Por Nayara Santos em 03.08.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no seu supermercado, não precisa se preocupar.

Neste artigo nós vamos te contar mais sobre o que é o self checkout e quais as vantagens de se optar por essa forma de caixa. Ainda, ao final daremos algumas dicas para você continuar encantando os seus clientes e fidelizá-los. Confira!

O que é o self checkout para supermercado?

O self checkout, também conhecido como caixas de autoatendimento, é um tipo de caixa que permite que os clientes façam todo o processo de registro do código de barras e pagamento dos produtos que estão sendo comprados. Ou seja, no self checkout para supermercado não há a necessidade de ter um operador de caixa para cada um dos caixas. 

Na prática, o self checkout funciona da seguinte forma: o cliente coloca todos os itens que ele quer no carrinho de compras, faz a leitura do código de barras dos produtos além das pesagens para os itens de hortifrúti. Assim que finalizar essa etapa, ele escolhe a forma de pagamento e paga pelos produtos.

Quais as vantagens do self checkout para supermercado?

Ter dúvida na hora de fazer investimento no seu supermercado é absolutamente normal. Afinal de contas, um investimento mal feito pode acabar comprometendo a saúde financeira da sua empresa. Entretanto, quando as dúvidas surgem, é fundamental procurar mais informações e sanar todas as questões pendentes antes de bater o martelo se o investimento será feito ou não.

Claro que isso não seria diferente no caso do self checkout do supermercado. Por isso, a seguir traremos as principais vantagens desse tipo de caixa para os seus clientes e para o seu negócio.

1. Mais caixas disponíveis

A primeira vantagem do self checkout para supermercado é que você consegue aumentar o número de caixas disponíveis sem perder espaço no ponto de venda (PDV) para exposição de produtos. Isso acontece porque os caixas de autoatendimento são menores e, portanto, ocupam menos espaço na sua loja.


Para cada caixa convencional você será capaz de colocar três ou quatro self checkouts. Ou seja, será possível aumentar a capacidade de atendimento do seu supermercado. Assim, o resultado direto da implementação deles será a redução das filas.

2. Redirecionamento de recursos

Outra grande vantagem do self checkout é que você conseguirá economizar ou mesmo redirecionar recursos. Como não há a necessidade de ter um funcionário para cada caixa, você conseguirá economizar com a contratação desses funcionários.

Entretanto, vale lembrar que o self checkout exige que você tenha pelo menos um funcionário responsável por essa área, já que alguns clientes podem precisar de ajuda, ou caso haja algum problema ou mesmo para verificar descontos. 

Vale a pena mencionar que ao economizar recursos com os operadores de caixa, você poderá investir em outras áreas que sejam importantes para o desenvolvimento do supermercado. Além disso, esse dinheiro também poderá ser utilizado para a inclusão de outros setores no supermercado, como padaria, adega, açougue ou peixaria.

3. Mais espaço para exposição de produtos

Outra vantagem importantíssima dos self checkout é a economia de espaço sem prejudicar o atendimento ao cliente. Com os caixas tradicionais, para aumentar a capacidade de atendimento ao cliente você precisaria diminuir o número de prateleiras e de check stand para colocar mais caixas ou para a fila.

Já com o self checkout para supermercado isso não é necessário, já que você consegue aumentar a capacidade, sem comprometer o PDV. Ainda, é possível fazer isso e ainda ganhar mais espaço para a exposição de produtos. Vamos supor que você é dono de um mercadinho e possui três caixas convencionais. Você poderá ficar com um caixa convencional, trocar o segundo por três self checkout, eliminar o terceiro. Pronto, mais espaço na loja para a circulação de pessoas e para expor mais produtos.

4. Fidelização de clientes

Graças a internet e aos avanços tecnológicos a forma de consumir dos brasileiros vêm mudando. Por isso, é fundamental que as empresas sejam capazes de se adaptar e oferecer aos consumidores o que há de mais moderno e as novidades do mercado. Esse é justamente o caso do self checkout para supermercado.

As empresas que decidem oferecer esse tipo de atendimento para o cliente estão focadas em oferecer maior rapidez, comodidade e em conquistar aqueles consumidores que estão sempre de olho nas tecnologias. Existem pessoas que decidem fazer compras neste supermercado e não naquele por causa da tecnologia.

Por isso, é fundamental que você conheça o perfil do seu público alvo e saiba o que ele procura e como conquistá-lo. Assim, a receita de sucesso está garantida e você terá muitos clientes fiéis ao seu supermercado.

Garantindo uma boa experiência de compra

Implementar o self checkout para supermercado na sua loja é apenas um dos passos para garantir uma boa experiência de compra para os clientes. Apesar disso, ele definitivamente não é o único.

Fique atento a outros detalhes que podem fazer toda a diferença para o cliente e aumentar as vendas do seu supermercado. As técnicas do marketing sensorial são excelentes para encantar os clientes e devem ser implementadas no seu negócio.

Algumas dessas técnicas são manter a loja sempre limpa e organizada, prateleiras arrumadas e sem espaços vazios, rádio interna personalizada, decoração da loja durante datas comemorativas, etiquetas de preços atualizadas e degustação de produtos na loja.

Ainda, manter um cronograma de treinamento e reciclagem para funcionários é fundamental para garantir um bom atendimento aos clientes, redução de perdas por má manipulação de produtos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

PDV do supermercado: entenda a importância de investir no PDV

Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente. Dito isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Tabloide de supermercado: aprenda a fazer em 6 passos

Preparar um tabloide de supermercado pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes para a sua marca. Além disso, essa é uma estratégia bastante versátil, já que ela pode ser utilizada em diferentes momentos, como semanalmente para divulgar as ofertas do supermercado, bem como para divulgar os produtos sazonais que estão em…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Como fazer encarte de supermercado: aprenda em 9 passos

Saber como fazer um encarte de supermercado que atraia a atenção dos clientes é extremamente importante. Isso porque, essa ainda é uma das principais formas que os supermercados possuem de se comunicar com o cliente, seja através do encarte impresso ou digital. Por isso, nesse artigo daremos todos os passos para que você consiga preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como controlar o vencimento de produtos em supermercados? Descubra aqui

Saber como controlar o vencimento de produtos em um supermercado de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. E isso não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras que possam comprometer o lucro do seu negócio. Afinal de contas, você não vai ter o que fazer…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

9 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada. Uma das melhores formas de…

Por Nayara Santos em 07.02.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos