Por Nayara Santos em 30.08.2022

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

Por Nayara Santos em 30.08.2022

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado. 

Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre é fácil criar um banner que seja capaz de atrair a atenção dos clientes. Por isso, se você estiver pensando em apostar na estratégia de banner para o seu negócio, mas ainda não conseguiu um bom retorno com ele, pode ser que alguns ajustes sejam necessários. 

Pensando nisso, nós preparamos este artigo com todas as informações necessárias para criar banners atrativos, interessantes e que tragam resultados. Venha com a gente e boa leitura!

Passo a passo para criar o seu banner de supermercado

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing que você vá implementar no seu supermercado, alguns passos são fundamentais. Por exemplo, ter um objetivo claro, saber quem é o seu público, manter a identidade visual da sua marca, dentre outros. A seguir vamos falar em detalhes sobre cada uma das etapas para criar um banner de supermercado atraente.

1. Defina o objetivo

Provavelmente você já deve ter escutado que quando você não sabe onde quer chegar, qualquer destino serve, até não chegar a lugar algum. Por isso, o primeiro passo para ter um bom banner para o seu supermercado é definir o objetivo dele. Veja alguns exemplos de objetivo comuns em campanhas publicitárias de supermercados:

  • Inauguração de loja;
  • Serviço de delivery;
  • Convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade do supermercado;
  • Divulgar o aplicativo ou a loja online;
  • Cuidados que estão sendo tomados para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus;
  • Promoção do dia, por exemplo, segunda-feira do hortifrúti ou sexta-feira do açougue, dentre outros.

Uma vez que você definiu qual é o objetivo, ficará mais fácil de pensar na melhor maneira de transmitir essa informação aos seus clientes e, até mesmo, em como ser criativo fazendo isso.

Anda sem ideias de quais promoções fazer? Então confira o nosso e-book com 20 exemplos de anúncios criativos para divulgar as suas ofertas. Aproveite, é gratuito.

2. Saiba com quem você está falando

Outro ponto importantíssimo na hora de criar o banner do supermercado é saber para quem aquela mensagem precisa ser transmitida. Por exemplo, se você quer aumentar o número de clientes que fazem parte do programa de fidelidade, então você precisa mostrar quais são as vantagens e o que o cliente está perdendo por não participar.

Por outro lado, se o cliente já é membro do programa, então a comunicação deve ser voltada para anúncios de promoções exclusivas e como ele pode aproveitar os pontos ou créditos acumulados.  Além disso, a linguagem utilizada nessa comunicação também é importantíssima e vai depender do seu público-alvo e da identidade que a sua marca possui.

Assim, se o banner de supermercado for feito para divulgar produtos que são destinados para o consumo de crianças, o banner deverá ser bem colorido, conter os personagens que sejam atrativos para a criança e que sejam utilizadas pelas marcas.

3. Defina o tamanho do banner de supermercado

O terceiro passo é definir qual será o tamanho do banner de supermercado que você irá fazer. Essa é uma etapa importante do processo, já que o banner não pode atrapalhar a circulação dos clientes na loja. 

Por isso, o planejamento do seu banner deve incluir os locais onde ele será exibido e a partir daí verificar qual é o tamanho apropriado para cada local. Ou seja, nem muito grande que impeça a circulação de pessoas, e nem muito pequeno que passe despercebido pelos clientes.

4. Escolha das imagens para o banner de supermercado

Um banner não precisa necessariamente ter imagens, muitas vezes, apenas textos são suficientes para se comunicar com o cliente. Entretanto, se você optar por colocá-las, então é importante escolher uma imagem que consiga refletir realmente sobre o que você está falando. 


Por exemplo, se você estiver divulgando o serviço de delivery do supermercado que é feito através do Ifood, colocar a imagem de um caminhão com as compras pode não refletir a realidade. Ainda, se o objetivo for promover a segunda-feira do hortifrúti, então você precisa colocar imagens que mostrem essa seção ou alimentos que façam parte dela.

Além disso, é preciso utilizar imagens de alta qualidade, de preferência que tenham sido feitas por profissionais. Isso ajuda a transmitir a mensagem do supermercado de forma mais profissional, trazendo maior confiança para os clientes.

E não se esqueça de imprimir o banner em um material de boa qualidade, caso contrário, de nada vai adiantar se preocupar com a qualidade da imagem.

5. Fique atento às cores

A escolha das cores certas é uma decisão importantíssima no planejamento do banner de supermercado. Essa escolha deve ser feita não apenas com base nas cores que são mais atrativas, como é o caso do amarelo, vermelho e laranja; mas também pensando na identidade visual do seu supermercado. Por exemplo, se as cores da sua marca forem azul e vermelho e do seu concorrente laranja e verde, provavelmente você vai querer evitar a cor laranja no banner.

As cores também são grandes aliadas para transmitir a mensagem que você quer. Imagine que você está com uma grande promoção de lençol e fronha, e que vai fazer um banner para divulgar essa promoção. Neste caso é recomendado usar cores que transmitam calma, como o azul-marinho. Já para as promoções relâmpago, que o cliente deve aproveitar rápido, o vermelho e o amarelo são as mais indicadas.

6. Logo e tipografia

O cliente precisa ser capaz de reconhecer que o banner que ele está vendo pertence ao seu supermercado. Isso pode ser feito através da inclusão do logo, utilizando a paleta de cores da sua marca (conforme mencionamos acima) e utilizando-se a tipografia da sua marca. 

Desta forma, além de facilitar a identificação do cliente você também está reforçando a sua marca. Basta lembrar de todas as vezes que você viu marcas que tinham logos ou cores parecidas com outras marcas. Isso pode gerar confusão para o cliente, demonstrar falta de originalidade e ainda ter pouco poder de convencimento que o seu supermercado é realmente a melhor escolha.

7. Estipule um padrão

É importante que você estipule um padrão para o banner de supermercado, principalmente se os assuntos forem relacionados. Por exemplo, a promoção do dia da semana (conforme mencionamos acima) faz parte de uma única campanha. Neste caso, você pode manter um certo padrão para o banner, como a posição da imagem e do texto, mas mudar as cores, conforme o dia da semana.

Isso facilita não apenas a criação do banner, mas também a sua utilização nas mídias digitais, que falaremos mais a seguir. Sem falar que também ajuda o cliente a encontrar a informação mais facilmente. Seja dentro do supermercado, no site ou nas redes sociais.

Banner de supermercado: também para o marketing digital

Não importa qual é o ramo do varejo no qual você atua, hoje em dia é impossível manter o seu negócio sem um perfil nas redes sociais, ou um site. Afinal de contas, a busca na internet por referências e informações a respeito de uma loja é toda feita através da internet. 

Entretanto, é fundamental que você divulgue as mesmas promoções e serviços em todas as plataformas de comunicação com o cliente, seja ela física ou digital. Portanto, você pode utilizar os banners criados para o supermercado e publicá-los nas redes sociais, chamando o cliente para a loja. Ou então, essa publicação pode ser feita no site, para que o cliente saiba quais são as novidades do supermercado.

Ainda, os banners também podem ser criados pensando na divulgação do supermercado em outros sites ou em vídeos no YouTube. Ou seja, ele será exibido em anúncios pagos nos sites e para pessoas que estejam dentro do perfil de público-alvo escolhido. Confira o artigo Marketing digital para supermercado: 11 ações para vender mais.

Aqui vai uma última dica: uma parte considerável das buscas na internet são feitas por smartphones e tablets, por isso, não se esqueça de otimizar o seu site para tais dispositivos. Caso contrário, há grandes chances do cliente simplesmente desistir de consultar porque a visualização do site é ruim pelo celular.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro. Uma possível solução para este…

Por Nayara Santos em 02.03.2021

Tendências do setor supermercadista para 2024

No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência. Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

 Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Quanto custa para montar um supermercado pequeno? Descubra agora mesmo

Provavelmente você chegou aqui querendo saber quanto custa para montar um supermercado pequeno, certo? Aliás, conhecer os custos de abrir um negócio é uma das primeiras pesquisas que as pessoas fazem.  Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil ou uma pergunta simples de ser respondida. Portanto, dificilmente haverá uma resposta com números absolutos. Isso…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Black Friday em supermercado: veja como aumentar as vendas

A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo, sendo um período de muitas promoções e com clientes dispostos a gastar. Ao mesmo tempo, eles também estão conferindo promoções em diferentes lojas. Portanto, se você não conseguir se destacar, poderá ter dificuldade para conseguir aumentar as vendas. Com a estratégia certa e um…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos