Por Nayara Santos em 03.08.2021

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

Por Nayara Santos em 03.08.2021

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado.

Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a decoração da sua loja, e vamos te contar sobre os principais erros de decoração de supermercado que você não deverá cometer. Confira!

Por que se preocupar com a decoração de supermercado?

O marketing sensorial é uma linha de estratégias que tem como principal objetivo despertar e aguçar os cinco sentidos humanos. Assim, através de algumas ações é possível proporcionar ao cliente um ambiente mais agradável. Detalhes como uma música ambiente, a iluminação correta, a organização dos itens, o layout da loja e até mesmo a degustação de produtos fazem parte dessa estratégia.

Por isso, quando falamos em decoração de supermercado estamos falando também em ser capaz de criar um ambiente no qual o cliente se sentirá bem, passará mais tempo fazendo compras e ainda poderá comprar mais do que o inicialmente planejado. Ou seja, é uma estratégia poderosa que não apenas pode aumentar as suas vendas, como também te ajudar na fidelização do cliente.

Erros de decoração de supermercado

Quando o gestor acerta na decoração do supermercado ele consegue proporcionar uma melhor experiência de compra para os consumidores. Isso ocorre porque gestores que estão focados em acertar na decoração, querem que os clientes que frequentam a loja percebam que há uma preocupação em deixar o ambiente agradável e acolhedor.

Por isso, para te ajudar nessa tarefa e evitar que você cometa alguns erros, vamos apresentar os principais deles a seguir.

1. Não ter uma identidade visual

Para que o seu supermercado seja reconhecido pelos consumidores e comece a ganhar visibilidade no mercado é fundamental ter uma identidade visual. Isso significa ter um bom nome, um logo, uma tipografia, uma paleta de cores, e tudo isso deve estar ligado à missão da empresa e ao tipo de mensagem que ela quer passar para os clientes.


Uma vez que isso tenha sido definido, fica muito mais fácil não errar na decoração do supermercado. Afinal de contas, você saberá o que conversa bem com a sua marca e é capaz de transmitir a sua mensagem corretamente. Por exemplo, se o seu supermercado quer passar uma imagem mais moderna, então a decoração deverá focar em cores como o preto e cinza, a loja deverá ser decorada com base no minimalismo.

O mais importante é que essa identidade visual seja mantida em todas as formas de decoração e comunicação com o cliente. Desta forma, o cliente conseguirá reconhecer a sua marca mais facilmente, reforçando a sua imagem. Marcas que não se preocupam com isso e passam uma imagem desconexa, em que o logo, a loja e a comunicação visual não combinam pode dar a impressão de pouco profissionalismo.

2. Ter expositores muito simples

Outro erro de decoração de supermercado que pode ser cometido pelos donos e gestores desse tipo de negócio é com relação aos expositores. Lembre-se que você quer chamar a atenção do cliente para prateleiras, ilhas, geladeiras e estufas expositoras. Se você não escolher um modelo que se destaque, há grandes chances do cliente passar batido pelo expositor, sem ver o que há nele.

Portanto, com base na identidade visual da sua marca escolha aqueles expositores que sejam mais atrativos. Claro que o orçamento que você possuir para montar o supermercado irá influenciar diretamente em muitas escolhas. Por isso, é fundamental saber exatamente o que você quer para o seu negócio para conseguir montá-lo da melhor forma possível.

3. Cartazes grandes e que atrapalham a circulação

A estratégia de utilizar cartazes de supermercado para atrair a atenção do cliente é muito utilizada e extremamente importante. Afinal de contas, através deles é possível atrair a atenção dos clientes desde a fachada da loja até as promoções em cada uma das seções do supermercado.

Apesar disso, para não errar na decoração, ele deve ser cuidadosamente preparado e posicionado no supermercado. Isso porque se o cartaz for muito grande e dificultar o cliente de visualizar os produtos ou mesmo atrapalhar a circulação, ele chamará a atenção pelos motivos errados.

Lembre-se que a jornada de compras do cliente é formada por diversas etapas, e qualquer deslize em uma delas pode significar uma insatisfação e o não retorno do cliente para a sua loja.

4. Fachada pouco atraente

A fachada do supermercado é a porta de entrada dos clientes para a sua loja. Em muitos casos, o cliente pode simplesmente estar passando na frente do supermercado, ver um cartaz de promoção e decidir entrar para conferir os preços. Entretanto, se a fachada for pouco atraente, pode ser que o cliente pense duas vezes antes de gastar qualquer quantia no seu supermercado.

Por isso, para evitar esse erro de decoração de supermercado é fundamental manter a fachada com boa aparência. Uma das melhores formas de conseguir fazer isso é elaborando uma agenda de manutenção, que inclui limpeza, pintura, revitalização, dentre outros. 

Como cada supermercado tem as suas características, será preciso identificar quais as necessidades da sua loja. Lembre-se que cada loja poderá ter necessidades diferentes. Ainda, fachadas que possuem madeira podem precisar de serviços de manutenção com maior frequência.

5. Não se preocupar com a iluminação

A iluminação é um elemento importantíssimo na decoração de ambientes. Por isso, se você não quer cometer esse erro de decoração de supermercado faça uma análise cuidadosa de como é a iluminação na sua loja.

Esse pode ser um item bastante controverso, uma vez que é preciso manter uma iluminação adequada para permitir que os clientes possam ver as características dos produtos. Entretanto, ao escolher apenas luzes fluorescentes e brancas o cliente pode ter a impressão de estar entrando em uma fábrica.

Para ter uma boa iluminação no supermercado você pode escolher alguns pontos e colocar uma luz diferenciada. A adega é um desses pontos, algumas áreas da padaria e até mesmo na área de geladeira.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles. Dito isso, é natural que o gestor de supermercado…

Por Nayara Santos em 20.01.2023

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

O que é necessário para abrir um mercadinho? Saiba agora

Está pensando em abrir um mercadinho e quer saber o que é necessário para ingressar neste ramo de varejo? Então você está no lugar certo, porque aqui a gente vai te contar tudo o que você precisa fazer para tirar o seu projeto do papel. Sem dúvida, a primeira coisa a fazer é conhecer os…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos