Por Nayara Santos em 24.08.2021

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

Por Nayara Santos em 24.08.2021

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia agroindustrial, descreveremos em detalhes todas as etapas que ela possui, e ainda falaremos como você pode integrar ao seu projeto de sustentabilidade. Confira!

O que é a cadeia agroindustrial?

A cadeia agroindustrial, ou cadeia produtiva, é todo o caminho que os alimentos fazem, desde o plantio até a distribuição para o consumidor final. O Brasil é um país em que grande parte da fonte de renda da população vem direta ou indiretamente da cadeia agroindustrial. Afinal de contas, o supermercado é uma das partes que compõem essa cadeia, e entender qual é o seu papel dentro dela pode criar muitas oportunidades para o futuro da sua empresa.

Vale a pena dizer que o conceito de cadeia agroindustrial está em constante evolução. Isso ocorre porque com o uso cada vez maior da tecnologia dentro dessa cadeia, cada uma das etapas acaba se transformando. O resultado é que essa rede de negócio e cooperações acaba sendo mais dinâmica, com cada uma das etapas mais integradas.

Outro ponto importante é que com o aumento da integração é possível entender quais as necessidades do consumidor final. Ou seja, é possível planejar a cadeia agroindustrial de modo a evitar desperdícios e atender àquele mercado ou mesmo atender a uma nova demanda.

Etapas da cadeia agroindustrial

Dentro da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado existem diferentes etapas sendo que ainda podem haver etapas intermediárias entre elas, dependendo do tipo de produto que será produzido. A integração entre cada uma das etapas é essencial para que toda a cadeia funcione perfeitamente, tendo como resultado produtos de qualidade que sejam interessantes para o consumidor. A seguir, falaremos de cada uma dessas etapas.

Fornecimento de insumos

A primeira etapa da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado é o fornecimento de insumos aos produtores e extrativistas. Esse é o momento em que os produtores agrícolas adquirem sementes, adubo, maquinário para auxiliar na plantação e na colheita. Para os pecuaristas, é o momento de comprar grãos e ração para os animais. 

Vale a pena dizer que a aquisição de insumos de qualidade poderá fazer toda a diferença no produto final. Ou seja, sementes de baixa qualidade podem comprometer a plantação e além de diminuir a produção da safra, também podem resultar em produtos de baixa qualidade. Já na pecuária, poderá comprometer o ganho de peso e a saúde dos animais. Por isso, é essencial prestar atenção à qualidade dos insumos adquiridos.

Extração de matéria-prima

Em paralelo à primeira etapa da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado ocorre também a extração de matéria-prima. Ou seja, os extrativistas minerais serão os responsáveis pela coleta de minerais, metais preciosos, madeira, água, derivados de petróleo, dentre outros.


Nesta etapa da cadeia agroindustrial quem atua ativamente são as indústrias extrativistas. São eles que ficarão responsáveis por coletar as matérias-primas da natureza e encaminhar às chamadas indústrias de base. Essas indústrias são as responsáveis pela transformação desses produtos de forma que eles possam ser utilizados para diversas finalidades, ou mesmo que sirvam de insumos para a produção de outros itens.

São essas empresas responsáveis por coletar matérias-primas que servirão para a produção de embalagens para os mais variados produtos. O plástico é um bom exemplo disso, já que ele é fabricado a partir de derivados de petróleo.

Produção e transformação da matéria-prima

Agora que os insumos já foram adquiridos e as matérias-primas extraídas da natureza, chegou a vez de falar sobre a produção dentro da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado. No caso dos produtores agrícolas, eles irão preparar o solo com o adubo para receber as sementes. Geralmente são utilizadas máquinas pesadas nessa etapa, entretanto, no caso de pequenos produtos esse uso é limitado ou até mesmo inexistente.

Na pecuária, esse será o momento de planejar o manejo dos animais, em que será decidido quanto tempo os animais criados em regime de pecuária extensiva ficarão em cada área do pasto. Já para a pecuária intensiva, será preciso analisar qual a ração que será fornecida aos animais. Além disso, também é preciso planejar quando os animais serão encaminhados aos frigoríficos.

Já para as matérias-primas, elas serão separadas e transformadas, de modo que possam ser utilizadas na produção de novos itens. No exemplo acima, o plástico não apenas será produzido, mas também utilizado para a produção de diferentes tipos de plásticos que podem ser utilizados não apenas em embalagens, mas também na produção de eletrodomésticos e produtos eletrônicos.

Processamento

A etapa de processamento é importantíssima na cadeia agroindustrial integrada ao supermercado. Isso porque é durante ela que os produtos produzidos serão transformados em itens diferentes, criando uma grande variedade de itens que podem ser comercializados no varejo.

Podemos dar como exemplo a soja, que além de ser consumida em grãos, ela é geralmente utilizada para a produção de óleo, ração para animais, diversos produtos alimentícios, tais como iogurte, tofu, missô, proteína de soja, dentre outros. Outro exemplo bastante interessante é o cacau, que é o principal ingrediente do chocolate, que é utilizado em muitos outros preparos, como bolachas, sorvetes, bolos, pudins e também comercializado em pó, ou em nibs de cacau.

Ao final do processamento, os produtos serão transferidos para embalagens produzidas das matérias-primas extraídas da natureza. É nesse momento que essas duas linhas da cadeia de produção se encontram.

Distribuição e venda dos produtos

A última etapa da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado é a distribuição e a venda de produtos. Essa venda pode ocorrer em dois passos, ou seja, o produtor vende para o distribuidor e ele vende para os supermercados, ficando disponível para os consumidores. Ou então em um único passo, em que o supermercado compra diretamente dos produtos.

Como muitos dos produtos são perecíveis e precisam ser comercializados rapidamente para evitar prejuízos, a etapa de distribuição deve ser cuidadosamente planejada. As verduras são um bom exemplo disso. De nada adianta ter no seu supermercado um fornecedor de verduras que fique muito longe da sua loja. Isso porque a viagem pode ser longa e os produtos podem estragar ou ter a sua qualidade comprometida no trajeto. Inclusive, esse não é um bom negócio nem para o produto, nem para o supermercado. 

Ainda, alguns produtos exigem refrigeração constante, ou mesmo há a necessidade de mantê-los congelados. Neste caso, o transporte deverá ser realizado em veículos adequados, que sejam capazes de manter a temperatura necessária durante todo o trajeto. Lembre-se que não importa a qualidade, se as condições de transporte e armazenamento forem ruins, a qualidade do produto estará comprometida.

Sustentabilidade e cadeia agroindustrial integrada ao supermercado

Somente conhecendo a cadeia agroindustrial integrada ao supermercado é que você poderá tomar melhores decisões quanto à escolha dos seus fornecedores e distribuidores. Desta forma, você poderá ter produtos de melhor qualidade, itens de peixaria e hortifrúti mais frescos, que deixem o seu cliente mais satisfeito. 

Além disso, se você está pensando em colocar em prática um projeto de sustentabilidade no seu supermercado, esse pode ser o momento. Isso porque você poderá procurar pequenos produtores, ou produtores familiares para adquirir os produtos de hortifrúti, ovos, grãos e muitos outros produtos orgânicos.

Nos últimos anos, houve um aumento da procura de produtos orgânicos, principalmente aqueles que venham de pequenos produtores. Assim, essa pode ser a sua oportunidade de sair na frente da concorrência, tendo um diferencial capaz de conquistar e atrair novos clientes. Ainda, você também ajuda e incentiva esse modelo de produção agrícola na sua região. 

Outro ponto importante da relação entre sustentabilidade e a cadeia agroindustrial é que você será capaz de diminuir os prejuízos e aumentar a oferta de produtos que os seus clientes procuram. Por exemplo, se você identificar que os seus clientes adquirem com frequência alface crespa, você poderá conversar com os produtores e pedir para que eles aumentem a produção dessa hortaliça. Ou seja, você terá um ponto de venda feito sob medida para os seus clientes, apenas com os itens mais procurados.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Com as ofertas do Dia Nacional dos Supermercados podem ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede importantes datas do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso aumenta…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Treinamento para repositores de supermercado: conheça o ideal

Realizar um bom treinamento para repositores de supermercado é uma das formas mais eficazes de ter a sua loja sempre organizada. Apesar disso, pode ser um pouco desafiador conseguir elaborar um bom plano de treinamento e saber o que deve ser incluído nele. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com todas as informações da importância…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. A seguir, vamos contar da importância de oferecer os…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Tendências do setor supermercadista para 2024

No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência. Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Layout para mini mercado: Veja 7 dicas para montar o melhor

Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio? Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos