Por Nayara Santos em 06.10.2023

Melhor sistema para supermercado: veja qual sistema não pode faltar no seu negócio

Por Nayara Santos em 06.10.2023

A gestão de um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Muitas delas podem até não ser complexas, entretanto, elas requerem muita atenção e podem acabar ocupando o seu tempo.

Os sistemas de automação são essenciais para quem quer usar melhor o tempo para se aprimorar, criar estratégias de marketing, ou mesmo trazer novidades para o seu negócio. Além disso, em alguns deles é possível integrar diferentes áreas, o que facilita muito diferentes tipos de controle, como o de estoque, por exemplo.

Para te ajudar a entender a importância e o porquê de utilizar sistemas de automação para supermercado, preparamos este artigo. Além disso, também daremos dicas de quais sistemas você deve ter no seu negócio. Boa leitura!

Sistemas de automação para supermercados: porque utilizar

Quando você possui um sistema de automação para supermercado é possível atribuir determinadas tarefas para esses sistemas ao invés de utilizar funcionários para isso. O resultado é que a tarefa será executada mais rapidamente, reduzindo também as chances de erro.

Além disso, a implementação desses sistemas também implicará na redução de custos e prevenção de perdas. Isso porque o controle de estoque é facilitado, a remarcação de preços é automática, o balanço financeiro é rápido, dentre outros.

Vantagens 

Como são muitos os benefícios da implementação de sistemas de automação em supermercados. Os principais deles são:

  • Redução de erros: com os sistemas os processos do supermercado ficam interligados, reduzindo erros. Por exemplo, desde a entrada da mercadoria no estoque, saída para as prateleiras e depois a venda final são automáticos. Até mesmo a precificação de produtos pode ser feita automaticamente, evitando erros de cálculos e prejuízos;
  • Integração: como os sistemas podem ser interligados, os processos são realizados de forma mais rápida e menos burocrática. A emissão de notas fiscais e balanços financeiros podem ser feitos com poucos cliques, sem precisar gastar muito tempo para isso;
  • Maior controle dos processos: muitos sistemas para supermercados são capazes de gerar relatórios automaticamente. Desta forma, você consegue acompanhar como está o andamento de cada uma das áreas do seu negócio, permitindo melhorar as que não estão indo muito bem;
  • Maior produtividade e lucratividade: esse é, na verdade, o resultado dos itens mencionados anteriormente. Com processos mais rápidos e mais precisos, será possível produzir mais, investindo tempo para que a sua empresa cresça e prospere. 

O que avaliar ao escolher o sistema para supermercado?

Dentro de um supermercado, existem diferentes processos que podem utilizar sistemas, tais como: atendimento ao cliente, logística, marketing, vendas e controles no geral (estoque, vendas, lista de clientes, lista de fornecedores, etc).


Por isso, o mercado de sistemas de automação para supermercados possui muitas opções. Escolher a melhor nem sempre é fácil, por isso, neste tópico, daremos algumas dicas do que você deverá avaliar para escolher o sistema ideal para o seu supermercado.

1. Conheça as suas necessidades

O primeiro passo para conseguir escolher o melhor sistema para supermercado é saber exatamente qual problema você vai querer resolver com ele. Os problemas mais comuns são:

  • Reduzir erro humano;
  • Reduzir as fraudes nos setores de compra e de vendas;
  • Aumentar a produtividade;
  • Ter maior segurança na transmissão interna de informações;
  • Melhorar atendimento ao cliente;
  • Otimizar o controle de estoque;
  • Melhorar o controle financeiro;
  • Maior segurança na tomada de decisões.

Somente quando você conhece as suas limitações e sabe o que precisa ser melhorado no seu negócio é que as melhores decisões gerenciais podem ser tomadas. Além disso, é fundamental ter em mente que dificilmente você vai encontrar um sistema que atenda a todas as suas necessidades.

Por isso, saiba qual processo requer maior atenção e deve ser priorizado na hora de adquirir um sistema para supermercado. Vale lembrar que sistemas mais completos também são mais complexos e requerem maior treinamento da sua equipe e tempo de ajuste.

2. Procure empresas especializadas

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, por isso, ao adquirir um software de automação para supermercado escolha aqueles que entendam como um supermercado funciona. Ainda, empresas especializadas tendem a ter novidades e desenvolver soluções que sejam voltadas exclusivamente para o segmento do mercado que elas atendem.

No caso dos supermercados, podemos citar as particularidades de cadastro de produtos e controle de estoque. Inúmeras informações devem ser incluídas na descrição dos produtos para que o sistema seja confiável e funcione adequadamente. Por isso, dê preferência para as empresas especializadas. No próximo tópico daremos algumas opções.

3. Verifique a estrutura necessária para utilizar o sistema

Outro importante ponto de deve ser avaliado na hora de adquirir um sistema para supermercado é a estrutura necessária para que ele funcione adequadamente. Claro que essa estrutura pode ser diferente para cada sistema, entretanto, é essencial saber exatamente o que você precisará providenciar.

Por exemplo, mercadinhos de bairro podem ter um sistema local, com um servidor, sem necessidade de acesso à internet para funcionar. Por outro lado, se você possuir uma loja maior, pode ser que os dados sejam armazenados em nuvem e se você tiver qualquer problema com a internet, o sistema pode deixar de funcionar e a sua loja irá parar.

Outra característica importantíssima que um sistema para supermercado deve ter é permitir que promoções sejam criadas. Afinal de contas, essa é uma prática muito comum neste ramo do varejo, e se o sistema apresentar problemas ou dificultar a rotina de promoções, ele não irá tornar o seu dia a dia mais fácil.

Também será importante verificar como será feito o backup de informações, com que frequência e se o sistema requer alguma estrutura específica para isso, tais como servidores, computadores, internet, dentre outros. Conhecer essas exigências é a melhor forma de se prevenir contra possíveis imprevistos.

4. Fique de olho na legislação

O sistema tributário brasileiro é capaz de tirar o sono de qualquer investidor. Com tamanha complexidade e diferentes tributações dependendo do produto e do regime tributário que a sua empresa se enquadra, é importante escolher um sistema que te auxilie a atender à legislação.

Por isso, é importante escolher um sistema que esteja integrado e faça validações tributárias dos produtos cadastrados. Desta forma, você evitará retrabalhos e até mesmo possíveis problemas com a Receita Federal na hora de efetuar o pagamento de impostos.

5. Planeje a implantação

O planejamento da implantação de um sistema de automação para supermercado também deve ser avaliado no momento da sua aquisição. Alguns sistemas podem ser particularmente complexos de serem implementados, principalmente se você optar por pacotes mais completos.

Lembre-se também que os seus colaboradores deverão ser treinados para utilizarem o sistema e que vai levar algum tempo até que todos tenham domínio total do funcionamento. Por isso, uma das dicas é designar alguns colaboradores para acompanharem o processo de implantação mais de perto, podendo até mesmo auxiliar os demais membros da sua equipe.

Certifique-se que a fornecedora do sistema seja capaz de oferecer suporte técnico e serviço de atendimento ao consumidor. Afinal de contas, nos primeiros dias ou semanas de uso, podem surgir imprevistos e dúvidas que precisam ser sanados rapidamente.

6. Verifique a integração dos sistemas

Caso você já tenha algum sistema em funcionamento no seu supermercado, é importantíssimo que você verifique se é possível integrar o antigo com o sistema novo. Ter dois sistemas que “não conversam” pode resultar em retrabalhos e muita dor de cabeça.

Ainda, se você possui uma loja online ou um aplicativo, também é importante que essas plataformas estejam integradas com a sua loja física. Assim, você conseguirá melhorar a experiência de compra do cliente, oferecendo a ele uma experiência de omnichannel, sem falar que tornará a sua gestão mais eficiente e mais fácil.

7. Emissão de relatório gerenciais

Os relatórios gerenciais são documentos essenciais para se ter uma boa gestão em supermercados. São eles que irão guiar o gestor na tomada de decisões, na elaboração de promoções, planejamento de compras, e de estratégias de marketing. Por isso, verifique se o sistema é capaz de emitir esses relatórios e quais são eles.

8. Avalie o fornecedor

A nossa última dica do que avaliar antes de adquirir um sistema de supermercado está relacionada a escolha do fornecedor. É natural que as empresas queiram mostrar o produto que elas vendem como o melhor do mercado, entretanto, nem sempre isso é verdade.

Por isso, procure conversar com outros gestores e empresários que já trabalham com o sistema. Desta forma você conseguirá a verdade sobre o funcionamento, as facilidades e as dificuldades sobre o uso do sistema que você pretende adquirir. Assim, quando estiver avaliando a compra de um sistema pergunte ao fornecedor se é possível conhecer e conversar com algum cliente que já utiliza o sistema

Melhores sistemas de automação para supermercado

Como há uma grande diversidade de fornecedores de sistemas de automação para supermercados, as empresas estão focadas em oferecer produtos com diferentes funções em seus softwares ou módulos para cada uma das tarefas. Desta forma, a integração entre os diferentes processos foi facilitada. Por isso a importância de fazer testes e comparar diferentes fornecedores para ter certeza de que você está escolhendo o melhor.

A seguir, falaremos um pouco sobre esses diferentes sistemas e para que eles podem ser utilizados.

Logus Retail

A Logus Retail oferece diferentes módulos que podem atender o seu supermercado como um todo ou apenas parte dos processos. Portanto, é possível tanto adquirir somente os módulos que desejar, como o software completo, os módulos são:

  • Inteligência de Negócios (BI): esse módulo faz a elaboração de relatórios de desempenho, permitindo fazer a comparação entre períodos, grupos e marcas de produtos, e fornecedores;
  • Comercial: para controle de pedidos de compras, gestão de contratos, indenizações. Importante para auxiliar no processo de compras de produtos;
  • Logus PDV: indicado para ser utilizado no PDV do seu supermercado;
  • Controle e Operação: para gestão financeira (contas a pagar e a receber), comercial (compras e recebimento de produtos), operacional (inventários, abastecimento e frente de loja).

Gestão Click

Outro sistema que pode ser utilizado no supermercado é o da Gestão Click. Neste caso, você faz uma assinatura, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Você também poderá escolher entre o tipo de assinatura, que incluirá diferentes pacotes de serviços. Os pacotes são controle financeiro, controle de estoque, controle de orçamento, vendas e controle de cotação de compras.

Além disso, também é possível incluir diferentes perfis para a utilização do sistema. Por exemplo, cada funcionário que utilizar o sistema poderá ter um login e você será capaz de controlar o que cada perfil poderá acessar ou alterar no sistema.

Outra importante característica, é que esse sistema é 100% online, ou seja, você consegue acessá-lo a qualquer momento, e em qualquer lugar, para isso basta ter acesso à internet.

Supermarket, a rádio interna do seu supermercado

Os sistemas de automações também podem te ajudar a oferecer uma melhor experiência de compras para os consumidores. E um deles é o Supermarket, a rádio indoor do seu supermercado. 

Desenvolvido pela Listenx, pioneira em music branding no país e que há mais de 20 anos vêm atendendo clientes e ajudando eles a terem uma identidade sonora. A rádio oferece vantagens significativas para supermercados, incluindo a capacidade de criar conexões genuínas com os clientes por meio da música ambiente

Além disso, quando a trilha sonora combina com a sua marca, ela reforça a identidade tornando a loja mais acolhedora e com um ambiente de compras único. Ou seja, os consumidores aumentam o tempo de permanência dos clientes, proporcionando mais oportunidades de vendas.

Mas, provavelmente, uma das maiores vantagens de ter uma rádio indoor é a possibilidade de veicular anúncios estratégicos durante a programação musical, informando os clientes sobre promoções e produtos em destaque. 

Quer se destacar da concorrência? Então não deixe de conferir todos os benefícios que a rádio indoor pode trazer para o seu supermercado. Faça o download agora mesmo, esse material é gratuito!

Lexos

Outro dos melhores sistemas para supermercado é o Lexos. A empresa garante um sistema de automação de caixa que seja rápido e intuitivo, a possibilidade de fazer alteração de preços em massa e uma melhor gestão financeira. 

Ainda, se você oferece a opção de omnichannel para os seus clientes (integração entre diferentes plataformas, como, por exemplo, possibilidade de fazer compras online, retirar na loja, ou compras na loja e entrega em casa), essa pode ser uma boa opção de sistema para o seu supermercado.

NEX

O NEX é uma excelente opção de sistema de automação que é exclusivamente voltado para o varejo. Através dele é possível controlar praticamente todos os processos de podem ser automatizados em um supermercado.

Com ele é possível acessar todas as informações remotamente, ou seja, você não precisa estar no supermercado para ver o que está acontecendo. Entretanto, ele também é capaz de funcionar off-line. Ou seja, se acontecer qualquer problema com a sua internet o seu supermercado não para.

CISSLive

O CISSLive é um sistema ERP completo com todas as funcionalidades inerentes a operação e administração de um supermercado: compras, cadastros, estoque, vendas, promoções, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, controladoria contábil, fiscal e análises gerenciais, como o DRE.

Um dos seus grandes diferenciais é o funcionamento na nuvem — o acesso às suas funcionalidades é feito através da internet, sem a necessidade de instalação e servidores complexos —, o que traz flexibilidade para acessar dados e executar tarefas de qualquer lugar.

Além disso, ele é desenvolvido pela CISS, uma das principais empresas brasileiras de desenvolvimento de software e automação para supermercados.

Asana

Se você enfrenta desafios na gestão da sua equipe e na organização das tarefas em seu supermercado, considere o Asana como uma valiosa opção. Afinal, manter uma equipe sólida é um dos primeiros passos para assegurar o bom funcionamento de um supermercado e garantir a satisfação dos clientes.

De modo geral, o Asana permite que você:

  • Crie cronogramas de trabalho: ajudando na distribuição de tarefas, no acompanhamento de prazos e na garantia de que todas as atividades sejam concluídas no tempo certo. Isso pode ser feito também com a criação de metas e das tarefas necessárias para alcançá-las;
  • Gerenciamento de Relatórios: o acompanhamento de métricas e resultados é fundamental para entender como anda o desempenho do supermercado. Este softwares é capaz de fornecer informações valiosas para tomada de decisões baseadas em dados;
  • Calendário de ações e eventos: no setor supermercadista, planejamento para ação ao longo do ano é essencial. Neste caso, o Asana te ajuda a planejar e acompanhar ações e eventos em diferentes períodos. Isso é especialmente útil para coordenar promoções, eventos sazonais e outras atividades relacionadas às operações do supermercado.

Zoho

O Zoho é um daqueles sistemas que podem te ajudar a automatizar os processos do supermercado, tornando a rotina administrativa muito mais fácil. Oferecendo um conjunto abrangente de softwares e soluções, o Zoho simplifica diversos processos e contribui para a eficiência geral dos negócios.

Aqui estão alguns dos aplicativos de destaque oferecidos pelo Zoho que você pode pode utilizar no supermercado:

  • Zoho Social: te ajuda a gerenciar as redes sociais do supermercado, permitindo agendar as publicações para aqueles horários em que o seu público-alvo está mais ativo. Você também terá acesso a um painel de monitoramento que te ajudará a interagir em tempo real com os consumidores, dentre outros;
  • Zoho Mail: solução de e-mail corporativo segura para sua empresa. Com recursos de criptografia e garantia de privacidade, você pode contar com a confiabilidade e a segurança necessárias para suas comunicações;
  • Zoho Desk: projetado para ajudar a oferecer uma experiência omnichannel completa aos seus clientes. Com o Zoho Desk, você pode atender às necessidades dos clientes em diferentes canais, proporcionando um atendimento integrado e eficaz;
  • Zoho Marketing Automation: é uma abrangente solução de automação de marketing com funcionalidades multicanal que simplificam a comunicação e ajudam a gerar leads qualificados para vendas.

Além desses aplicativos, o Zoho também disponibiliza uma variedade de outras soluções, incluindo uma plataforma unificada para a gestão de finanças, marketing e recursos humanos. Com a possibilidade de centralização das operações, é possível melhorar a eficiência em diversas áreas do seu supermercado, garantindo um serviço de alta qualidade para seus clientes.

Notion

Funcionando de modo bastante semelhante ao Asana, o Notion é uma plataforma online que te ajuda a fazer o gerenciamento da sua equipe, do seu negócio e até mesmo da sua vida pessoal. Tudo funciona online e você poderá ter acesso de qualquer dispositivo, basta fazer o download do aplicativo.

Outro ponto positivo é que ele permite a criação de espaços de trabalho personalizados para diferentes times. Desta forma, você e os demais gestores do supermercado terão a possibilidade de acompanhar os diferentes processos e tarefas.

Seguindo as tendências e novidades para supermercado, o Notion ainda disponibiliza uma ferramenta de inteligência artificial, que te ajuda a fazer brainstorming e a resumir informações em relatório e documentos.

Pricefy

Já pensou em ter uma plataforma que simplifique a criação de cartazes de anúncios e etiquetas de preços, economizando tempo? Ou seja, você teria mais tempo para se concentrar em estratégias cruciais para seus negócios.

A Pricefy se destaca como uma plataforma online especialmente projetada para criar cartazes e etiquetas que aprimoram a experiência de compra dos clientes. Com uma série de recursos valiosos, essa solução oferece inúmeras vantagens para os varejistas.

A primeira delas é a possibilidade de padronização, ou seja, fica mais fácil manter a consistência em todos os materiais visuais produzidos, reforçando a identidade visual do supermercado. Isso sem falar na possibilidade de integração com planilhas, o que torna a gestão de dados muito mais eficiente, reduzindo as chances de erros.

Vale a pena dizer que a Pricefy oferece planos para que você gaste apenas aquilo que o seu supermercado precisa. Ou seja, pode fazer um plano que caiba no seu bolso. Esses planos variam conforme o número de impressões por mês, quantidade disponível de modelos e integração com outras plataformas.

Otimize seu tempo, tenha uma rádio completa no seu supermercado

Sabemos que o dia a dia de um dono de supermercado é bem corrido e agitado. Mas hoje existem serviços que ajudam a otimizar seu tempo e a melhorar os resultados do supermercado.

Um serviço essencial que não pode faltar no seu negócio é uma rádio personalizada e completa para supermercados.

Já imaginou você divulgar todas as suas ofertas de uma maneira muito mais simples, rápida e eficiente?

A Listenplay Supermarket é uma rádio que oferece anúncios de ofertas ilimitados e de forma instantânea, é isso mesmo, basta você digitar o texto da sua promoção que ela começará a tocar dentro do seu supermercado. E ainda você terá acesso a várias playlists, criadas para o perfil dos seus clientes.

Otimize seu tempo, saia na frente dos concorrentes e teste o nosso serviço por 10 dias grátis.

Compartilhe

Você também pode gostar

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Lista de produtos para montar um supermercado: veja quais itens não podem faltar

Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos em…

Por Nayara Santos em 15.02.2023

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Programa de fidelidade para supermercado: veja como fazer em 10 passos

Os programas de fidelidade para supermercado são uma excelente estratégia para conseguir fidelizar os clientes. Afinal de contas, a principal intenção com essa abordagem é fazer com que as pessoas retornem ao supermercado com mais frequência, comprem mais produtos e optem por realizar suas compras sempre no mesmo supermercado.  Para que um programa de fidelidade…

Por Nayara Santos em 15.03.2021

Como aumentar as vendas do supermercado: 14 dicas práticas

Quer aumentar as vendas do supermercado e ganhar mais dinheiro com o seu negócio? Fazer isso é possível, mas exige que você utilize e coloque em prática as estratégias corretas. Afinal, estamos falando de um supermercado, que é o tipo de estabelecimento em que as pessoas compram sempre, mesmo em situações de crise. Foi pensando…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos