Por Nayara Santos em 13.03.2024

9 Ideias para aplicar no Dia das Mães no supermercado

Por Nayara Santos em 13.03.2024

O Dia das Mães no supermercado é uma data que, quando bem planejada, pode aumentar o seu faturamento significativamente. Celebrado no segundo domingo de maio, a data é uma das mais importantes do varejo, movimentando milhões de reais em todo o Brasil.

Por isso, é preciso se planejar e traçar estratégias para conseguir aproveitar esse momento. As ações devem focar em atrair mais clientes para o seu supermercado, aumentar as vendas e, de quebra, ainda fidelizar os consumidores. Mesmo porque, se você não fizer isso, a sua concorrência com certeza o fará, e você não vai querer ficar para trás, não é mesmo?

Dito isso, se você ainda não começou a pensar em como aproveitar o Dia das Mães no supermercado, ou se ainda não teve nenhuma ideia do que fazer para se destacar nessa importante data do varejo, não precisa se preocupar. Preparamos este artigo com diversas ideias que podem ser facilmente aplicadas para o Dia das Mães no seu estabelecimento. Não perca tempo e confira agora mesmo quais são. Boa leitura!

Dias das Mães no supermercado: ideias de ações para aumentar as vendas

Traremos a seguir algumas ideias de ações que você poderá fazer no seu supermercado para melhorar as vendas no Dia das Mães. Entretanto, o planejamento promocional é fundamental para elas funcionarem. Por isso, confira o nosso artigo Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas. Lá você encontrará tudo o que precisa saber para se preparar para qualquer data no calendário do varejo.

1. Lembre o seu cliente que o Dia das Mães se aproxima

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, ou seja, não há uma data fixa, podendo mudar de ano para ano. Com a vida agitada e a correria do dia a dia, não é incomum que as pessoas acabem esquecendo de conferir quando será a celebração. Ou seja, o cliente vai deixar tudo para a última hora.

Com isso, pode ser que eles não encontrem o presente que gostariam ou mesmo os produtos desejados para preparar o almoço para esta data tão especial. Desta forma, a nossa primeira dica é lembrar o cliente que o Dia das Mães se aproxima

Existem diversas formas de se fazer isso, e você poderá escolher aquelas que melhor se adequar ao seu negócio e ao perfil do seu cliente. Mas, as principais são:

  • Perfil do supermercado nas redes sociais;
  • Cartazes e banners na loja e na sua fachada;
  • Decoração das lojas;
  • Newsletter;
  • Notificação no aplicativo;
  • Panfletos de promoções;
  • Rádio interna do supermercado;
  • Postagens patrocinadas nas redes sociais;
  • Mensagens pelo WhatsApp;
  • Anúncios em outdoors, dentre outros.

O mais importante é escolher os textos certos, e a linguagem adequada para conseguir se comunicar com o consumidor de forma assertiva. Vale a pena mencionar que a escolha da mídia também deve ser pensanda conforme os seus objetivos.


Por exemplo, se a intenção é se comunicar com os clientes que já frequentam o seu supermercado, então o WhatsApp, aplicativos e newsletter podem ser a melhor opção. Já se você quiser atrair novos clientes, então outdoors, panfletos e publicidade paga nas redes sociais serão as mais indicadas.

2. Planeje a decoração de Dia das Mães do supermercado

A decoração do supermercado para o Dia das Mães é importante não apenas para lembrar o cliente da data, como falamos anteriormente, mas também para que o cliente se sinta em clima de comemoração assim que entrar no supermercado. Além disso, quando bem executada ela auxilia na divulgação dos itens promocionais e até a aumentar a vendas de produtos, já que a atenção do cliente é atraída para ela.

Portanto, planeje como será a decoração da sua loja. Você pode utilizar faixas e banners tanto na fachada quanto no interior da loja. Apenas tome cuidado para que elas não atrapalhem a circulação de clientes e a visualização de produtos.

Outra opção é fazer diversos arranjos florais, utilizando cores chamativas e atrativas como o vermelho e o laranja. Essa ideia pode ser ainda mais interessante se na sua loja você vender esses arranjos. Assim, você pode distribuí-los pela loja e, ao mesmo tempo em que decora o ambiente, ainda consegue dar um destaque especial para o produto.

Lembre-se que algumas mudanças no layout do supermercado podem ser necessárias para acomodar as ilhas e a decoração escolhida. A exposição estratégica de produtos pode ajudar a aumentar as vendas do supermercado.

Por exemplo, alguns dos itens mais produtos e que estão em promoção podem ser colocados logo na entrada do estabelecimento, isso ajudará a atrair a atenção do cliente que passa pela frente dele. Entretanto, evite colocar todos os produtos em oferta logo na entrada do supermercado.

O ideal é tentar distribuí-los pela loja, assim o cliente precisará entrar, andar pelos corredores e acabará comprando mais. Uma dica bastante útil é deixar os itens mais procurados no fundo da loja.

3. Aposte no delivery e na retirada das compras na loja

O número de consumidores que preferem fazer compras online aumentou consideravelmente nos últimos anos. Por isso, você não pode deixar de lado esse canal de relacionamento com o cliente se quiser melhorar as suas vendas.

Neste Dia das Mães você pode turbinar as suas vendas investindo no seu e-commerce ou aplicativo (caso você tenha). Isso pode ser feito enviando uma sugestão de lista de compras pelo WhatsApp e dando ao cliente a possibilidade de adquirir a cesta com apenas alguns cliques. 

Quer melhorar a experiência do cliente ainda mais? Então deixe que ele escolha o horário da entrega, de modo que ele possa receber os itens quando for mais conveniente. Ou então, ofereça entrega gratuita, já que esse é um dos fatores que mais influenciam as decisões de compras dos clientes no e-commerce.

Vale destacar que, caso você perceba que o número de entregas está muito grande e que não será possível atender a todas, informe aos clientes com antecedência. Desta forma eles terão tempo para se programar, fazer o pedido o quanto antes ou mesmo ir até a loja para fazer as compras.

Outra possibilidade é oferecer a possibilidade de retirada das compras na loja. Neste caso o cliente faz a compra remotamente e precisa ir para o supermercado apenas para fazer a retirada dos produtos. Isso evita que você perca a venda para o concorrente que oferece esse serviço e ainda garante que o seu cliente seja bem atendido. Aliás, essa pode ser uma ótima estratégia para aqueles clientes que deixam para fazer as compras de última hora.

4. Ofereça promoções exclusivas

Uma coisa é certa, todo cliente gosta de ser tratado de forma especial e ter acesso a produtos e ofertas exclusivas. Por isso, a nossa próxima ideia para você aplicar no Dia das Mães no supermercado é justamente oferecer ofertas exclusivas.

Não apenas porque essa é uma excelente forma de manter os seus clientes fidelizados e de fidelizar aqueles que ainda não são. Mas também porque esse pode ser um momento de reforçar aos clientes que, quem faz parte do programa de fidelidade tem direito a produtos com preços diferenciados, ou mesmo brindes exclusivos.

Portanto, quando divulgar as ofertas é importante incluir alguns desses itens, mostrando qual o preço que o cliente que faz parte do programa paga e qual o valor pago por quem ainda não faz parte do programa. Fazendo isso, você estará despertando alguns gatilhos mentais nos consumidores que ainda não são membros e querem aproveitar as ofertas. Ou seja, eles irão se inscrever também.

Outra oportunidade que esses programas de fidelidade oferecem, e isso não apenas no Dia das Mães, é conhecer o comportamento de compras do consumidor. Desta forma, é possível fazer promoções exclusivas para esses clientes. Por exemplo, se o cliente sempre compra iogurtes ou peixes congelados, as ofertas podem ser focadas nesses itens.

Isso vale também para a frequência de compras de cada um desses produtos. Já que assim você aumenta as chances de que o cliente visite a loja de tempos em tempos, quando ele estiver precisando daqueles itens.

5. Personalize produtos para o Dia das Mães

Acabamos de falar na importância da exclusividade para os consumidores, então, que tal oferecer aos seus clientes a possibilidade de personalizar produtos ou brindes para dar de presente para as mães? Essa é uma ótima forma de aumentar as vendas e o ticket médio dos clientes do supermercado nesse período.

Você pode, por exemplo, oferecer algum item personalizado nas compras acima de um determinado valor. Claro que esse valor vai depender de qual será esse brinde, por isso é necessário conferir como anda a saúde financeira do supermercado e qual é o orçamento para a data, desta forma você saberá exatamente quanto poderá investir nessa ideia.

Vale ressaltar que é preciso ser criativo com relação a qual item será personalizado. Um item relativamente simples e que muitas pessoas gostam são as canecas, já que elas podem ser facilmente personalizadas com frases e fotos. O importante é que o cliente escolha o que vai ser estampado na caneca, já que ela poderá ser parte do presente do Dia das Mães.

Outra opção de personalização é montar uma cesta de produtos, como as cestas de café de manhã. Essa é uma ideia de presente que agrada a muitas pessoas, tanto para quem dá o presente, quanto para quem recebe. E, para o cliente que estiver montando a cesta, pode ser bastante cômodo, já que ele pode preparar a cesta enquanto faz as compras para casa.

6. Aproveite o Dia das Mães no supermercado para fazer sorteios

De forma muito semelhante aos itens personalizados, os sorteios também costumam atrair um grande número de pessoas. Você poderá escolher uma grande diversidade de produtos para serem sorteados, tais como: 

  • Vale compras, seja no supermercado ou na loja virtual;
  • Almoços em restaurantes;
  • Eletrodomésticos;
  • Cestas de produtos;
  • Massagens;
  • Tratamentos estéticos em salões de beleza, dentre muitos outros.

Aqui vai uma dica importante: escolha bem o que será sorteado. Isso deve ser feito com base nas preferências dos consumidores, nas tendências do mercado, e no que o seu financeiro pode pagar. Fazer sorteios gastando mais do que você pode é um grande erro.

Outro ponto importante para essa ação funcionar é deixar claro quais são as regras para que o cliente participe do sorteio. Assim, ele entrará no supermercado sabendo o que precisa fazer para conseguir concorrer ao prêmio. 

7. Ofereça cestas de presentes

Como nós já falamos anteriormente, é comum em datas comemorativas que as pessoas presenteiam quem elas amam com cestas de presentes. Por isso, essa pode ser uma ideia que você poderá aplicar no seu supermercado no Dia das Mães.

Antes, falamos da possibilidade do cliente criar as próprias cestas, personalizando o presente. Mas que tal deixar as compras ainda mais fáceis e você mesmo criar algumas dessas cestas. Deixando algumas opções prontas, e o cliente apenas precisa escolher aquela que mais lhe agrada em termos de conteúdo e de preço. 

Ainda, para que essa ideia faça sentido e realmente seja atraente para os clientes, você poderá oferecer desconto para os clientes que optarem por adquirir a cesta. Por exemplo, o valor da cesta poderá ser até 15% mais barato do que se o cliente comprasse todos os produtos separadamente e montasse a cesta por conta própria.

Sem falar que, nesta ideia para o Dia das Mães no supermercado, mesmo que as cestas não sejam vendidas, é possível desmontá-las e colocar cada produto de volta nas prateleiras. Ou então, se o sucesso for grande, é só montar novas cestas.

8. Revolucione a experiência do cliente

Como falamos no início deste artigo, apesar do Dia das Mães ser uma data do varejo utilizada para aumentar o faturamento, você também poderá trabalhar para fidelizar os clientes. Isso pode ser feito através da implementação de algumas estratégias do marketing sensorial.

Essas ações têm como principal objetivo criar uma atmosfera agradável na loja através de estímulos aos cinco sentidos humanos. Quando você consegue fazer isso com sucesso, o cliente se sente mais confortável no supermercado e consequentemente, não percebe o tempo passar, permanecendo na loja por mais tempo. 

Além disso, as chances dele lembrar da sua marca aumentam consideravelmente, já que ele associa esses momentos como bons.  Existem diferentes formas de implementação dessas estratégias no seu supermercado, tais como:

  • Degustação de produtos: Você deixa o cliente mais aberto a experimentar novas marcas e mais propenso a comprar o item degustado;
  • Rádio personalizada: através dela você consegue criar uma identidade musical para a sua marca, permitindo que os clientes se identifiquem com as músicas. Além disso, a rádio também pode ser utilizada para fazer anúncios personalizados das ofertas e promoções, regras de sorteios e propaganda do supermercado e muitos outros. Confira mais sobre essa estratégia no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio;
  • Iluminação: auxilia a criar uma atmosfera mais agradável no supermercado ou mesmo a destacar produtos que sejam importantes para o período;
  • Organização das prateleiras: facilita a jornada de compras do cliente, já que ele consegue encontrar o que procura, sem grandes problemas. Vale a pena mencionar que a boa identificação visual dos produtos, com cartazes e etiquetas também podem fazer uma grande diferença.

9. Não se esqueça do atendimento ao cliente

Uma coisa é certa, se você é um varejista, independente do ramo de atividade, não pode esquecer que oferecer um bom atendimento ao cliente é primordial. Ou seja, é preciso estar atento ao que o cliente precisa, tratá-lo com educação, e ser proativo para resolver qualquer problema que surja.

Pensando assim, fazer isso em um supermercado pode ser bastante desafiador. Isso porque, na grande maioria das vezes, a única pessoa com quem o cliente tem contato é o operador de caixa. Por isso, é essencial que ele seja bem treinado para oferecer esse atendimento, não apenas no Dia das Mães, mas sempre.

Entretanto, você precisa lembrar que todos os canais de atendimento do supermercado são uma oportunidade de fidelização do consumidor. Por isso, dê uma atenção especial a eles também. Seja na hora de responder os comentários dos seguidores nas redes sociais, quando o consumidor ligar no supermercado para tirar dúvidas, por e-mail, ou apenas quando for tirar alguma dúvida com o segurança ou repositor.

O ideal é que todos os seus funcionários sejam treinados para oferecer um bom atendimento ao público. Para mais dicas, confira Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

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