A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado.
Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a decoração da sua loja, e vamos te contar sobre os principais erros de decoração de supermercado que você não deverá cometer. Confira!
Por que se preocupar com a decoração de supermercado?
O marketing sensorial é uma linha de estratégias que tem como principal objetivo despertar e aguçar os cinco sentidos humanos. Assim, através de algumas ações é possível proporcionar ao cliente um ambiente mais agradável. Detalhes como uma música ambiente, a iluminação correta, a organização dos itens, o layout da loja e até mesmo a degustação de produtos fazem parte dessa estratégia.
Por isso, quando falamos em decoração de supermercado estamos falando também em ser capaz de criar um ambiente no qual o cliente se sentirá bem, passará mais tempo fazendo compras e ainda poderá comprar mais do que o inicialmente planejado. Ou seja, é uma estratégia poderosa que não apenas pode aumentar as suas vendas, como também te ajudar na fidelização do cliente.
Erros de decoração de supermercado
Quando o gestor acerta na decoração do supermercado ele consegue proporcionar uma melhor experiência de compra para os consumidores. Isso ocorre porque gestores que estão focados em acertar na decoração, querem que os clientes que frequentam a loja percebam que há uma preocupação em deixar o ambiente agradável e acolhedor.
Por isso, para te ajudar nessa tarefa e evitar que você cometa alguns erros, vamos apresentar os principais deles a seguir.
1. Não ter uma identidade visual
Para que o seu supermercado seja reconhecido pelos consumidores e comece a ganhar visibilidade no mercado é fundamental ter uma identidade visual. Isso significa ter um bom nome, um logo, uma tipografia, uma paleta de cores, e tudo isso deve estar ligado à missão da empresa e ao tipo de mensagem que ela quer passar para os clientes.
Uma vez que isso tenha sido definido, fica muito mais fácil não errar na decoração do supermercado. Afinal de contas, você saberá o que conversa bem com a sua marca e é capaz de transmitir a sua mensagem corretamente. Por exemplo, se o seu supermercado quer passar uma imagem mais moderna, então a decoração deverá focar em cores como o preto e cinza, a loja deverá ser decorada com base no minimalismo.
O mais importante é que essa identidade visual seja mantida em todas as formas de decoração e comunicação com o cliente. Desta forma, o cliente conseguirá reconhecer a sua marca mais facilmente, reforçando a sua imagem. Marcas que não se preocupam com isso e passam uma imagem desconexa, em que o logo, a loja e a comunicação visual não combinam pode dar a impressão de pouco profissionalismo.
2. Ter expositores muito simples
Outro erro de decoração de supermercado que pode ser cometido pelos donos e gestores desse tipo de negócio é com relação aos expositores. Lembre-se que você quer chamar a atenção do cliente para prateleiras, ilhas, geladeiras e estufas expositoras. Se você não escolher um modelo que se destaque, há grandes chances do cliente passar batido pelo expositor, sem ver o que há nele.
Portanto, com base na identidade visual da sua marca escolha aqueles expositores que sejam mais atrativos. Claro que o orçamento que você possuir para montar o supermercado irá influenciar diretamente em muitas escolhas. Por isso, é fundamental saber exatamente o que você quer para o seu negócio para conseguir montá-lo da melhor forma possível.
3. Cartazes grandes e que atrapalham a circulação
A estratégia de utilizar cartazes de supermercado para atrair a atenção do cliente é muito utilizada e extremamente importante. Afinal de contas, através deles é possível atrair a atenção dos clientes desde a fachada da loja até as promoções em cada uma das seções do supermercado.
Apesar disso, para não errar na decoração, ele deve ser cuidadosamente preparado e posicionado no supermercado. Isso porque se o cartaz for muito grande e dificultar o cliente de visualizar os produtos ou mesmo atrapalhar a circulação, ele chamará a atenção pelos motivos errados.
Lembre-se que a jornada de compras do cliente é formada por diversas etapas, e qualquer deslize em uma delas pode significar uma insatisfação e o não retorno do cliente para a sua loja.
4. Fachada pouco atraente
A fachada do supermercado é a porta de entrada dos clientes para a sua loja. Em muitos casos, o cliente pode simplesmente estar passando na frente do supermercado, ver um cartaz de promoção e decidir entrar para conferir os preços. Entretanto, se a fachada for pouco atraente, pode ser que o cliente pense duas vezes antes de gastar qualquer quantia no seu supermercado.
Por isso, para evitar esse erro de decoração de supermercado é fundamental manter a fachada com boa aparência. Uma das melhores formas de conseguir fazer isso é elaborando uma agenda de manutenção, que inclui limpeza, pintura, revitalização, dentre outros.
Como cada supermercado tem as suas características, será preciso identificar quais as necessidades da sua loja. Lembre-se que cada loja poderá ter necessidades diferentes. Ainda, fachadas que possuem madeira podem precisar de serviços de manutenção com maior frequência.
5. Não se preocupar com a iluminação
A iluminação é um elemento importantíssimo na decoração de ambientes. Por isso, se você não quer cometer esse erro de decoração de supermercado faça uma análise cuidadosa de como é a iluminação na sua loja.
Esse pode ser um item bastante controverso, uma vez que é preciso manter uma iluminação adequada para permitir que os clientes possam ver as características dos produtos. Entretanto, ao escolher apenas luzes fluorescentes e brancas o cliente pode ter a impressão de estar entrando em uma fábrica.
Para ter uma boa iluminação no supermercado você pode escolher alguns pontos e colocar uma luz diferenciada. A adega é um desses pontos, algumas áreas da padaria e até mesmo na área de geladeira.
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