Por Nayara Santos em 10.01.2022

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso. 

Isso acontece porque quando o empresário possui informações de como o negócio está indo e quais rumos ele poderá seguir, as decisões gerenciais podem ser tomadas de forma mais assertiva. Ou seja, quando ele conhece e entende quais podem ser os diferentes resultados diante de diferentes cenários, ele saberá qual é o melhor caminho para o seu empreendimento. 

Por isso, se você ainda não tem um plano de negócio, não sabe o que é ou mesmo se estiver precisando revisar o seu, esse artigo irá te ajudar. Nele vamos explicar o que é um plano de negócio, porque ele é importante para a sua empresa e como você pode elaborar o plano de negócios para o seu supermercado. Confira!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócio é um documento elaborado pelos empreendedores que descreve quais são os objetivos daquele empreendimento, e quais medidas e ações devem ser adotadas para alcançá-los. Além disso, ele também permite que possíveis erros e potenciais dificuldades sejam previstas. Desta forma, o risco e as incertezas são reduzidos ou até mesmo evitados. 

Vale destacar que o plano de negócio é elaborado com base em pesquisas e análises de mercado, sendo muito mais do que ideias, desejos ou especulações. Através dessas análises é possível entender se um negócio é ou não viável.

Por que ter um plano de negócios?

Muitos empreendedores ainda subestimam o plano de negócio, e começam um novo empreendimento sem fazer nenhum planejamento. O que é um grande erro, já que o plano de negócios funciona como uma espécie de bússola para o empreendedor. Mostrando qual direção deverá ser seguida para alcançar aqueles objetivos.

Sem isso, o empreendedor pode ficar perdido, não saber o que precisará ser feito para fazer com que o negócio cresça e prospere. Ou mesmo sem saber como agir diante de problemas ou quais investimentos devem ser priorizados. Dentre as principais vantagens do plano de negócios, podemos citar:

  • Manter objetivos e informações alinhadas entre os sócios;
  • Conhecer cenários favoráveis e desfavoráveis ao negócio e saber como agir diante de cada um deles;
  • Aumentar as chances de conseguir financiamento, já que os riscos do negócio estarão reduzidos;
  • Redução de riscos;
  • Servir como base sólida para o crescimento da empresa.

Como montar um plano de negócios para supermercado

Um plano de negócios para supermercado trará muitos benefícios para os empreendedores. O ideal é que ele seja o primeiro passo a ser dado quando há a intenção de iniciar um novo empreendimento. Entretanto, essa não é a realidade para a maioria das empresas do varejo.


Por isso, não importa se o seu supermercado já está funcionando e você não fez um plano de negócios. Você pode começar a preparar o seu agora mesmo com as dicas que daremos a seguir. Esse será um processo que irá te auxiliar a identificar quais os principais pontos que podem ser melhorados e fazer com que a sua empresa prospere. A seguir daremos o passo-a-passo de como elaborar o seu plano de negócios.

1. Sumário executivo

Esse é o primeiro passo para ter um plano de negócio para supermercado. Ele consiste basicamente em um resumo do que o plano terá. De modo geral, o sumário executivo deve conter:

  • Descrição do supermercado: qual tipo de produtos serão comercializados e quais serviços serão prestados;
  • Diferencial da marca: como a sua marca se destaca da concorrência no setor supermercadista;
  • Missão: motivo pelo qual o supermercado existe, qual papel ele irá desempenhar no nicho que ocupa e na sociedade;
  • Perfil dos envolvidos: sócios, empreendedores e funcionários devem ter o seu perfil estabelecido. Isso dará um direcionamento para a contratação de pessoas e quando estiver buscando por parceiros;
  • Perfil dos clientes: qual será o público-alvo do supermercado;
  • Localização: endereço em que a loja irá funcionar, incluir também possíveis filiais;
  • Investimento: quanto dinheiro será utilizado para montar o supermercado;
  • Forma jurídica: empreendedor individual, autônomo, microempreendedor, empresário individual, sociedade (empresária ou simples);
  • Enquadramento tributário: simples nacional, lucro real ou lucro presumido.

Apesar deste ser o primeiro item do seu plano de negócio, ele pode ser um dos últimos a ser preparado. Isso porque você vai precisar das informações de outras etapas do processo. Entretanto, a recomendação é que você, pelo menos, estabeleça a missão da empresa nessa etapa.

2. Analisando o mercado

O próximo passo para montar um plano de negócios para supermercado é fazer uma análise detalhada do mercado para saber quem são os seus clientes, os fornecedores e os concorrentes. Ou seja, você precisará conhecer quais são os players do mercado.

Saber exatamente qual será o seu público-alvo, ou seja, os seus clientes, é fundamental. Afinal de contas, é com base nessa informação que você definirá quais serão as estratégias e ações de marketing utilizadas. Já que diferentes públicos exigem diferentes estratégias.

Conhecer a concorrência permite que você elabore estratégias diferenciadas e que não estão sendo utilizadas pelos concorrentes. Na hora de analisar a concorrência observe quais os preços, como é o atendimento prestado, o layout do supermercado, as estratégias de marketing adotadas, horário de funcionamento, formas de pagamento, dentre outros.

É através dessas informações que você poderá se planejar para conseguir se diferenciar da concorrência e conseguir se destacar, fazendo com que você seja a primeira opção dos clientes. Vale mencionar que essa etapa também está relacionada à elaboração do nome do mercado, do logo e das cores que serão utilizadas. Afinal de contas, você não vai querer que o seu negócio seja confundido com a concorrência.

Já os fornecedores, é fundamental estabelecer um bom contato com eles, conhecer quais são os produtos que eles poderão oferecer, quais as condições de pagamento e prazos de entrega. Desta forma será possível fazer o planejamento financeiro, encontrar qual fornecedor será capaz de atender às necessidades do supermercado e também procurar mais de um fornecedor para os produtos que serão comercializados.

3. Preparando o plano de marketing

Agora que você já conhece a concorrência e os seus fornecedores, chegou o momento de preparar o plano de marketing do supermercado. Essa etapa do plano de negócio é extremamente importante, já que é ela que irá permitir que você divulgue o supermercado e torne a sua marca conhecida. Além disso, o plano de marketing também será o responsável por se comunicar diretamente com os seus clientes, permitindo que eles se identifiquem com a sua marca.

Esse é o momento de descrever em detalhes todos os serviços e produtos que serão oferecidos pelo supermercado. Os tipos de sacolas e outras embalagens fornecidas pelo supermercado também devem ser incluídas nesta descrição, já que elas podem ser utilizadas para a divulgação da sua marca.

Em seguida, é preciso descrever como será feita a precificação. Por exemplo, se o seu supermercado oferecer uma grande diversidade de serviços que agreguem mais valor aos produtos, então os preços poderão ser mais altos, como no caso de um supermercado gourmet. 

As estratégias promocionais também devem ser pensadas nessa etapa do plano de negócios para supermercado. Será preciso definir quais serão as mídias utilizadas, como rádio, televisão, encartes de supermercado, descontos, programa de fidelidade, sorteios, rádio interna personalizada, marketing digital, dentre outros. Lembre-se que dependendo do objetivo (atrair ou fidelizar clientes) as estratégias devem ser diferentes.

Esse também é o momento de definir quais serão os canais utilizados para a comercialização de produtos. Ou seja, o supermercado terá apenas lojas físicas, se as vendas serão feitas através de aplicativos, ou ainda se haverá um site para e-commerce.

4. Preparando o plano operacional

Dentro do plano de negócios para supermercado, definir qual será o plano operacional inclui descrever como o negócio vai funcionar. Ou seja, é a parte em que você precisará analisar diversos aspectos práticos do funcionamento do negócio.

O plano operacional inclui a localização do supermercado e como será o layout da loja, lembre-se que esse é um poderoso aliado para proporcionar uma boa experiência do cliente. É durante essa etapa que o empreendedor deverá determinar qual será a capacidade de atendimento do supermercado, ou seja, quantos clientes ele conseguirá atender no dia, semana e/ou mês. Essa análise é especialmente importante no caso de prestação de serviços, como delivery, por exemplo.

Ainda, é no plano operacional que o dono do supermercado precisará determinar qual será o número de funcionários necessários para fazer o negócio funcionar. Será preciso determinar para quais serão os cargos (repositor, operadores de caixa, auxiliar administrativo, gerente, seguranças, dentre outros), quais as tarefas que as pessoas nestes cargos deverão desempenhar, e qual a formação técnica e as habilidades que essas pessoas devem ter.

5. Definindo o planejamento financeiro

O próximo passo para montar o plano de negócios para supermercado é fazer o planejamento financeiro. Isso inclui determinar qual será o total em:

  • Investimento fixo: aquele valor necessário para adquirir todos os bens para o supermercado, tais como equipamentos, mobiliário, ferramentas, veículos;
  • Capital de giro: montante necessário para fazer o supermercado funcionar, que será utilizado para pagamento de funcionários, fornecedores e contratar serviços. Esse dinheiro deve ser de fácil acesso, ou seja, permitir movimentações sempre que você precisar. Vale lembrar que o estoque também deverá entrar nessa conta. Com isso, você será capaz de determinar qual é o valor mínimo que você deverá ter em caixa;
  • Investimentos pré-operacionais: são aqueles utilizados para reformar o local em que o supermercado será montado. Incluem gastos com pinturas, revisões e instalações elétricas, troca de piso e azulejos.

Somente depois que todos esses gastos foram levantados é que você conseguirá ter um valor total do investimento necessário para o supermercado. Vale lembrar que esses valores são apenas estimativas de gastos. Portanto, é importante que você também tenha uma reserva de emergência.

É importante que você também faça uma estimativa de lucros. Claro que sem abrir o supermercado isso pode ser bastante difícil, mas não é impossível. Você pode multiplicar o valor de venda dos produtos pelo número esperado de unidades que serão vendidas. Claro que essas estimativas deverão ser ajustadas posteriormente, mas para o planejamento inicial é fundamental saber quais as expectativas de lucro do supermercado.

6. Avaliação final do plano de negócios

O último passo na elaboração de um plano de negócios para supermercado é a avaliação final do que foi criado. É nesta etapa que você deverá fazer uma análise objetiva e clara do que o empreendimento realmente será.

Uma excelente forma de se fazer isso é através da análise SWOT. Essa análise serve para identificar as forças (do inglês strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Em português, essa análise também é conhecida como FOFA.

Identificando as fraquezas, você conseguirá se planejar para melhorá-las e até mesmo saná-las ao longo do tempo. Lembre-se que nem todo negócio inicia de forma perfeita, isso é o trabalho de anos de dedicação. Identificar as forças, permitirá que você foque nelas para divulgar os seus diferenciais para os clientes. Conhecendo as ameaças você poderá se preparar para os mais diferentes cenários que poderão surgir ao longo da sua jornada como empreendedor. 

E por último, mas não menos importante, permitirá que você consiga identificar oportunidades de crescimento e de investimento para fazer o negócio crescer e prosperar. Por exemplo, às vezes é mais interessante investir uma fração maior do lucro para conseguir prestar um serviço ou resolver uma fraqueza do que ter um lucro maior. Por isso, todos os cenários devem ser cuidadosamente analisados.

Plano de negócios de supermercado: dicas finais

Seguindo todos os passos acima, você vai conseguir abrir o seu supermercado. Entretanto, se manter em destaque e conquistar clientes fiéis exige alguns cuidados extra. A seguir falaremos de dois deles.

Mudanças no comportamento do consumidor

A primeira tarefa que você terá como gestor é acompanhar as tendências do mercado e as mudanças no comportamento do consumidor. Essas mudanças ocorrem naturalmente, afinal, novos produtos são lançados, novos concorrentes surgem e a sociedade muda com o tempo.

Um bom exemplo disso foi o que ocorreu com a pandemia. Durante o período em que as pessoas não podiam sair de casa devido ao lockdown, as compras via e-commerce aumentaram significativamente. Isso fez com que as empresas precisassem se adaptar e começar a vender online. Empresas que fizeram isso mais rapidamente ou que já ofereciam esse serviço, saíram na frente. 

Portanto, acompanhar essas mudanças é essencial para a sobrevivência do seu supermercado. Desta forma, você consegue se manter atualizado e seguir as tendência do setor. No nosso e-book Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes? você encontra todas as dicas para conseguir se destacar.

Encontrando um diferencial

Outro ponto importantíssimo para conseguir ter sucesso é encontrar um diferencial para o supermercado. Por isso, a nossa dica para o plano de negócios para supermercado é dar uma atenção especial a esse tópico. Quando estiver fazendo a pesquisa de mercado para entender quem são os principais players, tente entender o diferencial que cada uma das marcas oferece.

Você pode se destacar através da realização de ações sociais, implementação de um plano sustentável ou até mesmo em oferecer uma experiência de compras diferenciada. Seja com um bom atendimento, com utilização de tecnologia de ponta ou com a implementação de uma rádio personalizada, o importante é mostrar ao cliente que ele é a peça principal nessa engrenagem.

Ou seja, sempre que você investe em oferecer a melhor experiência para o cliente você colherá bons frutos. Seja pela fidelização do cliente, pelo aumento do tempo de permanência no supermercado ou pelo aumento das vendas. Isso pode ser feito utilizando-se estratégias de marketing sensorial, como a rádio personalizada com uma playlist exclusiva.

Além disso, você também pode oferecer um programa de fidelidade ou fazer parcerias com empresas de cashback. Todas essas ações chamam a atenção do cliente, que vê vantagens em se relacionar com a sua marca.

Atualmente, os clientes buscam mais do que produtos baratos e de qualidade, eles querem também ser tratados com exclusividade e atenção. Quer saber como desenvolver estratégias certeiras para encantar o cliente? Confira o nosso e-book gratuito Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa.

Vale a pena mencionar que o bom planejamento de como essas ações serão feitas e em quais momentos podem fazer uma grande diferença. O ideal é que você combine ações para atrair e fidelizar clientes, assim, você aumenta as chances de conquistá-los quando eles forem ao seu supermercado.

Neste artigo você conheceu o passo-a-passo para montar um plano de negócios para supermercado e como fazer a sua empresa se destacar. Ele permitirá que você conduza o seu negócio com uma base sólida, sem perder boas oportunidades de crescimento.

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