Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 Tendências para supermercados em 2024

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista.

Portanto, se você quiser manter a saúde financeira do supermercado e fazer com que ele cresça, o mínimo que deve fazer é acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Desta forma, você reduz as chances de ser passado para trás pela concorrência, podendo até mesmo sair na frente dela.

Olhando para as tendências de consumo e as preferências dos consumidores algumas décadas atrás e compará-las com hoje você verá que muita coisa mudou. O surgimento e o avanço da tecnologia, tornaram essas mudanças mais acentuadas e rápidas. Isso exigiu dos varejistas algumas adaptações consideráveis e agilidade em realizá-las.

Por isso, nós procuramos informações fresquinhas que irão te ajudar a preparar o supermercado para o próximo ano. Assim, você já vai começar esse novo período com o pé direito e antenado com o que o seu cliente espera de você. Não perca tempo e confira agora mesmo para se destacar da concorrência. Boa leitura!

Por que devo me preocupar com as tendências para supermercados em 2024?

É natural que ao longo do tempo os hábitos de consumo dos consumidores mudem. Isso porque, novos produtos, novos players, novos modismos e tecnologias vão surgindo. Ao implementar essas mudanças no comércio, os varejistas visam não apenas o lucro, mas também facilitar a jornada de compras do cliente, aumentar os níveis de fidelização e melhorar a rotina da empresa. 

Sem falar que, alguns produtos passam a ser considerados como pouco saudáveis ou simplesmente deixam de ser tão aceitos pelos consumidores. E ainda temos que mencionar os lançamentos de novos itens, sejam de produtos totalmente novos, ou novos sabores, texturas e apresentações.

Além disso, os hábitos de compras dos clientes também podem mudar consideravelmente. Essa foi uma questão que ficou bastante clara durante a pandemia, e que também pode ser observada em momentos de crise. 

Por exemplo, com restrições da pandemia, muitas pessoas descobriram que fazer compras pela internet poderia ser um bom negócio. Diante da impossibilidade de operar normalmente as lojas físicas, os varejistas se viram obrigados a investir em sites e aplicativos para que o consumidor pudesse comprar.

Ou então, quando a crise chega e os consumidores se veem obrigados a reduzir custos, eles começam a optar por itens mais baratos, mas que ainda assim tenham uma boa qualidade. Esse é um grande incentivo para os supermercados investirem em produtos de marcas próprias, com menos marketing e com um custo final mais vantajoso para o cliente.

Portanto, ficar atento às tendências é fundamental para se manter competitivos, ainda mais com tendências que vieram para ficar, como é o caso das vendas online. confira quais serão as tendências para 2024 e não fique para trás.

Tendências para supermercados no próximo ano

1. Experiência omnichannel

As compras no ambiente digital estão crescendo cada vez mais e feito parte da rotina de grande parte dos consumidores. Entretanto, isso não significa que o ambiente físico deixou de ser importante.


Pelo contrário, a impossibilidade de ir livremente às lojas ou encontrar com pessoas, também mostrou o quanto o contato físico e a experiência na loja são importantes. Portanto, em 2024 os consumidores não abandonarão as compras online, mas também não deixarão de ir às lojas físicas.

E, a solução perfeita para combinar esses dois mundo é oferecer aos seus clientes uma experiência omnichannel. Isso significa dar aos consumidores a possibilidade de escolher qual é a forma mais conveniente para efetuar as compras. 

A grande vantagem do omnichannel é que o cliente pode efetuar a pesquisa pelo aplicativo, fechar a compra pelo site, retirar o produto na loja e efetuar o pagamento quanto recolher a mercadoria. Tudo isso da forma que for mais conveniente para ele, o que pode mudar a cada compra realizada.

Para que essa estratégia funcione é fundamental que você tenha um bom sistema de gestão, que consiga integrar todas as informações em um só lugar. Ou seja, não importa qual o canal o cliente ou o seu vendedor utilize para consultar informações do cliente ou sobre a compra realizada, a informação estará disponível.

2. Preocupação ambiental

A preocupação com o meio ambiente não é coisa do passado, pelo contrário, ela continuará em alta em 2024. Como todos sabem, esse não é exatamente um tema novo, mas ele sempre volta à tona e gera muitas discussões. 

Muito disso se deve ao fato de que, com os investimentos feitos pela indústria e as novas tecnologias de produção disponíveis, ficou mais fácil e barato ter produtos e embalagens biodegradáveis, que podem ser reutilizadas e recicladas. Isso sem falar que, as próprias empresas estão cada vez mais focadas em incorporar essas práticas ao longo da cadeia produtiva.

O fato é que, cada vez mais, as pessoas colocam em prática ações para minimizar o seu impacto ambiental no mundo. Portanto, se você ainda não possui um planejamento sustentável, chegou o momento de mudar isso. 

Existem diversas formas de fazer essas mudanças, como disponibilizando sacolas reutilizáveis, com parcerias com ONGs e cooperativas de reciclagem, incentivando o cliente a levar a sua própria sacola, disponibilizando locais de coleta para materiais recicláveis, trocando lâmpadas no supermercado, oferecendo locais para o descarte de embalagens e assim por diante.

Fazendo pelo menos algumas dessas ações, mostrando e informando ao cliente que a preocupação com o meio ambiente é legítima, sem dúvida alguma, os clientes irão se identificar com a sua marca. Ainda, além de divulgar as ações, você pode elaborar campanhas e ações em que o cliente possa se envolver.

3. Todos os serviços em um só lugar

Uma das tendências para os supermercados em 2024 é que os consumidores querem aproveitar as atividades ao ar livre ao máximo. Então, que tal oferecer locais abertos para que os seus clientes possam praticar atividades físicas ou fazer uma refeição?

Por exemplo, se você tiver uma padaria que venda produtos de fabricação própria, implemente uma espécie de balcão com acesso ao exterior da loja, em que os clientes possam consumir esses produtos que acabaram de comprar. Ou mesmo, que os consumidores que não estão fazendo compras no supermercado também possam aproveitar.

Isso também pode ser feito em parceria com restaurantes locais. Essa, inclusive, é uma tendência em muitos supermercados pelo mundo. O cliente encontra o supermercado, restaurantes e lojas de serviços em um único lugar. 

Assim, é possível fazer compras, almoçar e aguardar enquanto espera o cachorro tomar banho no petshop. Todos os estabelecimentos ganham. Se você tem espaço para tudo isso no seu supermercado, então pense em convidar empresas parceiras. 

Desta forma, você estará oferecendo aos consumidores maior facilidade de compras (afinal, ele vai encontrar tudo em um só lugar), melhorando a experiência dele. Nós te garantimos que essa conveniência não passará despercebida pelo cliente, e ainda ajudará o seu estabelecimento a ser o preferido deles.

4. Ativando gatilhos mentais e aumentando as vendas

Alguns gatilhos mentais podem te ajudar a influenciar a decisão de compras do cliente. Por exemplo, a sensação de urgência, escassez e despertar emoções são poderosíssimas em convencer o cliente a comprar algo, ou pelo menos buscar mais informações sobre algum produto.

Por exemplo, você bem sabe que a gestão do estoque no supermercado é essencial para garantir o bom funcionamento do estabelecimento? Mas, e se você usar essa gestão a seu favor para conseguir ganhar a confiança do cliente e até mesmo aumentar as suas vendas?

Essa é uma estratégia para ser aplicada na sua loja virtual, inclusive, é bem provável que você, como consumidor, já tenha se deparado com tal facilidade. Vamos imaginar que você está colocando os produtos no seu carrinho de compras virtual e é informado que um determinado produto está em falta.

Neste caso, o site pode sugerir itens semelhantes, que talvez possam te interessar, dar a possibilidade de ser notificado assim que o item estiver disponível novamente. Disponibilizar essa informação para o cliente poderá te poupar muita insatisfação, afinal, o cliente não ficará esperando aquele item chegar. 

Por outro lado, quando o cliente é informado que há apenas um ou dois itens do produto no estoque, isso pode fazer com que ele decida fechar a compra naquele momento, para não ficar sem. Essa é a sensação de urgência e escassez sendo ativadas e influenciando o consumidor.

Já a emoção pode ser despertada de diferentes formas, mas principalmente durante as datas comemorativas do varejo. Por exemplo, ao criar campanhas que reforcem o sentimento de gratidão durante o Dia das Mães, dos Pais e Natal. Ou ainda, o amor que deve ser compartilhado no Dia dos Namorados e que pode te ajudar a vender mais.

Esses sentimentos podem ser reforçados pela decoração do supermercado e pela playlist sazonal que você pode reproduzir na loja. Assim, você deixa o cliente imerso naquele ambiente, fazendo com que ele fique mais propenso a aproveitar as ofertas e a comprar mais.

5. Experiência do cliente cada vez mais em alta

Preparar uma estratégia mais focada na experiência do cliente não é exatamente uma novidade no setor supermercadista. Sim, muitos gestores deste ramo do varejo se utilizam de ferramentas do marketing que o marketing sensorial disponibiliza para reforçar e destacar certas emoções.

Isso faz com que o cliente se sinta imerso em um ambiente diferente, no mundo do supermercado, da sua marca. Ou seja, sempre que ele comprar com você ele perceberá um ambiente de compras único, que nenhum outro estabelecimento é capaz de proporcionar.

Por exemplo, melhorar a luminosidade, garantindo que todos os pontos do supermercado estejam bem iluminados. Aqui vale uma dica importante, dê atenção especial para as geladeiras e freezers. Afinal, pode ser complicado enxergar os itens dentro desses equipamentos sem a devida iluminação.

Com tantos itens alimentícios no supermercado, aposte na degustação. Ofereça aos consumidores pequenas porções de produtos da marca do supermercado, da produção própria da padaria ou de marcas parceiras. Deste modo, além de oferecer algo diferente durante as compras, os consumidores ficam mais propensos a comprar o item ofertado e a experimentar novas marcas.

E, claro, não poderíamos deixar de falar da rádio interna personalizada que reproduz músicas escolhidas para agradar aos clientes e reforçar a sua marca, transmitindo a identidade do supermercado. Como é você que está no controle da programação da rádio, também pode preparar anúncios de ofertas e novidades para veicular entre as músicas.

Com a rádio indoor você conseguirá influenciar o consumidor de diversas maneiras:

  • Aumentar o tempo de permanência no supermercado;
  • Aumentar as vendas;
  • Se conectar com os clientes e fazer com que eles se lembrem do estabelecimento;
  • Aumentar a produtividade da sua equipe;
  • Tornar o ambiente de compras mais agradável;
  • Influenciar o ritmo de compras com o nível de energia da trilha sonora, dentre outros.

Para saber mais sobre essa estratégia de marketing, confira nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

6. Economia com qualidade

Muitas pessoas tiveram a renda familiar reduzida nos últimos anos devido à pandemia, aumento da inflação, aumento dos preços e altos níveis de desemprego. Isso fez com que os consumidores começassem a procurar por produtos alternativos, que fossem mais baratos.

Mas, ninguém gosta de produtos de baixa qualidade, por isso, as empresas que oferecem itens baratos e com qualidade sairão na frente. Isso demonstra que esse pode ser um bom momento para investir em uma marca própria do supermercado

É preciso apenas encontrar bons fornecedores e vender produtos que realmente sejam bons. Se você for capaz de fazer isso, sem dúvida alguma conseguirá atrair muitos clientes para a sua loja e ainda ter um bom faturamento com os produtos de marca própria.

Sem falar que essa é também uma forma de conseguir um maior reconhecimento para a sua marca. Afinal de contas, os clientes saberão que ali eles podem encontrar produtos com um bom custo-benefício. Para que os clientes possam conhecer os seus produtos, invista em algumas ações de degustação.

Vale a pena dizer que não há a necessidade de ter todos os itens do supermercado disponíveis na marca própria. O ideal é que você comece com os produtos mais vendidos, veja a aceitação do público e aos poucos vá aumentando a gama de itens ofertados.

7. Atendimento diferenciado

Assim como oferecer uma boa experiência ao cliente continua sendo uma tendência forte, ter um atendimento diferenciado também é importante. Afinal, não há empresa que consiga sobreviver no mercado oferecendo apenas bons preços e produtos de qualidade. 

A forma que o cliente é atendido conta, e muito, na hora de decidir onde ir fazer as compras. Inclusive, é bem provável que até mesmo você já tenha optado pagar um pouco mais por produtos em um local onde o atendimento é impecável, ao invés de economizar e ser mal atendido.

Para conseguir isso você precisará ter um bom programa de treinamento para os seus funcionários, principalmente para aqueles que estão em contato com o público constantemente, tais como operadores de caixa, atendentes e repositores.

Entretanto, o atendimento diferenciado também pode ser proporcionado quando você investe em ações para tornar o ambiente de compras melhor. Assim, o cliente terá boas lembranças dos momentos em que passou na sua loja e terá boas lembranças com a sua marca. E, como falamos anteriormente, as ações de marketing sensorial são essenciais para isso.

8. Inteligência artificial (IA) pode se tornar a sua melhor aliada

A próxima tendência para supermercados que vamos tratar é a possibilidade de utilizar a IA para oferecer aos seus clientes compras sob medida e melhorar a gestão do supermercado. Os softwares de inteligência artificial, facilitam a identificação de padrões de comportamentos dos seus clientes, seja individualmente ou de forma coletiva.

Por exemplo, quando o cliente faz parte do programa de fidelidade do supermercado, todas as vezes que ele faz compras, os itens adquiridos e as quantidades ficam registrados. A partir dessas informações e após algum período de observação, você poderá determinar quais são os produtos que aqueles clientes mais consomem e de quanto em quanto tempo eles compram mais.

Isso permitirá que você consiga fazer ofertas exclusivas para esses clientes com base no que ele realmente tem interesse de comprar. Em outras palavras, se ele comprar iogurte de morango a cada duas semanas, você poderá fazer promoções personalizadas, exclusivas para ele dentro no período que ele costuma comprar esse item. 

Assim, o cliente saberá que encontra bons preços na sua loja sempre e ficará de olho nas ofertas personalizadas que ele tem acesso. Para tornar o processo de compras ainda mais fácil, envie essas promoções para ele periodicamente, através de e-mail marketing, notificações no aplicativo ou até mesmo mensagem do WhatsApp

Por fim, não se esqueça de que a utilização da IA vai muito além da fidelização dos consumidores. Elas podem ser uma ferramenta valiosíssima na hora de te ajudar a planejar as compras para o estoque do supermercado.

9. Produção de conteúdo na internet

A próxima tendência para supermercados que vamos falar é sobre a produção de conteúdo na internet. Cada vez mais o número de pessoas que fazem buscas na internet e se conectam com as marcas no ambiente virtual cresce.

Se no passado isso aconteceu pela impossibilidade de ir às lojas físicas, hoje esse hábito caiu no gosto dos consumidores e veio para ficar. Desta forma, você precisa conseguir marcar presença na internet, mostrando aos usuários, clientes e potenciais consumidores o que o seu supermercado tem a oferecer.

Portanto, não dá mais para ficar arrumando desculpas para não ter um perfil nas redes sociais, um site e até mesmo um aplicativo. Assim, ter uma estratégia de marketing digital é fundamental para todo e qualquer estabelecimento do varejo. 

Inclusive, existem formas de se fazer isso mesmo sem precisar gastar dinheiro. Por exemplo, você precisa cadastrar o estabelecimento no Google Meu Negócio para que ele apareça no mapa quando alguém buscar por supermercados.

Incentive os consumidores a deixarem uma avaliação para o estabelecimento e incluir fotos nas avaliações. Isso permitirá que os clientes possam ter uma ideia do que está disponível antes mesmo de ir ao estabelecimento.

Vale a pena dizer também que ter uma conta em pelo menos uma rede social é importante. Assim você poderá se conectar e conversar com o cliente, estando mais perto dele, o que te ajudará a entender o que ele espera do supermercado e dar ideias do que pode ser oferecido.

Os blogs também são bem interessantes, já que ali você pode publicar textos, vídeos e imagens. Sem falar que há espaço para produzir um conteúdo maior, com mais detalhes. Esses conteúdos vão auxiliar que o seu site fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Para isso, é importante que os seus textos e o seu site estejam otimizados para SEO. 

Essa é uma estratégia bem interessante se você quiser fazer com que a sua marca ganhe autoridade e seja vista como uma referência no assunto. Assim, sempre que o cliente precisar de algum produto, ele vai lembrar de você.

10. Ofereça cashback

Já pensou se o seu cliente conseguisse ter uma parte do dinheiro de volta todas as vezes que ele comprasse no supermercado? Será que isso atrairia mais pessoas para a sua loja e conseguiria fidelizar mais clientes? A resposta é um sonoro sim. Esse poderia ser um grande diferencial da sua empresa.

Por isso, a última tendência para supermercados para 2024 que vamos falar é o cashback. O seu funcionamento é bastante simples. Você precisará encontrar uma empresa parceira, que seja especializada em cashback, tais como a Mooba, Méliuz ou Beblue. Depois de fechada essa parceira, você informa o cliente da novidade, ele se cadastra na plataforma da empresa e já pode começar a usufruir dos benefícios.

A porcentagem do valor da compra que o cliente terá de volta é determinado por você, no momento que assina o contrato de parceria com essas empresas. Ela pode variar entre 1 e 50%. Além disso, todo o controle de pontuação e de crédito do cliente é feito pela empresa especializada e não pelo supermercado. 

Também é preciso ficar atento para o fato de que o supermercado deverá pagar uma comissão para a empresa parceira. Esse valor deverá encontrar na sua conta para saber se realmente vale a pena oferecer o cashback para os seus clientes.

Agora que você já conhece algumas tendências para supermercado em 2024, você poderá se planejar em como elas poderão ser implementadas na sua loja. Desta forma, será mais fácil se destacar da concorrência e mostrar que você se preocupa com o que o cliente quer.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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