Por Nayara Santos em 24.08.2021

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

Por Nayara Santos em 24.08.2021

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia agroindustrial, descreveremos em detalhes todas as etapas que ela possui, e ainda falaremos como você pode integrar ao seu projeto de sustentabilidade. Confira!

O que é a cadeia agroindustrial?

A cadeia agroindustrial, ou cadeia produtiva, é todo o caminho que os alimentos fazem, desde o plantio até a distribuição para o consumidor final. O Brasil é um país em que grande parte da fonte de renda da população vem direta ou indiretamente da cadeia agroindustrial. Afinal de contas, o supermercado é uma das partes que compõem essa cadeia, e entender qual é o seu papel dentro dela pode criar muitas oportunidades para o futuro da sua empresa.

Vale a pena dizer que o conceito de cadeia agroindustrial está em constante evolução. Isso ocorre porque com o uso cada vez maior da tecnologia dentro dessa cadeia, cada uma das etapas acaba se transformando. O resultado é que essa rede de negócio e cooperações acaba sendo mais dinâmica, com cada uma das etapas mais integradas.

Outro ponto importante é que com o aumento da integração é possível entender quais as necessidades do consumidor final. Ou seja, é possível planejar a cadeia agroindustrial de modo a evitar desperdícios e atender àquele mercado ou mesmo atender a uma nova demanda.

Etapas da cadeia agroindustrial

Dentro da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado existem diferentes etapas sendo que ainda podem haver etapas intermediárias entre elas, dependendo do tipo de produto que será produzido. A integração entre cada uma das etapas é essencial para que toda a cadeia funcione perfeitamente, tendo como resultado produtos de qualidade que sejam interessantes para o consumidor. A seguir, falaremos de cada uma dessas etapas.

Fornecimento de insumos

A primeira etapa da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado é o fornecimento de insumos aos produtores e extrativistas. Esse é o momento em que os produtores agrícolas adquirem sementes, adubo, maquinário para auxiliar na plantação e na colheita. Para os pecuaristas, é o momento de comprar grãos e ração para os animais. 

Vale a pena dizer que a aquisição de insumos de qualidade poderá fazer toda a diferença no produto final. Ou seja, sementes de baixa qualidade podem comprometer a plantação e além de diminuir a produção da safra, também podem resultar em produtos de baixa qualidade. Já na pecuária, poderá comprometer o ganho de peso e a saúde dos animais. Por isso, é essencial prestar atenção à qualidade dos insumos adquiridos.

Extração de matéria-prima

Em paralelo à primeira etapa da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado ocorre também a extração de matéria-prima. Ou seja, os extrativistas minerais serão os responsáveis pela coleta de minerais, metais preciosos, madeira, água, derivados de petróleo, dentre outros.


Nesta etapa da cadeia agroindustrial quem atua ativamente são as indústrias extrativistas. São eles que ficarão responsáveis por coletar as matérias-primas da natureza e encaminhar às chamadas indústrias de base. Essas indústrias são as responsáveis pela transformação desses produtos de forma que eles possam ser utilizados para diversas finalidades, ou mesmo que sirvam de insumos para a produção de outros itens.

São essas empresas responsáveis por coletar matérias-primas que servirão para a produção de embalagens para os mais variados produtos. O plástico é um bom exemplo disso, já que ele é fabricado a partir de derivados de petróleo.

Produção e transformação da matéria-prima

Agora que os insumos já foram adquiridos e as matérias-primas extraídas da natureza, chegou a vez de falar sobre a produção dentro da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado. No caso dos produtores agrícolas, eles irão preparar o solo com o adubo para receber as sementes. Geralmente são utilizadas máquinas pesadas nessa etapa, entretanto, no caso de pequenos produtos esse uso é limitado ou até mesmo inexistente.

Na pecuária, esse será o momento de planejar o manejo dos animais, em que será decidido quanto tempo os animais criados em regime de pecuária extensiva ficarão em cada área do pasto. Já para a pecuária intensiva, será preciso analisar qual a ração que será fornecida aos animais. Além disso, também é preciso planejar quando os animais serão encaminhados aos frigoríficos.

Já para as matérias-primas, elas serão separadas e transformadas, de modo que possam ser utilizadas na produção de novos itens. No exemplo acima, o plástico não apenas será produzido, mas também utilizado para a produção de diferentes tipos de plásticos que podem ser utilizados não apenas em embalagens, mas também na produção de eletrodomésticos e produtos eletrônicos.

Processamento

A etapa de processamento é importantíssima na cadeia agroindustrial integrada ao supermercado. Isso porque é durante ela que os produtos produzidos serão transformados em itens diferentes, criando uma grande variedade de itens que podem ser comercializados no varejo.

Podemos dar como exemplo a soja, que além de ser consumida em grãos, ela é geralmente utilizada para a produção de óleo, ração para animais, diversos produtos alimentícios, tais como iogurte, tofu, missô, proteína de soja, dentre outros. Outro exemplo bastante interessante é o cacau, que é o principal ingrediente do chocolate, que é utilizado em muitos outros preparos, como bolachas, sorvetes, bolos, pudins e também comercializado em pó, ou em nibs de cacau.

Ao final do processamento, os produtos serão transferidos para embalagens produzidas das matérias-primas extraídas da natureza. É nesse momento que essas duas linhas da cadeia de produção se encontram.

Distribuição e venda dos produtos

A última etapa da cadeia agroindustrial integrada ao supermercado é a distribuição e a venda de produtos. Essa venda pode ocorrer em dois passos, ou seja, o produtor vende para o distribuidor e ele vende para os supermercados, ficando disponível para os consumidores. Ou então em um único passo, em que o supermercado compra diretamente dos produtos.

Como muitos dos produtos são perecíveis e precisam ser comercializados rapidamente para evitar prejuízos, a etapa de distribuição deve ser cuidadosamente planejada. As verduras são um bom exemplo disso. De nada adianta ter no seu supermercado um fornecedor de verduras que fique muito longe da sua loja. Isso porque a viagem pode ser longa e os produtos podem estragar ou ter a sua qualidade comprometida no trajeto. Inclusive, esse não é um bom negócio nem para o produto, nem para o supermercado. 

Ainda, alguns produtos exigem refrigeração constante, ou mesmo há a necessidade de mantê-los congelados. Neste caso, o transporte deverá ser realizado em veículos adequados, que sejam capazes de manter a temperatura necessária durante todo o trajeto. Lembre-se que não importa a qualidade, se as condições de transporte e armazenamento forem ruins, a qualidade do produto estará comprometida.

Sustentabilidade e cadeia agroindustrial integrada ao supermercado

Somente conhecendo a cadeia agroindustrial integrada ao supermercado é que você poderá tomar melhores decisões quanto à escolha dos seus fornecedores e distribuidores. Desta forma, você poderá ter produtos de melhor qualidade, itens de peixaria e hortifrúti mais frescos, que deixem o seu cliente mais satisfeito. 

Além disso, se você está pensando em colocar em prática um projeto de sustentabilidade no seu supermercado, esse pode ser o momento. Isso porque você poderá procurar pequenos produtores, ou produtores familiares para adquirir os produtos de hortifrúti, ovos, grãos e muitos outros produtos orgânicos.

Nos últimos anos, houve um aumento da procura de produtos orgânicos, principalmente aqueles que venham de pequenos produtores. Assim, essa pode ser a sua oportunidade de sair na frente da concorrência, tendo um diferencial capaz de conquistar e atrair novos clientes. Ainda, você também ajuda e incentiva esse modelo de produção agrícola na sua região. 

Outro ponto importante da relação entre sustentabilidade e a cadeia agroindustrial é que você será capaz de diminuir os prejuízos e aumentar a oferta de produtos que os seus clientes procuram. Por exemplo, se você identificar que os seus clientes adquirem com frequência alface crespa, você poderá conversar com os produtores e pedir para que eles aumentem a produção dessa hortaliça. Ou seja, você terá um ponto de venda feito sob medida para os seus clientes, apenas com os itens mais procurados.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

10 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13°salário dos consumidores. Afinal, conseguir aumentar as vendas neste período é sinal de começar o ano no azul e ainda ter a chance de conquistar e fidelizar novos clientes. Mas, a concorrência também é grande, por isso, é preciso encontrar formas de…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Veja como funciona o serviço de delivery para supermercado e saiba como montar um

Se antes a preocupação dos varejistas era oferecer comodidade para os seus clientes, depois da pandemia alguns serviços passaram a ser essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Um bom exemplo disso é o serviço de delivery para supermercado. Como muitas pessoas estão evitando sair de casa, ou mesmo optando por não se expor a…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.  Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Como fazer ofertas em supermercado? 7 dicas práticas!

As ofertas em supermercados são cruciais para aumentar as vendas, atrair novos compradores e reter os clientes atuais. No entanto, algumas empresas não seguem um planejamento adequado antes de executar suas campanhas. O resultado é que, sem planejamento, além de não alcançar os resultados desejados, ainda podem ter prejuízos. Como a preparação para fazer ofertas…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Placas de Supermercado: 7 cuidados ao criar uma

As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. Podendo ser utilizada não apenas para direcionar o fluxo de pessoas em sua loja, mas também para divulgar as promoções e novidades do supermercado. E, por mais que essa pareça ser uma estratégia ultrapassada, nada poderia…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Dica de campanha para supermercados na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, atraindo milhões de consumidores em busca de ofertas imperdíveis. Para supermercados, essa data representa uma oportunidade excelente para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.  Parece muito? Pode até ser, mas tudo isso é possível com…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Como utilizar a comunicação em áudio no supermercado?

A comunicação em áudio para supermercado é uma importante ferramenta de marketing, que possibilita a empresa divulgar informações de uma maneira sutil e agradável mantendo o cliente sempre bem-informado, e também possibilita a divulgação dos produtos e ofertas. É uma estratégia que ao ser utilizada de forma planejada e personalizada, pode levar a grandes resultados,…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos