermercado. Neste tipo de campanha, você estará destacando produtos gourmet e especiais para as celebrações de fim de ano. O mais importante é que a campanha seja planejada em torno de produtos de alta qualidade e sabores exclusivos.

Para preparar a campanha Natal Gourmet, o supermercadista pode selecionar uma ampla variedade de produtos gourmet, como queijos finos, vinhos selecionados, panetones artesanais, chocolates premium, azeites especiais, chás e cafés diferenciados, entre outros. O mais importante aqui é destacar a exclusividade e a sofisticação desses itens para deixar a ceia de Natal ainda mais saborosa.

Lembre-se que esse tipo de campanha pode não ser a mais atrativa para todos os públicos do seu supermercado. Por isso, analise quem são os seus clientes antes de preparar esse tipo de campanha. Além disso, caso você tenha públicos diferentes, pense em campanhas que agradam a diferentes perfis de consumidor. Desta forma, você conseguirá atrair a atenção de diferentes consumidores, aumentar o movimento da loja e ainda vender mais.

11. Natal Saudável

Se o seu supermercado possui uma pegada mais saudável, focada em produtos orgânicos e naturais e poucos ultraprocessados, então essa dica de campanha pode te ajudar a aumentar o movimento da sua loja no Natal. 

O primeiro passo é identificar quais são os produtos mais procurados por aqueles que buscam uma alimentação mais saudável durante o Natal. Em seguida, decida quais deles serão oferecidos em promoções, que podem utilizar algumas das dicas de campanhas que demos anteriormente, mas com foco nesses produtos. Eles podem ser frutas frescas, vegetais orgânicos e opções de panetones sem glúten e sem lactose. 

Você também pode dar dicas de receitas e sugestões de pratos natalinos saudáveis, que tornem essa refeição mais leve. Isso ajudará os clientes a visualizarem como podem preparar uma ceia especial sem abrir mão da saúde. Organize degustações de produtos saudáveis na loja, permitindo que os clientes experimentem as opções antes de comprá-las. Isso ajuda a aumentar a confiança na qualidade dos alimentos.

Por último, mas não menos importante, é preciso dizer que dentre as sugestões de campanhas de Natal para supermercado que demos você pode escolher mais de uma. Ou seja, você poderá combinar ações e estratégias. Assim, os clientes estarão sempre visitando a sua loja e de olho nas ofertas. Afinal de contas, ele sabe que no seu supermercado ele encontrará bons preços. 

Capriche na divulgação das campanhas

O Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos consumidores e também uma grande oportunidade para os supermercados aumentarem suas vendas. Para isso, preparar campanhas utilizando as dicas que demos, você também precisa planejar a divulgação dessas campanhas de forma estratégica, de preferência utilizando diferentes meios de comunicação para alcançar um público mais diverso.

Redes sociais

Sem dúvida alguma, a nossa primeira dica são as redes sociais. Afinal, elas são uma poderosa ferramenta para a divulgação das campanhas de Natal e para se aproximar dos consumidores. 

O importante aqui é criar conteúdos atrativos e temáticos, como fotos e vídeos de produtos natalinos, promoções especiais e receitas para as ceias. Interaja com os seguidores, respondendo perguntas e incentivando a participação nas ações promocionais.

Anúncios na internet

Outro meio eficiente de divulgação é fazer anúncios na internet. Invista em anúncios pagos em plataformas como o Google Ads e as redes sociais para aumentar o alcance da sua campanha e direcionar o público para o site ou loja física. 

O ideal é utilizar palavras-chave relacionadas ao Natal e aos produtos em promoção para atrair a atenção dos consumidores em busca de presentes e itens para as ceias. Assim, você conseguirá leads melhores.

Rádio interna da loja

Uma ferramenta bastante eficiente para divulgar as campanhas do supermercado no Natal é a rádio interna da loja. Quando o assunto é melhorar o ambiente de compras e a experiência do consumidor, sem dúvida alguma a rádio deve ser a primeira escolha do varejista. Se você não sabe como a rádio pode te ajudar, confira o nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio!

Mas, a sua eficiência da rádio vai muito além da música ambiente, ela pode ser uma poderosa aliada na hora de divulgar as suas campanhas. Basta preparar anúncios que serão veiculados ao longo da programação musical falando sobre as ofertas, os brindes, e as novidades da loja para o período.

Assim, você mantém uma boa comunicação com os clientes, que podem ficar curiosos para conferir o que acabou de ser anunciado. Quer conferir os resultados de perto? Então solicite o seu teste gratuito, veja a seguir como fazer isso.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Franquia de supermercado: descubra se vale a pena investir

As franquias de supermercado têm se tornado um negócio cada vez mais interessante para quem quer começar um negócio e ficar exposto a menos risco. Isso porque, os empreendedores não precisam investir em tornar a sua marca conhecida, uma vez que já existe uma equipe da rede que faz isso.  Ou seja, você pode focar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Layout para mini mercado: Veja 7 dicas para montar o melhor

Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Contabilidade para supermercado: saiba tudo sobre o assunto

Você já parou para pensar se a contabilidade para supermercado é apenas um passo burocrático a ser cumprido ou se ela representa um poderoso aliado para o crescimento do seu negócio? Essa é uma pergunta que você deverá pensar e responder honestamente, afinal de contas, nem todos os gestores dão a devida atenção à contabilidade.…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

19 Textos prontos para mercearia de supermercado, confira

Conseguir atrair clientes para a sua loja envolve muito mais do que ter textos para divulgar as ofertas ou a sua marca. É preciso que você tenha as estratégias certas para levar as informações aos seus clientes.  Isso significa que, além de ser criativo para elaborar os textos das campanhas para a mercearia do supermercado,…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio? Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos