Por Nayara Santos em 30.08.2022

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

Por Nayara Santos em 30.08.2022

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado. 

Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre é fácil criar um banner que seja capaz de atrair a atenção dos clientes. Por isso, se você estiver pensando em apostar na estratégia de banner para o seu negócio, mas ainda não conseguiu um bom retorno com ele, pode ser que alguns ajustes sejam necessários. 

Pensando nisso, nós preparamos este artigo com todas as informações necessárias para criar banners atrativos, interessantes e que tragam resultados. Venha com a gente e boa leitura!

Passo a passo para criar o seu banner de supermercado

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing que você vá implementar no seu supermercado, alguns passos são fundamentais. Por exemplo, ter um objetivo claro, saber quem é o seu público, manter a identidade visual da sua marca, dentre outros. A seguir vamos falar em detalhes sobre cada uma das etapas para criar um banner de supermercado atraente.

1. Defina o objetivo

Provavelmente você já deve ter escutado que quando você não sabe onde quer chegar, qualquer destino serve, até não chegar a lugar algum. Por isso, o primeiro passo para ter um bom banner para o seu supermercado é definir o objetivo dele. Veja alguns exemplos de objetivo comuns em campanhas publicitárias de supermercados:

  • Inauguração de loja;
  • Serviço de delivery;
  • Convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade do supermercado;
  • Divulgar o aplicativo ou a loja online;
  • Cuidados que estão sendo tomados para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus;
  • Promoção do dia, por exemplo, segunda-feira do hortifrúti ou sexta-feira do açougue, dentre outros.

Uma vez que você definiu qual é o objetivo, ficará mais fácil de pensar na melhor maneira de transmitir essa informação aos seus clientes e, até mesmo, em como ser criativo fazendo isso.

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2. Saiba com quem você está falando

Outro ponto importantíssimo na hora de criar o banner do supermercado é saber para quem aquela mensagem precisa ser transmitida. Por exemplo, se você quer aumentar o número de clientes que fazem parte do programa de fidelidade, então você precisa mostrar quais são as vantagens e o que o cliente está perdendo por não participar.

Por outro lado, se o cliente já é membro do programa, então a comunicação deve ser voltada para anúncios de promoções exclusivas e como ele pode aproveitar os pontos ou créditos acumulados.  Além disso, a linguagem utilizada nessa comunicação também é importantíssima e vai depender do seu público-alvo e da identidade que a sua marca possui.

Assim, se o banner de supermercado for feito para divulgar produtos que são destinados para o consumo de crianças, o banner deverá ser bem colorido, conter os personagens que sejam atrativos para a criança e que sejam utilizadas pelas marcas.

3. Defina o tamanho do banner de supermercado

O terceiro passo é definir qual será o tamanho do banner de supermercado que você irá fazer. Essa é uma etapa importante do processo, já que o banner não pode atrapalhar a circulação dos clientes na loja. 

Por isso, o planejamento do seu banner deve incluir os locais onde ele será exibido e a partir daí verificar qual é o tamanho apropriado para cada local. Ou seja, nem muito grande que impeça a circulação de pessoas, e nem muito pequeno que passe despercebido pelos clientes.

4. Escolha das imagens para o banner de supermercado

Um banner não precisa necessariamente ter imagens, muitas vezes, apenas textos são suficientes para se comunicar com o cliente. Entretanto, se você optar por colocá-las, então é importante escolher uma imagem que consiga refletir realmente sobre o que você está falando. 


Por exemplo, se você estiver divulgando o serviço de delivery do supermercado que é feito através do Ifood, colocar a imagem de um caminhão com as compras pode não refletir a realidade. Ainda, se o objetivo for promover a segunda-feira do hortifrúti, então você precisa colocar imagens que mostrem essa seção ou alimentos que façam parte dela.

Além disso, é preciso utilizar imagens de alta qualidade, de preferência que tenham sido feitas por profissionais. Isso ajuda a transmitir a mensagem do supermercado de forma mais profissional, trazendo maior confiança para os clientes.

E não se esqueça de imprimir o banner em um material de boa qualidade, caso contrário, de nada vai adiantar se preocupar com a qualidade da imagem.

5. Fique atento às cores

A escolha das cores certas é uma decisão importantíssima no planejamento do banner de supermercado. Essa escolha deve ser feita não apenas com base nas cores que são mais atrativas, como é o caso do amarelo, vermelho e laranja; mas também pensando na identidade visual do seu supermercado. Por exemplo, se as cores da sua marca forem azul e vermelho e do seu concorrente laranja e verde, provavelmente você vai querer evitar a cor laranja no banner.

As cores também são grandes aliadas para transmitir a mensagem que você quer. Imagine que você está com uma grande promoção de lençol e fronha, e que vai fazer um banner para divulgar essa promoção. Neste caso é recomendado usar cores que transmitam calma, como o azul-marinho. Já para as promoções relâmpago, que o cliente deve aproveitar rápido, o vermelho e o amarelo são as mais indicadas.

6. Logo e tipografia

O cliente precisa ser capaz de reconhecer que o banner que ele está vendo pertence ao seu supermercado. Isso pode ser feito através da inclusão do logo, utilizando a paleta de cores da sua marca (conforme mencionamos acima) e utilizando-se a tipografia da sua marca. 

Desta forma, além de facilitar a identificação do cliente você também está reforçando a sua marca. Basta lembrar de todas as vezes que você viu marcas que tinham logos ou cores parecidas com outras marcas. Isso pode gerar confusão para o cliente, demonstrar falta de originalidade e ainda ter pouco poder de convencimento que o seu supermercado é realmente a melhor escolha.

7. Estipule um padrão

É importante que você estipule um padrão para o banner de supermercado, principalmente se os assuntos forem relacionados. Por exemplo, a promoção do dia da semana (conforme mencionamos acima) faz parte de uma única campanha. Neste caso, você pode manter um certo padrão para o banner, como a posição da imagem e do texto, mas mudar as cores, conforme o dia da semana.

Isso facilita não apenas a criação do banner, mas também a sua utilização nas mídias digitais, que falaremos mais a seguir. Sem falar que também ajuda o cliente a encontrar a informação mais facilmente. Seja dentro do supermercado, no site ou nas redes sociais.

Banner de supermercado: também para o marketing digital

Não importa qual é o ramo do varejo no qual você atua, hoje em dia é impossível manter o seu negócio sem um perfil nas redes sociais, ou um site. Afinal de contas, a busca na internet por referências e informações a respeito de uma loja é toda feita através da internet. 

Entretanto, é fundamental que você divulgue as mesmas promoções e serviços em todas as plataformas de comunicação com o cliente, seja ela física ou digital. Portanto, você pode utilizar os banners criados para o supermercado e publicá-los nas redes sociais, chamando o cliente para a loja. Ou então, essa publicação pode ser feita no site, para que o cliente saiba quais são as novidades do supermercado.

Ainda, os banners também podem ser criados pensando na divulgação do supermercado em outros sites ou em vídeos no YouTube. Ou seja, ele será exibido em anúncios pagos nos sites e para pessoas que estejam dentro do perfil de público-alvo escolhido. Confira o artigo Marketing digital para supermercado: 11 ações para vender mais.

Aqui vai uma última dica: uma parte considerável das buscas na internet são feitas por smartphones e tablets, por isso, não se esqueça de otimizar o seu site para tais dispositivos. Caso contrário, há grandes chances do cliente simplesmente desistir de consultar porque a visualização do site é ruim pelo celular.

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