Por Nayara Santos em 13.04.2021

Logo de supermercado: veja como montar o seu

Por Nayara Santos em 13.04.2021

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes.

Neste texto vamos trazer mais informações a respeito da importância do logo para a sua empresa e porque você deve investir nisso. Ainda, traremos algumas dicas para que você consiga chegar ao logo de supermercado perfeito para o seu negócio. Confira!

Importância do logo para uma empresa

Parte importante da criação de uma empresa é definir qual será a missão, os valores e a visão da empresa. Definir esses pontos é fundamental para que a sua empresa tenha uma identidade e um tom de voz. Ainda, é a partir disso que os clientes vão conseguir se conectar com a sua marca.

Entretanto, a missão, os valores e a visão da empresa são coisas abstratas, que podem não favorecer a conexão com todos os clientes. Portanto, é preciso criar uma imagem que seja capaz de transmitir tudo isso e que ainda auxilie o cliente a lembrar do seu supermercado. É justamente neste momento que o logo para supermercado entra. Ele deve ser criado com imagens e cores que refletem a personalidade da marca e que sejam capazes de diferenciá-lo da concorrência.

A importância de ter um logo que seja bem planejado fica ainda mais evidente quando falamos das grandes marcas, que são conhecidas nacional e mundialmente. Elas dispensam apresentações e mais informações. Com uma simples imagem os consumidores já sabem de qual produto estamos falando, da qualidade e do valor agregado que ele possui.

Logotipo x logomarca

Antes de te contar como montar o logo de supermercado é importante que você entenda que há uma diferença entre logotipo e logomarca.

Chamamos de logotipo quando a representação da marca é feita através de tipografia e de fontes diferenciadas. Essa diferenciação permite que a identificação da marca seja rápida. Alguns exemplos de logotipo são: Dell, Ray-Ban, Google, Disney, dentre outros.


Já a logomarca é uma união entre forma, símbolos, e até mesmo a escrita. É esse conjunto de elementos que fazem com que a marca seja reconhecida pelos clientes. São exemplos de logomarca: Adidas, Apple, Android, Twitter, Reebok, dentre outras.

Como montar o logo do seu supermercado

Na hora de montar o logo do supermercado é importante lembrar que a primeira impressão é a que fica. Se o seu logo possuir muitos elementos, cores muito chamativas, desenhos estranhos e de difícil identificação você pode passar a impressão errada para o cliente. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, a seguir elencamos os principais pontos que você deve ficar atento na hora de montar o logo do seu negócio.

1. Simplicidade

A simplicidade pode ser a palavra-chave na criação de um logo de supermercado. Muitos elementos podem passar a impressão de desorganização e bagunça. O importante é escolher o logo adequado e não aquele que seja capaz de reunir o maior número de elementos possíveis.

Assim, não importa se o seu supermercado terá um logotipo ou uma logomarca, o importante é mantê-lo o mais simples possível. Vale mencionar que simples não significa feito de forma amadora e nem de falta de profissionalismo, pelo contrário. Para entender o que estamos falando, basta lembrar das grandes marcas. Os logos geralmente são simples, e mesmo assim ainda são eficazes na hora de transmitir a mensagem desejada.

2. Pesquise

Agora que você já sabe que é importante manter a simplicidade, é hora de fazer uma pesquisa e conhecer o que as outras marcas estão fazendo. Comece pelos logos das marcas que você gosta, admira e consome os produtos. Isso trará inspiração para que você possa criar o seu próprio logo de supermercado.

Aproveite esse momento para olhar o logo de outros supermercados, não importa se são as grandes redes ou os mercadinhos de bairro. Avalie o que esses logos têm em comum, quais as cores que eles utilizam, quais os elementos mais frequentes, se há mais logotipos ou logomarcas. Analise quais deles são mais chamativos e, porquê.

Ainda, aproveite para identificar quais são as tendências de logo. Veja a evolução do logo de diversas empresas e entenda quais foram as mudanças que ocorreram ao longo dos anos e saiba por que elas foram feitas. Desta forma você evita escolher algo mais antiquado para o seu supermercado.

3. Entenda a persona

A persona é um personagem fictício que é criado para auxiliar as empresas a desenvolver produtos e estratégias de marketing para um segmento do público-alvo. E personas diferentes exigem logos diferentes. Por isso, é importante definir quem são essas personas para o seu supermercado antes de criar o logo.

Você também pode fazer entrevistas e pesquisas com os seus clientes, que tenham perfis parecidos com o dessas personas, para entender o que eles esperam de um logo de supermercado.

4. Transmissão de conceito

Os logos de uma empresa podem transmitir algum conceito, mesmo que de forma discreta e pouco perceptível para os clientes. Esse conceito pode ser importante para que você transmita a mensagem do que é comercializado ou qual a missão e os valores da empresa apenas através da conceituação.

Um exemplo bastante clássico de conceito é o logo da Fedex, empresa de entrega de remessas. Pode ser que você não tenha reparado, mas há uma seta entre o “e” e o “x”. Essa seta representa que as coisas estão saindo de um lugar e vão chegar a outro. Ou seja, exatamente aquilo que a empresa vende.

A conceituação não é obrigatória, mas ela pode auxiliar na conexão do cliente com a sua marca.

5. Esboçando o logo de supermercado

O último passo para o logo do seu supermercado será criar um esboço dele. Não precisa se preocupar em fazer nada artístico, basta que ele seja capaz de transmitir o que você espera do logo. Rabiscar em um pedaço de papel algumas ideias já ajuda a trazer clareza para as ideias e até mesmo a testar diferentes versões do logo.

A nossa recomendação é que você contrate um profissional para fazer a digitalização e a arte final do seu logo. Vai levar menos tempo e terá um aspecto mais profissional ao final do trabalho. Entretanto, é importante saber exatamente o que você quer antes, por isso o passo-a-passo que demos é importante.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Corredor de supermercado: saiba como melhorar a experiência dos clientes

A forma como o corredor de supermercado é organizado, disposto e apresentado para os clientes pode fazer toda a diferença durante as compras. Isso porque, locais bagunçados, sem nenhuma separação por categorias, sujo e com mercadorias faltando afastam o cliente não apenas do corredor, mas também do seu supermercado. Dito isso, é evidente que você…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Qualidade no atendimento em supermercados: 8 regras do bom atendimento!

Toda pessoa quer ser bem recebida em um ambiente dedicado ao consumo. Se a experiência for agradável durante a visita, é muito provável que as chances de compra aumentem. Lembre-se disso para investir cada vez mais em práticas que garantam a qualidade no atendimento em supermercados. Clientes satisfeitos com essa etapa do relacionamento não hesitarão…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

19 Textos prontos para mercearia de supermercado, confira

Conseguir atrair clientes para a sua loja envolve muito mais do que ter textos para divulgar as ofertas ou a sua marca. É preciso que você tenha as estratégias certas para levar as informações aos seus clientes.  Isso significa que, além de ser criativo para elaborar os textos das campanhas para a mercearia do supermercado,…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Cadastro de produtos de supermercado: veja como fazer da forma correta

Você possui uma rotina de cadastro de produtos no seu supermercado? Consegue entender a importância que isso pode ter para o controle de estoque do estabelecimento? Ainda, sabe como isso poderá influenciar a experiência do cliente ou interferir na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para qualquer uma dessas perguntas, então você feio ao…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos