Por Nayara Santos em 16.11.2020

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo?

Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem dicas, macetes e conhecimento teórico e prático que podem te ajudar. E isso é válido tanto para quem está começando um negócio agora, quanto para quem já faz isso a algum tempo. Aliás, a constante atualização e aquisição de conhecimento é uma das nossas dicas.

Por isso, por mais desafiador que essa tarefa possa parecer, ela é sim possível. Esse artigo foi elaborado para te ajudar e ao longo desse texto falaremos da importância de um bom gerenciamento e mostraremos a quais pontos você deve ficar atento. Não perca essa chance de melhorar a sua gestão!

Pontos importantes de como gerenciar um supermercado

Um bom gerenciamento de supermercado consiste em ser capaz de oferecer aos seus clientes o que eles procuram. Portanto, é importante ter uma boa diversidade de produtos, bons preços, bom atendimento e um bom ambiente de compra. 

Conseguir fazer isso não é uma tarefa tão simples, afinal de contas, para que o cliente consiga ter uma boa experiência de compra diversas decisões gerenciais devem ser tomadas. Se uma das etapas mencionadas acima falhar, o cliente poderá ficar com uma má impressão do seu supermercado, não querer voltar mais e ainda falar mal dele para os conhecidos. Por isso, saber como gerenciar um supermercado é fundamental.

Assim como em outras áreas, você verá que ter planejamento e metas bem definidas pode fazer toda a diferença. Conheça, a seguir, as nossas dicas de como fazer uma boa gestão de supermercados.

1. Defina metas

O primeiro passo para gerenciar um supermercado é definir metas. Isso porque, quando você tem metas bem estabelecidas, fica muito mais fácil de planejar quais serão as ações tomadas para atingi-las e como avaliar essas ações para saber se elas estão funcionando. 

Para ficar mais fácil de entender, vamos imaginar o que aconteceria com um navio que saísse do porto sem destino certo. Ele será capaz de navegar, mas será que ele vai chegar a algum lugar? Será que ele terá combustível suficiente para chegar a algum lugar bonito? Nós diríamos que existem grandes chances desse navio ficar à deriva, e talvez algum dia ele chegue a algum lugar, mas pode não ser o local ideal. 

Com o seu negócio acontece a mesma coisa, se você quer ter sucesso, precisa saber exatamente onde você quer chegar e como fará para alcançá-lo. Por isso, as metas são essenciais.

Outra dica importante é que, ao definir uma meta estipule em quanto tempo você pretende atingi-la. Desta forma fica mais fácil planejar a ação, lembre-se apenas de ser realista com as suas metas. Por exemplo, querer aumentar as suas vendas em 200% em um mês pode ser algo impossível de ser atingir. Por outro lado, aumentar a venda de determinado produto em 20% no próximo mês e fará isso através de promoções e degustações na loja parece algo mais realista.

2. Foque no cliente

Como dissemos, proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente é fundamental. Se coloque no lugar do seu cliente e faça uma análise objetiva do seu supermercado. O mesmo é válido para qualquer ideia ou ação que você vá implementar, isso aumentará as suas chances de sucesso.

Veja se a limpeza é adequada, se os profissionais que trabalham no seu supermercado são bem treinados, se a iluminação é suficiente, se há espaço para circulação de pessoas, se o acesso aos caixas é adequado, se os produtos estão bem organizados nas prateleiras, dentre outras coisas. Além disso, você pode também trabalhar com o marketing sensorial para proporcionar um ambiente mais agradável de compra, isso pode ser feito através de uma rádio própria.

Ainda, realize pesquisas de satisfação do cliente periodicamente. Existem diferentes tipos de pesquisa, que você pode aplicar durante diferentes momentos da jornada de compra do cliente. O mais importante é ouvir o que o seu cliente tem a dizer, lembre-se que é a ele que você quer agradar.

3. Controle de estoque

A nossa próxima dica de como gerenciar um supermercado é sobre ter um bom controle de estoque. Isso porque, uma das coisas que pode ser muito mal vista pelos seus clientes é a falta de produtos. Mesmo porque, se ele não conseguir encontrar o que procura no seu estabelecimento, ele vai procurar a concorrência.

Portanto, tenha um controle rígido de estoque, fique de olho na data de vencimento dos produtos e mantenha as prateleiras organizadas e sem espaços vazios. Mas é importante ficar atento para não acabar comprando mais do que precisa, produto parado no estoque pode ser sinal de perdas financeiras. Existem diversos softwares que podem ser grandes aliados na hora de fazer um controle de estoque eficiente.

4. Gastos x investimentos

Uma das grandes habilidades no gerenciamento de um supermercado é saber diferenciar os gastos dos investimentos. Aplicar dinheiro em algo sem nenhum planejamento será, na maioria das vezes, sinônimo de gasto, ou seja, dinheiro que não retornará mais para o seu caixa.

Por isso, é importante conhecer o seu negócio, saber o que precisa ser modificado, e a urgência de cada uma dessas modificações. Assim, você consegue priorizar aquilo que é mais importante sem que isso prejudique a saúde financeira do seu supermercado, além de aumentar as chances de trazer melhorias para o cliente ou retorno a longo prazo.

5. Invista em marketing

Parte do trabalho de gerenciar um supermercado é encontrar maneiras de trazer novos clientes, fidelizá-los e, ainda, fidelizar aqueles que já conhecem o seu negócio. Para isso, você precisará contar com boas estratégias de marketing.

São elas que irão auxiliar você a divulgar o seu supermercado para o público-alvo correto e de forma mais eficiente. Além disso, elas também irão te auxiliar a preparar a sua loja para receber os seus clientes, através do marketing sensorial. Isso significa ser capaz de oferecer o melhor ambiente de compras, com a música ambiente certa, temperatura agradável, melhor layout e melhor disposição dos produtos nas prateleiras.

Para conseguir obter bons resultados, é preciso planejar com cuidado a sua estratégia e saber analisar os resultados de cada ação implementada. Você pode tanto contratar empresas especializadas, como ter um ou mais funcionários para se dedicar exclusivamente a isso.

6. Seja um líder

Para ser um bom gestor, independentemente do tipo de negócio, é preciso ter liderança, e isso pode ser mais difícil do que parece. Um bom líder é aquele que consegue engajar a equipe, proporcionando um bom ambiente de trabalho. E não aquela pessoa que impõe medo aos funcionários.

Para isso, construa e estimule um bom relacionamento entre os membros da sua equipe. Isso será importante para que eles alcancem as metas estabelecidas. Além disso, dê abertura para conversas, desta forma os seus colaboradores se sentirão confortáveis para procurá-lo caso haja algum problema ou para expressar as suas ideias.

Estimular o crescimento e o aprimoramento da equipe também é um ponto importante. Isso faz com que o colaborador se sinta valorizado, a seguir falaremos mais a respeito da necessidade de ter bons programas de treinamentos para os funcionários.

Outro ponto importante, é resolver conflitos internos com conversa, sem beneficiar nenhum dos lados envolvidos. Vale a pena mencionar que algumas regras devem ser claras, compreendidas por todos e as exceções permitidas somente em casos excepcionais.

7. Fique de olho na tecnologia

Parte da tarefa de como gerenciar um supermercado está relacionada a ficar de olho nas novas tecnologias. Existem softwares e sistemas para supermercado que podem não apenas facilitar as atividades da rotina, como também facilitar a elaboração e análise dos relatórios gerenciais.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão interessadas em empresas que são capazes de melhorar a experiência de compra e fazem da tecnologia a sua melhor aliada. Um bom exemplo disso é passar a oferecer o pagamento das compras via PIX. Com ele além de facilitar o pagamento para o cliente, que pode usar apenas o smartphone, você ainda vai receber o dinheiro na hora na sua conta. 

Você também pode investir na implantação dos terminais de autoatendimento. Além de dar autonomia para o cliente, você também economiza com a contratação de funcionários.

Em termos de tecnologia, o mais importante é conhecer quais estão disponíveis e saber onde investir o seu dinheiro. Por isso, conhecer o seu negócio e saber quais processos podem ser melhorados é fundamental. Assim, você resolve primeiro os pontos que te dão maiores dores de cabeça.

8. Faça relatório gerenciais

Muita gente provavelmente sente até arrepios quando ouve a palavra relatório. Entretanto, se você quiser fazer uma boa gestão de supermercado não tem como fugir deles. Falamos isso porque é através desses relatórios que você poderá tomar decisões. Já que eles permitirão que você entenda qual é o volume de vendas, quais produtos vendem mais, quais produtos são mais importantes para o seu negócio, e muito mais.

Se você já possui um software ou sistema de controle de estoque e que seja integrado ao caixa, provavelmente gerar esses relatórios deve ser bastante simples. Entretanto, é preciso saber como interpretar os resultados e saber quais decisões podem ser tomadas com base neles. No nosso artigo Gestão de supermercados: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas você encontrará todas as informações que precisa a respeito do assunto.

9. Conheça os players do mercado

Para conseguir gerenciar um supermercado é importante que você conheça os chamados players do mercado, ou seja, quem são os seus concorrentes e os fornecedores. 

Conhecer a concorrência permitirá que você elabore estratégias para se destacar e fazer com que o cliente prefira comprar com você. Por exemplo, ficar de olho nas promoções, nas novidades, no layout e na interação que eles possuem com os clientes pode te inspirar e ajudar a ter novas ideias para o seu negócio.

A nossa dica com relação aos fornecedores é manter uma boa lista de contato, com detalhes de produtos que podem ser comprados, condições de pagamento e condições de entrega. Desta forma, você terá outras opções de fornecedores caso tenha problemas com o seu fornecedor atual. Isso é fundamental para que você não dependa de apenas uma ou duas empresas. 

10. Incentive o aperfeiçoamento dos funcionários

Todo bom gestor deve fazer questão de ter profissionais bem treinados trabalhando com ele. Por isso, incentive os seus funcionários a se aperfeiçoarem. Esse incentivo não precisa necessariamente ser em dinheiro, pode ser permitindo que o funcionário trabalhe em um horário mais flexível, por exemplo. 

Além disso, ter um programa de treinamento para os funcionários também poderá fazer toda a diferença na rotina diária do seu supermercado. É fundamental que funcionários novos passem por um treinamento para aprender as tarefas corretamente, para aprender a manusear equipamentos e a utilizar os sistemas de gestão.

Os funcionários mais antigos devem passar por programas de reciclagem, que permitam adquirir novos conhecimentos ou mesmo relembrar conceitos que podem ter sido esquecidos. Você também pode investir em treinamentos que visem melhorar o dia a dia no mercado.

Lembre-se ao ter pessoas bem treinadas na sua equipe, a rotina fica mais fácil, o atendimento ao cliente será melhor, os problemas e perdas de estoque serão menores. Resumindo, todos os envolvidos ganham com essa estratégia.

Otimize seu tempo, tenha uma rádio completa no seu supermercado

Sabemos que o dia a dia de um dono de supermercado é bem corrido e agitado. Mas hoje existem serviços que ajudam a otimizar seu tempo e a melhorar os resultados do supermercado.

Um serviço essencial que não pode faltar no seu negócio é uma rádio personalizada e completa para supermercados.

Já imaginou você divulgar todas as suas ofertas de uma maneira muito mais simples, rápida e eficiente?

A Listenplay Supermarket é uma rádio que oferece anúncios de ofertas ilimitados e de forma instantânea, é isso mesmo, basta você digitar o texto da sua promoção que ela começará a tocar dentro do seu supermercado. E ainda você terá acesso a várias playlists, criadas para o perfil dos seus clientes.

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