Por Nayara Santos em 03.08.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no seu supermercado, não precisa se preocupar.

Neste artigo nós vamos te contar mais sobre o que é o self checkout e quais as vantagens de se optar por essa forma de caixa. Ainda, ao final daremos algumas dicas para você continuar encantando os seus clientes e fidelizá-los. Confira!

O que é o self checkout para supermercado?

O self checkout, também conhecido como caixas de autoatendimento, é um tipo de caixa que permite que os clientes façam todo o processo de registro do código de barras e pagamento dos produtos que estão sendo comprados. Ou seja, no self checkout para supermercado não há a necessidade de ter um operador de caixa para cada um dos caixas. 

Na prática, o self checkout funciona da seguinte forma: o cliente coloca todos os itens que ele quer no carrinho de compras, faz a leitura do código de barras dos produtos além das pesagens para os itens de hortifrúti. Assim que finalizar essa etapa, ele escolhe a forma de pagamento e paga pelos produtos.

Quais as vantagens do self checkout para supermercado?

Ter dúvida na hora de fazer investimento no seu supermercado é absolutamente normal. Afinal de contas, um investimento mal feito pode acabar comprometendo a saúde financeira da sua empresa. Entretanto, quando as dúvidas surgem, é fundamental procurar mais informações e sanar todas as questões pendentes antes de bater o martelo se o investimento será feito ou não.

Claro que isso não seria diferente no caso do self checkout do supermercado. Por isso, a seguir traremos as principais vantagens desse tipo de caixa para os seus clientes e para o seu negócio.

1. Mais caixas disponíveis

A primeira vantagem do self checkout para supermercado é que você consegue aumentar o número de caixas disponíveis sem perder espaço no ponto de venda (PDV) para exposição de produtos. Isso acontece porque os caixas de autoatendimento são menores e, portanto, ocupam menos espaço na sua loja.


Para cada caixa convencional você será capaz de colocar três ou quatro self checkouts. Ou seja, será possível aumentar a capacidade de atendimento do seu supermercado. Assim, o resultado direto da implementação deles será a redução das filas.

2. Redirecionamento de recursos

Outra grande vantagem do self checkout é que você conseguirá economizar ou mesmo redirecionar recursos. Como não há a necessidade de ter um funcionário para cada caixa, você conseguirá economizar com a contratação desses funcionários.

Entretanto, vale lembrar que o self checkout exige que você tenha pelo menos um funcionário responsável por essa área, já que alguns clientes podem precisar de ajuda, ou caso haja algum problema ou mesmo para verificar descontos. 

Vale a pena mencionar que ao economizar recursos com os operadores de caixa, você poderá investir em outras áreas que sejam importantes para o desenvolvimento do supermercado. Além disso, esse dinheiro também poderá ser utilizado para a inclusão de outros setores no supermercado, como padaria, adega, açougue ou peixaria.

3. Mais espaço para exposição de produtos

Outra vantagem importantíssima dos self checkout é a economia de espaço sem prejudicar o atendimento ao cliente. Com os caixas tradicionais, para aumentar a capacidade de atendimento ao cliente você precisaria diminuir o número de prateleiras e de check stand para colocar mais caixas ou para a fila.

Já com o self checkout para supermercado isso não é necessário, já que você consegue aumentar a capacidade, sem comprometer o PDV. Ainda, é possível fazer isso e ainda ganhar mais espaço para a exposição de produtos. Vamos supor que você é dono de um mercadinho e possui três caixas convencionais. Você poderá ficar com um caixa convencional, trocar o segundo por três self checkout, eliminar o terceiro. Pronto, mais espaço na loja para a circulação de pessoas e para expor mais produtos.

4. Fidelização de clientes

Graças a internet e aos avanços tecnológicos a forma de consumir dos brasileiros vêm mudando. Por isso, é fundamental que as empresas sejam capazes de se adaptar e oferecer aos consumidores o que há de mais moderno e as novidades do mercado. Esse é justamente o caso do self checkout para supermercado.

As empresas que decidem oferecer esse tipo de atendimento para o cliente estão focadas em oferecer maior rapidez, comodidade e em conquistar aqueles consumidores que estão sempre de olho nas tecnologias. Existem pessoas que decidem fazer compras neste supermercado e não naquele por causa da tecnologia.

Por isso, é fundamental que você conheça o perfil do seu público alvo e saiba o que ele procura e como conquistá-lo. Assim, a receita de sucesso está garantida e você terá muitos clientes fiéis ao seu supermercado.

Garantindo uma boa experiência de compra

Implementar o self checkout para supermercado na sua loja é apenas um dos passos para garantir uma boa experiência de compra para os clientes. Apesar disso, ele definitivamente não é o único.

Fique atento a outros detalhes que podem fazer toda a diferença para o cliente e aumentar as vendas do seu supermercado. As técnicas do marketing sensorial são excelentes para encantar os clientes e devem ser implementadas no seu negócio.

Algumas dessas técnicas são manter a loja sempre limpa e organizada, prateleiras arrumadas e sem espaços vazios, rádio interna personalizada, decoração da loja durante datas comemorativas, etiquetas de preços atualizadas e degustação de produtos na loja.

Ainda, manter um cronograma de treinamento e reciclagem para funcionários é fundamental para garantir um bom atendimento aos clientes, redução de perdas por má manipulação de produtos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

O que faz a prevenção de perdas em supermercados? Descubra aqui

Uma das coisas fundamentais que todo gestor de supermercados deve saber é o que faz a prevenção de perdas. Afinal de contas, ninguém começa ou abre um negócio esperando perder dinheiro, certo? Também faz parte do trabalho do gestor entender quais são os objetivos e responsabilidades da prevenção de perdas. Além disso, conhecer quais são…

Por Nayara Santos em 10.12.2020

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia. Por isso, ficar de olho nas…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Layout para mini mercado: Veja 7 dicas para montar o melhor

Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Vinheta de Supermercado: aprenda como fazer em 5 passos

Ter uma vinheta de supermercado te ajuda a passar a imagem de profissionalismo e a reforçar a imagem da sua marca. Uma vinheta bem elaborada te ajuda a trazer o cliente para mais perto da sua marca e o auxilia a lembrar dela. Provavelmente você já entendeu a importância da vinheta para o seu supermercado,…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Fluxograma para caixa de supermercado: veja como fazer em 6 passos

Garantir a qualidade dos processos de qualquer empresa é extremamente importante na busca por seu sucesso. Em termos financeiros, isso se torna ainda mais relevante. Nesse sentido, o fluxograma para caixa de supermercado se mostra uma ferramenta gráfica fundamental. Afinal, ela pontua, passo a passo, como anda o desempenho do negócio. Com o amparo de…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos